Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Mareias86

A minha interpretação é que serão analisadas pelo critério da ordem de entrada. Baseio-me neste ponto:

O financiamento será concedido ao abrigo do presente Aviso no âmbito de um
    procedimento com base em critérios claros, transparentes e não discriminatórios, atuando
    o orçamento relacionado com o procedimento de concurso como um condicionalismo
    vinculativo, no sentido de que nem todos os participantes podem receber os auxílios,
    atingido que esteja o limite da dotação do aviso, em cumprimento da regra da ordem de
    entrada das candidaturas, conforme previsto em 10.1.

O 10.1 é o seguinte

As candidaturas são numeradas por ordem de entrada, com base na data e hora de
    submissão da mesma, e serão analisadas pela entidade gestora do FA, a partir de janeiro
    de 2024.

Expliquei-me mal.
    A ideia que tinha também era que seriam analisadas por ordem de chegada.
    Mas face a alguns comentários anteriores parece que essa suposta regra não está a ser cumprida a rigor.
    Concordam com este comentário: Mareias86
  2. A minha 25XXX está em análise técnica. Este é o primeiro estado? Ou inicialmente era o estado de submetido? Não estava a contar que isto andasse
  3. Colocado por: contribuinte_roubado

A minha situação é semelhante. Também comprei na solarshop e a instalação também foi um amigo credenciado pela DGEG, que não cobrou nada. Mas a minha candidatura é a 4000 e tal e portanto ainda está parada.
    fpacardosoquando tiver novidades diga qualquer coisa sff.

O meu problema é não ter os certificados CE feitos pelo técnico antes e depois :( Na altura não me apercebi desse requerimento e só agora vi as mensagens no fórum acerca disso.
    No que toca a janelas e afins ainda é naquela. É para evitar situações que alguém apenas muda "as cores da janelas" sem haver melhoria na eficiência energética. Mas quem é que iria realmente fazer isso? Se vai mudar de janelas com o estado a pagar vai optar por janelas melhores.
    Agora para painéis e baterias está-se sempre a reduzir o consumo de energias fósseis. Que é a ideia que deu origem a estes fundos. Há alguma situação que não seja verdade? Isto parece ser má vontade com armadilha.

Já alguém teve a candidatura recusada (no caso do solar) por causa de não submeter os Certificado Energéticos feitos por perito qualificado do SCE (Sistema de Certificação Energética)? Certificados do imóvel antes e depois da obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fpacardoso

Estou numa situação semelhante ( para pior ) que é tenho o certificado antes e depois, mas o anterior não diz como melhoria meter painéis.

Tentei dar a volta a situação para minimizar o problema e tenho um novo problema :|
    manda mensagem privada se quiseres trocar umas ideias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contribuinte_roubado
  4. Colocado por: ZedasPinhas

Estou numa situação semelhante ( para pior ) que é tenho o certificado antes e depois, mas o anterior não diz como melhoria meter painéis.

Tentei dar a volta a situação para minimizar o problema e tenho um novo problema :|
    manda mensagem privada se quiseres trocar umas ideias

Eu também não tenho CE antes da obra de instação de AC's. Nem depois.. Já alguém foi recusado por não ter os CE?
  5. Não esquecer que os CEs são apenas obrigatórios quando o valor da obra ultrapassa os 5.000€, segundo percebi.
    Concordam com este comentário: contribuinte_roubado
  6. Colocado por: DropVSA minha 25XXX está em análise técnica. Este é o primeiro estado? Ou inicialmente era o estado de submetido? Não estava a contar que isto andasse

25 mil e tal ou 2500 e tal?
  7. Colocado por: FreddalmeidaNão esquecer que os CEs são apenas obrigatórios quando o valor da obra ultrapassa os 5.000€, segundo percebi.

A obra ou as obras?
  8. Colocado por: rjmsilva

25 mil e tal ou 2500 e tal?

25mil e tal
  9. Colocado por: DropVS

A obra ou as obras?

A obrigatoriedade de apresentação do certificado energético na candidatura é aferida, conforme
    previsto no ponto 5.9 do Aviso, quando a soma dos valores das despesas elegíveis das candidaturas
    apresentadas pelo mesmo beneficiário atinge 5.000€.
    A título de exemplo, se um candidato apresentar 2 candidaturas, em que o valor da despesa elegível (s/
    IVA incluído) da primeira é de 2.000€ e da segunda é de 3000€, terá de ser apresentado na segunda
    candidatura o certificado energético. Caso o candidato apresente uma terceira candidatura, e para
    qualquer que seja o valor da despesa elegível, terá do mesmo modo que submeter o certificado
    energético associado a essa intervenção, antes e após a execução da intervenção.
  10. Colocado por: Freddalmeida
    A obrigatoriedade de apresentação do certificado energético na candidatura é aferida, conforme
    previsto no ponto 5.9 do Aviso, quando a soma dos valores das despesas elegíveis das candidaturas
    apresentadas pelo mesmo beneficiário atinge 5.000€.
    A título de exemplo, se um candidato apresentar 2 candidaturas, em que o valor da despesa elegível (s/
    IVA incluído) da primeira é de 2.000€ e da segunda é de 3000€, terá de ser apresentado na segunda
    candidatura o certificado energético. Caso o candidato apresente uma terceira candidatura, e para
    qualquer que seja o valor da despesa elegível, terá do mesmo modo que submeter o certificado
    energético associado a essa intervenção, antes e após a execução da intervenção.

Pronto, então por umas dezenas de euros a minha segunda candidatura vai ser chumbada. Não tenho CE antes a indicar que será benéfico instalar AC's, por isso não valerá a pena fazer um CE após instalação, certo?
  11. DropVS, infelizmente, acredito que será isso mesmo. A alternativa, caso tal ainda seja possível no processo - é provável que não, mas fica a nota - seria ter a fatura da 2ª intervenção / candidatura por um valor abaixo da tal fasquia dos 5.000€…
    • FVP
    • 6 agosto 2024
    Colocado por: DropVS

25mil e tal

O primeiro estado é Submetida!

Eu tenho duas "5 mil e tal" e ainda estão em "Submetida".... por isso n entendo mesmo que prioridade é essa!
  12. Realmente, como é que é possível uma candidatura acima de 25 mil estar a ser analisada? Será que puxam para análise todas as candidaturas da mesma pessoa para ver se passa os 5000€?
  13. Colocado por: rjmsilvaRealmente, como é que é possível uma candidatura acima de 25 mil estar a ser analisada? Será que puxam para análise todas as candidaturas da mesma pessoa para ver se passa os 5000€?

Quero acreditar que sim. De qualquer das formas já recebi a primeira na conta bancária. Está deve ser chumbada por ultrapassar os 5000€
  14. Para quem instalou AC, alguém teve problemas em adquirir o certificado de manuseamento de gases fluorados da empresa instaladora.
    No meu caso, o Leroy Merlin diz que não pode fornecer esse documento, mesmo depois de insistir bastante.
  15. Eu não compro nem mando instalar equipamentos através dessas essas lojas, que são apenas intermediários na parte da instalação.

Eu trabalho com empresas de ar condicionado, que fornecem e instalam.

Quando pedi a documentação dos equipamentos, certificados energéticos, certificados da empresa e dos técnicos, foi tudo enviado normalmente.
  16. Colocado por: Vent16Para quem instalou AC, alguém teve problemas em adquirir o certificado de manuseamento de gases fluorados da empresa instaladora.
    No meu caso, o Leroy Merlin diz que não pode fornecer esse documento, mesmo depois de insistir bastante.

Eu ía jurar que o certificado dos gases é da marca do AC e não do instalador. Qual é o AC?
  17. Colocado por: Vent16Para quem instalou AC, alguém teve problemas em adquirir o certificado de manuseamento de gases fluorados da empresa instaladora.
    estranho pois para lhe venderem o equipamento é obrigatorio a apresentação dos certificados da empresas instaladora.

a instalação por pessoal não habilitado é contra ordenação punivél com coima
    Colocado por: Vent16adquirir o certificado de manuseamento de gases fluorados
    no entanto se quiser comprar o certificado é só fazer a formação inicial de 1200horas submeter-se a exame junto de um organismo reconhecido, após aprovação é só certificar a empresa.
  18. Colocado por: sky3205Eu ía jurar que o certificado dos gases é da marca do AC e não do instalador
    esta enganado os certificados são da empresas instaladora que pode também ser a vendedora ou não.
  19. Acho que não me fiz entender.
    Se o AC nao requerer manuseamento de gases fluorados tem que ter uma ficha técnica/certificado da marca a dizer isso.

Já a instalação de Ac's "normais" - leia-se, quue requerem manuseamento de gases - então sim, precisavam de ser feitos por empresa instaladora certificada pela APA. Neste último caso tem que ser a empresa a fornecer cópia do certificado.

0.3039 seg. NEW