Colocado por: vmontalvao
E nessa altura, a Lagarde tinha dito que não iria subir as taxas de juro. Quer ver que decidiu subir, depois de ter falado com o Costa?
Aliás, o Costa também deve ter tanto poder, que lixou os outros paises da UE, também :)
Colocado por: Bondi
Não desconverse. Foi você que trouxe a Ucrânia para conversa...
Colocado por: ferreiraj125De que ano? 🤣
Acho bem que gastem a sua liquidez!
Eu cá aguardo com a minha liquidez até que venha o inverno.
Eu trouxe, e acho que trouxe bem. Ou vai me dizer que não teve impacto?
Você pegou nos dados em Janeiro, e eu perguntei-lhe, se os outros países também não viram o que iria acontecer, ou viram, mas acharam que era controlável, até a guerra ter rebentado?
Colocado por: DR1982De que ano? 🤣
Foi o Costa que atacou a Ucrânia?
NOTA: Eu não votei no Costa.
Colocado por: buraburamonoo pessoal tem que se acalmar com isto do QE... sabem que a Europa faz QE desde 2012 certo?
e o M2 supply não é a moeda em circulação...
Colocado por: spvaleAgora a desculpa é da guerra, estão todos os países com esta inflação? Preço do gasóleo por exemplo, bens essenciais...
Costa manteve o discurso tudo bem vai tudo correr bem até já não haver retorno.
O que de fez para minimizar?
Colocado por: NMGSEu tenho uma opinião sobre moeda digital regulada por bancos centrais e depois tenho a opinião das cripto. Tal como no passado existiram bancos privados que imprimiam moeda à vontade e acabaram por desequilíbrios económicos, as criptos vai ser a mesma coisa.
Sobre "imprimir moeda", era previsível, várias referências sobre QE por aqui.
Colocado por: buraburamonoe o M2 supply não é a moeda em circulação...
Colocado por: SirruperBastava que os bancos tivessem travado o credito que a inflacao teria abrandado. E nao era preciso aumentar as taxas.
Grande parte do problema da liquidez do mercado é a facilidade de acesso ao credito.
Os portugueses nao poupam e nem têm habitos de poupança. Entao fazem creditos pessoais para comprarem casas. Isto será um problema para os bancos e este ano vai cair-lhes nas maos e muitas casas vão voltar ao mercado.
Isto ajudou a inflacionar o preço das casas. A somar a isto a procura dos estrangeiros que vieram com os bolsos cheios de dinheiro.
Outra medida que nao abonou ao mercado imobiliario foram os vistos gold.
Colocado por: EortigueAcho que as casas nem entram no calculo:
https://www.ecb.europa.eu/ecb/educational/hicp/html/index.pt.html
Colocado por: SirruperBastava que os bancos tivessem travado o credito que a inflacao teria abrandado. E nao era preciso aumentar as taxas.
Grande parte do problema da liquidez do mercado é a facilidade de acesso ao credito.
Os portugueses nao poupam e nem têm habitos de poupança. Entao fazem creditos pessoais para comprarem casas. Isto será um problema para os bancos e este ano vai cair-lhes nas maos e muitas casas vão voltar ao mercado.
Isto ajudou a inflacionar o preço das casas. A somar a isto a procura dos estrangeiros que vieram com os bolsos cheios de dinheiro.
Outra medida que nao abonou ao mercado imobiliario foram os vistos gold.