Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

    Colocado por: ibytE ainda é ilegal qualquer acordo entre o funcionário e a entidade patronal que estabeleça um valor para o salário líquido
    E porém acontece (conhelo casos muito próximos que negoceiam assim, e depois a empresa que ajuste o "valor de folha". Muitas pessoas em vez de chegarem à empreza e dizerem: "quero um salário de 50.000 euros anuais", chegam lá a dizer "quero que entre na minha conta todos os meses 2000 euros". Enfim é o que temos...
    • eu
    • 17 junho 2022

     # 522

    Colocado por: HAL_9000Eu não disse que era exclusiva do estado. Disse que o estado deveria ter esse dever.

    Felizmente acho que esse tipo de coisas (e outras importantes para o dia a dia) vão passar a ser ensinadas no ensino secundário. Até que enfim!

    Colocado por: HAL_9000Daí que alguns cidadão saibam que o valor que estão a pagar por uma casa esteja dentro do aceitável, e outros acedam a pagar aquilo que a imobiliária publicita como sendo "um bom valor".

    Só têm o que merecem. Cada um de nós deve ser o principal responsável pela sua própria situação.
    Concordam com este comentário: smart
  2.  # 523

    Colocado por: euSó têm o que merecem. Cada um de nós deve ser o principal responsável pela sua própria situação.


    Você até pode ser o tipo mais esclarecido e fazer as melhores opções, mas se a maioria persiste em votar sempre nos mesmos, de que adianta?
    Concordam com este comentário: eu, Ruipsm
    • eu
    • 17 junho 2022

     # 524

    Colocado por: rjmsilva
    Você até pode ser o tipo mais esclarecido e fazer as melhores opções, mas se a maioria persiste em votar sempre nos mesmos, de que adianta?

    A democracia funciona pela ditadura da maioria.

    Infelizmente, há que aceitar ou emigrar.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  3.  # 525

    Colocado por: euSó têm o que merecem. Cada um de nós deve ser o principal responsável pela sua própria situação.
    Sim, mas nem todos temos as mesmas ferramentas. A sociedade deve ser solidária por isso mesmo.

    Eu se vir uma pessoa a fazer uma asneira por desconhecimento, tenho a obrigação moral de lho dizer. O que ela depois faz com essa informação é que já não é nada cmg.
  4.  # 526

    Colocado por: HAL_9000Acredita mesmo que as pessoas viviam acima das suas possibilidades?

    As pessoas podem fazer isso tudo, não altera o facto de precisarem na mesma de uma casa para viver, e os preços estarem como estão. Até podem conseguir pagar uma subida de 2-3%, mas vão perder qualidade de vida em algum lado algumas em todo lado, vão trabalhar para pagar gasóleo, casa e comida.

    Eu nisso não coloco diretamente a culpa nas pessoas, porque as pessoas consomem o que lhes metem à disposição. Quando o próprio está está endividado até ao pescoço....

    BTW continuo a dizer que deveria ser obrigação do estado fornecer literacia financeira aos seus cidadãos, mas ao invés disso continuo-me a espantar. Ainda ontem em conversa com um colega meu, a trabalhar há 3 anos, e ainda não fazia ideia porque razão as empresas ofereciam sempre ordenados brutos e não ordenados líquidos (que segundo ele era muito mais fácil).


    Discordo da sua opinião.

    Ninguém me aponta uma arma para comprar uma casa de 100, 150, 200, 250... Sou eu que escolho mediante as minhas possibilidades.

    Ninguém me aponta uma arma para escolher taxa fixa ou variável.

    Ninguém me aponta uma arma para ter uma taxa de esforço de 10, 15 ou 20%...

    Ninguém me aponta uma arma para ter mais ou menos gastos supérfluos.

    Perante isto, em última análise a culpa é sempre de cada um de nós. Quem não sabe as regras do jogo que vá ler um pouco , que se informe... Estamos no tempo da internet. Existe todo um histórico de crises para conhecer, estudar e tirar ilações.

    Pensamento crítico é a chave aqui.

    Concordo consigo no que diz respeito à literacia financeira. Mas não o vejo como uma obrigação do estado (embora pudesse ser introduzido na educação média). Eu não conto com o estado para me dar educação para além da que tive... Eu se quero algo, tenho que ir atrás. Se não sei algo tenho que aprender.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 527

    Colocado por: HAL_9000Eu sei. Mas mais grave que isso ele não entendia porque que o salário liquido dele podia ser diferente do meu, mesmo se recebermos o mesmo salário bruto. Isto para uma pessoa com mestrado é de uma ignorância atroz e infelizmente revelador da nossa iliteracia financeira. Como é que uma pessoa que não sabe calcular o salário liquido, vai saber ler em condições uma FINE?


    É só vergonhoso alguém com formação superior não ser capaz, por meios próprios, investigar estes temas do nosso dia-a-dia.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, eu, jorgferr
  6.  # 528

    Colocado por: lardocelarEu não conto com o estado para me dar educação para além da que tive... Eu se quero algo, tenho que ir atrás. Se não sei algo tenho que aprender.
    Volto a dizer, nem todos temos as mesmas armas. Eu e o lardocelar até conseguimos ir à internet e ler, interpretar criticamente, procurar fontes alternativas, contraditório, pensar e no fim tirar conclusões.

    Há pessoas cuja educação que tiveram apenas permite ler, a maior parte das vezes nem conseguem interpretar, ou interpretam mal.
    O background familiar, os estímulos que recebeu, as experiências que teve, as escolas onde estudou, etc..tudo isso vai influenciar se você é uma pessoa capaz de se informar ou não.




    Colocado por: lardocelarNinguém me aponta uma arma para comprar uma casa de 100, 150, 200, 250... Sou eu que escolho mediante as minhas possibilidades.
    Certo, pode é não ter grande escolha. Muitas vezes as pessoas apenas podem escolher entre várias opções más (comprar caro, pagar renda inflacionada, ir morar para trás do sol posto...), o que as leva em algumas situações a escolher a mais gravosa. Ás vezes também penso como o lardocelar, mas depois lembro-me que isso é apenas julgar as decisões dos outros com os meus óculos.



    Colocado por: lardocelarNinguém me aponta uma arma para escolher taxa fixa ou variável.
    Aqui já se pode tecer mais considerações. Mas será que temos taxas fixas apelativas em PT? se sim porque que menos de 5% as escolhem?



    Colocado por: lardocelarPensamento crítico é a chave aqui.
    Exato. E é muito mais raro encontrá-lo do que pensa.
    Concordam com este comentário: lardocelar
  7.  # 529

    Colocado por: lardocelarÉ só vergonhoso alguém com formação superior não ser capaz, por meios próprios, investigar estes temas do nosso dia-a-dia.
    Tinha capacidades para o fazer, simplesmente nunca se interessou por isso. Nunca teve curiosidade sequer me ler o recibo. Para mim é inconcebível, mas dado que não é a primeira vez que acontece este tipo de conversas é mais frequente que o que pensamos (se bem que das outras vezes eram pessoas nos primeiros meses de trabalho espantadas com o valor liquido face ao bruto).
  8.  # 530

    Há muito boa gente que não consegue preencher o próprio IRS, mas em contrapartida são exímios a "encontrar o valor de X" ou a calcular a tangente de um ângulo, mesmo que trabalhem na caixa do hiper porque decidiram não seguir os estudos académicos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  9.  # 531

    É lamentável que alguém crie um tópico com a grandeza de tema destes, e depois peça para o apagar!


    Colocado por: rjmsilvaPortugal não tem futuro, foi isso que aconteceu.
    Concordam com este comentário:eu,HAL_9000,Ruipsm
  10.  # 532

    Colocado por: carlosj39É lamentável que alguém crie um tópico com a grandeza de tema destes, e depois peça para o apagar!




    Por acaso eu não concordo, aliás o tópico desviou-se completamente do seu propósito inicial, como tem vindo a acontecer praticamente em todos os tópicos com questões objetivas.
    De qualquer das formas nada coíbe ninguém de criar um tópico para se discutir determinado assunto, inclusive o carlosj39 ou outro user qualquer.
  11.  # 533

    Ok, pedia para o trancar ou fechar. Nestes tópicos mais genéricos, incluindo este, há sempre desvios ..


    Colocado por: Vítor Magalhães

    Por acaso eu não concordo, aliás o tópico desviou-se completamente do seu propósito inicial, como tem vindo a acontecer praticamente em todos os tópicos com questões objetivas.
    De qualquer das formas nada coíbe ninguém de criar um tópico para se discutir determinado assunto, inclusive o carlosj39 ou outro user qualquer.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  12.  # 534

    Por acaso não concordo nada que se apaguem tópicos, é uma falta de respeito por quem contribuiu.
    Concordam com este comentário: carlosj39, smart, vmontalvao, Samuscas
  13.  # 535

    Colocado por: carlosj39Ok, pedia para o trancar ou fechar. Nestes tópicos mais genéricos, incluindo este, há sempre desvios ..

    Concordo, contudo neste caso em concreto foi intenção do OP que eliminassem o tópico.

    Em todo o caso podem abrir um novo tópico ou continuar a discussão num outro tópico semelhante: https://forumdacasa.com/discussion/72738/74/o-pais-precisa-e-disto-5/
    • RCF
    • 17 junho 2022

     # 536

    Colocado por: Vítor MagalhãesConcordo, contudo neste caso em concreto foi intenção do OP que eliminassem o tópico.

    Não me faz diferença nenhuma que esse tópico tenha sido eliminado. Realmente, era mais escárnio e maldizer que outra coisa. No entanto, fará sentido que o user que cria um tópico tenha autoridade para o mandar eliminar, mesmo em casos em que pouco possa ter contribuído para a discussão, para além de a ter iniciado?
    Num caso em que um user, por exemplo, exponha a construção da sua casa, até compreendo que lhe seja dado esse poder. Já noutros casos, como esse, não vejo motivo para lhe ser dado esse poder, ainda que concorde que a administração do forum, essa sim, possa ter poder para tal, de modo a manter a salubridade do forum
  14.  # 537

    Qual era o tópico que um user abriu muito recentemente que objectivo do mesmo era as pessoas poderem falar de tudo um pouco sem encher os outros de off topic , não era esse que foi apagado?

    Pelo menos era o que o user descrevia
  15.  # 538

    Colocado por: lardocelar

    Discordo da sua opinião.

    Ninguém me aponta uma arma para comprar uma casa de 100, 150, 200, 250... Sou eu que escolho mediante as minhas possibilidades.

    Ninguém me aponta uma arma para escolher taxa fixa ou variável.

    Ninguém me aponta uma arma para ter uma taxa de esforço de 10, 15 ou 20%...

    Ninguém me aponta uma arma para ter mais ou menos gastos supérfluos.

    Perante isto, em última análise a culpa é sempre de cada um de nós. Quem não sabe as regras do jogo que vá ler um pouco , que se informe... Estamos no tempo da internet. Existe todo um histórico de crises para conhecer, estudar e tirar ilações.

    Pensamento crítico é a chave aqui.

    Concordo consigo no que diz respeito à literacia financeira. Mas não o vejo como uma obrigação do estado (embora pudesse ser introduzido na educação média). Eu não conto com o estado para me dar educação para além da que tive... Eu se quero algo, tenho que ir atrás. Se não sei algo tenho que aprender.
    Concordam com este comentário:eu


    Concordo plenamente consigo mas...

    Existem variáveis que não podemos controlar, como ficar desempregado, perder rendimentos ou até ficar doente. Tivemos uma crise a 10 anos e a verdade é que as pessoas não aprenderam, basta ver o número de créditos ao consumo feitos nos últimos anos.
    Quando se compra uma casa por exemplo tem que se ter o objectivo de perceber qual a almofada que cada pessoa tem para pagar dívidas, caso a taxa euribor suba 2 a 3 %. Agora estamos numa fase em que a taxa euribor vai subir 2% até ao próximo ano, alimentação vai subir uns 40 a 50%, combustíveis mais de 50% seguramente com os ordenados iguais penso não ser dificil para o comum dos portugueses perceber que se avizinham tempos muito difíceis.
    • eu
    • 17 junho 2022

     # 539

    Colocado por: RuipsmAgora estamos numa fase em que a taxa euribor vai subir 2% até ao próximo ano, alimentação vai subir uns 40 a 50%, combustíveis mais de 50% seguramente com os ordenados iguais penso não ser dificil para o comum dos portugueses perceber que se avizinham tempos muito difíceis.


    Contudo, o Centeno do Banco de Portugal diz que só vamos perder 1% de poder de compra: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/poder-de-compra-das-familias-vai-encolher-1-este-ano-alerta-banco-de-portugal

    Eu fiquei escandalizado quando o ouvi dizer isto. Não há ninguém na oposição que desmascare estas mentiras?
  16.  # 540

    Colocado por: carlosj39Ok, pedia para o trancar ou fechar. Nestes tópicos mais genéricos, incluindo este, há sempre desvios ..

    Antes de ser apagado esteve algum tempo com comentários desativados, e poderia ter ficado assim, na minha opinião. Havia lá muita informação pertinente (mesmo que não fossem as soluções para um futuro risonho do nosso país) sobretudo sobre questões da área da saúde. Pormenores e vivências de um cirurgião experimentado em público e privado com uma visão fundamentada e bastante disponível para esclarecer equívocos e o "ouvi dizer". Acho que foi uma perda.

    Lembro-me de ter um dia pedido para me apagarem um tópico absolutamente inútil e ter sido incentivado a mantê-lo, para poder ser útil a alguém mais tarde. Acabei por pedir mudança do título e ficou.

    Assuntos ao lado não há tópico que não tenha, e nem sempre isso é mau.
 
0.1779 seg. NEW