Colocado por: HAL_9000O aumento dos juros nos EUA tem funcionado super bem.
https://eco.sapo.pt/2022/07/13/inflacao-nos-eua-acelera-para-91-em-junho-acima-do-previsto-bolsas-caem/
Por outro lado o valor do euro face ao dolar...
Colocado por: ferreiraj125Claro que é. São fórmulas aplicadas em momentos distintos. O que não percebeu?
Esta afirmação é uma contradição.
"Imprimir a rodos" é sinonimo de baixar os juros.
A ideia de subir os juros é precisamente para haver menos dinheiro a ser "impresso".
Colocado por: Jose_BMÉ possível arrendar um apartamento para habitação licenciado para serviços?
https://www.vidor.pt/imovel/?rid=1121577
Colocado por: buraburamonoum pequeno timeline desta brincadeira:
2021 -> europa em situação fragilizada por causa do covid, início da crise energética.
2022 -> i) rússia invade a ucrânia.
ii) europa a fingir que é justa poderosa: "vamos banir as importações da rússia bla bla eles vão sofrer muito ai que medo", o povo aplaude.
iii)preço da energia dispara de forma louca -> arábia saudita compra petróleo russo em desconto, europa compra petróleo (limpo de guerra cof cof) à arábia saudita por uma fortuna :o)
iv) rússia continua com as receitas inalteradas, alemanha cai na pior crise de exportações das últimas décadas e a zona euro começa a ficar em cacos. como vai ser no inverno?
não se preocupem. subir os juros resolve isto lol.
Colocado por: BondiPreços das casas aumentaram acima da inflação em mais de metade dos concelhos. Veja o que aconteceu no seu
O valor mediano das casas vendidas em Portugal aumentou 17,2% em termos homólogos no primeiro trimestre deste ano. E há mesmo um concelho onde os preços mais do que duplicaram. Veja como evoluíram os preços no seu concelho.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/precos-das-casas-aumentaram-acima-da-inflacao-em-mais-de-metade-dos-concelhos-veja-o-que-aconteceu-no-seu
Colocado por: SasapoDeve ser por isso que os USA, apesar de terem as receitas de venda de petróleo a aumentar por vender mais à EU e não ser dependente de gás russo está já com 8.5% de inflação e a braços com o que se avizinha ser a maior crise desde 2008 (vamos lá ver se não será maior). Mas o problema é o gás russo!
Colocado por: N Miguel Oliveira
Outra vez? Num sistema, se ele sobe ou desce raramente é por causa dum aspecto isolado, mas sim pela inércia dum conjunto de factores.
O gás, tal com a diferença do euro/dólar, podem não ser suficientes por sí só, mas passam uma mensagem que ajuda a acelar, abrandar ou a inverter o movimento da máquina...
O gás russo pode não significar nada para nós por exemplo, mas bloqueando a economia alemã pode complicar-nos a vida. Nem tudo é directo, linear ou evidente.
Idem na construção. O aumento dos materiais serviu para muito empreiteiro subir preços. Se agora desce esse efeito não é imediato, por outro lado, a mão de obra continuou a faltar, o gasóleo a subir, a inflação idem, até o salário minimo subiu, etc etc... de pouco lhe adianta comparar gráficos com há um ano, ou 2008... a coisa há de baixar nalgum momento, (normal, senão os gráficos eram sempre a subir)... mas isso virá pelo velhinho ajuste da procura e da oferta...
Colocado por: SasapoNão sou eu que comparo gráficos, é quem percebe do assunto, e esses não têm grandes dúvidas sobre o que aí vem, tal como não tiveram em 2008 e ganham muitos milhões com isso.
Colocado por: SasapoO Zé povinho é que nunca quer ouvir e acha que o mercado só sobe, nunca cai.
Colocado por: Sasapoem 2008
Colocado por: N Miguel OliveiraEsses quem?
Colocado por: N Miguel Oliveirada inflação já se fala há meses valentes
Colocado por: N Miguel OliveiraAlgum dia acontecerá, será o mais normal,
Colocado por: N Miguel OliveiraJá eu tenho a percepção contrária, a malta está tão focada na queda, que nem dá pelo tempo passar. Cada ano "é que vai ser"..é por isso que os empreiteiros têm agenda cheia para 2 anos, certo?
Colocado por: N Miguel Oliveiraonde é que isso invalida tudo o resto?
Exacto, a crise foi em 2008, mas 2009, 2010, 2011 foram anos espetaculares na construção, que o diga a ParqueEscolar, as autoestradas, etc... só uns 4 anos depois é que se sentiu verdadeiramente os efeitos disso...
Colocado por: SasapoJá me está a dar razão,
Colocado por: SasapoNum só comentário consegue dizer algo e o seu contrário.
Colocado por: Sasapoonde é que isso invalida tudo o resto?
Colocado por: N Miguel OliveiraNa construção, de pouco lhe adianta procurar um factor que o ajude a justificar aquilo que você queria ver a acontecer, ou a diminuir a importância dum factor isolado que contradiz o que você queria ver
Colocado por: N Miguel Oliveiraeuro tem descido face ao dólar, isso é importante? É!
Colocado por: N Miguel OliveiraTransporte marítimo mais caro, é um problema? É!
Colocado por: N Miguel Oliveira, um atraso entre o rebentar da bolha e os seus efeitos práticos. Ainda nem rebentou, quando estabilizará?
Colocado por: N Miguel OliveiraQuando é que as coisas voltarão a preços acessíveis? E
Colocado por: N Miguel OliveiraQue dizem os tais gurus (que acertaram em 2008) sobre isso?
Colocado por: SasapoImportante para o que/quem?
Colocado por: SasapoOs gurus dizem que se não tem grande folga orçamental, devia usá-la para aguentar a crise que está aí à porta, em 2008 quando avisaram, muita gente ignorou e quando os efeitos chegaram cá não tiveram folga para aguentar e ficaram sem casa.