Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: FajaOlhe, nao recebi heranca, nem dinheiro dos pais, sao 15 anos a pagar renda, e a trabalhar muito

Parabéns pelo esforço.

Eu tenho situação parecida, mas com um elemento muito mais favorável, que é o facto de estar a pagar empréstimo do apartamento comprado em 2007. Ou seja, pago menos que se fosse renda (já fizémos algumas amortizações antecipadas), e tenho um ativo para vender que, entretanto, também valorizou bastante.
    Concordam com este comentário: Faja
  2.  # 2

Colocado por: Faja

Olhe, nao recebi heranca, nem dinheiro dos pais, sao 15 anos a pagar renda, e a trabalhar muito. Ate o terreno fui eu e a minha companheira que compramos.
    Ah... e nao pensso gastar 200m!

É isto !!

Eu a trabalhar desde os 16 ,( herança … pff , quem me dera ) tenho dois apartamentos em Lisboa … é uma questão de ter objectivos e trabalhar em função destes…
    • Faja
    • 24 julho 2022

# 3

Olhe... pa responder a todos, sou dos Acores, com 20 anos e apenas 12°ano fiz uma mala e rumei ao continente, em 2008,para uma entrevista numa das maiores empresas do seu sector em Portugal. Entrei como tecnico e sai de livre vontade em 2020 como encarregado geral de uma area de negocio na ordem dos 12M€ ano.
    Tive muita sorte porque apanhei uma boa empresa, com boas pessoas.
    Regressei aos acores em 2020 para tratar das coisas da casa e regressar para junto dos meus! Estava canssado...
    Durante os anos que tive no continente poderia e deveria ter comprado algo em vez de pagar renda, mas nunca quis nada que me "prende-se", tambem tive sorte que morei todos esses anos na mesma casa, numa grande cidade, pagando apenas 250€ ( o senhorio gostava de mim) sem nunca me aumentar a renda.
    Todos os anos fui de ferias aos acores 1 ou 2 vezes.
    Em dezembro de 2021 a empresa que trabalhei estava com graves problemas num projeto no estrangeiro e pediu-me ajuda, neste momento tou no estrangueiro.
  3.  # 4

Colocado por: ricardo.rodrigues

Para quem não recebeu uma herança ou dinheiro dos pais... isso é uma miragem: Quantos anos tem de andar a poupar para juntar 200k€?

Já para não falar que o dinheiro que tenho poupado está parado no banco, e já vou perder mais de 8%, só este ano, devido à inflação.

Basta trabalhar muito durante 15 anos, nao fazer ferias caras, nao enterrar dinheiro em carros e fazer uma casa de 120k.
    • Faja
    • 24 julho 2022 editado

# 5

Colocado por: Sirruper
    Basta trabalhar muito durante 15 anos, nao fazer ferias caras, nao enterrar dinheiro em carros e fazer uma 120k.

Pois... e mais ou menos isso ;) so fiz umas ferias mais caras 1 ano, de resto era sempre ir aos Acores ver a familia, em relacao a carros so tive 2 ate agora, o primeiro muito barato, o segundo de cerca de 14m€.
    Ah... nunca tive um iphone! :(
    Concordam com este comentário: Sirruper
  4.  # 6

Pois, o estilo de vida faz muita diferença no conseguir ou não juntar dinheiro. Tal como o Faja também fizemos a nossa casa de fds sem recurso a crédito, só com as poupanças. Aliás, tudo começou porque tínhamos um certificado de aforro de 90 mil euros e pensamos: porque não usá-lo para fazer uma casa gira num terreno grande? E assim foi (ficou em bastante mais mas havia outras poupanças disponíveis).

O estilo de vida, dizia, aliado à capacidade de trabalho e ao empenho permitem juntar dinheiro. Nunca fomos de vícios, temos 2 carros velhos, uma mota com quase 20 anos, miúdos no público, telemóveis de 200 euros de 4 em 4 anos e porque avariam, comida quase sempre em casa, roupa para nós é praticamente a mesma desde que nos conhecemos (há 14 anos), os garotos vestem roupa maravilhosa da kid to kid por meia dúzia de euros, somos de ir à feira de Carcavelos (onde nos ciganos a minha mulher compra lencóis de algodão a 1 quinto de preço na loja) e não ao Oeiras park... e podia continuar mas penso que dá para perceber. Temos ordenados médios os 2.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, Faja, HAL_9000
  5.  # 7

Colocado por: Casa da HortaPois, o estilo de vida faz muita diferença no conseguir ou não juntar dinheiro. Tal como o Faja também fizemos a nossa casa de fds sem recurso a crédito, só com as poupanças. Aliás, tudo começou porque tínhamos um certificado de aforro de 90 mil euros e pensamos: porque não usá-lo para fazer uma casa gira num terreno grande? E assim foi (ficou em bastante mais mas havia outras poupanças disponíveis).

O estilo de vida, dizia, aliado à capacidade de trabalho e ao empenho permitem juntar dinheiro. Nunca fomos de vícios, temos 2 carros velhos, uma mota com quase 20 anos, miúdos no público, telemóveis de 200 euros de 4 em 4 anos e porque avariam, comida quase sempre em casa, roupa para nós é praticamente a mesma desde que nos conhecemos (há 14 anos), os garotos vestem roupa maravilhosa da kid to kid por meia dúzia de euros, somos de ir à feira de Carcavelos (onde nos ciganos a minha mulher compra lencóis de algodão a 1 quinto de preço na loja) e não ao Oeiras park... e podia continuar mas penso que dá para perceber. Temos ordenados médios os 2.
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues

O que é que é um salario médio nos dias de hoje?
  6.  # 8

Colocado por: FajaCasa de pobre

Não tem porque a descrever assim. Vá à Suíça ou aos EUA e nem isso têm em média.

Acho que faz muito bem. Aliás, eu penso a mesma coisa. 120m2 brutos para mim chega e sobra (T3)... isso ou remoledar alguma antiga, que pode até ter bem menos que isso. É uma questão de prioridades.

Quanto à renda ou crédito, acho que entre vantagens e desvantagens acabam por equilibrar-se um com outro. Nem acho o crédito o fim do mundo, nem uma renda um desperdício.

De resto, é dos meus. Parabéns pela atitude.
  7.  # 9

No fundo tudo se resume a opções de vida, os créditos também não sao nenhuns bichos papões desde que feitos com responsabilidade!
    Para mim o importante é um meio termo, nem viver como se Fosse morrer amanhã nem como se nunca morre-se.
    • Faja
    • 24 julho 2022

# 10

Colocado por: DR1982No fundo tudo se resume a opções de vida, os créditos também não sao nenhuns bichos papões desde que feitos com responsabilidade!
    Para mim o importante é um meio termo, nem viver como se Fosse morrer amanhã nem como se nunca morre-se.

Eu pensso que o fato de alguem "estar bem" hoje, nao quer dizer que assim seja daqui a 1 ou 10 anos, o contrario tambem acredito.
    A mim faz confusao as pessoas assumirem "compromissos/creditos" muitas vezes no limite das capacidades que tem "hoje"!
    O fato e que grande parte das pessoas poderia viver com bastante "menos", menos carros, menos m2 de construcao etc...
  8.  # 11

Eu pensso que o fato de alguem "estar bem" hoje, nao quer dizer que assim seja daqui a 1 ou 10 anos, o contrario tambem acredito.
    A mim faz confusao as pessoas assumirem "compromissos/creditos" muitas vezes no limite das capacidades que tem "hoje"!
    O fato e que grande parte das pessoas poderia viver com bastante "menos", menos carros, menos m2 de construcao etc...
    Por isso
    Mesmo disse que nao sou contra os créditos desde que feitos com responsabilidade.
    Para mim viver também é gastar dinheiro “mal gasto”, nao gostaria de viver a vida apenas de forma racional ou quase, para mim os créditos são um meio que me permitem alcançar o que quero e ao mesmo tempo aproveitar a vida.
    Tal como disse antes são opções
    • Faja
    • 24 julho 2022

# 12

Colocado por: N Miguel Oliveira

Não tem porque a descrever assim. Vá à Suíça ou aos EUA e nem isso têm em média.

Acho que faz muito bem. Aliás, eu penso a mesma coisa. 120m2 brutos para mim chega e sobra (T3)... isso ou remoledar alguma antiga, que pode até ter bem menos que isso. É uma questão de prioridades.

Quanto à renda ou crédito, acho que entre vantagens e desvantagens acabam por equilibrar-se um com outro. Nem acho o crédito o fim do mundo, nem uma renda um desperdício.

De resto, é dos meus. Parabéns pela atitude.

Pois eu ja reparei... estou num pais com mais poder de compra que Portugal, ainda assim o imobiliario e frota nao e melhor que Portugal.
    Remodelar uma casa antiga tambem esteve nos meus planos, inclusive estive num processo de compra de uma, um processo demorado, com acertos de areas e varios processos de legalizacoes, um predio de herdeiros que quando consegui finalmente marcar escritura, pediram mais 20m€, desisti, procurei terrenos durante alguns anos ate conseguir achar o certo, ao preco certo! Fiz uma oferta de metade do valor que estava a venda, dinheiro na mao, fui mal tratado pelo dono, passado quase 1 ano ele veio falar comigo a ver se a minha proposta se mantinha, comprei.
    Em relacao a 120m2 serem suficientes, eu acho que sim, mas sendo o Nuno arquiteto, diga-me quantos projetos fez nos ultimos 10, que tivessem menos de 120m2?
    Acho que muitas pessoas vivem acima das suas possibilidades!
  9.  # 13

Colocado por: Jose_BM

O que é que é um salario médio nos dias de hoje?

Isso já deu páginas de discussão aqui no fórum. O objetivo era mostrar que se pode ter uma vida regrada por opção, mesmo ganhando o suficiente para outro estilo de consumo
    Quanto a créditos também nada contra, mas é tão bom não ter nenhum 😉
    Concordam com este comentário: NTORION
  10.  # 14

Pois eu ja reparei... estou num pais com mais poder de compra que Portugal, ainda assim o imobiliario e frota nao e melhor que Portugal.
    Remodelar uma casa antiga tambem esteve nos meus planos, inclusive estive num processo de compra de uma, um processo demorado, com acertos de areas e varios processos de legalizacoes, um predio de herdeiros que quando consegui finalmente marcar escritura, pediram mais 20m€, desisti, procurei terrenos durante alguns anos ate conseguir achar o certo, ao preco certo! Fiz uma oferta de metade do valor que estava a venda, dinheiro na mao, fui mal tratado pelo dono, passado quase 1 ano ele veio falar comigo a ver se a minha proposta se mantinha, comprei.
    Em relacao a 120m2 serem suficientes, eu acho que sim, mas sendo o Nuno arquiteto, diga-me quantos projetos fez nos ultimos 10, que tivessem menos de 120m2?
    Acho que muitas pessoas vivem acima das suas possibilidades!

O que falta em Portugal são pessoas que saibam o que querem e tenham capacidade e coragem de concretizarem o que querem.
    A maior parte dos portugueses compra por instinto, nao sabe avaliar um bom investimento, decide em função dos outros e nao de si proprio, e faz igual a todos os outros. Porque se os outros(maioria) o fazem é porque simplesmente estão correctos e nao pensam por si proprios.
    Casas com 120m2 é dificil encontra-las. Mas na minha zona cada vez encontro casas ainda mais pequenas do que 100m2 que foram restauradas e mantidas as areas originais. As pessoas nao ficam endividadas para toda a vida e vivem felizes e concretizadas. Esse devia ser o objectivo de todos. Mas a malta gosta de ir pelo caminho mais curto e esse por vezes é bem mais caro e mais dificil de gerir no futuro.
  11.  # 15

Colocado por: Casa da Hortamas é tão bom não ter nenhum 😉
    O meio dia de trabalho que o meu crédito habitação me custa tambem nao me chateia muito 😂
  12.  # 16

o mais inteligente hoje em dia é alavancar até aos dentes e ser o mais porco possível. custa aceitar mas é assim.

isso de serem uns poupadinhos e humildes é história para contar na paróquia. quantos de vocês fizeram isso nos últimos 2-3 anos?
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, Faja, desofiapedro
  13.  # 17

Eu, por isso no último ano ando a remodelar sem recurso a crédito.
  14.  # 18

Colocado por: rxpt

O problema é que estamos a tirar oportunidade de uma pessoa com menos capacidade financeira conseguir adquirir uma casa.
    Estamos a incentivar o lucro fácil, assim é fácil quem tem dinheiro fazer mais dinheiro e a classe média rápido desaparece.
    Claro que é o mercado a funcionar, mas estamos só a falar daquilo que é o mínimo que uma pessoa precisa para viver, que é uma casa.

Como meus falecidos avós diziam: dinheiro faz dinheiro (quando bem aplicado óbvio)
  15.  # 19

Colocado por: Casa da HortaPois, o estilo de vida faz muita diferença no conseguir ou não juntar dinheiro. Tal como o Faja também fizemos a nossa casa de fds sem recurso a crédito, só com as poupanças. Aliás, tudo começou porque tínhamos um certificado de aforro de 90 mil euros e pensamos: porque não usá-lo para fazer uma casa gira num terreno grande? E assim foi (ficou em bastante mais mas havia outras poupanças disponíveis).

Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues

Para mim o que faz diferença são os rendimentos.

Os meus pais sempre fizeram a vida mais comedida que se possa imaginar.

Não iam a restaurantes, não faziam festas, só tinham carro velho, etc.

Nunca compraram casa, nunca juntaram dinheiro nenhum, foi sempre a gastar o minimo possivel para o salario chegar ao mês seguinte.

Eu faço uma vida muito mais descontraida e ainda assim poupo bastante dinheiro.

A diferença é que ganho 6x mais que eles.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  16.  # 20

0.4108 seg. NEW