Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Casa da HortaPor acaso até acho que é dos poucos que se vai mantendo dentro da temática (fornecedores de eletricidade). O que ao fim de 3400 comentários é coisa rara e assinalável neste fórum.

Tal e qual...
  2. Recebi informação da Gold Energy que em janeiro o KM/H passaria para 0,2227€, o que com desconto do DD e FE passaria para 0,1782€., o termo de potência passa para 0,6480€ (6,9KVA).

Acabei de aderir à G9.

Por 7 meses fico com 0,3188€ e o KWh a 0,1429€.

O que acham?
    • eu
    • 6 dezembro 2024
    Não é nada mau...
    • eu
    • 6 dezembro 2024
    Este ano, em novembro e dezembro, o OMIE está completamente diferente do ano passado.

Porque será?
  3. Provavelmente porque os intervenientes perceberam que o negócio era bom demais..
  4. Infelizmente o "cartel" dos comercializadores de energia está a chegar, basicamente igual às telecomunicações.

Há 2 anos com diferenças significativas, hoje em dia, cêntimos.
  5. Aqui não se trata de comercializadores. O OMIE é ao nível da produção.

O problema (que não tem nenhuma solução boa que eu esteja a ver) é o mercado marginalista. No fundo o preço em cada hora é imposto pela fonte mais cara nessa hora e todos os produtores recebem pelo valor mais alto. Basta que seja necessário carvão ou sobretudo gás que os preços disparam.
    Esta situação foi piorada pelas taxas de carbono que agravaram significativamente a produção a partir de fontes fósseis.
  6. O OMIE Dezembro 2023 teve média de 120€Mwh, não muito diferente do que temos agora.
  7. Colocado por: euEste ano, em novembro e dezembro, o OMIE está completamente diferente do ano passado.

Porque será?

Onde podemos ver os valores médios de meses anteriores? Ao selecionar uma data num mês passada pelo datahub da ren não tenho acesso à média da Omie? (pergunta honesta)
    https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/mercado/?date=2024-11-07

Se for, vejo estes valores - Preços médios €/MWh
    Nov-2022: 115.38
    Nov-2023: 63.26
    Nov-2024: 104.60

Dez-2022: 96.55
    Dez-2023: 72.20
    Dez-2024 (até agora): 133.11
  8. os preços da G9 são só para 7 meses?
    vejo lá dois "tarifários", Smartfix e Net Promo 7*7... qual a diferença, além dos valores? fidelização? alguma outra coisa?

(a minha potência é 10,35. logo não irei beneficiar da oferta da potência)

edit: estava na Plenitude (25%) e recebi também esse email a alertar para a subida de preços. estou a ponderar a G9.
  9. Tem uma campanha para 7 meses.. até lá muita coisa muda.. logo se vê
  10. acabei por dar início ao processo de transferência para a G9, mas para o tarifário Smartfix. compensa-me mais. para uma potência de 10,35 e consumos médios mensais na casa dos 350/400 (simples) fica mais barato do que o dos 7 meses.
  11. Colocado por: VarejoteO OMIE Dezembro 2023 teve média de 120€Mwh, não muito diferente do que temos agora.

Nem por sombras. Os meses de Novembro e Dezembro de 2023 tiveram preços médios de 63 e 72€/MWh, respetivamente.
  12. Colocado por: ruicarlov

Nem por sombras. Os meses de Novembro e Dezembro de 2023 tiveram preços médios de 63 e 72€/MWh, respetivamente.

Sim, andava por volta dos 70€Mwh, devo ter colocado algo mal na data.
  13. Colocado por: bukowskiacabei por dar início ao processo de transferência para a G9, mas para o tarifário Smartfix. compensa-me mais. para uma potência de 10,35 e consumos médios mensais na casa dos 350/400 (simples) fica mais barato do que o dos 7 meses.

Como é que o Smartfix é mais barato?

Entendeu o que é aquela questão da oferta de potência até 6,9KVA? Não percebi o que quer dizer..
  14. Colocado por: Bragas V

Como é que o Smartfix é mais barato?

Entendeu o que é aquela questão da oferta de potência até 6,9KVA? Não percebi o que quer dizer..

Como a potência é 10.35 só se gastar mais de 22kw por dia é que lhe compensa a promo 7x7, caso contrário compensa a smartfix pois tem a potência/dia mais barata 0.11€
      Screenshot_20241209_040145_Chrome.jpg
  15. 10,35

Ok.

É que com 6,9, estão com 0,31€
  16. Colocado por: Pereira_89só se gastar mais de 22kw por dia

kWh

kw mede potência.
    kWh mede energia.
  17. Alguém já recebeu o vale oferta da Amazon por parte da Plenitude???
  18. Do que tenho visto, têm recebido pouco antes dos 60 dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu

2.8698 seg. NEW