Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Faja
    Eu concordo em tudo csg... mas vejamos... pelo aquilo que tenho visto nos seus comentarios, voce e uma pessoa que trabalha a alguns anos no estrangeiro, sacrificando muitas coisas em prol de uma vida melhor para a sua familia,o seu irs nao ser igual ao comum trabalhador em Portugal mesmo com mais "formacao". Talvez esteja muito mais confortavel em contruir a casa que vai construir do que a genarilidade das pessoas, ainda assim "anda conssumido da vida em otimizar tudo", mas tem de concordar que andam por aqui muitas pessoas completamente desfazadas da realidade!
    Quando temos pessoas que precisam pedir credito pessoal para dar os 10% que o banco nao financia, temos aqui o coktail perfeito para a desgraca!
    Sim, ha muitas pessoas que jogam com a sorte isso é verdade, eu por exemplo sempre achei que para dormir descansado tinha de conseguir aguentar o meu crédito habitação no pior cenário dos 20 anos estando eu desempregado.
    Claro que ainda assim pode correr mal, mas ja consigo estar mais ou menos sossegado
  2. Colocado por: Faja
    Eu concordo em tudo csg... mas vejamos... pelo aquilo que tenho visto nos seus comentarios, voce e uma pessoa que trabalha a alguns anos no estrangeiro, sacrificando muitas coisas em prol de uma vida melhor para a sua familia,o seu irs nao ser igual ao comum trabalhador em Portugal mesmo com mais "formacao". Talvez esteja muito mais confortavel em contruir a casa que vai construir do que a genarilidade das pessoas, ainda assim "anda conssumido da vida em otimizar tudo", mas tem de concordar que andam por aqui muitas pessoas completamente desfazadas da realidade!
    Quando temos pessoas que precisam pedir credito pessoal para dar os 10% que o banco nao financia, temos aqui o coktail perfeito para a desgraca!

Cada um sabe de si, mas penso que mesmo as pessoas que arriscaram pedir emprestado os 10% podem ter feito a melhor opção para elas, e corrido um risco que pode valer a pena.

Risco que acho que não vale a pena é quem se endivida para dar 25K por um carro e chega ao final do mês sem dinheiro e alguns ainda a viver em casa dos pais.. mas mais uma vez cada um sabe de si.
  3. Colocado por: palmstroke
    estou de acordo com o user rptx. comprar e vender no mesmo ano deveria dar direito a impostos de mais valias multiplicados x2.
    entendam uma coisa: mercado livre não significa portas abertas à especulação.

Portanto, a sugestão é incentivar a retirada do mercado de imóveis durante alguns meses. Isso ia ter um efeito maravilhoso nos preços.
  4. Colocado por: luisvvPortanto, a sugestão é incentivar a retirada do mercado de imóveis durante alguns meses. Isso ia ter um efeito maravilhoso nos preços.

É a lei do "se eu não posso, os outros também não deveriam poder"
  5. Colocado por: palmstrokeNão concordo nada com essa visão de minimizar a necessidade de crédito. O crédito sempre serviu para aumentar património, seja a nível familiar como em grandes conglomerados económicos.Apenas é preciso fazer boas decisões.

Eu comprei um T1 em Marvila em 2009 com uma taxa de esforço muito baixa porque priorizei a minha segurança financeira e queria ter uma margem para sobreviver a eventualidades. Foi literalmente a minha mentalidade de pobretanas e as conversas familiares que prezam a humildade que me levaram a isso.

Valeu a pena? NÃO!!
    Devia ter comprado dois T1 em Marvila ou um T2 no Saldanha. Agora teria muito mais patrimonio. Quem fez bem foi quem me dizia: "Marvila? Isso é coisa de bairro social!", e arriscou comprar em áreas mais finas com prestações de crédito maiores e agora tem apartamentos que valem 2x mais que o meu.
    Concordam com este comentário:frpin,ferreiraj125

Os portugueses não estão habituados a lidar com dinheiro e têm uma literacia financeira baixissima.

Basta ver que a maior parte das pessoas, mesmo num cenario de juros baixos, quer é pagar o credito habitação o mais rapido possivel, para "ter casa paga" e "ser minha".

Não têm consciencia do custo de oportunidade, o que até faz sentido, visto que a maior parte limita-se a aplicar o dinheiro em produtos "garantidos" que na realidade apenas garantem que o dinheiro desvaloriza ao longo do tempo.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  6. Colocado por: ferreiraj125

Os portugueses não estão habituados a lidar com dinheiro e têm uma literacia financeira baixissima.

Basta ver que a maior parte das pessoas, mesmo num cenario de juros baixos, quer é pagar o credito habitação o mais rapido possivel, para "ter casa paga" e "ser minha".

Não têm consciencia do custo de oportunidade, o que até faz sentido, visto que a maior parte limita-se a aplicar o dinheiro em produtos "garantidos" que na realidade apenas garantem que o dinheiro desvaloriza ao longo do tempo.

Neste caso os que contratam CH taxa fixa são os iletrados, porque contratam algo garantido pagando mais, que provavelmente com variável, iriam pagar menos no final.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
    • rxpt
    • 25 julho 2022
    Colocado por: vmontalvao
    É a lei do "se eu não posso, os outros também não deveriam poder"

Não, é a lei de oportunidades iguais para todos e não continuar a cavar o fosso cada vez maior entre ricos e pobres. Mas como provavelmente voce já está servido e se calhar até comprou numa boa altura não lhe faz diferença porque não está à procura de casa e a ver os preços cada dia a ficarem mais altos.

Como diz o velho ditado: pimenta no **** dos outros é refresco.

Não sei qual a melhor solução para travar este desequilíbrio no acesso à habitação e este escalar de preços dos imoveis mas que tenho a certeza que no final isto não vai trazer nada de bom isso tenho a certeza.
  7. Colocado por: rxptNão, é a lei de oportunidades iguais para todos e não continuar a cavar o fosso cada vez maior entre ricos e pobres.

Isso não existe.
  8. Colocado por: Varejote

Neste caso os que contratam CH taxa fixa são os iletrados, porque contratam algo garantido pagando mais, que provavelmente com variável, iriam pagar menos no final.
    Concordam com este comentário:vmontalvao

É exatamente o contrário. Quando compro um credito quero limitar o ganho do banco/o meu custo ao máximo. Quando faço um investimento não quero colocar um limite ao retorno possível.

Mas como em tudo na vida, depende das condições oferecidas em dado momento ;)
  9. Colocado por: rxptNão, é a lei de oportunidades iguais para todos e não continuar a cavar o fosso cada vez maior entre ricos e pobres.

Mas a lei é igual para todos. Não há lá nenhuma alinea que diga, se for rico, pode, caso contrário, não pode.
    Agora, o que você quer, é que quem tenha dinheiro, não compre, porque os que não têm dinheiro, não podem comprar. Não se esqueça que vive num mundo capitalista. Pode sempre tentar um regime comunista, onde os bens são (ou dizem ser) de todos :)
  10. Colocado por: Sasapoo que nao faltam em portugal sao casas vazias.
    mais de metade delas são "casas". Acho que não existe uma verdadeira distinção entre o que é ruina e o que é de facto uma casa.

Por outro lado os desníveis sociais estão a aumentar, logo será cada vez mais frequente haver pessoas com 2 ou mais casas e e outras tantas sem possibilidade de chegar a nenhuma. Conheço pelo menos duas pessoas com mais de 10 imóveis de habitação, sem fazerem disso um negócio. Salários e empregos de outros tempos...
    • sltd
    • 25 julho 2022 editado
    Enquanto as pessoas aceitarem que um tijolo custa 1000 €, um saco de cimento custa 1000 € e um kg de areia custa 1000, não para.
    Enquanto apenas se preocuparem com o quanto custa a prestação ao fim do mês, não há volta a dar.
    Por cada 2 que questionam os preços, há 8 que aceitam sem questionar.
  11. Colocado por: DR1982O meio dia de trabalho que o meu crédito habitação me custa tambem nao me chateia muito 😂
    Nesta situação, não lhe compensava mais abater (tendo em conta as euribor atuais).
  12. Colocado por: HAL_9000mais de metade delas são "casas". Acho que não existe uma verdadeira distinção entre o que é ruina e o que é de facto uma casa.

os dados que conheço apontam portugal como um dos países com maior número de casas desocupadas da OCDE e só isso chega para demonstrar que há demasiadas casas por habitante.
    isso do "ai mas algumas não estão no sítio apropriado ou são ruínas". então e nos outros países isso também não acontece?? por comparação portugal continua a ter os números mais exagerados.
    o rácio de casas desocupadas é ainda maior nos grandes centros urbanos, estou farto de meter artigos desse tema.
  13. Colocado por: HAL_9000Nesta situação, não lhe compensava mais abater (tendo em conta as euribor atuais).
    Nao, preciso do dinheiro para a casa ou entao caso possa invisto noutra casa, neste momento Pago de crédito pouco mais de 1/3 do que a casa rende alugada, por isso em breve paga-se sozinha e fico com dinheiro para outros investimentos
  14. Colocado por: DR1982Pago de crédito pouco mais de 1/3 do que a casa rende alugada, por isso em breve paga-se sozinha e fico com dinheiro para outros investimentos
    Ok. Situação diferente da que percecionei. Nesse caso nem chega a gastar meio dia de trabalho para a pagar :).
  15. Colocado por: HAL_9000Ok. Situação diferente da que percecionei. Nesse caso nem chega a gastar meio dia de trabalho para a pagar :).
    Enquanto tiver la a viver que remédio tenho de pagar, mais uns dois Anos pelas minhas contas.
  16. Colocado por: buraburamonoisso do "ai mas algumas não estão no sítio apropriado ou são ruínas". então e nos outros países isso também não acontece??
    Provavelmente, não conheço a realidade dos outros países. Sei que a nossa construção tipicamente é de má qualidade. Há 20-30-40 anos atrás construía-se muito pior ainda. Conheço muitas dessas casas desabitadas que só as queria se me pagassem para ficar com elas, uma vez que só se aproveitava o solo onde estão implantadas e em muitas situações a localização não tem interesse.
  17. Colocado por: HAL_9000Provavelmente, não conheço a realidade dos outros países. Sei que a nossa construção tipicamente é de má qualidade. Há 20-30-40 anos atrás construía-se muito pior ainda. Conheço muitas dessas casas desabitadas que só as queria se me pagassem para ficar com elas, uma vez que só se aproveitava o solo onde estão implantadas e em muitas situações a localização não tem interesse.

Curiosamente há uns dias atrás estive num daqueles sites de anúncios de imobiliário e vi algumas casas T1 e T2 em ruínas (até continham a palavra ruína na descrição, portanto não sou eu que estou a ser esquisito :D ) à venda por mais de 100k€. Se uma casa naquelas condições vale aquilo...
  18. Colocado por: ferreiraj125Os portugueses não estão habituados a lidar com dinheiro e têm uma literacia financeira baixissima.

https://expresso.pt/inimigo-publico/2022-07-22-Maioria-das-familias-pensava-que-juro-era-o-compromisso-com-o-banco-de-pagar-o-credito-1e9e4a36

"A maioria das famílias portuguesas estava convencida de que juro é o processo através do qual se comprometeram a pagar os empréstimos ao banco. É a principal conclusão de uma sondagem sobre iliteracia financeira realizada pela Associação Portuguesa de Agiotas e Afins. “É preciso pagar uma taxa pelo empréstimo? E dá direito a quê?”, perguntava indignado um cliente bancário numa dependência bancária do centro de Lisboa antes de ser acompanhado até à porta por dois seguranças. O INIMIGO PÚBLICO apurou junto do banco que o crédito do cliente já foi vendido numa carteira e que, a partir de agora, pode ficar com as pernas partidas a qualquer momento. A.P."

0.3834 seg. NEW