Colocado por: contribuinte_roubadoVendo nos meus documentos por quais me guiei:
AAC N.o 05/C13-i01/2023 Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 (1o AVISO) - Versão: 1.0 18 de julho de 2023
5.9 Caso o montante apoiado por beneficiário neste 1o Aviso, seja igual ou superior a 5.000€ (cinco mil euros), o candidato tem obrigatoriamente de apresentar o certificado energético do imóvel intervencionado, antes e após execução.
-----
Guia De Apoio Ao Preenchimento De Candidaturas - Versão: 1.0 14 de agosto de 2023
Quando as candidaturas são preenchidas pelo candidato, os campos associados ao certificado energético devem ser preenchidos, caso se verifique uma das seguintes condições:
− Se o certificado for utilizado para evidenciar a realização da(s) obra(s), em substituição das evidências fotográficas (9.2);
− Se o montante apoiado por beneficiário neste 1o Aviso, seja igual ou superior a 5.000€ (cinco mil euros) (ver ponto 5.9).
Colocado por: plsoaresNão percebo como candidaturas perto de mil estão pagas, e a minha perto de cem, continua em análise técnica...
Colocado por: Mareias86
É de painéis solares? Do que tenho visto, essas são as que estão a demorar mais tempo. Por enquanto, e para estas iniciais, acaba por não ser problemático, agora visto os fundos serem limitados e as candidaturas serem analisadas por ordem de chegada, vai ter que haver um momento no tempo em que não podem analisar as seguintes sem fecharem todas as anteriores.
Colocado por: plsoaresNão percebo como candidaturas perto de mil estão pagas, e a minha perto de cem, continua em análise técnica...
Colocado por: argo
Tal e qual a minha 10*, continua em análise técnica desde o primeiro dia.
Colocado por: sizeAté que enfim !
Candidatura 2860, painéis solares, passou hoje à fase de pagamento.
Mas, estranho o facto de não estar a ser cumprido os 85% da despesas. com o máximo de € 2.500
O pagamento era de 85% com um maximo de 1000€ sem baterias e 3000€ com baterias. E depois, com majoração de 10% se não fosse dos distritos de Lx e Porto. Não sei se estes valores ajudam a esclarecer a dúvida.
Colocado por: justme
Primeiro, eu apenas relatei factos... se em algum momento falei alguma mentira faça favor de as apontar.
Segundo, em nenhum momento eu me manifestei se está certo ou errado, ou se é justo ou injusto.
Posso não concordar com algumas coisas, mas a vida é mesmo assim...
Se não concorda com a forma como estes programas são geridos, ou com as constantes republicações do regulamento, então tem boa solução, é só não participar!
Se essa frustração toda é porque possivelmente a sua candidatura poderá não ser aceite, devido à falta de algum requisito que foi posteriormente "clarificado", temos pena, também há muita gente que se candidatou e consegue elegibilidade, se uns conseguem significa que não é nada impossível, basta estar "atento" (isto dá trabalho e muitos não gostam) e cumprir com os requisitos.
Que a burocracia é uma m3rd4 todos nós sabemos, mas que por vezes faz falta para criar alguns limites e para não haver abusos de muitas pessoas, também sabemos. Se não for assim, há sempre os "tubarões" que se apropriam de tudo para eles e os pequenos ficam só a olhar sem "comer" nada.
Há muita gente que também tem quantias baixas (abaixo de 1000€) para receber e esses também têm direito, se for fácil de dar €€€ a intervenções acima de 5000€ não vai sobrar nada para quem tem menos capacidades financeiras e faz intervenções de valor mais baixo.
Aliás, eu até acho que o limite de apoio devia estar limitado a 2500€ ou 3000€, isto sim é justiça... distribuir o €€€ por muito mais gente e por quem tem menos capacidade financeira.
Quem tem €€€€ para gastar, pode muito bem investir no que quiser e não precisa de ajudas do estado!
Colocado por: justme
Há muita gente que também tem quantias baixas (abaixo de 1000€) para receber e esses também têm direito, se for fácil de dar €€€ a intervenções acima de 5000€ não vai sobrar nada para quem tem menos capacidades financeiras e faz intervenções de valor mais baixo.
Aliás, eu até acho que o limite de apoio devia estar limitado a 2500€ ou 3000€, isto sim é justiça... distribuir o €€€ por muito mais gente e por quem tem menos capacidade financeira.
O pagamento era de 85% com um maximo de 1000€ sem baterias e 3000€ com baterias. E depois, com majoração de 10% se não fosse dos distritos de Lx e Porto. Não sei se estes valores ajudam a esclarecer a dúvida.
É de painéis solares? Do que tenho visto, essas são as que estão a demorar mais tempo. Por enquanto, e para estas iniciais, acaba por não ser problemático, agora visto os fundos serem limitados e as candidaturas serem analisadas por ordem de chegada, vai ter que haver um momento no tempo em que não podem analisar as seguintes sem fecharem todas as anteriores.
Colocado por: mariasilvestreEm anos anteriores, houve candidaturas elegíveis que não receberam apoio?sim
Colocado por: mariasilvestreo que vai acontecer quando esgotarem os 30 milhões?ou fecha pura e simplemente e não ha mais nada para ninguém ou atribuem mais verba.
Colocado por: contribuinte_roubado
É bem verdade.
Falta de transparência em como são processadas. É suposto ser por ordem de chegada, tipo ou valor?
Do sitehttps://www.fundoambiental.pt/paes-2023/quadro-em-tempo-real.aspxtemos:
1 300 413,73 € pagos a 731 candidaturas
O que dá cerca de 1779 € reembolsados por cada candidatura
Colocado por: contribuinte_roubadotemos:
1 300 413,73 € pagos a 731 candidaturas
O que dá cerca de 1779 € reembolsados por cada candidatura