Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

    Colocado por: DR1982Suíça, pode nao ser um pais perfeito, mas sinceramente nao me chateia muito pagar os impostos, ate acho que seja valores razoáveis, e sei que em caso de necessidade funciona.

    A Suíça é ótimo, vivem com o dinheiro gamado em países miseráveis e impostos fugidos de Países mais desenvolvidos.
    Em Portugal o Esatado fica com quase 50% dos rendimentos. A partir de que percentagem é considerado escravatura? Não é assim que funciona a escravatura (ou comunismo), tu trabalhas e dão-te casa e comida.
  2.  # 642

  3.  # 643

    Risco ?? Primeiro não acredito que desça segundo descer e um risco tá certo
  4.  # 644

    Colocado por: ghost12"Banco de Portugal avisa para risco de queda nos preços das casas"

    https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/banco-de-portugal-avisa-para-risco-de-queda-nos-precos-das-casas


    Também era importante realçar este parágrafo :
    "Apesar da incerteza originada pela crise pandémica", até aqui, tal como acontece lá fora, os preços das casas "continuaram a aumentar em Portugal", refletindo "a procura de habitação por não residentes, que se manteve, e a escassez de oferta". Não foi o crédito bancário de portugueses a puxar pelos preços da habitação, lembra o supervisor.
  5.  # 645

    Acredito que o valor das casas possa baixar, mas apesar de não ser um especialista na matéria, pelo que vou vendo no grande Porto, os preços se descerem 10 a 20% será muito. Mais do que isso não estou a ver, lamento. Os abutres até podem conseguir bons negócios, mas em Onas onde "não passou Cristo". Nesses sítios sim, acredito que possam baixar bem mais do que a média
  6.  # 646

    Colocado por: Ruipsm Os abutres até podem conseguir bons negócios, mas em Onas onde "não passou Cristo". Nesses sítios sim, acredito que possam baixar bem mais do que a média


    Não concordo. Nesses locais a subida foi bem mais modesta do em grandes áreas urbanas, logo a descida a acontecer será também mais baixa.
  7.  # 647

    Se não existirem "oportunidades" no mercado, isto é, pessoas motivadas para vender, ou obrigadas a vender, isso significa que o preço das casas vai subir eternamente. Se o preço das casas sobe sempre, é uma decisão de investimento super fácil, qualquer um pode comprar, porque nunca perde.
    Ou seja, comprava já amanhã 50 casas, não existiria risco. E todos aqui neste fórum compravam também 50 casas.

    Podemos afirmar então que o mundo se divide em três tipos de pessoas,
    (1) os que acreditam que podem fazer qualquer tipo de investimento, porque não existe risco,
    (2) os outros que ponderam o risco/retorno, e esperam as "oportunidades" ou "bons momentos de mercado",
    (3) aqueles que simplesmente precisam de uma casa para viver e que sim ou sim têm de comprar e tentam o melhor negócio mas dependen essencialmente das condições de mercado.

    Eu pessoalmente insiro-me dentro do grupo (2). Dentro das oportunidades que espero encontrar, está as pessoas que estão motivadas ou obrigadas a vender, e que podem ser do grupo (1) ou (3). Não existem muitas probabilidades que isso aconteça, porque no nosso mercado existe muito mais procura do que oferta. Mas se acontecer, seria óptimo para mim! Não sou eu que criei as condições para a outra pessoa a vender, por isso não sou nenhum abutre.
  8.  # 648

    Colocado por: ghost12

    Não concordo. Nesses locais a subida foi bem mais modesta do em grandes áreas urbanas, logo a descida a acontecer será também mais baixa.
    Isto por exemplo vai descer quanto mais? Esta a 1000€m2 com terreno projetos iva e mais um par de botas, vao descer para quanto?
    Concordam com este comentário: ghost12
  9.  # 649



    mais um para a coleção
  10.  # 650

    Colocado por: buraburamonomais um para a coleção
    Ainda ha dias tivemos essa discussão aqui em outro tópico e havia imensa gente a dizer que nós construímos barato, por isso é que toda a gente tem mansões, e na Suiça é que é caro.

    Mas o PS aqui tb ganha com maioria 10 anos depois de ter levado o país à bancarrota, por isso já deixei de tentar perceber a maneira de pensar coletiva deste nosso povo.
    • MOC
    • 24 junho 2022

     # 651

    Quem é que é o abutre?

    A) Quem está a vender uma moradia geminada, devoluta, num terreno de 325m2 em gaveto por 780k (que parece incluir um projecto - fraquinho).

    B) A imobiliária que depois de vender um apartamento de 85m2 por 300k o volta a colocar "à venda" por 350k (e até aposto que os novos moradores não sabem que a sua nova casa aparece como estando para venda).
  11.  # 652

    Colocado por: HAL_9000Ainda ha dias tivemos essa discussão aqui em outro tópico e havia imensa gente a dizer que nós construímos barato, por isso é que toda a gente tem mansões, e na Suiça é que é caro.

    Mas o PS aqui tb ganha com maioria 10 anos depois de ter levado o país à bancarrota, por isso já deixei de tentar perceber a maneira de pensar coletiva deste nosso povo.
    Entao mas e esse esforço é obrigatório ou quer dizer que somos uns cagoes que damos mais valor a uma casa e por isso investimos mais?
  12.  # 653

    Colocado por: DR1982Entao mas e esse esforço é obrigatório
    No meu entender não tem grande alternativa.

    O Dr quando diz isso pensa em quem constrói. Aí admito que alguns (pensando aqui na comunidade, até por influência do fórum) invista mais que o estritamente necessário, seja em áreas, conforto (PRH, VMC, Soalho, etc, ect), ou estética (mármores em vez de imitações, etc) e isso leve a que "investimos mais". Eu por exemplo claramente investi mais do que o que queria e podia dispensar algumas coisas e mesmo assim não tenho nenhum luxo na casa, é tudo médio, médio médio.

    Eu quando defendo que o nosso esforço com habitação é brutal, estou a pensar nos milhares de portugueses que ou pagam rendas inflacionadas, ou compram o que o mercado oferece a preço super inflacionado para o nível de rendimento médio. O que as pessoas compram muitas vezes não tem nada a ver com o que as pessoas realmente queriam em termos de características, mas foi onde conseguiram chegar, e mesmo assim muitas vezes a fazer um esforço financeiro totalmente desaconselhável.

    Um exemplo prático: eu comprei o meu apartamento há 3 anos por um valor que considerei aceitável dentro do contexto. Um apartamento no prédio ao lado, exatamente igual em termos de área e características está agora à venda pelo dobro do preço. Não encontro nenhum T2 na zona (mesmo degradados) anunciado por um valor sequer próximo do que comprei. Note-se que apesar de ser uma zona calma, é uma zona periférica, para pessoas da classe trabalhadora média baixa a pobre, e onde vivem muitas famílias que recebem ordenado mínimo. Uma renda de um T2 aqui ronda os 650 euros. Qual é a alternativa para estas pessoas?

    Na altura comprei aqui porque queria algo com um esforço financeiro baixo (~ 5%, medo do futuro), agora nem essa hipótese existe para quem queria adotar semelhante estratégia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
    • eu
    • 24 junho 2022 editado

     # 654

    Quase todos nós concordamos que estes preços mirabolantes não fazem sentido para o nível dos salários em Portugal.

    A minha questão é a seguinte: quem é que anda a comprar estas casas tão caras ? E como ?

    Estamos a criar uma sociedade em que os jovens não têm capacidade de comprar casa. Isto não faz sentido.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  13.  # 655

    Colocado por: eu
    A minha questão é a seguinte: quem é que anda a comprar estas casas tão caras ? E como ?
    Estrangeiros e pessoas que não sabem fazer contas só pode.
  14.  # 656

    Colocado por: HAL_9000No meu entender não tem grande alternativa.

    O Dr quando diz isso pensa em quem constrói. Aí admito que alguns (pensando aqui na comunidade, até por influência do fórum) invista mais que o estritamente necessário, seja em áreas, conforto (PRH, VMC, Soalho, etc, ect), ou estética (mármores em vez de imitações, etc) e isso leve a que "investimos mais".

    Eu quando defendo que o nosso esforço com habitação é brutal, estou a pensar nos milhares de portugueses que ou pagam rendas inflacionadas, ou compram o que o mercado oferece a preço super inflacionado para o nível de rendimento médio. O que as pessoas compram muitas vezes não tem nada a ver com o que as pessoas realmente queriam em termos de características, mas foi onde conseguiram chegar, e mesmo assim podem ter feito um esforço financeiro totalmente desaconselhável.

    Ex. eu comprei o meu apartamento há 3 anos por um valor que considerei aceitável dentro do contexto. Um apartamento no prédio ao lado, exatamente igual em termos de área e características está agora à venda pelo dobro do preço. Não encontro nenhum T2 na zona (mesmo degradados) anunciado por um valor sequer próximo do que comprei. Note-se que é uma zona periférica, para pessoas da classe trabalhadora média baixa a pobre, e onde vivem muitas famílias que recebem ordenado mínimo. Uma renda de um T2 aqui ronda os 650 euros. Qual é a alternativa para estas pessoas?

    Na altura comprei aqui porque queria algo com um esforço financeiro baixo (~ 5%, medo do futuro), agora nem essa hipótese existe.
    Sim, ate acredito nisso, mas uma pessoa com dois salários mínimos compra um apartamento T2 ou as vezes ate T3 por menos de 100k em algumas zonas neste momento, ficam a pagar por volta dos 200€. Sinceramente eu acho que quando nos limitamos ao que realmente necessitamos é mais fácil, mas nós somos um povo vaidoso, em casas, em
    Carros, em telemóveis, em roupa, somos um povo que vive acima do que pode na sua maioria.
    Ha falta de casas pequenas em Portugal, ha falta de studios, de T1 com 40 m2, de t2 com 50 ou 60m2 e enquanto isso nao acontecer é normal qie os encargos com a casa sejam elevados.
  15.  # 657

    Colocado por: euQuase todos nós concordamos que estes preços mirabolantes não fazem sentido para o nível dos salários em Portugal.

    A minha questão é a seguinte: quem é que anda a comprar estas casas tão caras ? E como ?

    Estamos a criar uma sociedade em que os jovens não têm capacidade de comprar casa. Isto não faz sentido.


    infelizmente há poucos dados em PT, e os minimamente credíveis (INE) são pouco profundos.

    mas da notícia que meteram aí outro dia.

  16.  # 658

    Colocado por: DR1982Sim, ate acredito nisso, mas uma pessoa com dois salários mínimos compra um apartamento T2 ou as vezes ate T3 por menos de 100k em algumas zonas neste momento, ficam a pagar por volta dos 200€.
    Depende das despesas laterais e do apoio familiar. Numa vila do interior seria relativamente exequível, muito mais dificil numa zona metropolitana, onde transporte e creches representam parte significativa do orçamento.

    Mas sim é possível, só que ficam a pagar a casa 40 anos e sempre que a Euribor sobe....já não se ganha para sobreviver, só sobreviver.

    Colocado por: DR1982somos um povo vaidoso, em casas, em
    Carros, em telemóveis, em roupa,
    Tb é verdade. Como já disse em outro tópico, a esposa faz voluntariado de entrega de cabazes alimentares, e algumas das pessoas que lá vão levantar o cabaz têm iphone da última geração, cabelo e unhas impecavelmente feitos. Ela repara, não por mal ou por estar a julgar, mas porque nós fazemos gestão de custos e estabelecemos prioridades em tudo, inclusivamente nesse tipo de coisas.

    Mas é aí que eu digo, parte da situação em que nos encontramos é porque as pessoas não têm literacia financeira suficiente para avaliar os seus investimentos. Isso também contribui para a escalada de preços de tudo.
  17.  # 659

    Colocado por: buraburamonomas da notícia que meteram aí outro dia.
    No limite quer dizer o quê? Que se transacionam muitos imóveis em PT? Pode ser porque temos cá muitos estrageiros que transacionam muitos imóveis. Ou que há famílias com capacidade financeira para transacionar muitos imóveis?

    Que o mercado imobiliário português és ao rubro nós percebemos pela escalada dos preços. A questão é quem é que está a comprar esses imóveis, e se muitos portugueses levados pelo contexto não estão a fazer esforços financeiros que não podem.

    Volto a frisar que comparando com muitos outros países da europa, PT não tem mercado de arrendamento, nem particular nem estatal, daí serem empurrados para a compra.
  18.  # 660

    esse argumento do "há poucas casas" é o pão nosso de cada dia aqui. gostava de ver dados a corroborar isso, em vez da posta usual.

    eu só vejo notícias assim.

    48mil casas vazias em Lisboa

    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/01/14/50532-lisboa-tem-quase-48-mil-casas-vazias-que-camara-quer-por-a-uso

    730mil casas vazias em Portugal

    https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2020/11/09/45204-portugal-tem-730-mil-casas-vazias-e-abandonadas

    estamos a falar do 2º país europeu com mais casas por habitar. e não é por capita.
 
0.1884 seg. NEW