Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pcspinheiro

Mas não é o mesmo? Eles só apoiam despesas elegíveis até esse limite, que será o montante apoiado máximo.

Uma coisa é ter despesas elegíveis(fatura sem iva) de 6000€ e montante apoiado 2000€, outra é ter fatura de 6000€ e apesar de o montante apoiado ser 2000€, como a fatura global passa os 5000€ já tem de apresentar certificado energético.

Portanto faz toda a diferença entre despesas elegíveis e montante apoiado.

27. AS DESPESAS ELEGÍVEIS APRESENTADAS PELO INSTALADOR PARA A INSTALAÇÃO DE BOMBA DE CALOR PARA
    CLIMATIZAÇÃO, SEM IVA INCLUÍDO, ULTRAPASSAM 5.000€ (CINCO MIL EUROS). O QUE TENHO DE SABER
    PARA A MINHA CANDIDATURA PODER SER ELEGÍVEL?

Antes de mais, terá de garantir que o sistema de climatização que pretende solicitar apoio cumpre com
    os requisitos previstos no ponto 3 do Anexo I do Aviso.
    Para estes casos em que se verifique que a despesa elegível com a instalação da bomba de calor supera
    os 5.000€, a candidatura apenas será elegível se for acompanhada de um certificado energético que
    possa evidenciar a execução da tipologia de intervenção (tipologia 3.1) que se pretende solicitar apoio.

Despesas elegíveis, não é montante apoiado, o limite de apoio para bombas de calor são 2000/2200€.
  2.  # 2

Colocado por: Varejote

Uma coisa é ter despesas elegíveis(fatura sem iva) de 6000€ e montante apoiado 2000€, outra é ter fatura de 6000€ e apesar de o montante apoiado ser 2000€, como a fatura global passa os 5000€ já tem de apresentar certificado energético.

Portanto faz toda a diferença entre despesas elegíveis e montante apoiado.

27. AS DESPESAS ELEGÍVEIS APRESENTADAS PELO INSTALADOR PARA A INSTALAÇÃO DE BOMBA DE CALOR PARA
    CLIMATIZAÇÃO, SEM IVA INCLUÍDO, ULTRAPASSAM 5.000€ (CINCO MIL EUROS). O QUE TENHO DE SABER
    PARA A MINHA CANDIDATURA PODER SER ELEGÍVEL?

Antes de mais, terá de garantir que o sistema de climatização que pretende solicitar apoio cumpre com
    os requisitos previstos no ponto 3 do Anexo I do Aviso.
    Para estes casos em que se verifique que a despesa elegível com a instalação da bomba de calor supera
    os 5.000€, a candidatura apenas será elegível se for acompanhada de um certificado energético que
    possa evidenciar a execução da tipologia de intervenção (tipologia 3.1) que se pretende solicitar apoio.

Despesas elegíveis, não é montante apoiado, o limite de apoio para bombas de calor são 2000/2200€.

Conforme descrito no aviso e é bem claro!

5.9 Caso as despesas elegíveis candidatadas por beneficiário ao longo deste 1º Aviso sejam iguais
    ou superiores a 5 000€ (cinco mil euros),sem IVA incluído, o candidato tem obrigatoriamente
    de apresentar o certificado energético do imóvel intervencionado, antes e após a
    implementação da tipologia de intervenção, cujo valor da despesa elegível atingiu ou
    ultrapassou o valor de 5000 €
  3.  # 3

Colocado por: RMLP74

5.9 Caso as despesas elegíveis candidatadas por beneficiário ao longo deste 1º Aviso sejam iguais
    ou superiores a 5 000€ (cinco mil euros),sem IVA incluído, o candidato tem obrigatoriamente
    de apresentar o certificado energético do imóvel intervencionado, antes e após a
    implementação da tipologia de intervenção, cujo valor da despesa elegível atingiu ou
  4.  # 4

Colocado por: RMLP74

E no 9.2 diz que os 5000€ é sobre o montante apoiado.

v. Certificado energético válido do imóvel, emitido por perito qualificado do SCE antes e
    após a implementação da(s) tipologia(s) de intervenção candidatada(s) e no qual conste
    explicitamente as soluções e as características técnicas atualizadas dos elementos
    intervencionados, apenas nos casos em que:
    - O certificado seja utilizado para evidenciar a realização da(s) obra(s), em substituição das evidências fotográficas, conforme referido na subalínea iv) deste ponto 9.2.,
    quando aplicável;
    - O montante apoiado por beneficiário neste 1º Aviso, seja igual ou superior a 5.000€
    (cinco mil euros).

Perante o 9.2 posso apresentar 10000€ de fatura sem iva, que entra sem CE porque o valor apoiado são 2000€.

No 5.9 como remete para despesa elegível, fatura de 5000€ + iva já obriga a CE mesmo que o montante apoiado seja 2000€.
    • RMLP74
    • 18 setembro 2023 editado

# 5

Colocado por: Varejote

E no 9.2 diz que os 5000€ é sobre o montante apoiado.

v. Certificado energético válido do imóvel, emitido por perito qualificado do SCE antes e
    após a implementação da(s) tipologia(s) de intervenção candidatada(s) e no qual conste
    explicitamente as soluções e as características técnicas atualizadas dos elementos
    intervencionados, apenas nos casos em que:
    - O certificado seja utilizado para evidenciar a realização da(s) obra(s), em substituição das evidências fotográficas, conforme referido na subalínea iv) deste ponto 9.2.,
    quando aplicável;
    - Omontante apoiadopor beneficiário neste 1º Aviso, seja igual ou superior a 5.000€
    (cinco mil euros).

Perante o 9.2 posso apresentar 10000€ de fatura sem iva, que entra sem CE porque o valor apoiado são 2000€.

No 5.9 como remete para despesa elegível, fatura de 5000€ + iva já obriga a CE mesmo que o montante apoiado seja 2000€.

Ja houve uma republicação do aviso com data de 15 Setembro onde uma das alterações foi nesse ponto.
    Na plataforma na documentação pode confirmar, foi de la que fiz copy past.
    • RMLP74
    • 18 setembro 2023 editado

# 6

5.  # 7

Colocado por: RMLP74https://www.fundoambiental.pt/paes-2023/documentacao/2-republicacao-do-aviso-1.aspx

Porra, andam sempre a mudar a regras a meio do jogo.

Ainda não tinha esta última versão.
    Concordam com este comentário: RMLP74, pcspinheiro
  6.  # 8

Colocado por: carlos nobregaBom dia,

Quando entro na minha área privada para ver as candidaturas, apenas aparece o menu Documentos e E-Balcão.
    Será um problema da minha conta ou do site?

Mais alguém com o mesmo problema???

Aqui ... mesmo problema

Alguém que tenha submetido consegue aceder a candidatura?
  7.  # 9

A minha aparece, fui agora verificar e até fiz um print, não vá haver alguma coisa estranha...
  8.  # 10

Colocado por: pcspinheiroA minha aparece, fui agora verificar e até fiz um print, não vá haver alguma coisa estranha...

Já entendi, recebi um mail a informar para utilizar como utilizador algo do género usr100246, veja se não recebeu também um mail do género
  9.  # 11

Devem estar no link errado.
  10.  # 12

11.  # 13

Aqui está tudo em ordem.
  12.  # 14

Continuo sem conseguir submeter a candidatura. Não me aparece essa opção.
    Que grande trapalhada mas é. Só me aparece o menu documentação e E-Balcão
  13.  # 15

Colocado por: OliveirafabioContinuo sem conseguir submeter a candidatura. Não me aparece essa opção.
    Que grande trapalhada mas é. Só me aparece o menu documentação e E-Balcão

tem que picar duas caixas na candidatura e depois Gravar
  14.  # 16

Colocado por: sky3205

tem que picar duas caixas na candidatura e depois Gravar

Se nem lhe aparece o menu das candidaturas...
    • HE
    • 19 setembro 2023 editado

# 17

Boa tarde,

Submeti a minha candidatura, mas, "de súbito", deixou de aparecer, no separador, a opção "candidatura"
    Ontem, enviei um email a expor a situação. Hoje, tenho essa opção já disponível, mas não aparece nenha candidatura submetida.

Cumprimentos a todos!
  15.  # 18

Mas sendo que fiz duas instalações na minha habitação:

Janelas: + de 6000€ com iva (montante apoiado de 2000€)
    AC: + de 3200€ com iva (montante apoiado de 2000€)

Tenho ou não de enviar/fazer o CE?
  16.  # 19

Colocado por: DropVSMas sendo que fiz duas instalações na minha habitação:

Janelas: + de 6000€ com iva (montante apoiado de 2000€)
    AC: + de 3200€ com iva (montante apoiado de 2000€)

Tenho ou não de enviar/fazer o CE?

Pelas regras eu diria que tem de fazer dois... mas não sei como o fará agora.

Um antes e outro depois...
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  17.  # 20

Colocado por: HEBoa tarde,

Submeti a minha candidatura, mas, "de súbito", deixou de aparecer, no separador, a opção "candidatura"
    Ontem, enviei um email a expor a situação. Hoje, tenho essa opção já disponível, mas não aparece nenha candidatura submetida.

Cumprimentos a todos!

Recebeu o email após a submissão da candidatura? Caso tenha recebido, mande mail a perguntar se a candidatura n.º XXX ainda está válida em sistema, uma vez que não a consegue visualizar.

0.5189 seg. NEW