Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: N Miguel OliveiraEm Portugal, a construção sempre foi bastante barata quando comparada com outras paragens.
    Em paridade de poder de compra? Duvido.

Não conto aqui com o zé pedreiro que faz a casa aos fins de semana com os amigos (como o meu pai fez, e que diga-se de passagem, hoje já não é possível pelo menos legalmente), porque aí nem qualidade construtiva era prioridade, nem a mão de obra é contabilizada.

Quantos salários médios precisamos para pagar uma habitação, comparado com outros países da Europa? Dos EUA, nem me interessa comparar porque são realidades demasiado distintas.

Btw, quando era arrendatário procurava T1, e de facto confirma-se que a oferta é muito reduzida. Por outro lado se pensarmos do ponto de vista comercial entre o valor de um T1 e de um T2, percebe-se porque apostam pouco. A procura para comprar é reduzida, já para alugar é maior. Sempre procurei por T1s para alugar, quando comprei o apartamento, nunca considerei sequer comprar um T1.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000. A procura para comprar é reduzida

Pois eu tenho pena de nao poder fazer apostas, pois nao nos conhecemos nem conheco nenhum t1 a venda, senao apostova que ha donos de t1 que os vendem muito rapidamente, eu propria vendi um T1 numa semana, tb o comprei mais ou menos no mesmo espaco de tempo. E tb apostaria que caso voltasse ao mercado era vendido rapidamete. Nota: tudo a preços de mercado.
  2. Colocado por: AMVPt1 a venda, senao apostova que ha donos de t1 que os vendem muito rapidamente, eu propria vendi um T1 numa semana, tb o comprei mais ou menos no mesmo espaco de tempo. E tb apostaria que caso voltasse ao mercado era vendido rapidamete. Nota: tudo a preços de mercado.
    Eu acredito que haja mercado para os T1, precisamente porque escasseiam, e porque a AMVP fala da AML.
    Contudo do meu ciclo de amigos, familiares, conhecidos, com os quais a conversa de habitação já veio à baila, não conheço 1 que quisesse comprar um T1. Tenho uma amiga que comprou um T1 em solteira, porque não tinha verba para mais, mas assim que pode mudou-se com o namorado para um T2 e arrendou o T1.

De acordo com o imovirtual, só no distrito de Lisboa existem 2936 T1 à venda. Não perca a oportunidade. Tem aí um na Reboleira pela módica quantia de 90000 euros. Tenho a certeza que é um ótimo negócio.....para quem vende.

https://www.imovirtual.com/comprar/apartamento/lisboa/?search%5Bfilter_enum_rooms_num%5D%5B0%5D=1&search%5Border%5D=filter_float_price%3Aasc&search%5Bregion_id%5D=11
    Concordam com este comentário: pguilherme
  3. Colocado por: HAL_9000Quantos salários médios precisamos para pagar uma habitação, comparado com outros países da Europa?

Pois, a coisa é que você deduz que em Portugal se constrói de igual tamanho e tipologia. Compare-se com as amizades que fez quando emigrou, como vivem os seus amigos? Aluguer? Compraram apartamento? Construiram casa como você? Que tipologia? Que área? Como é o mercado afinal? A minha percepção é que apenas agora começa a custar ter casa em Portugal... tal como acontece fora. Pelo que não me parece estranho começar a ver consruções mais pequenas...
    Concordam com este comentário: AMVP
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000Eu acredito que haja mercado para os T1, precisamente porque escasseiam, e porque a AMVP fala da AML.

Claro

Colocado por: HAL_9000não conheço 1 que quisesse comprar um T1

Nao disse que era o objetivo de vida das pessoas, para mim ate faz sentido mas sei que sou um caso raro, o que disse é que havia necessidade, por uma questao financeira é claro.

Colocado por: HAL_9000De acordo com o imovirtual, só no distrito de Lisboa existem 2936 T1 à venda.

Nao sei do distrito, no concelho onde habito sao raros.

Colocado por: HAL_9000Não perca a oportunidade. Tem aí um na Reboleira pela módica quantia de 90000 euros. Tenho a certeza que é um ótimo negócio.....para quem vende.

Nao estou a procura de nada para comprar. Se é um otimo negócio para quem vende nao sei o que sei é que para quem nao tem grande disponibilidade fica com um teto para viver a um preço que pode pagar. Quem compre para o mercado de arrendamento parece - me um bom negócio pois o valor de renda sera baixo, face ao mercado, mas o investimento tb é menor.
    Mas olhe, arrependo-me de nao ter comprado ha uns anos um apartamento T2 em cerca de 40-50 m2, pelo preço actual talvez ate o comprasse, pois a taxa de retorno liquida do arrendamento continua a ser elevada e a facilidade de arrendamento é elevada. Mas como digo, nao quero comprar nada mas nao quer dizer que nao esteja atenta ao mercado.
  4. Colocado por: N Miguel OliveiraCompare-se com as amizades que fez quando emigrou, como vivem os seus amigos? Aluguer? Compraram apartamento? Construiram casa como você? Que tipologia? Que área? Como é o mercado afinal?
    Vivia na cidade mais cara do país, pelo que posso equiparar aos meus amigos aqui em Lisboa. Os que tinham idade e dinheiro para comprar na primeira década desde século era proprietários, os restantes arrendavam apartamentos, ou quartos como eu.
    Posso dizer que pagava lá por um quarto (325 eur) o mesmo que em Lisboa, mas ganhava sensivelmente o dobro (o rendimento permitia-me arrendar um T1 por cerca de 30% do que ganhava em termos liquidos, mas preferi dar prioridade à poupança).

Não conheci lá ninguém que tivesse construído com menos de 50 anos. Porém muitas das pessoas mais velhas do local onde trabalhei, tinham vivendas fora da cidade. Mas eu tb não construi na cidade.
  5. Colocado por: HAL_9000Não conheci lá ninguém que tivesse construído com menos de 50 anos.

Ora aí está o meu ponto.
    Não constroem não é por não quererem...
  6. Colocado por: N Miguel OliveiraOra aí está o meu ponto.
    MAs aqui em Lisboa, também não conheço. Aliás conheço...Professores Universitários, mas construíram na margem sul.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000Vivia na cidade mais cara do país,

Parece - me que tera vivido mum pais com habitacao barata ou podemos estar a comparar epocas diferentes.
  7. Colocado por: AMVPParece - me que tera vivido mum pais com habitacao barata ou podemos estar a comparar epocas diferentes
    Não era barata, simplesmente era mais acessível face ao ordenado médio. 4 anos de distância, não sei se dá para falar em épocas diferentes, ainda que em Portugal entre 2013 e 2017 tenha mudado muita coisa em termos de preço de habitação, em outros países a mudança não foi tão expressiva.

Mas também acredito que os salários em alguns países acompanhem o aumento da inflação e produtividade, ao contrário daqui, onde os salários conseguem crescer abaixo do já anémico crescimento de produtividade.
  8. Colocado por: HAL_9000MAs aqui em Lisboa, também não conheço. Aliás conheço...Professores Universitários, mas construíram na margem sul.

Mas então, conhece alguém da sua idade ou com mais 10 anos, que tenha um imóvel comparado ao seu, em localização, área e tipologia?

É que eu pelo menos vejo que em Portugal, apesar de tudo, é relativamente comum construir ou comprar, apesar dos créditos.

O que me leva a pensar que passamos a vida a queixarmo-nos que "tá mau" e "lá fora é que é"... mas quando chega a horinha da verdade, não somos modestos nas vontades que temos, apesar da carteira. Por comparação com outras sociedades.

Que não haja mais T1 ou T0 é apenas um reflexo disso.
  9. Colocado por: AMVPum apartamento T2 em cerca de 40-50 m2

Acho muito pertinente de facto este tema do tamanho e tipologia. Pode ser um escape para reduzir um bocado o preço dos imóveis e sugerir alguma luz ao fundo do tunel para quem procura comprar ou construir nos dias de hoje.

Esse T2 é de facto muito pequeno. De que época é? É que os mínimos do rgeu são:
    T0 35m2
    T1 52m2
    T2 72m2
    T3 91m2
    T4 105m2 brutos.

É muito incomum alguém construir hoje em dia com valores próximos dos mínimos legais. Nem estes mínimos podem ser considerados como ideiais (são mínimos). Mas como os preços também andam longe do ideal... talvez se tenha que repensar um pouco como se constrói.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: HAL_9000Não era barata, simplesmente era mais acessível face ao ordenado médio.

Nao foi por ai o meu comentario, foi mesmo pelo valor do quarto. Certamente que nao era no centro de Paris, por exemplo
  10. Eu acho que não é um problema de poupar na construção, é mais uma questão de especulação imobiliaria, se se fizerem muitos t0 e t1, eles passam a ficar aos preços dos t2 e os t2 sobem para outro nivel.

Como modelo de país acho que era mais interessante que não fosse permitido contruir t0, de t1 para cima preferencialmente t2 para cima, mesmo que fossem t2 com 60 m2, em 60 m2 dá para meter 2 quartos, 1 casa de banho e uma cozinha/sala, até em 50.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: N Miguel Oliveira

Acho muito pertinente de facto este tema do tamanho e tipologia. Pode ser um escape para reduzir um bocado o preço dos imóveis e sugerir alguma luz ao fundo do tunel para quem procura comprar ou construir nos dias de hoje.

Esse T2 é de facto muito pequeno. De que época é? É que os mínimos do rgeu são:
    T0 35m2
    T1 52m2
    T2 72m2
    T3 91m2
    T4 105m2 brutos.

É muito incomum alguém construir hoje em dia com valores próximos dos mínimos legais. Nem estes mínimos podem ser considerados como ideiais (são mínimos). Mas como os preços também andam longe do ideal... talvez se tenha que repensar um pouco como se constrói.

Sim, ja tem alguns anos. É um bairro construido pelo governo civil, para policias, que com o tempo foi vendido aos inquilinos. É da decada de 70.
    Mas digo - lhe, quando aparece algum para arrendar "voam", pois tem rendas mais baratas do que a zona, dada a dimensao, e uma boa localizacao.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: N Miguel OliveiraEsse T2 é de facto muito pequeno. De que época é? É que os mínimos do rgeu são:

Esses minimos foram sempre assim ou foram sendo atualizados?
  11. Colocado por: AMVPEsses minimos foram sempre assim ou foram sendo atualizados?

O rgeu é de 1951, 71 anos.
    Não sei se estes valores vieram logo na versão original ou nalguma actualização.
    O objectivo era a de dotar as construções com um mínimo de salubridade numa altura em que foi preciso construir em massa. Porém, não faltam construções novas pequenas assim noutros países onde há de facto problemas de preço e espaço.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Colocado por: N Miguel Oliveira

O rgeu é de 1951, 71 anos.
    Não sei se estes valores vieram logo na versão original ou nalguma actualização.
    O objectivo era a de dotar as construções com um mínimo de salubridade numa altura em que foi preciso construir em massa. Porém, não faltam construções novas pequenas assim noutros países onde há de facto problemas de preço e espaço.

Pronto, esse bairro é do inicio dos anos 70
    • AMVP
    • 24 setembro 2022
    Mas olhe que o empreendimento que ja aqui referi do JPimenta tb é de inicios dos anos 70 e nao cumpre com as areas referidas
  12. Colocado por: N Miguel OliveiraMas então, conhece alguém da sua idade ou com mais 10 anos, que tenha um imóvel comparado ao seu, em localização, área e tipologia?
    Isso conheço, mas os que me estão a ocorrer agora ganham acima da média nacional.

Eu construi é verdade, mas tal só foi possível porque durante 2 anos, passei os fds quase todos na obra a fazer os extras que não estavam orçamentados. Por isso não sei o valor real a que me ficou a obra, mas em termos de dinheiro que saiu da carteira ficou bem abaixo dos 1230 euros/m2 que por aqui fala, caso contrário teria sido impossível.

Sei sim, que hoje me tinha ficado imensamente mais cara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira

0.8083 seg. NEW