Iniciar sessão ou registar-se
  1. Não é bem dentro do assunto do topico, mas já se discutiram aqui situações parecidas, pelo que alguem talvez saiba como é o processo.

Vieram-me hoje trocar o contador. Já tinha contador bi-direcional e parameterizado, na sequencia da MPC da UPAC.
    O motivo da troca foi que pelos vistos o contador anterior não estava a funcionar. O display estava morto e não estava a fazer comunicações ha uns tempos (confirmei isso mesmo hoje no balcao digital da E-redes).

Pelo que entendi, e segundo o técnico embora com a devida resalva que não é da area dele, no periodo em causa vai ser usada a estimativa quer de consumo, quer de injecção que aparecem no balção digital (julgo que é calculada com base no historico, imagino que um perfil de consumo/produção)

Ele disse que se nao concordar posso contestar. O que devo fazer. Até porque estivemos de ferias nas ultimas semanas, com a casa vazia, e o consumo foi muito baixo e com um excedente brutal. Coisa que a estimativa mostrada não reflete.

Alguem sabe como funciona este processo de contestação. Eu tenho os dados do inversor, que serão talvez a fonte mais fidedigna. Claro que a E-Redes pode argumentar que não é um equipamento calibrado, etc e tal. Mas uma estimativa a "olhometro" ainda menos o é..
  2. Update: Liguei para a E-Redes a tentar perceber o processo e fiquei estupefacto :)

Disseram-me que mesmo com o contador avariado conseguem ter acesso aos meus dados de consumo e inclusive do meu inversor :)
    Perguntei como, e o assistente diz que nao me consegue explicar o processo tecnicamente, mas que conseguem obter essa informação acedendo aos equipamentos e de cálculos. Imagino que esta resposta seja generica e que ele nao entendeu que o equipamento estará mesmo "morto" segundo o técnico que o trocou.

De qualquer forma disseram-me para aguardar pelo dia 20, altura em que os saldos vao ser todos corrigidos com base nesses cálculos, e se nao concordar então abrir o processo de contestação.

Cá para mim, o que é feito é apenas olhar para os meses anteriores e aplicar o Perfil UPAC, BTN-C ou algo que o valha.

Perguntei directamente se o cliente tiver outras fontes de dados (inversores, smart meters, etc) se os mesmos podem ser considerados. Disse-me que posso sempre exportar os relatórios dos mesmos e enviar na contestação, que depois a equipa analisa se os pode considerar ou não.

O que estou a pensar fazer quando chegar a esse ponto, e enviar dados do mes anterior à avaria até ao dia da contestação, para que haja um período de sobreposição que eles possam confirmar que bate certo com o deles, e assim confirmar que é da instalação em causa, e aferirem a precisão dos mesmos, etc.

Logo digo como correu. É que brincar a brincar, nestes últimos 10 dias injectei 200+ kWh consumindo apenas 2 a 3Kwh/dia no periodo noturno.
    • pfov
    • 14 agosto 2024
    Já alguém percebeu se a oferta da Endesa (40€ na primeira fatura se for apenas eletricidade) depois são retirados caso se mude de operadora novamente?
  3. Colocado por: pfovJá alguém percebeu se a oferta da Endesa (40€ na primeira fatura se for apenas eletricidade) depois são retirados caso se mude de operadora novamente?

Elah.... 40 euros assim? De borla???
  4. Já estava "anunciado" que nos meses de verão o indexado iria subir.
    Também é natural que todos os meses (senão semanas) apareçam novas ofertas melhores de um ou outro comercializador.
    A minha dúvida é só se a tendencia de subida dos indexados se vai manter muito tempo ou se é previsível que daqui a uns 2 ou 3 meses volte a compensar o indexado?
  5. No Outono os indexados voltam a ficar bons, com a época das chuvas...
  6. .
  7. Colocado por: JosebaNo Outono os indexados voltam a ficar bons, com a época das chuvas...

Então se fizer a alteração do contrato agora, como em alguns casos demora mais de um mês a estar tudo tratado, ainda corro o risco de, quando o contrato estiver ativo, já compensar outra vez o indexado.
    Eu estive a ver hoje a oferta da MEO e fiquei com a ideia que tenho de ficar pelo menos 3 meses lá.
    A Galp (pelo que li aqui) dá 50€ mas é se ficar 5 meses...
  8. Média OMIE:

Setembro 2023 104.15€Mwh
    Outubro 89.85€Mwh
    Novembro 63.26
    Dezembro 72.20
    Janeiro 74.08
    Fevereiro 39.86

Está tudo dito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LMigAlves
  9. A mudança não demora 1 mês, demora cerca de 2 a 3 dias....
  10. Colocado por: JosebaA mudança não demora 1 mês, demora cerca de 2 a 3 dias....

Acho que não é linear. Ibelectra e Repsol podem demorar 1 mês (estes tempos de espera podem estar desajustados aos dias de hoje).
    A Luzboa respondeu-me no mês passado a um ticket que não tinha resposta desde Set/Out-2023.
  11. Estive 5 meses na Galp a aproveitar os 10€ por mês :)
    Mudei ontem para a MEO, uma vez que ficava mais barato e aumenta a venda de excedente para 8cent, além das outras ofertas que não tem muito valor para mim.
  12. Colocado por: Zé Meirinho
    Acho que não é linear. Ibelectra e Repsol podem demorar 1 mês (estes tempos de espera podem estar desajustados aos dias de hoje).
    A Luzboa respondeu-me no mês passado a um ticket que não tinha resposta desde Set/Out-2023.

Que a ver o tempo de mudança de comercializador, com resposta a tickets?

Já mudei 2 vezes para a Luzboa e o prazo foram sempre 2/3 dias, mudei de novo para a Plenitude, igual.
  13. Colocado por: VarejoteQue a ver o tempo de mudança de comercializador, com resposta a tickets?

Já mudei 2 vezes para a Luzboa e o prazo foram sempre 2/3 dias, mudei de novo para a Plenitude, igual.

Hoje acordou e escolheu violência? 😂
    Foi um extra, que pode ser mera coincidência ou poderão haver mais users a ter a mesma experiência com o backoffice.
    Mas se ler a primeira linha do comentário, referia-me exclusivamente à mudança de comercializador que demorou cerca de 1 mês.
  14. Sou sempre pacífico. 😎
  15. Para quem ainda está na Galp, deve estar prestes a receber um email com a atualização de preços a partir de 1 de Outubro.

Potência Contratada (kVA) - 3,45

Preço final

Termo Fixo (€/dia) - 0,2873

Energia (€/kWh) - 0,1694

O preço final ao cliente é o somatório da componente comercial e das tarifas de acesso às redes em vigor. A este preço, acrescem os impostos e taxas aplicáveis, nomeadamente o IVA à taxa legal em vigor.
    Concordam com este comentário: Soliva
  16. Agora mudei da edp para o regulado, é preciso um curso para perceber a faturação dos fornecedores.
  17. Sempre a pensar em nós 😂😂
    Acabadinho de chegar

Edit: foi ver o contrato e vi isto:
    Concordam com este comentário: NTORION
      Screenshot_20240826_162119_Email.jpg
      electri2121.png
      electri2121212121.png
  18. Acabei de receber o email. Aumento de preços "conforme o previsto no contrato"? Alguém sabe o motivo do aumento? Eu vou aproveitar os 10€+10%/mês até esgotar a oferta e depois parece-me que é bye-bye 😡
    Concordam com este comentário: smart
    • Soliva
    • 26 agosto 2024 editado
    Colocado por: pcspinheiroAcabei de receber o email. Aumento de preços "conforme o previsto no contrato"? Alguém sabe o motivo do aumento? Eu vou aproveitar os 10€+10%/mês até esgotar a oferta e depois parece-me que é bye-bye 😡

A desculpa do costume … aumento de custos 🤣
    É aguardar e ver se alguma fornecedora vai tentar apanhar clientes …

2.2704 seg. NEW