Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma dúvida relativamente à minha candidatura.
    Fiz a instalação de 5 ar condicionados, com os seguintes valores:
    Valor total da despesa elegível que consta na fatura, sem IVA incluído (€): 6.348,41€

Valor do IVA em euros (€): 1.460,13€

Ainda estou à espera do resultado, mas como não apresentei o certificado energético, penso que a candidatura poderá ser rejeitada. A minha dúvida é se, caso a chumbem, posso retirar alguns dos equipamentos para que o valor total do apoio fique abaixo dos 5.000€.
  2.  # 2

Ao revisitar este tópico só me lembra da epopeia que tem sido este processo. A falta de bom senso de quem avalia tem sido épica. Dou-me por contente por ter recebido a minha 256xx ainda em Dezembro, meros 2 painéis fotovoltaicos.

Também iam abrir o apoio ao abate de veículos esta semana, que veio e foi. Enfim...
    Concordam com este comentário: sky3205
  3.  # 3

Colocado por: noone
    Ainda estou à espera do resultado, mas como não apresentei o certificado energético, penso que a candidatura poderá ser rejeitada. A minha dúvida é se, caso a chumbem, posso retirar alguns dos equipamentos para que o valor total do apoio fique abaixo dos 5.000€.

É certinho que vao pegar por aí. Suponho que é a mesma candidatura para os equipamentos todos, certo? Sinceramente não sei se é possível edita-la ou pedir que eliminem um dos equipamentos.
    Se fossem candidaturas separadas aí era diferente porque daria para anular uma delas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noone
    • noone
    • 15 março 2025 editado

# 4

Colocado por: sky3205

É certinho que vao pegar por aí. Suponho que é a mesma candidatura para os equipamentos todos, certo? Sinceramente não sei se é possível edita-la ou pedir que eliminem um dos equipamentos.
    Se fossem candidaturas separadas aí era diferente porque daria para anular uma delas.

Pois...fiz tudo na mesma....
    Não faz muito sentido não me deixarem pelo menos receber até ao limite de 5000 caso tenha o resto tudo em ordem.

Acedendo à candidatura é possivel edita-la neste momento, mas não sei se será a melhor decisão faze-lo agora.
  4.  # 5

Colocado por: nooneTenho uma dúvida relativamente à minha candidatura.
    Fiz a instalação de 5 ar condicionados, com os seguintes valores:
    Valor total da despesa elegível que consta na fatura, sem IVA incluído (€): 6.348,41€

Valor do IVA em euros (€): 1.460,13€

5.  # 6

Vai ser anulada porque á data de submissão da candidatura tinha de ter os CE, lamento!
    • noone
    • 15 março 2025 editado

# 7

Colocado por: AvelinoVai ser anulada porque á data de submissão da candidatura tinha de ter os CE, lamento!

Achas que devo editar a candidatura e remover um dos ACs para o valor baixar dos 5000?

Outra dúvida:

- "Bombas de calor 85% 2 000"
    Neste caso não irei receber apenas 2000? Estando neste caso isento de CE?
  6.  # 8

Colocado por: noone

Achas que devo editar a candidatura e remover um dos ACs para o valor baixar dos 5000?

Outra dúvida:

- "Bombas de calor 85% 2 000"
    Neste caso não irei receber apenas 2000? Estando neste caso isento de CE?
  7.  # 9

Depois de submetida, não dá para alterar nada!
    Qual é o valor da bomba de calor?
  8.  # 10

Colocado por: AvelinoDepois de submetida, não dá para alterar nada!
    Qual é o valor da bomba de calor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:noone

Eu instalei 5 ACs, cada um com um equipamento interior e um exterior exclusivo, ou seja, no total instalei 5 equipamentos interiores e 5 exteriores.
    O valor de cada conjunto (equipamento interior e equipamento exterior) varia, mas vai dos 1.000€ aos 1.500€.
    Na fatura vem explícito que são 5 equipamentos.

Desde já agradeço pelo esclarecimento
  9.  # 11

Colocado por: nooneNa fatura vem explícito que são 5 equipamentos.

noone, de certeza que vão pegar por causa disso.
    No aviso se abertura diz "a apresentação do CE apenas é obrigatória na submissão da candidatura quando o somatório das despesas elegíveis é igual ou superior a 5000€ (cinco mil euros) sem IVA incluído." caso contrário deve ser anexado as "evidências fotográfica da habitação alvo de intervenção … antes e após a implementação de cada tipologia de intervenção candidatada" (conforme indicado no mesmo aviso no ponto 9.2 alínea iv).

Como apresentaste despesa acima desse valor sem o CE de certeza que vão chumbar, depois podes contestar e aí podes tentar alterar o montante da despesa total para que fique abaixo dos 5000 ou arranja um CE. Tenta falar com eles para ver qual das hipóteses é a melhor, penso que será o CE. Se for apenas tens 10 dias para o conseguires. Tens de arranjar um técnico que to faça em 9 dias...

Sim o valor máximo são os 2000.
  10.  # 12

Colocado por: cechaves

noone, de certeza que vão pegar por causa disso.
    No aviso se abertura diz "a apresentação do CE apenas é obrigatória na submissão da candidatura quando o somatório das despesas elegíveis é igual ou superior a 5000€ (cinco mil euros) sem IVA incluído." caso contrário deve ser anexado as "evidências fotográfica da habitação alvo de intervenção … antes e após a implementação de cada tipologia de intervenção candidatada" (conforme indicado no mesmo aviso no ponto 9.2 alínea iv).

Como apresentaste despesa acima desse valor sem o CE de certeza que vão chumbar, depois podes contestar e aí podes tentar alterar o montante da despesa total para que fique abaixo dos 5000 ou arranja um CE. Tenta falar com eles para ver qual das hipóteses é a melhor, penso que será o CE. Se for apenas tens 10 dias para o conseguires. Tens de arranjar um técnico que to faça em 9 dias...

Sim o valor máximo são os 2000.
  11.  # 13

Nem uma coisa nem outra
  12.  # 14

Não sei se já viram isto, ou se já foi publicado anteriormente, mas fica aqui para rir, para chorar ou simplesmente para lamentar a ineficiência destes energúmenos nesta matéria:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/fundos-ambientais-milhares-de-familias-aguardam-reembolsos-ha-anos_v1633028
  13.  # 15

Colocado por: cechavesNão sei se já viram isto, ou se já foi publicado anteriormente, mas fica aqui para rir, para chorar ou simplesmente para lamentar a ineficiência destes energúmenos nesta matéria:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/fundos-ambientais-milhares-de-familias-aguardam-reembolsos-ha-anos_v1633028

Esses são do PAES2023, dos anteriores ficou pago ou foram recusadas.
  14.  # 16

Alguém com a sua situação resolvida através da provedoria de justiça?
    • pjam
    • 20 março 2025

# 17

Creio que os as candidaturas anteriores não levaram tanto tempo.
  15.  # 18

Colocado por: cechavesNão sei se já viram isto, ou se já foi publicado anteriormente, mas fica aqui para rir, para chorar ou simplesmente para lamentar a ineficiência destes energúmenos nesta matéria:

Faz-me alguma confusão haver pessoas que recorrem a créditos para fazer este tipo de intervenção a contar com o €€€ do governo.
    Ninguém tem como certo que as candidaturas serão elegíveis, independentemente do tempo de demora de análise.
  16.  # 19

O engraçado é que estas coisas do fundo ambiental é "para a próxima semana". É espectacular como conseguem empurrar para a frente, falhar sempre, e está tudo bem! Já no apoio ao abate de veículos, a própria ministra disse que "é na próxima semana", mas já passaram duas e nada. Épico.
    • argo
    • 21 março 2025

# 20

Colocado por: justme
    Faz-me alguma confusão haver pessoas que recorrem a créditos para fazer este tipo de intervenção a contar com o €€€ do governo.
    Ninguém tem como certo que as candidaturas serão elegíveis, independentemente do tempo de demora de análise.

Se calhar seria das poucas situações que faria um crédito, se o equipamento fosse necessário e ou bastante mais eficiente que algo existente. Para mim é mais inconcebível um credito em nome pessoal para um automovel novo.

1.6219 seg. NEW