Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pcspinheiroPergunta estúpida: se tiver tarifário indexado bi-horário há diferença efectiva no preço do kWh entre cheio e vazio? Quando estive na luzboa tenho ideia de que não fazia diferença nenhuma e aplicavam a média mensal.
    Tenho luzboa bi-horário diário e os valores são diferentes, quanto mais não seja, as TARs são diferentes :-)

Como curiosidade, para o intervalo entre 21 de outubro e 4 de novembro, temos para:
    simples: 0,054€/kWh

bi-horário diário:
    vazio: 0,029€/kWh
    cheio: 0,068€/kWh

bi-horário semanal:
    vazio: 0,022€/kWh
    cheio: 0,075€/kWh

mais coisa menos coisa.... quase metade do valor GE+ACP sendo sócio :-)
  2.  # 2

Na Luzboa, no indexado não existe horários é indexado média mensal.
  3.  # 3

Colocado por: pcspinheiroMas acho que vou para a Iberlectra ainda hoje

Tem que se aderir por telefone?
    No site não tem a opção para aderir ao indexado
    • dom123
    • 3 novembro 2023 editado

# 4

Colocado por: VarejoteNa Luzboa, no indexado não existe horários é indexado média mensal.

Na EZU em principio existe, mas penso que nunca me foi aplicado
    Estou a ponderar voltar apesar de ter saído á uma semana para a GE/ACP
  4.  # 5

No indexado não existe simples ou bi-horário, tanto na Luzboa ou EZU, só nas tarifas fixas.
    • Joseba

# 6

Colocado por: taunus

É sempre bom voltar ao caminho do mais simples. Essas modernices dos bi às vezes trazem dissabores.

Eu até iria mais longe.
    Hoje em dia (e cada vez mais no futuro) os horários actuais do bi-horário não fazem sentido algum, visto que com as energias renováveis temos excesso de energia durante o dia, quando no sistema actual o preço é.... mais alto.

Basta verem o preço (da produção) horário da energia.... É mais barata a (produção de) energia durante o dia e mais cara durante a noite, e o sistema actual do bi-horário incentiva o uso de energia durante a noite ao invés do dia. Não Faz Sentido!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  5.  # 7

Colocado por: VarejoteNo indexado não existe simples ou bi-horário, tanto na Luzboa ou EZU, só nas tarifas fixas.
    Existe e tenho bi-horário diário na Luzboa indexado!
    Concordam com este comentário: eu, nocas1
  6.  # 8

Colocado por: Varejote

Nestes últimos dias é mesmo gastar e receber por isso.
    Como mudei recentemente de fornecedor de energia, estive a ler e nao entendo o porque de dizeres isto.

"Oqueé?
    O preço indexado de eletricidade tem uma componente variável que se baseia nos preços de
    energia no mercado grossista OMIE, que variam a cada hora.
    Queimplicaçõesissotem?
    Isto significa que o preço final ao qual vendemos eletricidade também varia a cada hora, o que
    torna impossível aferir o valor exato de quanto cada cliente irá pagar. Comparativamente a
    tarifários fixos que outras comercializadoras oferecem, os nossos tarifários podem ser mais caros
    em algumas horas e mais baratos noutras. Quanto mais consumo de energia conseguir transferir
    para as horas a que o preço de energia está mais baixo, mais baixa será a sua fatura de energia"
    No contrato nao fala em que vamos receber quando o preço idexado estiver baixo, apenas eu entendo que se pague menos.

Alguém se importa de explicar me ou indicar-me uma pagina que explique com estes preços agora baixos como devemos usar a energia?
  7.  # 9

Colocado por: JosebaBasta verem o preço horário da energia.... É mais barata a energia durante o dia e mais cara durante a noite, e o sistema actual do bi-horário incentiva o uso de energia durante a noite ao invés do dia. Não Faz Sentido!
    Só que temos a TAR que ajuda a desbalançar... como disse acima:

Colocado por: mafgodpara o intervalo entre21 de outubro e 4 de novembro, temos para:
    simples:0,054€/kWh

bi-horário diário:
    vazio: 0,029€/kWh
    cheio: 0,068€/kWh

bi-horário semanal:
    vazio: 0,022€/kWh
    cheio: 0,075€/kWh
    Portanto, o bi-horário ainda compensa a quem faz uso do vazio obviamente.
    Atualmente, pouco tenho gasto durante o dia, os painéis tem carregado as baterias que tem dado praticamente todos os dias para o consumo em cheio, e assim tenho carregado os VEs em vazio à noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78, dom123
  8.  # 10

Colocado por: mafgodExiste e tenho bi-horário diário na Luzboa indexado!

No site a opção de horários só aparece na fixa, tenho Luzboa indexado, na adesão nem aparecia a opção simples, ou bi-horário.

No contrato aparece tarifa simples, mas nem me lembro de ter a opção Bi-horário.
    • dom123

# 11

Pronto, voltei á EZU, TARIFA COLETIVA
    Nem deu para aquecer o banco na GE/ACP
  9.  # 12

Colocado por: dom123
    Tem que se aderir por telefone?
    No site não tem a opção para aderir ao indexado

Afinal tem mas é meio complicado. Falei com eles ao telefone e explicaram.
  10.  # 13

Colocado por: dom123Pronto, voltei á EZU, TARIFA COLETIVA
    Nem deu para aquecer o banco na GE/ACP

Sócio ACP não tem fidelização?
  11.  # 14

Penso que não mas vou manter até ver, não é por 4.5€ mês que fico pobre
  12.  # 15

Não.
  13.  # 16

Para os mais entendidos porque a eletricidade à borla nestes últimos dias? É para manter?
  14.  # 17

Aderi à Ibelectra. O ano passado andei a engonhar a ver a coisa de longe com um pau comprido e perdi meses de preços muito baixos... Se vir que corre menos bem, há solução.
  15.  # 18

Colocado por: MaganoPara os mais entendidos porque a eletricidade à borla nestes últimos dias? É para manter?

Muita água nas barragens e muito vento, gera electricidade muito barata. Digo eu
  16.  # 19

Hoje ao que parece até estamos a exportar.

https://app.electricitymaps.com/zone/PT
  17.  # 20

Mudei ha 2 semanas para GE/ACP.. Agora a pensar se volto ao indexado outra vez ou não

0.2688 seg. NEW