Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: hangas

    Não é assim tão linear. Acho que a coopernico não re-compra os titulos só com base nisso. Julgo que têm que ser vendidos em mercado secundario.


    sim, também achava que não mas li qualquer comentário que seria possível

    Ainda tentei mudar para a IbeLectra, que era mais barata, mas não respondiam... e na coopérnico tenho tido resposta rapidamente, por isso, é o que é
    • hangas
    • 27 março 2024 editado

     # 2

    Colocado por: jg231sim, também achava que não mas li qualquer comentário que seria possível


    Também já vi comentários nesse sentido, a verdade é que nos estatutos não está nada previsto.

    E pelo que entendo do ponto 2 do Artigo 23.º, é que só é possivel passar a posição para outrém. Agora desconheço que a cooperativa tem alguma forma de agilizar esse processo.
    Por exemplo aceitar os titulos de quem quer sair à consignação e quando alguém novo quiser entrar, transmite esses em vez de emitir novos...
  2.  # 3

    não percebo...quando foi a plenitude este tópico tava em chamas só se falava no preço miracoloso, dos seus 25% adesões infinitas etc... eu tentei mas não me chatiei muito por não conseguir, sempre desconfiei do apoio que poderia ter dali caso precisasse e ainda bem que não aderi, que agora so vejo pessoal a falar da falta de faturação e falta de atendimento, agora temos duas empresas tugas a praticar melhor preço que os 25% da plenitude e ninguém diz nada???

    melhor e bem melhor caso as TAR já estejam incluídas...
  3.  # 4

    Colocado por: Rafael Monteiro Alexnão percebo...quando foi a plenitude este tópico tava em chamas só se falava no preço miracoloso, dos seus 25% adesões infinitas etc... eu tentei mas não me chatiei muito por não conseguir, sempre desconfiei do apoio que poderia ter dali caso precisasse e ainda bem que não aderi, que agora so vejo pessoal a falar da falta de faturação e falta de atendimento, agora temos duas empresas tugas a praticar melhor preço que os 25% da plenitude e ninguém diz nada???

    melhor e bem melhor caso as TAR já estejam incluídas...


    não há melhor preço que os 25% da plenitude fixos ou há?
    • acj
    • 28 março 2024

     # 5

    Quando a mama do indexado passar, não sei é como as pessoas que têm consumos de 700/800/1000 Kw mês se vão safar.
    Não seria o ideal, rever a actual forma de consumo, e caso seja possível reduzi-la?

    No Face, só vejo malta a delirar pelo indexado, que poupa muito, mas não vejo ninguém a falar em formas de poupança de forma a optimizar os consumos.

    Consumos dessa ordem, 700/800/1000, casos de 1200/1500. Fónix não entendo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fbastos
  4.  # 6

    Colocado por: jg231

    não há melhor preço que os 25% da plenitude fixos ou há?

    Que eu saiba não há nenhuma empresa a praticar o khw a 0.11€ já com TAR, excluindo por agora o indexado
  5.  # 7

    No simulador da ERSE aparecem tarifários mais baratos mas a informação parece errada. Numa visita ao site aparece o preço de 9 cts/kWh mas, supostamente, sem a TAR, o que faz com que seja mais cara que a plenitude quando se considera a TAR.

    Há muitas razões para consumos elevados. Ter VEs e fazer muitos KMS com eles é uma. Aqui em casa o VE contribui talvez com mais de 1/3 do consumo.
  6.  # 8

    Colocado por: acjConsumos dessa ordem, 700/800/1000, casos de 1200/1500. Fónix não entendo.

    Fácil. Mete 2 carros a carregar regularmente e vês.
    É uma questão de escolha. 300/400€ em gasolina/mês ou menos de 200€ em eletricidade?
    Concordam com este comentário: hangas, mafgod
    • hangas
    • 28 março 2024 editado

     # 9

    Colocado por: acjQuando a mama do indexado passar, não sei é como as pessoas que têm consumos de 700/800/1000 Kw mês se vão safar.


    A mama do indexado nunca passa, porque na média anual acaba por ser sempre mais vantajoso que qq tarifário fixo.
    Tudo bem que há geralmente 3 ou 4 meses por ano com OMIEs perto de zero, e depois ha outros 3 no verão com valores mais altos Mas ainda assim a minha experiencia de 2 anos continuos em indexado é positiva (uma média ai de 9-10cents)


    Colocado por: acjNão seria o ideal, rever a actual forma de consumo, e caso seja possível reduzi-la?


    Em topicos ou grupos de tarifários é normal que esse seja o tema dominante. Se for para topicos de fotovoltaico tem outra perspectiva. Vai encontrar muita gente que apenas tem esses consumos de 800-1000kWh/mes no inverno e por causa do aquecimento. De verão devem ter uma fração disso. O que dá jeito.. de inverno o indexado é geralmente mais barato, por isso faz sentido ir à "mama", de verão mesmo que a mama acabe muita gente com solar ou é autosuficiente ou não são muito relevantes os preços mais altos.


    É o meu caso concreto.. de inverno gasto 900-1000kWh principamente com aquecimento entre Dez e Fev. Pouca produção e mais consumo. A partir de Março não só não uso praticamente o aquecimento, como tenho muito mais produção. Carrego um PHEV exclusivamente com solar e ainda vendo algum excendente.
    Concordam com este comentário: zed
    • acj
    • 28 março 2024

     # 10

    Colocado por: Zé Meirinho
    Fácil. Mete 2 carros a carregar regularmente e vês.
    É uma questão de escolha. 300/400€ em gasolina/mês ou menos de 200€ em eletricidade?
    Concordam com este comentário:hangas


    Sempre pensei que os eléctricos não gastassem tanto. Não dizem 10/15€ pra 300/400kms?
    Anda muita malta a fazer 5000/6000kms mês 😁
    • acj
    • 28 março 2024

     # 11

    Colocado por: hangas

    A mama do indexado nunca passa, porque na média anual acaba por ser sempre mais vantajoso que qq tarifário fixo.
    Tudo bem que há geralmente 3 ou 4 meses por ano com OMIEs perto de zero, e depois ha outros 3 no verão com valores mais altos Mas ainda assim a minha experiencia de 2 anos continuos em indexado é positiva (uma média ai de 9-10cents)




    Em topicos ou grupos de tarifários é normal que esse seja o tema dominante. Se for para topicos de fotovoltaico tem outra perspectiva. Vai encontrar muita gente que apenas tem esses consumos de 800-1000kWh/mes no inverno e por causa do aquecimento. De verão devem ter uma fração disso. O que dá jeito.. de inverno o indexado é geralmente mais barato, por isso faz sentido ir à "mama", de verão mesmo que a mama acabe muita gente com solar ou é autosuficiente ou não são muito relevantes os preços mais altos.


    É o meu caso concreto.. de inverno gasto 900-1000kWh principamente com aquecimento entre Dez e Fev. Pouca produção e mais consumo. A partir de Março não só não uso praticamente o aquecimento, como tenho muito mais produção. Carrego um PHEV exclusivamente com solar e ainda vendo algum excendente.


    Essa do Solar com baterias é outra que as contas ou não batem certo,ou não as sabem fazer.
    Em quantos anos recuperam o investimento por exemplo de 6000/7000 €, estando no mercado indexado, com o valor actual do kW baixíssimo?
  7.  # 12

    Colocado por: hangasA mama do indexado nunca passa, porque na média anual acaba por ser sempre mais vantajoso que qq tarifário fixo.


    Atenção que depende muito das situações particulares. Com base na média do OMIE de todo o ano de 2023 eu escolhi a Plenitude porque o OMIE teria que ser 30% mais barato na média de 2024 em relação ao ano anterior para igualar o preço da Plenitude. Claro que nestes primeiros meses do ano estar no fixo está a "doer" mais, mas as contas finais só valem daqui a 9 meses. Para quem tem um número significativo de painéis solares, as contas são outras. Cá temos 1 KWh de painéis que ajudam no verão mas não seria suficiente para fazer o offset dos 30% de diferença. Conversemos em Dezembro para fazer o balanço do ano. O indexado pode ter valido a pena para alguns, nem tanto para outros.
    Concordam com este comentário: hangas, zed
  8.  # 13

    Colocado por: acj
    Essa do Solar com baterias é outra que as contas ou não batem certo,ou não as sabem fazer.


    Ninguém falou em solar com baterias :)

    É natural que ao adicionar baterias, e mesmo que tenham uma utilização plena - i.e todos os dias consegue deferir a sua capacidade util total do periodo solar para o restante - vai atirar o break-even muito lá para a frente e para muito perto ou depois do periodo de vida util das mesmas.

    Na minha optica uma solução com armazenamento só se justifica se não tiver mesmo forma de aproveitar a quase totalidade da produção em periodo solar. Porque continua a haver ganhos, mas quase metada dos que poderia ter com aproveitamento directo.
  9.  # 14

    Colocado por: pcspinheiroAtenção que depende muito das situações particulares.


    Colocado por: pcspinheiroO indexado pode ter valido a pena para alguns, nem tanto para outros.


    Sim, totalmente de acordo. E por isso há tanta oferta diversa de tarifários.
    Cada caso é um caso e cada um tem que fazer as suas contas. Inclusive cruzar o estudo do tarifário com a da instalação e dimensão da instalação solar.

    Nestes dois anos de indexado, tenho também uma variavel nova desde Dez'23, que são 4kWp solares.
    Este ano é de estudo e acompanhamento continuo. Mas começo a perceber que valerá a pena mudar para bi-horario outra vez.

    Mas para mim também vai ser um ano de estudo até Dezembro.
  10.  # 15

    Colocado por: hangas

    A mama do indexado nunca passa, porque na média anual acaba por ser sempre mais vantajoso que qq tarifário fixo.
    Tudo bem que há geralmente 3 ou 4 meses por ano com OMIEs perto de zero, e depois ha outros 3 no verão com valores mais altos Mas ainda assim a minha experiencia de 2 anos continuos em indexado é positiva (uma média ai de 9-10cents)




    Em topicos ou grupos de tarifários é normal que esse seja o tema dominante. Se for para topicos de fotovoltaico tem outra perspectiva. Vai encontrar muita gente que apenas tem esses consumos de 800-1000kWh/mes no inverno e por causa do aquecimento. De verão devem ter uma fração disso. O que dá jeito.. de inverno o indexado é geralmente mais barato, por isso faz sentido ir à "mama", de verão mesmo que a mama acabe muita gente com solar ou é autosuficiente ou não são muito relevantes os preços mais altos.


    É o meu caso concreto.. de inverno gasto 900-1000kWh principamente com aquecimento entre Dez e Fev. Pouca produção e mais consumo. A partir de Março não só não uso praticamente o aquecimento, como tenho muito mais produção. Carrego um PHEV exclusivamente com solar e ainda vendo algum excendente.


    Isto, tenho gasto ai uns 400 porque infelizmente tenho de ter o aquecedor no máximo, no verão isto já não acontece e não gasto quase nada...

    Consumos mais altos serão VE
    • acj
    • 28 março 2024

     # 16

    Colocado por: hangas

    Ninguém falou em solar com baterias :)

    É natural que ao adicionar baterias, e mesmo que tenham uma utilização plena - i.e todos os dias consegue deferir a sua capacidade util total do periodo solar para o restante - vai atirar o break-even muito lá para a frente e para muito perto ou depois do periodo de vida util das mesmas.

    Na minha optica uma solução com armazenamento só se justifica se não tiver mesmo forma de aproveitar a quase totalidade da produção em periodo solar. Porque continua a haver ganhos, mas quase metada dos que poderia ter com aproveitamento directo.


    Pois com bateria, duvido que actualmente compense, face ao custo das mesmas, e ao preço actual da energia. Daqui a 10 anos talvez mude opinião 😁
    • hangas
    • 28 março 2024 editado

     # 17

    Colocado por: acjPois com bateria, duvido que actualmente compense, face ao custo das mesmas, e ao preço actual da energia.


    Apesar de não estar a contar meter baterias optei por um inversor hibrido. O Huawei que é bastante comum por ai.
    Fiz só umas contas por alto em relação a instalar uma Luna de 5kWh, e deixar logo a ideia de parte, a não ser que o preço caia 50%.

    O mais barato que se encontra para ai são 3000 Eur por 5kwh.

    Ora isto dá uma média de 600 Eur por kWh potencial a diluir pela vida da bateria.

    Se todos os dias de um ano, conseguisse utilizar os 5kWh com solar, seriam menos 1825kWh que ia buscar à rede.
    Assumindo preços kWh fixos e do regulado, como referencia, e com IVA estamos a falar de 20cent/kWh.

    Ora num ano poupavam-se 1825*0.20=365Eur. Para anular os 3000Eur da aquisição seriam precisos 8,2 anos e cerca de 3000 ciclos completos da bateria. Deixa pouca margem para alguma rentabilidade.

    Isto seria o cenario mais favoravel à bateria. Se consideramos que os 5kWh não são 100% utilizaveis, que posso comprar o kWh mais barato que os 20cent já com IVA, etc. Que vai haver dias em que não consigo carregar a bateria toda.. O cenario só piora.

    Mas há outras soluções, um bocado mais DIY. Num outro topico discutia a possibilidade de adicionar um Victron com uma bateria reciclada ou DIY (e.g uma bateria Mercedes de 48V e 15kWh reciclada)

    Aqui estariamos a falar de uns 3k na mesma, para para 15kWh. O cenario já muda um bocado de figura.
    Já significava que de Março até Outubro podia não consumir absolutamente nada da rede.
    • argo
    • 28 março 2024

     # 18

    Muitas baterias foram instaladas no contexto de serem subsidiadas pelo fundo ambiental, ai as contas são outras. Pessoalmente preferi meter somente paineis com o máximo de retorno (85%) pelo fundo e também acho que há coisas mais importantes a serem subsidiadas que as baterias.
    Concordam com este comentário: hangas
  11.  # 19

    Colocado por: jg231

    não há melhor preço que os 25% da plenitude fixos ou há?



    Tou desde ontem a dizer que há (paginas anteriores) e que tou espantado de ninguém falar disso aqui...agora so falam do indexado, já nem querem saber que há tarifas simples a fazer preços de indexado
  12.  # 20

    Colocado por: Rafael Monteiro Alex


    Tou desde ontem a dizer que há (paginas anteriores) e que tou espantado de ninguém falar disso aqui...agora so falam do indexado, já nem querem saber que há tarifas simples a fazer preços de indexado


    não me aparece nada no simulador da erse
 
0.9808 seg. NEW