Colocado por: VarejoteDa minha parte até final do ano Luzboa indexado, início do ano na pior das hipóteses, Regulado.
Colocado por: Martins_23
E o regulado não vai aumentar também de acordo com a TAR?
Parece-me que sim
Assim como o indexado também vai aumentar de acordo com a TAR.
Ou seja o indexado este ano até agora está numa média de 0.09 com os 0.06c de tar passará para 0.15c
Vai ser um aumento muito grande no preço da energia. Vai quase para o dobro. Mas é algo que já estamos habituados neste país alguém tem de pagar a estes politicos todos e às suas politicas.
No meu cas0 +50€ por mês e o salário será o mesmo se não acabar por falir a empresa por causa destes aumentos todos de impostos.
Colocado por: Varejote
Regulamento é regulado, o aumento ou redução não está relacionado com a TAR, quando a TAR estava negativa 9 cêntimos, o regulado na realidade até subiu, o aumento do regulado para Janeiro 2024, está previsto 1.9%, fica abaixo dos 16 cêntimos kwh.
Regulado com TAR -9 cêntimos.
€/kWh até 31 dez 2022
0,1599
€/kWh até 31 mar 2023
0,1624
€/kWh após 1 abr 2023
0,1567
Resumindo, se não desceu com TAR -9, também não sobe aumentando a TAR 6 cêntimos como será óbvio.
Será?
Não acredito.
O normal é quando desce fica na mesma e quando sobe sobe mais que o que devia ser.
Mas para janeiro vamos ver.
E vamos acompanhando o forum e trocando ideias a ver qual será a operadora com o melhor preço para janeiro.
Colocado por: VarejoteDa minha parte até final do ano Luzboa indexado, início do ano na pior das hipóteses, Regulado.
Colocado por: Martins_23a ver qual será a operadora com o melhor preço para janeiro.
Colocado por: hangas
Quem segue o GonçaloAguiar no twitter, já percebeu que é o regulado.
https://twitter.com/GoncaloAguiar/status/1714429300802285874?t=OPzO_Ubkb5YO7bLDfzbjsA&s=08
Colocado por: crisssxEntão na tua logica quais serão os preços referencia no regulado ?
Colocado por: hangas
O valor final à milesima, so depois de dia 15. Mas sabe-se o valor actual e sabe-se o aumento proposto em %.
Sendo que o valor actual é 0.1567, mesmo com um aumento (por cima) de 2% proposto rondará os 0.1598 (~0.16).
Da mesma forma não sabemos a TAR final proposta, mas sabe-se a ordem de grandeza. O que vai levar a valores de indexado para valores perto dos 19 a 20c/kWh assumindo uma média ANUAL da OMIE igual a 2023.
Eu vou esperar pelo dia 15 para saber os valores concretos, e ver como todo o mercado se posiciona. Mas possivelmente nessa semana vou passar para a SU.
É possivel, que com um clima favoravel, os valores OMIE permitam que o indexado se mantenha na casa dos 13c de valor final (dificilmente menos que isso).
Mas acredito que o bottleneck para mudar para a SU seja muito grande (ele não devem querer ser propriamente rapidos no processo)
Mas a SU não é a única a praticar preços regulados ou estou enganado?
Colocado por: Martins_23Mas a SU não é a única a praticar preços regulados ou estou enganado?
Colocado por: fpacardosoQuem estiver na GE, por ex, pode pedir para igualar os preços do mercado regulado, não precisam mudar para a SU.
Colocado por: fpacardosoExistem outras que também permitem.
Colocado por: mbootTabela de preços para goldenergy a partir de 1 Janeiro 2024 parceria ACP ainda sem a subida da tar.
Colocado por: taunus
Ou seja, além do aumento que fizeram há dias para 10 cêntimos agora já estão a passar para 11 e tal
Colocado por: RUIOLIVamos ver, vamos ter eleições...