Colocado por: FajaOlhe, nao recebi heranca, nem dinheiro dos pais, sao 15 anos a pagar renda, e a trabalhar muito
Colocado por: Faja
Olhe, nao recebi heranca, nem dinheiro dos pais, sao 15 anos a pagar renda, e a trabalhar muito. Ate o terreno fui eu e a minha companheira que compramos.
Ah... e nao pensso gastar 200m!
Colocado por: ricardo.rodrigues
Para quem não recebeu uma herança ou dinheiro dos pais... isso é uma miragem: Quantos anos tem de andar a poupar para juntar 200k€?
Já para não falar que o dinheiro que tenho poupado está parado no banco, e já vou perder mais de 8%, só este ano, devido à inflação.
Colocado por: Sirruper
Basta trabalhar muito durante 15 anos, nao fazer ferias caras, nao enterrar dinheiro em carros e fazer uma 120k.
Colocado por: Casa da HortaPois, o estilo de vida faz muita diferença no conseguir ou não juntar dinheiro. Tal como o Faja também fizemos a nossa casa de fds sem recurso a crédito, só com as poupanças. Aliás, tudo começou porque tínhamos um certificado de aforro de 90 mil euros e pensamos: porque não usá-lo para fazer uma casa gira num terreno grande? E assim foi (ficou em bastante mais mas havia outras poupanças disponíveis).
O estilo de vida, dizia, aliado à capacidade de trabalho e ao empenho permitem juntar dinheiro. Nunca fomos de vícios, temos 2 carros velhos, uma mota com quase 20 anos, miúdos no público, telemóveis de 200 euros de 4 em 4 anos e porque avariam, comida quase sempre em casa, roupa para nós é praticamente a mesma desde que nos conhecemos (há 14 anos), os garotos vestem roupa maravilhosa da kid to kid por meia dúzia de euros, somos de ir à feira de Carcavelos (onde nos ciganos a minha mulher compra lencóis de algodão a 1 quinto de preço na loja) e não ao Oeiras park... e podia continuar mas penso que dá para perceber. Temos ordenados médios os 2.
Colocado por: FajaCasa de pobre
Colocado por: DR1982No fundo tudo se resume a opções de vida, os créditos também não sao nenhuns bichos papões desde que feitos com responsabilidade!
Para mim o importante é um meio termo, nem viver como se Fosse morrer amanhã nem como se nunca morre-se.
Colocado por: FajaPor isso
Eu pensso que o fato de alguem "estar bem" hoje, nao quer dizer que assim seja daqui a 1 ou 10 anos, o contrario tambem acredito.
A mim faz confusao as pessoas assumirem "compromissos/creditos" muitas vezes no limite das capacidades que tem "hoje"!
O fato e que grande parte das pessoas poderia viver com bastante "menos", menos carros, menos m2 de construcao etc...
Colocado por: N Miguel Oliveira
Não tem porque a descrever assim. Vá à Suíça ou aos EUA e nem isso têm em média.
Acho que faz muito bem. Aliás, eu penso a mesma coisa. 120m2 brutos para mim chega e sobra (T3)... isso ou remoledar alguma antiga, que pode até ter bem menos que isso. É uma questão de prioridades.
Quanto à renda ou crédito, acho que entre vantagens e desvantagens acabam por equilibrar-se um com outro. Nem acho o crédito o fim do mundo, nem uma renda um desperdício.
De resto, é dos meus. Parabéns pela atitude.
Colocado por: Jose_BM
O que é que é um salario médio nos dias de hoje?
Colocado por: Faja
Pois eu ja reparei... estou num pais com mais poder de compra que Portugal, ainda assim o imobiliario e frota nao e melhor que Portugal.
Remodelar uma casa antiga tambem esteve nos meus planos, inclusive estive num processo de compra de uma, um processo demorado, com acertos de areas e varios processos de legalizacoes, um predio de herdeiros que quando consegui finalmente marcar escritura, pediram mais 20m€, desisti, procurei terrenos durante alguns anos ate conseguir achar o certo, ao preco certo! Fiz uma oferta de metade do valor que estava a venda, dinheiro na mao, fui mal tratado pelo dono, passado quase 1 ano ele veio falar comigo a ver se a minha proposta se mantinha, comprei.
Em relacao a 120m2 serem suficientes, eu acho que sim, mas sendo o Nuno arquiteto, diga-me quantos projetos fez nos ultimos 10, que tivessem menos de 120m2?
Acho que muitas pessoas vivem acima das suas possibilidades!
Colocado por: Casa da Hortamas é tão bom não ter nenhum 😉O meio dia de trabalho que o meu crédito habitação me custa tambem nao me chateia muito 😂
Colocado por: rxpt
O problema é que estamos a tirar oportunidade de uma pessoa com menos capacidade financeira conseguir adquirir uma casa.
Estamos a incentivar o lucro fácil, assim é fácil quem tem dinheiro fazer mais dinheiro e a classe média rápido desaparece.
Claro que é o mercado a funcionar, mas estamos só a falar daquilo que é o mínimo que uma pessoa precisa para viver, que é uma casa.
Colocado por: Casa da HortaPois, o estilo de vida faz muita diferença no conseguir ou não juntar dinheiro. Tal como o Faja também fizemos a nossa casa de fds sem recurso a crédito, só com as poupanças. Aliás, tudo começou porque tínhamos um certificado de aforro de 90 mil euros e pensamos: porque não usá-lo para fazer uma casa gira num terreno grande? E assim foi (ficou em bastante mais mas havia outras poupanças disponíveis).
O estilo de vida, dizia, aliado à capacidade de trabalho e ao empenho permitem juntar dinheiro. Nunca fomos de vícios, temos 2 carros velhos, uma mota com quase 20 anos, miúdos no público, telemóveis de 200 euros de 4 em 4 anos e porque avariam, comida quase sempre em casa, roupa para nós é praticamente a mesma desde que nos conhecemos (há 14 anos), os garotos vestem roupa maravilhosa da kid to kid por meia dúzia de euros, somos de ir à feira de Carcavelos (onde nos ciganos a minha mulher compra lencóis de algodão a 1 quinto de preço na loja) e não ao Oeiras park... e podia continuar mas penso que dá para perceber. Temos ordenados médios os 2.