Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 30 junho 2022

# 841

Colocado por: Vítor Magalhãesindependente...

independentíssimo!
  1.  # 842

Colocado por: eu
    Ao contrário do resto da economia... ?

Vale 20% e é um setor "exportador". Só um louco desdenha a importância do turismo.

Ter 20% da economia baseada no turismo é tão bom que Portugal está no topo dos indicadores economicos da europa ocidental.

Topo do piores indicadores, digo.
    Concordam com este comentário: Bztracens
    • eu
    • 1 julho 2022

# 843

Colocado por: ferreiraj125Ter 20% da economia baseada no turismo é tão bom que Portugal está no topo dos indicadores economicos da europa ocidental.

Mas que raio de lógica?

Se tivéssemos menos turismo, esses indicadores seriam melhores?
  2.  # 844

Colocado por: eu

Mas que raio de lógica?

Se tivéssemos menos turismo, esses indicadores seriam melhores?

É a mesma lógica de que Lisboa ficaria melhor sem o aeroporto.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 845

4.  # 846

Colocado por: AMVPhttps://eco.sapo.pt/2022/07/01/lisboa-e-a-terceira-melhor-cidade-do-mundo-para-viver-apenas-copenhaga-e-zurique-tem-mais-estrelas/

https://www.thrillist.com/news/nation/best-cities-in-the-world-to-live

aqui tem uma com outras cidades. também lhe arranjo uma com o porto em #1.

isto é como os fatos, é só dizer as medidas e encomendar.
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 847

Colocado por: buraburamono

os boomers quando entenderem como funciona o clickbait.

6.  # 848

Colocado por: buraburamono

Claro que é. E isso muda algo?
  7.  # 849

entretanto para os fãs incondicionais do powell e dos economistas em geral.

estamos aqui no ciclo:

Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, eu
    • eu
    • 1 julho 2022

# 850

"Criar quantidades colossais de dinheiro não provocará inflação".

LOL...
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  8.  # 851

Colocado por: eu"Criar quantidades colossais de dinheiro não provocará inflação".

LOL...
    Concordam com este comentário:ferreiraj125

Impressão de dinheiro quando colocado em circulação provoca inflação. A questão é que a determinada altura do QE (impressão de dinheiro) consideraram que ao não colocar diretamente este dinheiro em circulação nas mãos do consumidor final, este ficaria "retido" nos bancos,que por sua vez recuperavam o sector bancário e bolsista, este dinheiro servia para ter "solidez na carteira bancária" e fazia baixar o valor das taxas nos novos créditos pela diminuição de risco de não pagamento. Uma taxa de juro em boa medida é o pagamento da não utilização do dinheiro por quem empresta o mesmo por x tempo e a noção de risco do titular do crédito não pagar. Só que entretanto esta facilidade de dinheiro fresco descontrolou o esquema, ao ter consumo em alta rotação e défice de produtos pelos bloqueios que inflacionaram rapidamente os preços. Resumidamente o dinheiro fácil e disrupção das cadeias de abastecimento desencadeou isto.
    Agora com inflação de 8,5% só existe uma medida a fazer, subir taxas de juros para cortar no consumo.
  9.  # 852

A inflação não vai ser controlada com juros, durante anos e anos a industria/construção/agricultura tem sido desprezada, e agora há um problema de falta de mão de obra, a que se justa a crise na energia, e enquanto isso acontecer a inflação não baixa.
    Concordam com este comentário: Lupan
  10.  # 853

A inflação vai ser controlada, pelos mesmos de sempre. Os contribuintes e talvez com a miséria de muitos.
    Este país não está para os Portugueses, infelizmente...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, eu
  11.  # 854

Colocado por: LupanA inflação vai ser controlada, pelos mesmos de sempre. Os contribuintes e talvez com a miséria de muitos.
    Este país não está para os Portugueses, infelizmente...
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Tem toda a razão, ninguém percebe porque somos o único País da Europa afetado pela inflação. Deve ser por causa da desvalorização do escudo.
  12.  # 855

Colocado por: Carvai
    Tem toda a razão, ninguém percebe porque somos o único País da Europa afetado pela inflação. Deve ser por causa da desvalorização do escudo.

Também não percebo porque a inflação é um bicho de sete cabeças para os contribuintes Portugueses quando temos um ordenado mínimo superior à media Europeia.
  13.  # 856

Já o disse a muito este país não e para o Português comum .
  14.  # 857

Pelo que se vai vendo, o pessoal continua a ter dinheiro, por isso nem tudo está mal.
    Concordam com este comentário: AMVP
  15.  # 858

Eu vejo tudo igual a níveis pré-pandemia, trânsito, restaurantes cheios, Algarve "esgotado", férias para fora, malta a comprar casa, supermercados igual, apesar dos preços muito mais altos.

Vejo muito poucos ralados com subidas de juros e tem empréstimos euribor, já nem com a guerra na Ucrânia a malta já liga.

Mas também quase nenhum deve vir ao fórum da casa, senão já estavam antecipadamente em depressão.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  16.  # 859

Colocado por: Varejotesupermercados igual,

So nao vejo o mesmo que o user nos supermercados, de resto inteiramente de acordo.
    Quanto a guerra, no fundo é tao longe da nossa fronteira que é so mais uma.
  17.  # 860

No supermercado, o que notei foi que havia menos produtos disponíveis... Mas fui lá ontem por volta das 18:30, já o fiz noutros domingos e não tive a mesma sensação...

0.2524 seg. NEW