Colocado por: N Miguel OliveiraEm Portugal, a construção sempre foi bastante barata quando comparada com outras paragens.Em paridade de poder de compra? Duvido.
Colocado por: HAL_9000. A procura para comprar é reduzida
Colocado por: AMVPt1 a venda, senao apostova que ha donos de t1 que os vendem muito rapidamente, eu propria vendi um T1 numa semana, tb o comprei mais ou menos no mesmo espaco de tempo. E tb apostaria que caso voltasse ao mercado era vendido rapidamete. Nota: tudo a preços de mercado.Eu acredito que haja mercado para os T1, precisamente porque escasseiam, e porque a AMVP fala da AML.
Colocado por: HAL_9000Quantos salários médios precisamos para pagar uma habitação, comparado com outros países da Europa?
Colocado por: HAL_9000Eu acredito que haja mercado para os T1, precisamente porque escasseiam, e porque a AMVP fala da AML.
Colocado por: HAL_9000não conheço 1 que quisesse comprar um T1
Colocado por: HAL_9000De acordo com o imovirtual, só no distrito de Lisboa existem 2936 T1 à venda.
Colocado por: HAL_9000Não perca a oportunidade. Tem aí um na Reboleira pela módica quantia de 90000 euros. Tenho a certeza que é um ótimo negócio.....para quem vende.
Colocado por: N Miguel OliveiraCompare-se com as amizades que fez quando emigrou, como vivem os seus amigos? Aluguer? Compraram apartamento? Construiram casa como você? Que tipologia? Que área? Como é o mercado afinal?Vivia na cidade mais cara do país, pelo que posso equiparar aos meus amigos aqui em Lisboa. Os que tinham idade e dinheiro para comprar na primeira década desde século era proprietários, os restantes arrendavam apartamentos, ou quartos como eu.
Colocado por: HAL_9000Não conheci lá ninguém que tivesse construído com menos de 50 anos.
Colocado por: N Miguel OliveiraOra aí está o meu ponto.MAs aqui em Lisboa, também não conheço. Aliás conheço...Professores Universitários, mas construíram na margem sul.
Colocado por: HAL_9000Vivia na cidade mais cara do país,
Colocado por: AMVPParece - me que tera vivido mum pais com habitacao barata ou podemos estar a comparar epocas diferentesNão era barata, simplesmente era mais acessível face ao ordenado médio. 4 anos de distância, não sei se dá para falar em épocas diferentes, ainda que em Portugal entre 2013 e 2017 tenha mudado muita coisa em termos de preço de habitação, em outros países a mudança não foi tão expressiva.
Colocado por: HAL_9000MAs aqui em Lisboa, também não conheço. Aliás conheço...Professores Universitários, mas construíram na margem sul.
Colocado por: AMVPum apartamento T2 em cerca de 40-50 m2
Colocado por: HAL_9000Não era barata, simplesmente era mais acessível face ao ordenado médio.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Acho muito pertinente de facto este tema do tamanho e tipologia. Pode ser um escape para reduzir um bocado o preço dos imóveis e sugerir alguma luz ao fundo do tunel para quem procura comprar ou construir nos dias de hoje.
Esse T2 é de facto muito pequeno. De que época é? É que os mínimos do rgeu são:
T0 35m2
T1 52m2
T2 72m2
T3 91m2
T4 105m2 brutos.
É muito incomum alguém construir hoje em dia com valores próximos dos mínimos legais. Nem estes mínimos podem ser considerados como ideiais (são mínimos). Mas como os preços também andam longe do ideal... talvez se tenha que repensar um pouco como se constrói.
Colocado por: N Miguel OliveiraEsse T2 é de facto muito pequeno. De que época é? É que os mínimos do rgeu são:
Colocado por: AMVPEsses minimos foram sempre assim ou foram sendo atualizados?
Colocado por: N Miguel Oliveira
O rgeu é de 1951, 71 anos.
Não sei se estes valores vieram logo na versão original ou nalguma actualização.
O objectivo era a de dotar as construções com um mínimo de salubridade numa altura em que foi preciso construir em massa. Porém, não faltam construções novas pequenas assim noutros países onde há de facto problemas de preço e espaço.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas então, conhece alguém da sua idade ou com mais 10 anos, que tenha um imóvel comparado ao seu, em localização, área e tipologia?Isso conheço, mas os que me estão a ocorrer agora ganham acima da média nacional.