Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Casa da Horta
    Desculpe pedro, deixei passar a sua sugestão de tão embrenhado que estava na defesa da minha honra!
    Tenho acesso ao balcão digital da e-redes mas nunca reparei nesse possibilidade. Vou tentar ver. De qualquer maneira, mais depressa passava para os 10 virgula qualquer coisa que reduzia. É só ali pelas 19/20 horas, mas é péssimo quando o quadro vai abaixo.

Algures no final de 2019 recebi uma comunicação da e-redes a dizer que houve uma intervenção no contador e que já era possível alterar a potência sem qualquer intervenção no local. Por acaso coincidiu com uma altura em que tivemos alguns episódios em que o quadro veio abaixo. Fui ao site da e-redes e passei de 4.6kVa para 5.75kVa. Não resolveu. Voltei a subir, desta vez para 6.90kVa. Continuou sem resolver. Meteu-se o Covid, esqueci-me desta situação e quando voltei a lembrar-me pedi a um amigo mais experiente nestas lides para ver se havia algum curto-circuito (desconfiava do forno ou da placa) que provocasse as quedas do quadro.
    Conclusão, era o quadro que estava configurado para 20 amperes e apenas permitia uma potência máxima de 4.6kVa. Apesar de eu ter contratada uma potência superior, nunca tinha chegado a usufruir de mais do que 4.6kVa.

Todo este texto para dizer... verifique a amperagem do diferencial e confirme que de facto está a usufruir a potência que tem contratada.

Para completar a história, entrei em contacto com a e-redes que confirmou que nunca usufruí da potência de 5.75kVa e 6.90kVa. Passaram-me o diferencial para 30 amperes (posso ir agora até 6.90kVa) e comunicaram aos comercializadores esta situação para reembolso do valor que tinha pago a mais.
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2. Colocado por: SaulGoodman

Algures no final de 2019 recebi uma comunicação da e-redes a dizer que houve uma intervenção no contador e que já era possível alterar a potência sem qualquer intervenção no local. Por acaso coincidiu com uma altura em que tivemos alguns episódios em que o quadro veio abaixo. Fui ao site da e-redes e passei de 4.6kVa para 5.75kVa. Não resolveu. Voltei a subir, desta vez para 6.90kVa. Continuou sem resolver. Meteu-se o Covid, esqueci-me desta situação e quando voltei a lembrar-me pedi a um amigo mais experiente nestas lides para ver se havia algum curto-circuito (desconfiava do forno ou da placa) que provocasse as quedas do quadro.
    Conclusão, era o quadro que estava configurado para 20 amperes e apenas permitia uma potência máxima de 4.6kVa. Apesar de eu ter contratada uma potência superior, nunca tinha chegado a usufruir de mais do que 4.6kVa.

Todo este texto para dizer... verifique a amperagem do diferencial e confirme que de facto está a usufruir a potência que tem contratada.

Para completar a história, entrei em contacto com a e-redes que confirmou que nunca usufruí da potência de 5.75kVa e 6.90kVa. Passaram-me o diferencial para 30 amperes (posso ir agora até 6.90kVa) e comunicaram aos comercializadores esta situação para reembolso do valor que tinha pago a mais.
    Concordam com este comentário:Dias12

Obrigado pelo relato.
    Na sequência do que contou liguei para a e-redes e o que vão fazer é retirar o diferencial. É dos antigos e dizem que não faz falta porque o contador já faz essa gestão. Vamos ver se melhora. Quanto à potência que estou a usufruir não têm duvida, são mesmo os 6,9 que tenho contratado.
  3. Colocado por: Casa da Horta
    Obrigado pelo relato.
    Na sequência do que contou liguei para a e-redes e o que vão fazer é retirar o diferencial. É dos antigos e dizem que não faz falta porque o contador já faz essa gestão. Vamos ver se melhora. Quanto à potência que estou a usufruir não têm duvida, são mesmo os 6,9 que tenho contratado.

Uma coisa é a potência contratata, outra coisa é se alguma vez lá chegou ou se pode baixar essa potência.
    Eles confirmarem-lhe que a potência contratada é 6,9 não significa que pontualmente passa os 6.
    Tente ver na plataforma da e-redes qual foi o seu máximo ou mesmo no contador como já lhe explicaram.
  4. Colocado por: Casa da Horta
    Talvez se esteja a referir a mim. Lembro-o que aguardo há 22 horas uma resposta a uma pergunta que lhe deixei nesta sequência:

Joseba:
    ...só se safa pelos 20% desconto que andaram a dar no inicio deste ano.... e mesmo com esse "desconto" paga mais caro que na concorrência...
    CdH: Qual seria o operador da concorrência onde pagaria menos?

Já agora, spvale, também ainda não tive resposta (pode não ter tido ainda tempo, é certo) à questão que coloquei quando se veio juntar à festa da critica à edp. Foi assim:
    spvale: 2 meses na gold energy e de momento satisfeito...
    Ficar na EDP que é das piores é que não se deve ficar
    CdH: Quanto está a pagar na Gold energy de potência contratada?
    É que o simulador mostra 0.5433 para os 6,9! Se for real, é só 21 cts/dia mais caro do que tenho na edp.
    edit: mostre lá um print screen da sua fatura de setembro...

Também questionei o dmanteigas sobre uma boa alternativa ao meu atual tarifário edp, além do plano amigo da Plenitude que tentei contratar. Se bem percebi, a resposta foi no sentido do Plenitude com 25%, que já não é comercializado.

Ou seja, 3 users que criticaram a edp mas que perante factos (mostrei duas faturas de 2 contratos de setembro) não são capazes de sugerir uma alternativa tentadora. Dá ideia que escrever que a edp é a pior, a mais cara e que só pessoas muito estúpidas permanecem nela, já é frase feita neste tópico.

Bem ia passar a resposta mas não foi por mal, a minha potência no apartamento é menor mas aqui vai:
    Potência 4.6 com tudo ligado e nunca vai nada a baixo.
    Preço 0.22 arredondados...
    No geral éramos todos clientes regra geral EDP, mas o que me chateou foi eles baixarem os valores mas as taxas de acesso triplicaram.
    Eu analiso o valor final com taxas e taxinhas todas.
    A gold energy tens a vantagem volta e meia alguém coloca o teu código e 25 euros para abater, mas nunca o partilhei neste fórum por exemplo não gosto de ver😆
  5. Colocado por: Casa da Horta
    Obrigado pelo relato.

Pode não ser o seu caso e até pode estar mesmo a usufruir dos 6.9 mas quando liguei para a e-redes eles também não tinham dúvidas. A operadora com quem falei garantiu-me 2 ou 3 vezes que a potência era controlada pelo contador e que essa era a minha potência real que o diferencial dentro da minha habitação (que nunca tinha sido ajustado em nenhuma intervenção) já não tinha qualquer influência.
    Só após as minhas insistências, é que a operadora "encaixou" que o diferencial estava a jusante do contador e que não era possível ter sido contornado no circuito (porque em nenhuma intervenção entraram em minha casa).
    Mesmo que os outros não tenham dúvidas, questione.
    Peça a algum eletricista para dar uma vista de olhos rápida, ou coloque aqui uma foto do seu quadro, talvez alguém possa ajudar. No meu tinha lá uma clara indicação da amperagem (20, agora está a 30)
    • SACS
    • 18 outubro 2024
    Eu só não sei porque raio continua lá o diferencial a ocupar espaço se neste momento nada faz.
    Se soubessem a vontade que eu tenho d arrancar aquilo fora.....
  6. Colocado por: SaulGoodman

Pode não ser o seu caso e até pode estar mesmo a usufruir dos 6.9 mas quando liguei para a e-redes eles também não tinham dúvidas. A operadora com quem falei garantiu-me 2 ou 3 vezes que a potência era controlada pelo contador e que essa era a minha potência real que o diferencial dentro da minha habitação (que nunca tinha sido ajustado em nenhuma intervenção) já não tinha qualquer influência.
    Só após as minhas insistências, é que a operadora "encaixou" que o diferencial estava a jusante do contador e que não era possível ter sido contornado no circuito (porque em nenhuma intervenção entraram em minha casa).
    Mesmo que os outros não tenham dúvidas, questione.
    Peça a algum eletricista para dar uma vista de olhos rápida, ou coloque aqui uma foto do seu quadro, talvez alguém possa ajudar. No meu tinha lá uma clara indicação da amperagem (20, agora está a 30)
    Concordam com este comentário:Dias12

Obrigado. Vou ver isso da amperagem quando estiver em casa. Na próxima semana vai lá o técnico da e-redes tirar o diferencial e pergunto-lhe.

Colocado por: SACSEu só não sei porque raio continua lá o diferencial a ocupar espaço se neste momento nada faz.

Se estiver selado, a e-redes manda lá alguém retirar de forma gratuita.
  7. Colocado por: SACSEu só não sei porque raio continua lá o diferencial a ocupar espaço se neste momento nada faz.

Se eles já trocaram o contador e não retiraram o diferencial a partir desse momento, selado ou não você pode fazer o que quiser nunca mais irão assumir que o tem instalado, até porque o dever deles seria retira-lo aquando da instalação do novo contador... mas o recomendado é solicitar à e-redes até porque não tem custos e tem sempre de ser alguém habilitado (eletricista) a fazer isso...
  8. No meu caso, o maximo que apanhei foi 4 qualquer coisa quase a chegar aos 5. O que significa que em teoria a potencia de 6.9 e demasiado... mas como sao so 2e, prefiro nao correr o risco de o quadro ir abaixo durante uma call.
  9. É curioso o que estão a dizer porque há 1 ou 2 meses o diferencial em minha casa faleceu e eles vieram cá substituí-lo, apesar de eu já ter o contador inteligente há vários anos. O técnico que cá veio até disse que eu tive muita sorte, porque aqueles diferenciais estavam esgotados e aquele era o único que tinha no stock. Deve ter sido para me fazer sentir especial...
    Por acaso dava-me jeito tirar aquilo, porque o meu quadro não tem espaço para meter nem mais um disjuntor.
  10. Colocado por: Xtrilhoaté porque o dever deles seria retira-lo aquando da instalação do novo contador

Foi o que fizeram há uns anos, retiravam ou trocavam por um Não diferencial, depois diziam para contratar um técnico para colocar diferencial no quadro elétrico.

Colocado por: djouzeO técnico que cá veio até disse que eu tive muita sorte, porque aqueles diferenciais estavam esgotados e aquele era o único que tinha no stock. Deve ter sido para me fazer sentir especial...
    Por acaso dava-me jeito tirar aquilo, porque o meu quadro não tem espaço para meter nem mais um disjuntor.

Sim teve sorte, tinham instalado um Não diferencial e você que fosse arranjar um técnico para instalar um diferencial no quadro elétrico.

Senão ficava sem nenhum diferencial na instalação.
    • SACS
    • 18 outubro 2024
    Mas a questão é, aquilo faz falta?
  11. Colocado por: SACSMas a questão é, aquilo faz falta?

De acordo com as duas pessoas da linha de apoio da e-redes com quem falei ontem, não. O contador serve de diferencial.
    O meu é igual a este (foto daqui do fórum).
      fdc.jpg
  12. Colocado por: Casa da Horta
    De acordo com as duas pessoas da linha de apoio da e-redes com quem falei ontem, não. O contador serve de diferencial.
    O meu é igual a este (foto daqui do fórum).
      fdc.jpg

E que número tem você nesse equipamento.
    Eu também tenho esse diferencial e está regulado para 30 A que é também a potência que tenho contratada - 6,9 kVa.
    Entretanto fiz obras e passei esse diferencial para a rua depois do contador analógico.
    E em agosto a e-redes trocou o contador deixando o diferencial à mesma.
    • djouze
    • 18 outubro 2024 editado
    Colocado por: VarejoteSim teve sorte, tinham instalado um Não diferencial e você que fosse arranjar um técnico para instalar um diferencial no quadro elétrico.

Senão ficava sem nenhum diferencial na instalação.

Não é esse o caso porque o diferencial da e-redes liga a um diferencial no quadro principal (sendo que também tenho um diferencial nos quadros "secundários"). Ou seja, parece-me que é mesmo redundante.
  13. Colocado por: djouze

Não é esse o caso porque o diferencial da e-redes liga a um diferencial no quadro principal (sendo que também tenho um diferencial nos quadros "secundários"). Ou seja, parece-me que é mesmo redundante.

Se o seu já tem diferenciais no quadro elétrico, não necessita do DCP da eredes.

Falo dos que só têm disjuntores no quadro elétrico e ainda são uns milhares de habitações.
    Concordam com este comentário: djouze
  14. Colocado por: Joseba

1.6.10
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SACS

Esive a verificar 1.6.10 num contador e a leitura é 3.52. Quer dizer que a potencia contratada 6.9 é um exagero?
  15. Colocado por: Dias12E que número tem você nesse equipamento.

Não estou junto dele mas sei que tem sensibilidade de 500 mA.
    Por isso não estou preocupado por ter aumentado de 30 para 300 o da casa nova.
  16. Colocado por: canario12
    Esive a verificar 1.6.10 num contador e a leitura é 3.52. Quer dizer que a potencia contratada 6.9 é um exagero?

Poderá ser demais, provavelmente 4.6 será suficiente, eu como mencionei uns posts atrás também tinha essa potência inicialmente contratada e baixei para 4.6 sem problemas até agora. Se
  17. Colocado por: Casa da Horta
    Não estou junto dele mas sei que tem sensibilidade de 500 mA.
    Por isso não estou preocupado por ter aumentado de 30 para 300 o da casa nova.

Não é isso. Esse equipamento também faz de disjuntor. E acho que é regulável até 30 A.
    Na casa da minha avó está em 15 A e na minha a 30 A.
    Imagine que esse equipamento está limitado aos 20 A, você anda a pagar 6,9 kVA que nunca vai lá chegar. Ele dispara mais baixo.
    Concordam com este comentário: SaulGoodman

2.5644 seg. NEW