Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pcspinheiroO preço a cada intervalo de 15 min. Se for ao gráfico diário e tocar nele, o cursor move-se de 15 em 15 min e mostra o preço. A ideia é pagar os kWh que gastar nesses 15 a esse preço. Isto é excelentes para quem consegue ajustar hábitos de consumo porque os gráficos são tipicamente conhecidos com antecedência. Para carregar o VE, por exemplo, pode-se escolher não só as horas de vazio mas aquelas em que o preço é menor (tem sido +- zero ente as 0:00 e as 7:00).
    Concordam com este comentário:eu

Correto, obrigado. Mas qual o gráfico com o valor a considerar? O que tem a escala em horas ou em H (ex.:H1Q1)?
  2. Se bem percebo, o gráfico HxxQy são os preços negociados para o dia seguinte. Exemplo, H18Q3 é o preço para o quarto horário 18:30-18:45. Se estiver errado, alguém que corrija...
    • zed
    • 20 fevereiro 2026
    Colocado por: ParticipanteCorreto, obrigado. Mas qual o gráfico com o valor a considerar? O que tem a escala em horas ou em H (ex.:H1Q1)?

Espreite aqui, é mais fácil: https://www.tiagofelicia.pt/precos-horarios.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
    • hangas
    • 20 fevereiro 2026 editado
    Colocado por: zedFoi o Victron DESS a calcular esse perfil de consumo da rede?

Sim foi. E tem corrido melhor do que imaginei.
      Screenshot 2026-02-20 at 11.28.50.png
  3. Colocado por: zed
    Espreite aqui, é mais fácil:https://www.tiagofelicia.pt/precos-horarios.html

Efetivamente mais fácil de ver o preço final a cada 15 min. Obrigado!👍
  4. Colocado por: zed
    Espreite aqui, é mais fácil:https://www.tiagofelicia.pt/precos-horarios.html

Perfeito. Muito obrigado pela partilha
  5. Por isto é que gosto da G9, será a mais barata neste momento(pode não ser, mas deve ser por poucos cêntimos que não é)

MAS...

Só pelo facto de entrar na área de cliente e com uns cliques poder mudar o tarifário(e apresenta o valor a pagar num campo)
    Mudei para o indexado... e ontem recebi a fatura e já está faturado como deve ser...até ao dia que mudei, um tarifário, e depois já está no indexado...
    Faturas certas...mensagem a dizer que será efetuado o débito direto e até a confirmação que receberam o pagamento da fatura..
    Isto para mim conta muito....(claro que temos sempre de confirmar as coisa), mas até hoje tudo correu bem, sem nenhum problema...
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, sky3205
      G9.png
  6. Também recebi a minha fatura hoje pela G9.
    178,94€ (com IVA, taxas e taxinhas) por 1201kWh.
  7. Agora não sou G9 mas sempre gostei muito de toda a facilidade com que se gerem as coisas e a facilidade com que se lê as faturas.
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
  8. Colocado por: Zé MeirinhoTambém recebi a minha fatura hoje pela G9.
    178,94€ (com IVA, taxas e taxinhas) por 1201kWh.

Aqui 106€ por 688kwh mas apanhei até ao dia 3 o tarifário anterior
  9. Recebi hoje a factura da G9, 51€ para 516 KWh. Foi menos que os habituais ~800 KWh, mas também menos alguns dias, pois só tenho contrato desde o dia 4. Mesmo assim, uma enorme poupança em relação ao que pagava anteriormente.
    • hangas
    • 27 fevereiro 2026 editado
    Também recebi a minha fatura G9 hoje.
    Foi um ciclo de 10 dias apenas, mas extrapolando essa media para o mês anterior tinham sido 1000kWh a 70Eur em vez de 170Eur. Devia ter trocado antes da Kristin :)

Por outro lado, o tempo melhorou um bocado desde o dia 10, e tenho ido menos à rede. E com a ajuda do DESS que faz as compras estrategicamente tem corrido muito bem.

E confirma-se que pela primeira vez um comercializador consegue-me faturar com base no diagrama de carga quarto-horario.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho, Dias12
      Screenshot 2026-02-27 at 08.46.35.png
      Screenshot 2026-02-27 at 08.46.07.png
  10. Colocado por: hangasE confirma-se que pela primeira vez um comercializador consegue-me faturar com base no diagrama de carga quarto-horario.

Excelente resultado, também fiquei muito contente com a prestação da G9.
    Aqui está um exemplo de que o quarto-horário combina muito bem com o bi-horário (0.0186€ + TAR 0.0158€ = 0.0344€). Incrível!
    Lá vou ter de comprar uma bateria para ter backup e melhor gestão de consumos.
    • hangas
    Colocado por: Zé MeirinhoAqui está um exemplo de que o quarto-horário combina muito bem com o bi-horário (0.0186€ + TAR 0.0158€ = 0.0344€). Incrível!
    Lá vou ter de comprar uma bateria para ter backup e melhor gestão de consumos.

Combina, mas só com bateria e o sistema fazer estas jogadas. Se fosse forçado a ir à rede depois do por do sol, o resultado seria outro.

Por exemplo, hoje o sistema percebeu que ia estar pouco sol (está literalmente a chover agora) e optou por carregar a bateria da rede durante a noite, para aguentar grande parte do dia com a bateria.

Principalmente evitar completamente das 16h as 22h. Se tivesse que ir à rede nessa altura ia-me ficar a 22cents o kWh!

Aquela estimativa de ir à rede as 14h pode até nao acontecer..ontem aproveitei para carregar o carro com excedente solar nos ultimos dias e o sistema está a pensar que terei um consumo elevado nessa altura, o que nao vai acontecer.

Até lá ele deve perceber que afinal tem bateria de sobra e muda o plano (assim espero)
      Screenshot 2026-02-27 at 09.43.43.png
  11. Colocado por: hangasE confirma-se que pela primeira vez um comercializador consegue-me faturar com base no diagrama de carga quarto-horario.
    Porque afirmas/confirmas isso?

Também estou na G9, no Smart Index (média OMIE) e em bi-horário diário, e a minha fatura é muito parecida com a tua.
      G9.jpg
    • hangas
    Colocado por: mafgodPorque afirmas/confirmas isso?

Pelo diagrama de cargas da propria G9, que coincide com o da e-redes
    Alias o relatorio da victron também está alinhado, embora nao conte com o net-metering. (260kwh no inversor vs 255 na e-redes)

Na fatura vem um preço médio para vazio e fora de vazio, mas é uma média com base no meu consumo real.
    Alias devo pedir ainda assim um relatorio de preço para confirmar e afinar a minha formula.

Quando estava na Ezu, pedia relatorios de preços todos os meses, e vinha sempre com perfil.
      Screenshot 2026-02-27 at 09.50.49-2.png
  12. Colocado por: hangasPelo diagrama de cargas da propria G9, que coincide com o da e-redes
    Alias o relatorio da victron também está alinhado, embora nao conte com o net-metering. (260kwh no inversor vs 255 na e-redes)
    Ok, mas como sabes que, o que consumiste num determinado periodo de 15min foi realmente cobrado ao preço OMIE nesse periodo?

O meu diagrama de carga é semelhante ao meu, ou seja, ambos não indicam dados de 15 em 15min.
      G92.jpg
    • hangas
    O grafico apenas mostra os kWh a cada 15min.. para confirmar so mesmo fazendo as contas no excel ou com um script.
    Mas de grosso modo os valores andam perto o suficiente para confirmar que a) nao me esta a ser aplicado o perfil b) não é uma media mensal OMIE (em cima do perfil)

A unica forma de confirmar so mesmo com o relatorio de preço (que todos os comercializadores até deviam ter forma de fazer download no site sem pedir ao suporte).

A EZU sempre me mandou isso em poucos dias.. era um CSV com milhares de linhas, com valoes perdas reais, etc.
    Consegui aplicar a formula deles e fazer as contas a bater ao centimo com a fatura e dessa forma perceber que era com base no perfil e comparar com o cenário do consumo real.
      Screenshot 2026-02-27 at 10.03.47.png
  13. O gráfico de consumo do G9 é uma cópia do que vemos via E-Redes. Podemos extrair em formato Excel.
    O preço quarto-horário da OMIE também está disponível aqui.
    Colocando a fórmula de cálculo da energia na G9, a AI pode fazer as contas rapidamente (por acaso ainda não me dei ao trabalho).
    • hangas
    Colocado por: Zé MeirinhoO gráfico de consumo do G9 é uma cópia do que vemos via E-Redes. Podemos extrair em formato Excel.

Sim, deverá ser.

Colocado por: Zé MeirinhoColocando a fórmula de cálculo da energia na G9, a AI pode fazer as contas rapidamente (por acaso ainda não me dei ao trabalho).

Para dar certo mesmo ao centimo há mais valores do que o OMIE.
    Perdas, Desvios, Encargos de regulação, etc.

Na altura com a EZU cheguei a fazer em Excel e num script que calculava aquilo tudo e so assim batia certo ao centimo.
      Screenshot 2026-02-27 at 11.07.52.png

0.0652 seg. NEW