Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Primeira intervenção neste tópico.... Casal com 1 filho menor na casa dos 40 anos. Adquirimos a primeira habitação recentemente, casa casa dos 190k (cerca de 300 metros de área útil, entre rés-do chão e primeiro andar e garagem) com obras irá ficar perto dos 230k. CH de 170k. Temos rendimentos líquidos (o casal em conjunto, somos trabalhadores por conta de outrem) na casa dos 2600k. Somos ricos? Não, mas dá perfeitamente para viver desafogados, não esquecer que depende sempre da zona onde residem, neste caso Alentejo onde o miúdo nunca pagou nada de escola, sim tenho sorte de os avós o poderem ir buscar quando sai e evito ATL´s e tb nunca paguei creche. Até ter casa estivemos numa casa de família sem renda. Quando compramos agora a vivenda podíamos ter "pago" a casa quase na totalidade mas com as condições que nos ofereceram no CH optamos por ter as nossas poupanças investidas noutro lado (Tesouro, ETFs, etc..). Sei que nem todos têm estas condições mas dizer que 5k por mês não chegam é um exagero..... Mais uma vez, depende sempre de onde moram... eu estou a 1h30 de Lx e não sinto a mínima falta dela, qd quero vou lá e volto no mesmo dia na boa.... Se podia estar a ganhar mais? Sim podia, estive em Lisboa 12 anos e resolvi voltar às origens a deixar de ganhar mais quase 900 euros liquidos no entanto tenho condições que não tinha em Lisboa. Tenho casa própria com uma área brutal e numa zona nobre da cidade, horários que em Lisboa são miragem, vou a pé para o trabalho, almoço em casa, etc...

Por isso mesmo cada caso é um caso e depende da zona onde de reside ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  2.  # 202

Colocado por: RCF
    Mais uma vez, está a moldar o mundo tendo em conta apenas os seus horizontes, transpondo-os para as outras pessoas que, naturalmente, podem ter horizontes (muito) distintos dos seus...

e insiste no erro...

Se acha que tem competência para julgar erros, julgue os seus. Não me parece competente em julgar certas ou erradas as minhas afirmações. Já as suas extremadas, podia quem sabe comedi-las.
    Concordam com este comentário: Hugo.
  3.  # 203

Colocado por: godnelsonPrimeira intervenção neste tópico.... Casal com 1 filho menor na casa dos 40 anos. Adquirimos a primeira habitação recentemente, casa casa dos 190k (cerca de 300 metros de área útil, entre rés-do chão e primeiro andar e garagem) com obras irá ficar perto dos 230k. CH de 170k. Temos rendimentos líquidos (o casal em conjunto, somos trabalhadores por conta de outrem) na casa dos 2600k. Somos ricos? Não, mas dá perfeitamente para viver desafogados,não esquecer que depende sempre da zona onde residem, neste caso Alentejo onde o miúdo nunca pagou nada de escola, sim tenho sorte de os avós o poderem ir buscar quando sai e evito ATL´s e tb nunca paguei creche. Até ter casa estivemos numa casa de família sem renda. Quando compramos agora a vivenda podíamos ter "pago" a casa quase na totalidade mas com as condições que nos ofereceram no CH optamos por ter as nossas poupanças investidas noutro lado (Tesouro, ETFs, etc..). Sei que nem todos têm estas condições mas dizer que 5k por mês não chegam é um exagero..... Mais uma vez, depende sempre de onde moram... eu estou a 1h30 de Lx e não sinto a mínima falta dela, qd quero vou lá e volto no mesmo dia na boa.... Se podia estar a ganhar mais? Sim podia, estive em Lisboa 12 anos e resolvi voltar às origens a deixar de ganhar mais quase 900 euros liquidos no entanto tenho condições que não tinha em Lisboa. Tenho casa própria com uma área brutal e numa zona nobre da cidade, horários que em Lisboa são miragem, vou a pé para o trabalho, almoço em casa, etc...

Por isso mesmo cada caso é um caso e depende da zona onde de reside ;)

"neste caso Alentejo onde o miúdo nunca pagou nada de escola, sim tenho sorte de os avós o poderem ir buscar quando sai e evito ATL´s e tb nunca paguei creche. Até ter casa estivemos numa casa de família sem renda."

Fosse isto (e a sorte) diferente e não falava em desafogo.
    • RCF
    • 9 junho 2022

# 204

Colocado por: Sandra_cc

Se acha que tem competência para julgar erros, julgue os seus. Não me parece competente em julgar certas ou erradas as minhas afirmações. Já as suas extremadas, podia quem sabe comedi-las.

convém contextualizar...
    Julgar, julgou a Sandra quando referiu que eu não teria rendimentos de 4k mês... aí sim, julgou. E, quiçá, errou! Sendo que, sobre esse seu julgamento, por ser sobre mim, tenho eu toda a legitimidade para me pronunciar
  4.  # 205

convém contextualizar...
    Julgar, julgou a Sandra quando referiu que eu não teria rendimentos de 4k mês... aí sim, julgou. E, quiçá, errou! Sendo que, sobre esse seu julgamento, por ser sobre mim, tenho eu toda a legitimidade para me pronunciar

Se tem, não parece. E como 90% dos portugueses não tem, as probabilidade não o favorecem.

Eu não acredito que tenha.
    • RCF
    • 9 junho 2022

# 206

Se tem, não parece. E como 90% dos portugueses não tem, as probabilidade não o favorecem.

Eu não acredito que tenha.

e continua a julgar...
    mas pronto, o que interessa mesmo é ser feliz! Seja-o!
  5.  # 207

e continua a julgar...
    mas pronto, o que interessa mesmo é ser feliz! Seja-o!

Não há julgamento nenhum. É convicção e até a justifiquei.
  6.  # 208

90% dos portugueses não têm ou não declaram?
  7.  # 209

Colocado por: dmiguel90% dos portugueses não têm ou não declaram?

Grande questão!

Entre os que fogem a impostos, declaram IRC (em vez de IRS) e têm atividades ilicitas...há alguns, mas não faz milhões para a estatística mudar demasiado.
  8.  # 210

"neste caso Alentejo onde o miúdo nunca pagou nada de escola, sim tenho sorte de os avós o poderem ir buscar quando sai e evito ATL´s e tb nunca paguei creche. Até ter casa estivemos numa casa de família sem renda."

Fosse isto (e a sorte) diferente e não falava em desafogo.

Por partes, o ATL aqui na zona anda pelos 100/150€... A creche idem..... Se tivesse pago renda antes se calhar já tinha adquirido HP antes... por isso sim, se os 2600k não me chegassem por mês para estar desafogado então é porque eu e a minha família não sabíamos gerir o orçamento disponível.

A sorte que tive por nao pagar renda é que me permitiu ter poupanças, que podia ter usado agora mas optei por não o fazer, e pago CH do máximo que o Banco me podia emprestar e o orçamento continua a dar... A grande questão é que optamos por poupar sempre que possível.... Temos tlms QB nada de topos de gama.... Automovel temos na casa dos 25k quando vejo outras familias a irem para BM´s e Mercedes pelo Status e a ganharem bem menos do que eu.... isto chama-se literacia financeira.... ter QB para ter uma vida desafogada e não ter medo das crises.... Faço férias tanto em PT como no estrangeiro... apenas tenho é o cuidado de ir gastando apenas o necessário... Faço várias jantaradas com amigos e petiscadas mas em vez de ir fora gostamos de fazer nas casas de uns e outros e é muito mais familiar e gastamos bem menos e ficamos melhor servidos.... Por isso sim, posso falar em desafogo porque felizmente sempre tive quem me ensinasse alguma literacia financeira para viver ;)

Conheço pessoal aqui na zona que têm pouco mais que o SMN e têm Iphones topo de gama e mercedes... Dp claro não estão desafogados :)
  9.  # 211

Só venho aqui comentar que se eu ganhasse 5k líquidos por mês já teria 2 prédios alugados e talvez....uma ilha!

Quando não se nasce rico, aprende-se muito no que diz respeito a gestão financeira.

Respondendo ao tópico: Não, as casas não estão a preços aceitáveis para a nossa economia e poder de compra.
    • RCF
    • 9 junho 2022

# 212

Colocado por: Pereira82Respondendo ao tópico: Não, as casas não estão a preços aceitáveis para a nossa economia e poder de compra.

então, porque se vendem como pão quente...?
    Enquanto se venderem, temos de compreender que o preço é ajustado. Pode não ser o preço ajustado para a minha ou para a sua carteira, mas é ajustado para a sociedade em que em vivemos e da qual somos parte, mas apenas uma ínfima parte.
  10.  # 213

Colocado por: Casa da HortaQuem ganha 5000 líquidos e chega ao fim do mês com conta a zero não é rico nem classe alta, é idiota.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,HAL_9000,lardocelar,RUIOLI

Ou pode ter investido na casa das velhas gordas, para lixar o corpo todo na agricultura 😁
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, HAL_9000
  11.  # 214

E ajustado para alguns que são uma minoria sim.

E sinceramente preferia quando Lisboa tinha menos gente sempre vi em Lisboa e falam que antes era um deserto , o que e complemente demagogia falso .
  12.  # 215

então, porque se vendem como pão quente...?
    Enquanto se venderem, temos de compreender que o preço é ajustado. Pode não ser o preço ajustado para a minha ou para a sua carteira, mas é ajustado para a sociedade em que em vivemos e da qual somos parte, mas apenas uma ínfima parte.

Percebo. No entanto é preciso ver o outro lado da coisa, quem as comprou?

Quem comprou a moradia de 700k? Eu sei foi um Belga

Quem comprou o apartamento de 450k? Eu sei, foi o dono da x empresa, fala-se que foi para "lavar"...

e por aí fora...

Quando toca ao comum casal com salários médios não os vejo a largar-se nestes investimentos...

Vendi o meu apartamento a um valor mais alto do que comprei em 2009. Tive montes de visitas, todos o queriam, ninguem ficou com ele. Eu perguntava à imobiliária, resposta: Vinham todos desanimados do banco...etc etc

Quem me comprou? um investidor que lhe apeteceu torrar uns milhares para aluguer...

é a realidade que eu vejo.

No entanto, espero que isto melhore bastante, pois gosto de ver toda a gente feliz e a viver com harmonia, fartos de guerras e desânimo tá o povo farto.
  13.  # 216

Colocado por: Pereira82

Percebo. No entanto é preciso ver o outro lado da coisa, quem as comprou?

Quem comprou a moradia de 700k? Eu sei foi um Belga

Quem comprou o apartamento de 450k? Eu sei, foi o dono da x empresa, fala-se que foi para "lavar"...

e por aí fora...

Quando toca ao comum casal com salários médios não os vejo a largar-se nestes investimentos...

Vendi o meu apartamento a um valor mais alto do que comprei em 2009. Tive montes de visitas, todos o queriam, ninguem ficou com ele. Eu perguntava à imobiliária, resposta: Vinham todos desanimados do banco...etc etc

Quem me comprou? um investidor que lhe apeteceu torrar uns milhares para aluguer...

é a realidade que eu vejo.

No entanto, espero que isto melhore bastante, pois gosto de ver toda a gente feliz e a viver com harmonia, fartos de guerras e desânimo tá o povo farto.

Podia ter baixado o preço ai invés de viver também da "especulação" .... ;)
  14.  # 217

O comum português se não herda casa de família muito provavelmente nunca vai comprar uma casa em Lisboa
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  15.  # 218

Colocado por: godnelsonliteracia financeira

Em muitos casos não é falta de educação mas falta de controlo dos impulsos.

Os médicos que fumam sabem exactamente quais são as consequências mas não conseguem deixar de fumar.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  16.  # 219

Colocado por: Reduto25O comum português se não herda casa de família muito provavelmente nunca vai comprar uma casa em Lisboa

O que é um português comum?
    O que é uma casa em Lisboa, um t1 nas Galinheiras ou uma vivenda no Restelo?
    O "normal" seria alguém comprar a casa á medida das disponibilidades e necessidades. Um jovem casal que acabou de se juntar não precisa de comprar um T4 (até porque parece que em 50% dos caos o "ajuntamento" termina cedo).
  17.  # 220

Colocado por: Carvai
    O que é um português comum?
    O que é uma casa em Lisboa, um t1 nas Galinheiras ou uma vivenda no Restelo?
    O "normal" seria alguém comprar a casa á medida das disponibilidades e necessidades. Um jovem casal que acabou de se juntar não precisa de comprar um T4 (até porque parece que em 50% dos caos o "ajuntamento" termina cedo).

Um jovem que ganhe 1000 euros compra uma casa onde mesmo em Lisboa só para juntar para entrada e ainda são uns bons anos isto se viver em casa dos pais se tiver que pagar um quarto ou apartamento nunca mais

0.1034 seg. NEW