Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: vmontalvao
    E nessa altura, a Lagarde tinha dito que não iria subir as taxas de juro. Quer ver que decidiu subir, depois de ter falado com o Costa?
    Aliás, o Costa também deve ter tanto poder, que lixou os outros paises da UE, também :)

Não desconverse. Foi você que trouxe a Ucrânia para conversa...
  2.  # 882

Colocado por: Bondi

Não desconverse. Foi você que trouxe a Ucrânia para conversa...

Eu trouxe, e acho que trouxe bem. Ou vai me dizer que não teve impacto?
    Você pegou nos dados em Janeiro, e eu perguntei-lhe, se os outros países também não viram o que iria acontecer, ou viram, mas acharam que era controlável, até a guerra ter rebentado?
  3.  # 883

Colocado por: ferreiraj125

Acho bem que gastem a sua liquidez!

Eu cá aguardo com a minha liquidez até que venha o inverno.
    De que ano? 🤣
  4.  # 884

Eu trouxe, e acho que trouxe bem. Ou vai me dizer que não teve impacto?
    Você pegou nos dados em Janeiro, e eu perguntei-lhe, se os outros países também não viram o que iria acontecer, ou viram, mas acharam que era controlável, até a guerra ter rebentado?

Os dados mostram que as taxas já estavam a subir antes da guerra, por isso não vale a pena vir com o argumento da guerra.....
  5.  # 885

Colocado por: DR1982De que ano? 🤣

Este user já aqui anda há uns dois anos à espera do mesmo, entretanto o preço das casas subiu 20 ou 30%, a inflação vai nos 5% e a liquidez dele vai solidificando. Daqui a uns tempos as casas baixam (se baixarem) 5% e ele acha que fez um grande negócio 😁 Ou então morre à espera...
    Concordam com este comentário: DR1982, Joao Dias
  6.  # 886

Malta da Bitcoin também dizia para se comprar quando a criptomoeda andava acima dos 50k porque ontem já era tarde e ia ser sempre a subir/valorizar.
  7.  # 887

Eu tenho uma opinião sobre moeda digital regulada por bancos centrais e depois tenho a opinião das cripto. Tal como no passado existiram bancos privados que imprimiam moeda à vontade e acabaram por desequilíbrios económicos, as criptos vai ser a mesma coisa.
    Sobre "imprimir moeda", era previsível, várias referências sobre QE por aqui.
  8.  # 888

Devem ser todos ricos aqui cada vez que vou ao supermercado até me dói o coração , e eu faço muitos envios para o exterior os portes são uma loucura
  9.  # 889

o pessoal tem que se acalmar com isto do QE... sabem que a Europa faz QE desde 2012 certo?

e o M2 supply não é a moeda em circulação...
    Concordam com este comentário: DR1982
  10.  # 890

Foi o Costa que atacou a Ucrânia?
    NOTA: Eu não votei no Costa.

Agora a desculpa é da guerra, estão todos os países com esta inflação? Preço do gasóleo por exemplo, bens essenciais...
    Costa manteve o discurso tudo bem vai tudo correr bem até já não haver retorno.
    O que de fez para minimizar?
  11.  # 891

Colocado por: buraburamonoo pessoal tem que se acalmar com isto do QE... sabem que a Europa faz QE desde 2012 certo?

e o M2 supply não é a moeda em circulação...

Pois, a gestão de dívida é o que é. Embora seja mais que isto, Se eu tiver 1 divida a uma entidade com o juro 2% e estiver prestes a entrar em insolvência e uma entidade me emprestar x% a juro 0% está a reduzir a minha dívida, quanto mais não seja no valor que o juro reflete, e a permitir que eu consuma mais. No caso concreto dos bancos e países o conversa é a mesma, compra de dívida para que esta não entre no mercado secundário a juro mais altos e com mais custos implicitos.
  12.  # 892

Colocado por: spvaleAgora a desculpa é da guerra, estão todos os países com esta inflação? Preço do gasóleo por exemplo, bens essenciais...
    Costa manteve o discurso tudo bem vai tudo correr bem até já não haver retorno.
    O que de fez para minimizar?

Não anda atento ao que se passa no resto do mundo, pois não?
    https://tradingeconomics.com/country-list/inflation-rate?continent=europe
    https://tradingeconomics.com/euro-area/inflation-cpi
    https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Inflation_in_the_euro_area
  13.  # 893

Colocado por: NMGSEu tenho uma opinião sobre moeda digital regulada por bancos centrais e depois tenho a opinião das cripto. Tal como no passado existiram bancos privados que imprimiam moeda à vontade e acabaram por desequilíbrios económicos, as criptos vai ser a mesma coisa.
    Sobre "imprimir moeda", era previsível, várias referências sobre QE por aqui.

A proposta do BIS (banco central dos bancos centrais) acabada de sair do forno:

https://www.bis.org/publ/arpdf/ar2022e3.pdf

Em resumo, para os que ainda estão na duvida sobre usar criptomoedas, em breve a escolha é feita por nós.

Não deixa de ser engraçada a bipolaridade: Criptomoedas não servem para nada, porque não têm valor intrínseco, mas vamos fazer uma emitida pelo banco central para regular todas as transações a nível mundial.
    Concordam com este comentário: NMGS
  14.  # 894

Bastava que os bancos tivessem travado o credito que a inflacao teria abrandado. E nao era preciso aumentar as taxas.
    Grande parte do problema da liquidez do mercado é a facilidade de acesso ao credito.
    Os portugueses nao poupam e nem têm habitos de poupança. Entao fazem creditos pessoais para comprarem casas. Isto será um problema para os bancos e este ano vai cair-lhes nas maos e muitas casas vão voltar ao mercado.
    Isto ajudou a inflacionar o preço das casas. A somar a isto a procura dos estrangeiros que vieram com os bolsos cheios de dinheiro.
    Outra medida que nao abonou ao mercado imobiliario foram os vistos gold.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, micasasucasa
    • eu
    • 5 julho 2022

# 895

Colocado por: buraburamonoe o M2 supply não é a moeda em circulação...

Mas faz aumentar a moeda em circulação.
  15.  # 896

Colocado por: SirruperBastava que os bancos tivessem travado o credito que a inflacao teria abrandado. E nao era preciso aumentar as taxas.
    Grande parte do problema da liquidez do mercado é a facilidade de acesso ao credito.
    Os portugueses nao poupam e nem têm habitos de poupança. Entao fazem creditos pessoais para comprarem casas. Isto será um problema para os bancos e este ano vai cair-lhes nas maos e muitas casas vão voltar ao mercado.
    Isto ajudou a inflacionar o preço das casas. A somar a isto a procura dos estrangeiros que vieram com os bolsos cheios de dinheiro.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Mas a inflação não é só movida pelo preço das casas. A renda da casa é só um dos vários itens para o cálculo da inflação. Há que contar com mais produtos (alimentação, vestuário, electrodomésticos, combustível, ...) e serviços (água, electricidade, gás, seguros, ...).
  16.  # 897

Acho que as casas nem entram no calculo:
    https://www.ecb.europa.eu/ecb/educational/hicp/html/index.pt.html
    Concordam com este comentário: eu
  17.  # 898

Colocado por: EortigueAcho que as casas nem entram no calculo:
    https://www.ecb.europa.eu/ecb/educational/hicp/html/index.pt.html

A renda da casa, entra. Não sei se isso também engloba quem não paga renda, mas paga um CH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eortigue
  18.  # 899

Colocado por: SirruperBastava que os bancos tivessem travado o credito que a inflacao teria abrandado. E nao era preciso aumentar as taxas.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

O banco de portugal tem já dado algumas indicações para restringir acesso ao crédito. Pode ser que em breve apareçam mais ações/orientações como redução ainda maior das maturações ou mesmo aumento das taxas de esforço. Subir só as taxas de juro não vai chegar.
  19.  # 900

começam os bailouts na europa

https://www.reuters.com/business/energy/uniper-bailout-preferred-not-cost-customers-german-govt-sources-2022-07-04/

e parece que vamos ter o euro abaixo da paridade com o USD.

0.3179 seg. NEW