Colocado por: pcspinheiro
Mas não é o mesmo? Eles só apoiam despesas elegíveis até esse limite, que será o montante apoiado máximo.
Colocado por: Varejote
Uma coisa é ter despesas elegíveis(fatura sem iva) de 6000€ e montante apoiado 2000€, outra é ter fatura de 6000€ e apesar de o montante apoiado ser 2000€, como a fatura global passa os 5000€ já tem de apresentar certificado energético.
Portanto faz toda a diferença entre despesas elegíveis e montante apoiado.
27. AS DESPESAS ELEGÍVEIS APRESENTADAS PELO INSTALADOR PARA A INSTALAÇÃO DE BOMBA DE CALOR PARA
CLIMATIZAÇÃO, SEM IVA INCLUÍDO, ULTRAPASSAM 5.000€ (CINCO MIL EUROS). O QUE TENHO DE SABER
PARA A MINHA CANDIDATURA PODER SER ELEGÍVEL?
Antes de mais, terá de garantir que o sistema de climatização que pretende solicitar apoio cumpre com
os requisitos previstos no ponto 3 do Anexo I do Aviso.
Para estes casos em que se verifique que a despesa elegível com a instalação da bomba de calor supera
os 5.000€, a candidatura apenas será elegível se for acompanhada de um certificado energético que
possa evidenciar a execução da tipologia de intervenção (tipologia 3.1) que se pretende solicitar apoio.
Despesas elegíveis, não é montante apoiado, o limite de apoio para bombas de calor são 2000/2200€.
Colocado por: RMLP74
Conforme descrito no aviso e é bem claro!
5.9 Caso as despesas elegíveis candidatadas por beneficiário ao longo deste 1º Aviso sejam iguais
ou superiores a 5 000€ (cinco mil euros),sem IVA incluído, o candidato tem obrigatoriamente
de apresentar o certificado energético do imóvel intervencionado, antes e após a
implementação da tipologia de intervenção, cujo valor da despesa elegível atingiu ou
ultrapassou o valor de 5000 €
Colocado por: RMLP74
Conforme descrito no aviso e é bem claro!
5.9 Caso as despesas elegíveis candidatadas por beneficiário ao longo deste 1º Aviso sejam iguais
ou superiores a 5 000€ (cinco mil euros),sem IVA incluído, o candidato tem obrigatoriamente
de apresentar o certificado energético do imóvel intervencionado, antes e após a
implementação da tipologia de intervenção, cujo valor da despesa elegível atingiu ou
ultrapassou o valor de 5000 €
Colocado por: Varejote
E no 9.2 diz que os 5000€ é sobre o montante apoiado.
v. Certificado energético válido do imóvel, emitido por perito qualificado do SCE antes e
após a implementação da(s) tipologia(s) de intervenção candidatada(s) e no qual conste
explicitamente as soluções e as características técnicas atualizadas dos elementos
intervencionados, apenas nos casos em que:
- O certificado seja utilizado para evidenciar a realização da(s) obra(s), em substituição das evidências fotográficas, conforme referido na subalínea iv) deste ponto 9.2.,
quando aplicável;
- Omontante apoiadopor beneficiário neste 1º Aviso, seja igual ou superior a 5.000€
(cinco mil euros).
Perante o 9.2 posso apresentar 10000€ de fatura sem iva, que entra sem CE porque o valor apoiado são 2000€.
No 5.9 como remete para despesa elegível, fatura de 5000€ + iva já obriga a CE mesmo que o montante apoiado seja 2000€.
Colocado por: RMLP74https://www.fundoambiental.pt/paes-2023/documentacao/2-republicacao-do-aviso-1.aspx
Colocado por: carlos nobregaBom dia,
Quando entro na minha área privada para ver as candidaturas, apenas aparece o menu Documentos e E-Balcão.
Será um problema da minha conta ou do site?
Mais alguém com o mesmo problema???
Colocado por: pcspinheiroA minha aparece, fui agora verificar e até fiz um print, não vá haver alguma coisa estranha...
Colocado por: OliveirafabioContinuo sem conseguir submeter a candidatura. Não me aparece essa opção.
Que grande trapalhada mas é. Só me aparece o menu documentação e E-Balcão
Colocado por: sky3205
tem que picar duas caixas na candidatura e depois Gravar
Colocado por: DropVSMas sendo que fiz duas instalações na minha habitação:
Janelas: + de 6000€ com iva (montante apoiado de 2000€)
AC: + de 3200€ com iva (montante apoiado de 2000€)
Tenho ou não de enviar/fazer o CE?
Colocado por: HEBoa tarde,
Submeti a minha candidatura, mas, "de súbito", deixou de aparecer, no separador, a opção "candidatura"
Ontem, enviei um email a expor a situação. Hoje, tenho essa opção já disponível, mas não aparece nenha candidatura submetida.
Cumprimentos a todos!