Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gastam 20kwh da rede, andam preocupado com o fornecedor mais barato por meia dúzia de euros?
  2.  # 2

Colocado por: VarejoteGastam 20kwh da rede, andam preocupado com o fornecedor mais barato por meia dúzia de euros?

Podes ver por outro ponto de vista, para quê dar € desnecessário a terceiros, e meia dúzia de euros pode não fazer falta a um, mas para outro pode fazer bastante diferença, com essa meia dúzia de euros podes comprar 6 latas de atum(ou até já não), que pode ser o jantar/almoço de muita família portuguesa(sim é a realidade, sei que neste fórum pode não o ser, mas.....)
  3.  # 3

Colocado por: mafgodTenho 4 baterias de 4,2kWh, consumo de abril cerca de 890kWh (importado e solar segundo o inversor).
    Em março já foi de 1340kWh (ar condicionado).

A média mensal do ano passado foi de 850kWh.

mafgod

Calculou o retorno do investimento dessas baterias?
    Já ter partilhado qual a potencia de fotovoltaicos que tem instalada, mas numa pesquisa rápida não encontrei...
  4.  # 4

Colocado por: nhenriquesCalculou o retorno do investimento dessas baterias?
    Há coisas que o dinheiro não paga :-)

Este ano dupliquei os painéis e as baterias do que tinha instalado há uns anos, assim agora tenho cerca de 8kWp instalados com inversor limitado a 4kW na exportação (sim, também vendo o excedente).

Como estou em casa, posso colocar os VEs a carregar.
    Se não tivesse VEs e/ou nem em casa, bastaria metade da capacidade de painéis.

Sobre valores, cerca de 7,500€ valor total nas duas intervenções.
    Podia agora ter optado por uma única bateria até com maior capacidade e vender as duas baterias (8,4kWh total) e ainda ter ficado mais em conta. Mas o espaço não o permite.
  5.  # 5

Duas perguntas:

Qual é a estimativa de retorno em tempo desse investimento?
    Será que no final desse tempo, as baterias ainda aguentam outro tanto tempo de uso?
  6.  # 6

Sim, eu sei que nem tudo é a pensar apenas no retorno - mas mesmo assim podia ter feito essas contas...

E esta bateria? Bateria
    Vi um vídeo e achei o preço muito interessante.
  7.  # 7

Colocado por: R3volutionDuas perguntas:

Qual é a estimativa de retorno em tempo desse investimento?
    Será que no final desse tempo, as baterias ainda aguentam outro tanto tempo de uso?
    A média dos ultimos 3 anos completos, é de 5.714kWh consumo solar anual.
    Tendo em conta que também tenho optado pelos melhores tarifários mas nem sempre e tenho bi-horário, diria que um valor médio de 15cts/kWh (12,2 + IVA) será justo, logo tive uma "poupança" anual de 0,15 x 5714 = 857€ (a venda do excedente tem sido baixa, contudo no ultimo ano já andou nos 100€).
    O valor investido inicialmente (verão 2021) andou nos 3.750€ (usufrui de 3.000€ do apoio estatal na altura). Se não tivesse aumentado o campo solar e armazenamento, o ROI seria algures nos 3750/857~= 4,7 anos... vá uns 5 anos, e nem estou a entrar com a venda de excedentes. Portanto, estava a cerca de 1 ano para ter o investimento pago.

Gastei outro tanto e dupliquei armazenamento e produção, a espetativa é no inverno baixar bastante o consumo, porque, não tendo a necessidade de aquecimento o que tinha dava conta do recado.
    Outra questão que também fez apostar no aumento foi ter aumentado o número de VEs em casa, consequentemente, maior consumo.
    o ROI deste novo investimento ainda é uma incógnita, mas tendo em conta que tenho mais VEs a carregar e espero reduzir bastante o consumo no inverno, o ROI deverá andar também pelos 5 anos. Para o ano veremos após o inverno deste ano.

As baterias são nacionais e garantia de 10 anos.
    A minha preocupação é mais o inversor que as baterias :-)
  8.  # 8

Colocado por: nhenriquesSim, eu sei que nem tudo é a pensar apenas no retorno - mas mesmo assim podia ter feito essas contas...
    Se eu faço contas por meia dúzia de euros claro que também as fiz :-) neste investimento assim como quando adquiri o primeiro VE.

Colocado por: nhenriquesE esta bateria?Bateria
    Vi um vídeo e achei o preço muito interessante.
    As baterias estão cada vez mais acessíveis.
    Gastei cerca 2.200€ por 8,4kWh... ou seja, gastei praticamente o dobro do preço por kWh mas, para adquirir essa ou outra parecida, tinha de desfazer das outras duas e ainda ficava em conta (a diferença era o valor da venda das baterias "antigas"). Contudo, o espaço, não permitia uma bateria desse tamanho.
    Assim, tenho o bom que é quase sempre inimigo do óptimo :-)
  9.  # 9

Colocado por: RcrdPrnt

Podes ver por outro ponto de vista, para quê dar € desnecessário a terceiros, e meia dúzia de euros pode não fazer falta a um, mas para outro pode fazer bastante diferença, com essa meia dúzia de euros podes comprar 6 latas de atum(ou até já não), que pode ser o jantar/almoço de muita família portuguesa(sim é a realidade, sei que neste fórum pode não o ser, mas.....)

Quem anda a gastar milhares para poupar ao longo dos anos, não anda a pensar comer latas de atum por necessidade.
  10.  # 10

Colocado por: Varejote

Quem anda a gastar milhares para poupar ao longo dos anos, não anda a pensar comer latas de atum por necessidade.

E o atum está caro, já não é o que era
    • zeto
    • há 5 dias editado

# 11

Realmente simulei diretamente na página da ibelectra bons preços, terá já o acesso ás redes no tarifário que apresentam?

Colocado por: taunus

Tem. Estou a Ibelectra. Pode ver acima na minha publicação os preços para 6.9Kva. A minha factura de 30 dias em 6.9Kva foi 56,69€ para 333kWh

Taunus, tem a certeza que o acesso as redes está incluído no preço do kw ou na potência na ibelectra ?
    a mim foi me dito hoje que o acesso as redes na ibelectra vem separado
  11.  # 12

Zeto,

Não sei como vêm a factura do indexado deles, mas para quem tem preço fixo com DB + FE, para uma potencia de 6.9kVA, o preço da potencia é de 0.3674€/dia em que na factura consta:

Potencia contratada:0.05€
    Potencia contratada (Dia -acesso às redes) 6.9KVa - 0.3174€
  12.  # 13

Regulador propõe fim do período de permanência nas opções tarifárias do contrato de luz.

Com esta alteração, os clientes com potência contratada até 20,7 kVA poderão, aquando da celebração de novos contratos, mudar livremente entre tarifa simples, bi-horária e tri-horária, sem restrições.

https://eco.sapo.pt/2025/05/23/regulador-propoe-fim-do-periodo-de-permanencia-nas-opcoes-tarifarias-do-contrato-de-luz/

Colocado por: bluthunder82Zeto,

Não sei como vêm a factura do indexado deles, mas para quem tem preço fixo com DB + FE, para uma potencia de 6.9kVA, o preço da potencia é de 0.3674€/dia em que na factura consta:

Potencia contratada:0.05€
    Potencia contratada (Dia -acesso às redes) 6.9KVa - 0.3174€

Exemplo
      Screenshot_20250524_015812_Gallery.jpg
  13.  # 14

Colocado por: zetoRealmente simulei diretamente na página da ibelectra bons preços, terá já o acesso ás redes no tarifário que apresentam?

Taunus, tem a certeza que o acesso as redes está incluído no preço do kw ou na potência na ibelectra ?
    a mim foi me dito hoje que o acesso as redes na ibelectra vem separado

Claro que tenho a certeza. E claro que o acesso à redes vem separado. Mas as contas são para serem feitas.

Mas pode confiar, há 30 anos que sou responsável pelas minhas contas de energia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  14.  # 15

Recebi factura dos últimos 30 dias com a electra, 75.76€ para 649 kwh consumidos, ou 11.67 cts/kWh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  15.  # 16

Colocado por: pcspinheiroRecebi factura dos últimos 30 dias com a electra, 75.76€ para 649 kwh consumidos, ou 11.67 cts/kWh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zeto

Se for assim e se se mantiver, é o fornecedor mais barato que á em Portugal, já mudei 4 vezes vamos esperar pela fatura da ebelectra, depois dou Feedback
  16.  # 17

Colocado por: zeto
    Se for assim e se se mantiver, é o fornecedor mais barato que á em Portugal, já mudei 4 vezes vamos esperar pela fatura da ebelectra, depois dou Feedback

Acho que deve voltar a ler as ultimas páginas. É o mercado indexado a funcionar, que hoje é o mais barato mas daqui a 2 meses deve ser o mais caro. O preço do kwh é variável de mês para mês.
      Screenshot_20250524_143358_Chrome.jpg
  17.  # 18

É preciso ir mantendo o olho no OMIE, eu costumo consultar quase diariamente porque demora uns 3s... E, infelizmente, continuamos a pagar muito mais do que em Espanha... Amanhã pagamos praticamente o dobro, apesar de no absoluto serem valores bastante baixos.
  18.  # 19

Colocado por: pcspinheiroÉ preciso ir mantendo o olho no OMIE, eu costumo consultar quase diariamente porque demora uns 3s... E, infelizmente, continuamos a pagar muito mais do que em Espanha... Amanhã pagamos praticamente o dobro, apesar de no absoluto serem valores bastante baixos.

Eu tenho um bot no telegram
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  19.  # 20

Bot do Telegram, todos os dias às 11:45h mensagem com o valor para o proximo dia.
    Mais fácil não há!
    Concordam com este comentário: tiagodiaf

3.7445 seg. NEW