Colocado por: Casa da Horta
Desculpe pedro, deixei passar a sua sugestão de tão embrenhado que estava na defesa da minha honra!
Tenho acesso ao balcão digital da e-redes mas nunca reparei nesse possibilidade. Vou tentar ver. De qualquer maneira, mais depressa passava para os 10 virgula qualquer coisa que reduzia. É só ali pelas 19/20 horas, mas é péssimo quando o quadro vai abaixo.
Colocado por: SaulGoodman
Algures no final de 2019 recebi uma comunicação da e-redes a dizer que houve uma intervenção no contador e que já era possível alterar a potência sem qualquer intervenção no local. Por acaso coincidiu com uma altura em que tivemos alguns episódios em que o quadro veio abaixo. Fui ao site da e-redes e passei de 4.6kVa para 5.75kVa. Não resolveu. Voltei a subir, desta vez para 6.90kVa. Continuou sem resolver. Meteu-se o Covid, esqueci-me desta situação e quando voltei a lembrar-me pedi a um amigo mais experiente nestas lides para ver se havia algum curto-circuito (desconfiava do forno ou da placa) que provocasse as quedas do quadro.
Conclusão, era o quadro que estava configurado para 20 amperes e apenas permitia uma potência máxima de 4.6kVa. Apesar de eu ter contratada uma potência superior, nunca tinha chegado a usufruir de mais do que 4.6kVa.
Todo este texto para dizer... verifique a amperagem do diferencial e confirme que de facto está a usufruir a potência que tem contratada.
Para completar a história, entrei em contacto com a e-redes que confirmou que nunca usufruí da potência de 5.75kVa e 6.90kVa. Passaram-me o diferencial para 30 amperes (posso ir agora até 6.90kVa) e comunicaram aos comercializadores esta situação para reembolso do valor que tinha pago a mais.
Obrigado pelo relato.
Na sequência do que contou liguei para a e-redes e o que vão fazer é retirar o diferencial. É dos antigos e dizem que não faz falta porque o contador já faz essa gestão. Vamos ver se melhora. Quanto à potência que estou a usufruir não têm duvida, são mesmo os 6,9 que tenho contratado.
Talvez se esteja a referir a mim. Lembro-o que aguardo há 22 horas uma resposta a uma pergunta que lhe deixei nesta sequência:
Joseba:
...só se safa pelos 20% desconto que andaram a dar no inicio deste ano.... e mesmo com esse "desconto" paga mais caro que na concorrência...
CdH: Qual seria o operador da concorrência onde pagaria menos?
Já agora, spvale, também ainda não tive resposta (pode não ter tido ainda tempo, é certo) à questão que coloquei quando se veio juntar à festa da critica à edp. Foi assim:
spvale: 2 meses na gold energy e de momento satisfeito...
Ficar na EDP que é das piores é que não se deve ficar
CdH: Quanto está a pagar na Gold energy de potência contratada?
É que o simulador mostra 0.5433 para os 6,9! Se for real, é só 21 cts/dia mais caro do que tenho na edp.
edit: mostre lá um print screen da sua fatura de setembro...
Também questionei o dmanteigas sobre uma boa alternativa ao meu atual tarifário edp, além do plano amigo da Plenitude que tentei contratar. Se bem percebi, a resposta foi no sentido do Plenitude com 25%, que já não é comercializado.
Ou seja, 3 users que criticaram a edp mas que perante factos (mostrei duas faturas de 2 contratos de setembro) não são capazes de sugerir uma alternativa tentadora. Dá ideia que escrever que a edp é a pior, a mais cara e que só pessoas muito estúpidas permanecem nela, já é frase feita neste tópico.
Obrigado pelo relato.
Na sequência do que contou liguei para a e-redes e o que vão fazer é retirar o diferencial. É dos antigos e dizem que não faz falta porque o contador já faz essa gestão. Vamos ver se melhora. Quanto à potência que estou a usufruir não têm duvida, são mesmo os 6,9 que tenho contratado.
Colocado por: SaulGoodman
Pode não ser o seu caso e até pode estar mesmo a usufruir dos 6.9 mas quando liguei para a e-redes eles também não tinham dúvidas. A operadora com quem falei garantiu-me 2 ou 3 vezes que a potência era controlada pelo contador e que essa era a minha potência real que o diferencial dentro da minha habitação (que nunca tinha sido ajustado em nenhuma intervenção) já não tinha qualquer influência.
Só após as minhas insistências, é que a operadora "encaixou" que o diferencial estava a jusante do contador e que não era possível ter sido contornado no circuito (porque em nenhuma intervenção entraram em minha casa).
Mesmo que os outros não tenham dúvidas, questione.
Peça a algum eletricista para dar uma vista de olhos rápida, ou coloque aqui uma foto do seu quadro, talvez alguém possa ajudar. No meu tinha lá uma clara indicação da amperagem (20, agora está a 30)
Colocado por: SACSEu só não sei porque raio continua lá o diferencial a ocupar espaço se neste momento nada faz.
Se soubessem a vontade que eu tenho d arrancar aquilo fora.....
Colocado por: SACSEu só não sei porque raio continua lá o diferencial a ocupar espaço se neste momento nada faz.
Se soubessem a vontade que eu tenho d arrancar aquilo fora.....
Colocado por: Xtrilhoaté porque o dever deles seria retira-lo aquando da instalação do novo contador
Colocado por: djouzeO técnico que cá veio até disse que eu tive muita sorte, porque aqueles diferenciais estavam esgotados e aquele era o único que tinha no stock. Deve ter sido para me fazer sentir especial...
Por acaso dava-me jeito tirar aquilo, porque o meu quadro não tem espaço para meter nem mais um disjuntor.
Colocado por: SACSMas a questão é, aquilo faz falta?
De acordo com as duas pessoas da linha de apoio da e-redes com quem falei ontem, não. O contador serve de diferencial.
O meu é igual a este (foto daqui do fórum).
Colocado por: VarejoteSim teve sorte, tinham instalado um Não diferencial e você que fosse arranjar um técnico para instalar um diferencial no quadro elétrico.
Senão ficava sem nenhum diferencial na instalação.
Colocado por: djouze
Não é esse o caso porque o diferencial da e-redes liga a um diferencial no quadro principal (sendo que também tenho um diferencial nos quadros "secundários"). Ou seja, parece-me que é mesmo redundante.
Colocado por: Joseba
1.6.10
Colocado por: Dias12E que número tem você nesse equipamento.
Colocado por: canario12
Esive a verificar 1.6.10 num contador e a leitura é 3.52. Quer dizer que a potencia contratada 6.9 é um exagero?
Não estou junto dele mas sei que tem sensibilidade de 500 mA.
Por isso não estou preocupado por ter aumentado de 30 para 300 o da casa nova.