Iniciar sessão ou registar-se
    • vf74
    • 3 novembro 2024

# 1

Colocado por: Varejote

1.6 O Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 tem uma dotação total de 100
    milhões de euros,dos quais 30 milhões de euros são destinados a este Aviso.

Certo, mas não pode pagar a candidatura 20000 e a 15000 estar em análise técnica, ou estou a perceber mal alguma coisa????
  1.  # 2

Colocado por: vf74

Certo, mas não pode pagar a candidatura 20000 e a 15000 estar em análise técnica, ou estou a perceber mal alguma coisa????

Qual é a dúvida, candidatura 15000 vai para análise primeiro que a 20000.

Candidatura 15000 vai para análise técnica, documentos, esclarecimentos, etc.

Candidatura 20000 cumpre todos os requisitos, vai para pagamento.

Entretanto acaba a dotação, as candidaturas que não foram para pagamento ficam congeladas.

Ou julgam que o apoio das que foram para análise técnica, fica cativo.
    Estão a sonhar acordados.
  2.  # 3

É correto varejote.
    É com base nessa dotação que o pessoal, sabendo que já não tinha hipótese para os 30milhoes, se candidatou. Nisso e nos termos do anterior programa (não significa que será obrigatório).
    Pelo andar da carruagem, menos de 16mil candidaturas esgotam os 30milhoes.
  3.  # 4

Colocado por: Abílio QuintasÉ correto varejote.
    É com base nessa dotação que o pessoal, sabendo que já não tinha hipótese para os 30milhoes, se candidatou. Nisso e nos termos do anterior programa (não significa que será obrigatório).
    Pelo andar da carruagem, menos de 16mil candidaturas esgotam os 30milhoes.

O problema maior são os Portugueses fazerem investimentos, a contar com o ovo no cú da galinha.

Como se isto do fundo fosse garantido, já se percebeu que não.
    • vf74
    • 3 novembro 2024

# 5

O problema maior são os Portugueses fazerem investimentos, a contar com o ovo no cú da galinha.

Como se isto do fundo fosse garantido, já se percebeu que não.

Faz sentido uma candidatura da ordem da 48*, estar em análise técnica há 3 meses , sem qualquer informação?
    O técnico a quem foi atribuído o processo esta de férias?
    É um concurso com regras ou é um totoloto?
  4.  # 6

Faz sentido uma candidatura da ordem da 48*, estar em análise técnica há 3 meses , sem qualquer informação?

Para mim não faz sentido, análise técnica com prazo para o candidato e FA responder.

Depois de esgotados os esclarecimentos em tempo útil, diferir ou indeferir a candidatura.
    • vf74
    • 3 novembro 2024

# 7

Para mim não faz sentido, análise técnica com prazo para o candidato e FA responder.

Depois de esgotados os esclarecimentos em tempo útil, diferir ou indeferir a candidatura.

Mas não é nada disso que está a acontecer, há muitos relatos destes.
    Eu tenho uma candidatura que esteve "Para pagamento", 4 dias depois voltou para análise técnica , e voltaram a pedir o mesmo esclarecimento, agora está de novo "Para pagamento". Perdeu-se 45 dias, num pedido repetido .
    Ninguém me soube explicar.

Se nesses 45 dias esgota o plafond, é justo?

Anda para ali uma confusão gigantesca...
  5.  # 8

Colocado por: vf74Se nesses 45 dias esgota o plafond, é justo?

Já li numa notícia qualquer que a ministra disse que a intenção do governo é reforçar a dotação global do FA, de modo a todas as candidaturas elegíveis serem pagas. Algo à semelhança do que aconteceu no programa anterior de 2022, em que houve vários reforços de €€€ para ninguém ficar sem apoio.

Não adianta dramatizar... Eu acredito que eles reforcem a verba, é só esperar com tranquilidade.
    Esta choradeira constante não ajuda em nada.
    Concordam com este comentário: Abílio Quintas
  6.  # 9

Recebi hoje um pedido de esclarecimento para a minha candidatura.
    Pelos vistos na caderneta predial do meu imóvel que enviei à data não tinha a morada atualizada.
    Respondi enviando a caderneta predial que retirei do site das finanças onde consta a morada correta e referi na caixa em branco que se trata da minha morada permanente.
    Menos de 1h depois respondem que a candidatura não era elegível pois a caderneta que enviei na altura da candidatura não constava a morada correta!!!!!
    Estes tipos estão a gozar!!!
    Agora poderei contestar mas nem sei bem o que responder! Tenho faturas de agua, eletricidade, seguros tudo com a morada do imóvel ao qual submeti a candidatura. Há vizinhos que poderiam comprovar que se trata da minha morada permanente. Nem sei o que querem para prova!
    Alguém tem sugestões?
  7.  # 10

Na data que concorreu, não era a sua HPP? A morada alterou na caderneta predial? Talvez com uma declaração da câmara ou da junta de freguesia a atestar que se trata da sua HPP desde o ano X possa servir.
  8.  # 11

Claro que não faz. A partir do momento em que assumem que as candidaturas são analisadas por ordem de submissão, é isso que têm que fazer. Obviamente que depois podemos entrar na semântica do que é análise por ordem de submissão, se é apenas começar a análise, ou se porventura, é iniciá-la e levá-la até ao fim. Fazendo uma analogia, o que está a acontecer é uma pessoa ter a senha número 1 numa Loja do Cidadão, ser chamada em primeiro lugar mas depois não estar ninguém nesse guichet para a atender. E nos outros guichets, a malta é atendida e fica despachada. No final do dia, a senha 1 até foi chamada por ordem de chegada, no entanto ficou a marinar.

É que já não estamos a falar de um desfasamento de alguns dias, que poderia ocorrer consoante a velocidade de análise de cada avaliador, estamos a falar de meses de diferença. Ou, se quisermos quantificar, em mais de 15 mil candidaturas de diferença.
  9.  # 12

Ou pode ter a senha número 1, mas ser um assunto que demora 4 horas, enquanto as próximas 20 senhas demoram 5 minutos a cada. Há inúmeras possibilidades.
  10.  # 13

Isso seria válido se fossem uns dias de diferença, não 3 meses de diferença e 15000 candidaturas pelo meio, sendo que milhares são do mesmo assunto/tipologia.

A senha 1 ficou no guichet semanas a fio, enquanto nos outros guichets trata-se do mesmo assunto rapidamente.
  11.  # 14

Concordo que estas situações são uma infelicidade, mas espero que ou eles reforcem o orçamento ou a certa altura parem uns dias para fazer o ponto das atrasadas de modo a não deixar de fora quem teve tudo pronto atempadamente (sendo que a regra, se bem me lembro, era serem financiadas por ordem DE CANDIDATURA até esgotar o orçamento).
    Concordam com este comentário: Mareias86, CarinaM
  12.  # 15

Realizei a contestação da anulação enviando uma certidão das finanças que comprova a minha morada fiscal no imóvel candidato. O idiota que respondeu apenas 2h depois e que nem assina recusou a contestação invocando exatamente o mesmo argumento.

a) De acordo com o ponto 3.1 do Aviso, somente são elegíveis as pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação.

Através de CPU válida, submetida na formalização da candidatura, verifica-se que o candidato não possuí a sua morada fiscal no imóvel candidato.
    Uma vez que é possível comprovar através da CPU que à data da submissão da candidatura a morada fiscal do candidato não é a do imóvel candidato, a candidatura será considerada não elegível por incumprimento do ponto 3.1 do Aviso.

Ou seja, na altura da candidatura, a minha morada fiscal não estava naquele imóvel apesar de ser a minha residência permanente. Entretanto no decorrer do ano, alterei a minha residência fiscal (temos 60 dias segundo a lei). Comprovei por A+B que aquela é a minha residência permanente mas não valeu de nada. Respondi a um robot que não se deu ao trabalho de analisar com seriedade.

Tenho que ver as soluções que me restam pois não vou deixar ficar assim
  13.  # 16

Colocado por: EstayOu seja, na altura da candidatura, a minha morada fiscal não estava naquele imóvel apesar de ser a minha residência permanente.

Ou seja, a sua candidatura não cumpria as regras e foi considerada não elegível. E muito bem.
  14.  # 17

Colocado por: rjmsilva

Ou seja, a sua candidatura não cumpria as regras e foi considerada não elegível. E muito bem.

Cumpre pois o ponto 3.1 fala em habitação permanente e não em morada fiscal.
  15.  # 18

Colocado por: Estay

Cumpre pois o ponto 3.1 fala em habitação permanente e não em morada fiscal.

A morada fiscal é a habitação permanente, quando se altera a morada no cartão de cidadão, automaticamente altera a morada nas finanças.
  16.  # 19

A morada fiscal é a habitação permanente, quando se altera a morada no cartão de cidadão, automaticamente altera a morada nas finanças.

Está correto. Mas tens 60 dias por lei para o fazer. E quando fazes a candidatura se estiveres em fase de obras no teu imóvel não tens que ter a morada fiscal naquela habitação pois ainda não mudaste. Este é que é o ponto. Parece-me que para o fundo ambiental não deveria interessar a morada fiscal para nada.
  17.  # 20

Colocado por: Estay

Está correto. Mas tens 60 dias por lei para o fazer. E quando fazes a candidatura se estiveres em fase de obras no teu imóvel não tens que ter a morada fiscal naquela habitação pois ainda não mudaste. Este é que é o ponto. Parece-me que para o fundo ambiental não deveria interessar a morada fiscal para nada.

Comprei a moradia, tive um ano e remodelar, mesmo em obras, como comprei em HPP, mudei a morada do CC para a nova morada.

Portanto ainda não estava lá a morar, mas já tinha tudo atualizado como manda a lei.

1.3114 seg. NEW