Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: ferreiraj125

Certo, mas não vai deixar toda a gente de vender (até porque isso subiria o preço e tornaria mais apetecivel vender).

Quem quiser vender vai ter de se sujeitar ao preço do mercado, tal como que quer comprar tem de se sujeitar.

Não vai vender toda a gente, nem vai deixar de vender toda a gente. É um equilíbrio e portanto os valores não vêm por aí abaixo.
  2.  # 22

Boas pessoal!

Estou a construir, que espero terminar dentro de mÊs e meio.

Ao dia de hoje, se não tivesse vendido o apartamento, não sei se arrancava, talvez deixasse o terreno ganhar erva, ou então teria de ponderar melhor algumas escolhas mais dispendiosas que fiz.

Também em 2019 não levantei o alvará, por motivos orçamentais e receio da arquitectura da casa, perdi mais 1 ano e fiz outro projecto, reduzi vãos, a casa, etc.

Mas para acrescentar ao tópico posso dizer que depois de vender o apartamento, ele esteve no site da imobiliária 1 ano a dizer "vendido" por mais 25k do que vendi, apenas para "nivelar mercado", especular, etc.

Também sei de um empreiteiro amigo que vai fazer um prédio em breve mas não será para vender, todo para alugar.

Não acredito que as coisas baixem, se se mantiver já era bom, mas construir vai abrandar, alugar vai aumentar. é a minha visão, mas de economia não percebo nada, apenas baseado no que vou vendo e vivendo...veremos o futuro.
  3.  # 23

Custos da construção disparam 14,3% em abril

Os custos da construção continuam a subir e estão quase 15% mais altos do que há um ano. Em abril, os materiais ficaram 20% mais caros e a mão-de-obra aumentou 6%.

https://eco.sapo.pt/2022/06/07/custos-da-construcao-disparam-143-em-abril/
    • eu
    • 7 junho 2022

# 24

Incrível. De repente, tornou-se quase impossível para uma família da classe média construir uma vivenda.
    Concordam com este comentário: Ruipsm, vmontalvao
  4.  # 25

Em boa verdade a subida dos juros até pode nem mudar muito o orçamento mensal das familias. Se de facto vier a controlar a inflação, como é esperado, as contas de casa vão reduzir. Se é na mesma medida? Eu por exemplo entre supermercado, combustivel e luz já terei tido um aumento na ordem dos 200/300 euros. A tempestade mesmo perfeita seria aumentar-se os juros e isso não se traduzir em redução de inflação, mas nesse caso questionaria-se se o aumento dos juros. Dito isto que se aumente os juros para ver se saimos desta zona cinzenta onde tenho aumento em tudo.
  5.  # 26

Colocado por: EortigueEm boa verdade a subida dos juros até pode nem mudar muito o orçamento mensal das familias. Se de facto vier a controlar a inflação, como é esperado, as contas de casa vão reduzir. Se é na mesma medida? Eu por exemplo entre supermercado, combustivel e luz já terei tido um aumento na ordem dos 200/300 euros. A tempestade mesmo perfeita seria aumentar-se os juros e isso não se traduzir em redução de inflação, mas nesse caso questionaria-se se o aumento dos juros. Dito isto que se aumente os juros para ver se saimos desta zona cinzenta onde tenho aumento em tudo.

Não duvide, se as coisas de mantiveram como estão, estou a falar da guerra, os juros sobem e a inflação também, os juros conseguirão, quanto muito, que a inflação não suba tanta no imediato, a médio prazo às tantas é indiferente pois se a inflação "comer" a disponibilidade financeira o investimento pára e como tal devem-se descer os juros. Penso eu de que...
  6.  # 27

Colocado por: Sandra_cc

Não vai vender toda a gente, nem vai deixar de vender toda a gente. É um equilíbrio e portanto os valores não vêm por aí abaixo.

Os preços vão para cima ou para baixo de acordo com o ponto de equilibrio entre a procura e a oferta.

Não percebo a crença de que a procura e a oferta só funciona para um lado.

Se tens um aumento da procura ou escassez de oferta tens uma subida dos preços, mas da mesma forma, se a procura diminuir ou a oferta aumentar tens uma descida de preços.
  7.  # 28

Colocado por: EortigueEm boa verdade a subida dos juros até pode nem mudar muito o orçamento mensal das familias. Se de facto vier a controlar a inflação, como é esperado, as contas de casa vão reduzir. Se é na mesma medida? Eu por exemplo entre supermercado, combustivel e luz já terei tido um aumento na ordem dos 200/300 euros. A tempestade mesmo perfeita seria aumentar-se os juros e isso não se traduzir em redução de inflação, mas nesse caso questionaria-se se o aumento dos juros. Dito isto que se aumente os juros para ver se saimos desta zona cinzenta onde tenho aumento em tudo.

Os meus bitaites:

Creio que para controlar a inflação será preciso subir os juros muito além do que o que andam a anunciar.

Houve muito dinheiro criado nos ultimos 10 anos que não vai desaparecer tão rapidamente. O mal está feito, nós estamos apenas a ver com bastante atraso as consequencias de imprimir tanto dinheiro.

Os problemas nas cadeias de produção forçaram uma mudança do status quo que manteve os preços dos bens comuns estaveis e acredito que agora vamos ter uma correção irreversivel pois os preços estão apenas a ir para os valores espectáveis tendo em conta a liquidez que foi criada.
    Concordam com este comentário: AMVP, eu
  8.  # 29

Que preços estao irreversivelmente a ser corrigidos? De que items está a falar?
  9.  # 30

Se ao menos houvesse uma moeda onde pudessemos armazenar valor, que fosse impossível de inflacionar e de ser manipulada por qualquer governo...
    Concordam com este comentário: Lupan
  10.  # 31

Colocado por: PedroNunes24Se ao menos houvesse uma moeda onde pudessemos armazenar valor, que fosse impossível de inflacionar e de ser manipulada por qualquer governo...

Não existe tal coisa. Onde ha dinheiro ha (des)governo. É ingenuidade acreditar o contrário.
  11.  # 32

Colocado por: ferreiraj125Houve muito dinheiro criado nos ultimos 10 anos que não vai desaparecer tão rapidamente. O mal está feito, nós estamos apenas a ver com bastante atraso as consequencias de imprimir tanto dinheiro.

A maioria do dinheiro que foi criado nos últimos 10 anos não foi impresso. O BCE e o Fed andarm a comprar activos que eram responsáveis pela retenção de muito dinheiro e dessa forma esse dinheiro passou a circular na economia.

O Fed começou agora a "vender" esses activos pelo que irá reduzir a circulação de dinheiro.
  12.  # 33

Colocado por: PedroNunes24Se ao menos houvesse uma moeda onde pudessemos armazenar valor, que fosse impossível de inflacionar e de ser manipulada por qualquer governo...
    Concordam com este comentário:Lupan

No geral não é boa ideia ter grandes quantias em "moeda".

Se tens muito dinheiro deves investi-lo em ativos que produzam riqueza.
  13.  # 34

Colocado por: ferreiraj125

No geral não é boa ideia ter grandes quantias em "moeda".

Se tens muito dinheiro deves investi-lo em ativos que produzam riqueza.

Ou armazená-lo numa moeda que seja impossível de inflacionar e de ser manipulada por qualquer governo. Que sim, existe.
  14.  # 35

Colocado por: PedroNunes24

Ou armazená-lo numa moeda que seja impossível de inflacionar e de ser manipulada por qualquer governo. Que sim, existe.

Portanto voce defende que existe uma forma de fazer dinheiro que os poderosos e os nossos governos ingnoram é isso?

Basta abrir o google e facilmente se encontram que paises, publicamente, detêm por exemplo bitcoin. Publicamente...
  15.  # 36

Colocado por: PedroNunes24
    Sim, mas cujo valor é altamente instável. Hoje pode lá investir o equivalente ao que gasta para se manter 1 ano, e daqui a 5 anos ter lá que chegue para a vida toda, ou pode não ter lá nada.

Para quem tem pouco dinheiro....
  16.  # 37

Colocado por: Eortigue

Portanto voce defende que existe uma forma de fazer dinheiro que os poderosos e os nossos governos ingnoram é isso?

Basta abrir o google e facilmente se encontram que paises, publicamente, detêm por exemplo bitcoin. Publicamente...

A unica coisa que disse, é que existe uma moeda que não é possível de ser inflacionada e que não pode ser controlada por nenhum governo, ou qualquer outra entidade.

Apenas referi pela tendência da conversa, onde se está a discutir inflação/impressão de dinheiro/etc...
  17.  # 38

Pode ser controlada a partir do momento em que detenham em quantidade. Eu já fiz algum dinheiro em cripto e consegui precisamente por assumir a partida que é um item controlado e especulativo.
  18.  # 39

Colocado por: HAL_9000Sim, mas cujo valor é altamente instável. Hoje pode lá investir o equivalente ao que gasta para se manter 1 ano, e daqui a 5 anos ter lá que chegue para a vida toda, ou pode não ter lá nada.

Para quem tem pouco dinheiro....

Por esse motivo, apesar da confiança que tenho na tecnologia, é que apenas uma parte do meu portfólio está em Bitcoin. É como um seguro que pago mensalmente, no caso do sistema financeiro entrar em colapso.

Entre seguro à habitação, vida e automóvel, este até me parece ser o mais prudente de todos.

Mas compreendo e concordo consigo. Se já para pagar as contas está dificil, conseguir poupar para investir em algo tão instável a curto prazo não é a ideia mais aliciante.
  19.  # 40

Colocado por: EortiguePode ser controlada a partir do momento em que detenham em quantidade. Eu já fiz algum dinheiro em cripto e consegui precisamente por assumir a partida que é um item controlado e especulativo.

No caso da Bitcoin, está errado. Pode até ter 51% do total de moedas, que continua a não controlar a rede.

0.0193 seg. NEW