Iniciar sessão ou registar-se
    • Faja
    • 24 julho 2022

     # 1

    Colocado por: Sirruper
    O que falta em Portugal são pessoas que saibam o que querem e tenham capacidade e coragem de concretizarem o que querem.
    A maior parte dos portugueses compra por instinto, nao sabe avaliar um bom investimento, decide em função dos outros e nao de si proprio, e faz igual a todos os outros. Porque se os outros(maioria) o fazem é porque simplesmente estão correctos e nao pensam por si proprios.
    Casas com 120m2 é dificil encontra-las. Mas na minha zona cada vez encontro casas ainda mais pequenas do que 100m2 que foram restauradas e mantidas as areas originais. As pessoas nao ficam endividadas para toda a vida e vivem felizes e concretizadas. Esse devia ser o objectivo de todos. Mas a malta gosta de ir pelo caminho mais curto e esse por vezes é bem mais caro e mais dificil de gerir no futuro.

    Ok... casas remodeladas... percebo... e casas novas construidas de raiz com 120m2? Quase nao existe...
    • Faja
    • 24 julho 2022

     # 2

    Vou dar um exemplo real... a minha mulher e a mais nova de 8 filhos, ela nasceu numa casa pequena em que viviam os 8, com os pais e o avo, portanto 11 pessoas, atualmente tenho uma cunhada que vive na mesma casa com o marido e 1 filho e diz k a casa e pequena!
  1.  # 3

    Colocado por: CarvaiEntretanto na China as coisas complicam-se...
    https://eco.sapo.pt/2022/07/24/chineses-recusam-pagar-prestacao-da-casa-saiba-porque-em-5-respostas/

    Fico contente que o Governo chinês seja confrontado com esta crise. E que o povo chines se revolte contra o regime. Se a economia china abrandar irá ficar mais refem das exportacoes e isso torna a china mais vulneravel. A china está a preparar-se para um confronto por causa de taiwan, pode ser que esta crise adie ou faça esquecer esta intenção.
  2.  # 4

    Colocado por: SirruperA china está a preparar-se para um confronto por causa de taiwan, pode ser que esta crise adie ou faça esquecer esta intenção.

    Infelizmente pode acontecer o inverso, os ditadores quando começam a ter dificuldades internas escolhem a guerra com o exterior como saída "patriótica". O caso Putin é sintomático.
  3.  # 5

    Colocado por: Faja
    Casa de pobre, sem "closet" sem "ilha" sem varias coisas k toda gente faz hoje em dia.
    Mas tem uma coisa, pensso construir sem recorrer a credito!
    Concordam com este comentário:Sirruper,Casa da Horta,Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:N Miguel Oliveira


    Ha pessoas que constroem com ilha e com closet sem recorrer a credito, ja pensou?
  4.  # 6

    Colocado por: Faja
    Ok... casas remodeladas... percebo... e casas novas construidas de raiz com 120m2? Quase nao existe...


    Um familiar meu esta em vias de comprar num empreendimento no Algarve, uma casa (moradia isolada) em construção que tem 90m2, é T3, primeiro andar 2 quartos casa de banho e suite, rés de chão wc e cozinha sala em open space, tem em frente á sala um terraço que deve ter uns 20 m2.

    120 m2 para um t3 é mais que equilibrado não é pequeno.
    Concordam com este comentário: Faja
  5.  # 7

    Não concordo nada com essa visão de minimizar a necessidade de crédito. O crédito sempre serviu para aumentar património, seja a nível familiar como em grandes conglomerados económicos. Apenas é preciso fazer boas decisões.

    Eu comprei um T1 em Marvila em 2009 com uma taxa de esforço muito baixa porque priorizei a minha segurança financeira e queria ter uma margem para sobreviver a eventualidades. Foi literalmente a minha mentalidade de pobretanas e as conversas familiares que prezam a humildade que me levaram a isso.

    Valeu a pena? NÃO!!
    Devia ter comprado dois T1 em Marvila ou um T2 no Saldanha. Agora teria muito mais patrimonio. Quem fez bem foi quem me dizia: "Marvila? Isso é coisa de bairro social!", e arriscou comprar em áreas mais finas com prestações de crédito maiores e agora tem apartamentos que valem 2x mais que o meu.
    Concordam com este comentário: frpin, ferreiraj125
  6.  # 8

    Colocado por: PedroeLaraHa pessoas que constroem com ilha e com closet sem recorrer a credito, ja pensou?


    Tampouco faltam pessoas que constroem mais pequeno, que compram carro mais economico, que usam um telefone de 150€, não porque não podem, mas porque simplesmente relativizam o valor que atribuem a isso, e preferem gastar na educação dos filhos, em viagens caras, em restaurantes finos, etc, etc... Não vejo qual o mal disso.
  7.  # 9

    Colocado por: FajaEm relacao a 120m2 serem suficientes, eu acho que sim, mas sendo o Nuno arquiteto, diga-me quantos projetos fez nos ultimos 10, que tivessem menos de 120m2?


    Dos ultimos 10: Um. Era T3 em dois pisos.

    Em breve (1-2 anos) devo começar outro mas versão térrea para os meus sogros, no meio do nada, que já estão cansados de viver numa com 300, em banda de 3 pisos numa selva urbana enorme. T2 ou T3, talvez 100-120m².
    E outra para mim próprio, uma remodelação na minha aldeia natal, duma casita com 63m² em pedra, térrea, com aproveitamento do sótão... talvez T2 que se possa converter em T3 durante um tempo, logo se verá que farei. Em ambos casos ainda falta comprar os terrenos.

    A construir de raíz faria algo tipo 9x14m, T3 com wc em cada quarto. Mas quem manda é o contexto e o terreno.
  8.  # 10

    Colocado por: FajaVou dar um exemplo real... a minha mulher e a mais nova de 8 filhos, ela nasceu numa casa pequena em que viviam os 8, com os pais e o avo, portanto 11 pessoas, atualmente tenho uma cunhada que vive na mesma casa com o marido e 1 filho e diz k a casa e pequena!
    E naonme surpreende, os tempos mudam...
    Nos temos na familia uma casa onde foram criados 6 filhos e provavelmente um dia ninguém a vai querer para viver, nao tem wc interior, cozinha fora do resto, os quartos cabe uma cama e uma caixa, Foram la criados 6 e o mais certo é nunca mais ninguém la viver.mas é normal, os tempos mudam
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • Faja
    • 24 julho 2022

     # 11

    Colocado por: PedroeLara

    Ha pessoas que constroem com ilha e com closet sem recorrer a credito, ja pensou?

    Sim... PedroeLara, eu tambem talvez pude-se o que quero transmitir com isto e que devemos adaptar o nosso projeto ao dinheiro que queremos/podemos gastar, devemos adaptar os projetos a nossa capacidade financeira e nao construir em funcao do que os outros construiram! A realidade e que a generalidade das pessoas que constroem foram criadas com muito menos, ainda assim estao por ai... o que adianta criar espetativas muito elevadas e depois passar uma vida com a corda na garganta para pagar o credito? Ou ficar frustrado por nao conseguir levar o seu projeto avante?
  9.  # 12

    Colocado por: FajaA realidade e que a generalidade das pessoas que constroem foram criadas com muito menos, ainda assim estao por ai...
    Em casas sem climatização e sem eletricidade ou água canalizada, etc etc... e por isso quer dizer que mesmo podendo não devem ambicionar mais ou estou a perceber mal?
    • Faja
    • 24 julho 2022

     # 13

    Colocado por: Jose_BM

    Um familiar meu esta em vias de comprar num empreendimento no Algarve, uma casa (moradia isolada) em construção que tem 90m2, é T3, primeiro andar 2 quartos casa de banho e suite, rés de chão wc e cozinha sala em open space, tem em frente á sala um terraço que deve ter uns 20 m2.

    120 m2 para um t3 é mais que equilibrado não é pequeno.
    Concordam com este comentário:Faja


    Ok Joel, concordo que seja equilibrado, mas entao hoje em dia poucas sao as cadas "equilibradas" que vemos serem construidas?
    • Faja
    • 24 julho 2022

     # 14

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Dos ultimos 10: Um. Era T3 em dois pisos.

    Em breve (1-2 anos) devo começar outro mas versão térrea para os meus sogros, no meio do nada, que já estão cansados de viver numa com 300, em banda de 3 pisos numa selva urbana enorme. T2 ou T3, talvez 100-120m².
    E outra para mim próprio, uma remodelação na minha aldeia natal, duma casita com 63m² em pedra, térrea, com aproveitamento do sótão... talvez T2 que se possa converter em T3 durante um tempo, logo se verá que farei. Em ambos casos ainda falta comprar os terrenos.

    A construir de raíz faria algo tipo 9x14m, T3 com wc em cada quarto. Mas quem manda é o contexto e o terreno.

    Ou seja, nos ultimos 10, apenas 1, ok respondeu a minha pergunta e corresponde a minha ideia.
    A respeito, a minha tem 9x13,25.
    Obrigado
  10.  # 15

    Colocado por: FajaA respeito, a minha tem 9x13,25.
    E vai conseguir ter tudo dentro de casa? É que nós tambem vivemos atualmente em 75m2 uteis sem contar com as varandas, mas a árvore de natal fica o abo todo em casa da minha sogra, assim como a roçadora, a mota, as roupas da primeira filha que guardamos assim como a cama pequena, etc etc
    E felizmente somos de ter pouca coisa e vendemos ou damos muita coisa que deixamos de usar
    • Faja
    • 24 julho 2022

     # 16

    Colocado por: DR1982Em casas sem climatização e sem eletricidade ou água canalizada, etc etc... e por isso quer dizer que mesmopodendonão devem ambicionar mais ou estou a perceber mal?

    Boas Dr, esta a perceber mal...
    Tenho estado sempre a falar de "construcao nova", hoje em dia ninguem consegue construir uma casa nova sem agua canalizada e isolamento/climatizacao.
    O que quero dizer e que quase ninguem se sujeita ao basico/essencial.
    Quem tem capital, concordo que faca como quizer, mas sendo nos um pais "pobre" com um ordenado medio muito baixo nao acha que se constroi casas com areas medias muito elevadas?
  11.  # 17

    Colocado por: Faja
    Boas Dr, esta a perceber mal...
    Tenho estado sempre a falar de "construcao nova", hoje em dia ninguem consegue construir uma casa nova sem agua canalizada e isolamento/climatizacao.
    O que quero dizer e que quase ninguem se sujeita ao basico/essencial.
    Quem tem capital, concordo que faca como quizer, mas sendo nos um pais "pobre" com um ordenado medio muito baixo nao acha que se constroi casas com areas medias muito elevadas?
    Sim concordo. mas acho que nao é só o facto de ter ou não capital que conta!
    Eu nao tenho capital para construir os quase 300m2 brutos que tenho previsto mas nao considero que esteja a dar o passo maior que a perna!
    Tambem nao quero privar me de viver durante 10 ou 20 anos a juntar dinheiro porque serão menos 10 ou 20 anos que usufruo da casa assim como tambem quero que os meus filhos usufruam da casa, daqui a 20 anos ja quase que eles vão à vida deles
    Concordam com este comentário: Faja
    • Faja
    • 24 julho 2022

     # 18

    Colocado por: DR1982Sim concordo. mas acho que nao é só o facto de ter ou não capital que conta!
    Eu nao tenho capital para construir os quase 300m2 brutos que tenho previsto mas nao considero que esteja a dar o passo maior que a perna!
    Tambem nao quero privar me de viver durante 10 ou 20 anos a juntar dinheiro porque serão menos 10 ou 20 anos que usufruo da casa assim como tambem quero que os meus filhos usufruam da casa, daqui a 20 anos ja quase que eles vão à vida deles
    Concordam com este comentário:Faja

    DR, Nao podia estar mais de acordo conssigo, vejamos...
    Esta e a minha ideia, podemos partir de 2 principios, ou fazemos uma casa maior para a fase que criamos os nossos filhos e depois vende-mos e fazemos uma mais pequena para quando eles forem a sua vida, ou construimos uma casa "meio termo" que podera servir pa vida toda, eu optei pela 2a opcao.
    Agora concordo que devemos ter uma casa que os nossos filhos possam usufruir de uma infancia feliz.
    Mas olhe... como ja disse morei 12 anos numa grande cidade no continente, num apartamento, depois mudei para a minha terra nos acores e sabe que notei uma mudanca grande na minha filha pequenita. Primeiro nao esta tao fechada, vive na rua, com vizinhos e amigos/familia, o mar esta a 300mts, ninguem a tira da praia agora, tem o parque infantil a 200mts, ou seja o que e preciso e espaco exterior!
    Eu percebo que quase ninguem, vivendo de capitais proprios e sem "ajudas" pode pagar uma casa com as suas poupancas, eu nao sou contra os creditos, acho que e bom, desde que seja com cabeca, agora ninguem me tira da cabeca que as pessoas em Portugal vivem um sonho, alias durante os 12 anos que vivi no continente fiz muitos amigos, ao mostrar o.projeto da minha casa, ninguem gosta... todos dizem k falta isto e aquilo, mesmo aqueles que nao tem nada!
    • DR1982
    • 24 julho 2022 editado

     # 19

    Colocado por: Faja
    DR, Nao podia estar mais de acordo conssigo, vejamos...
    Esta e a minha ideia, podemos partir de 2 principios, ou fazemos uma casa maior para a fase que criamos os nossos filhos e depois vende-mos e fazemos uma mais pequena para quando eles forem a sua vida, ou construimos uma casa "meio termo" que podera servir pa vida toda, eu optei pela 2a opcao.
    Agora concordo que devemos ter uma casa que os nossos filhos possam usufruir de uma infancia feliz.
    Mas olhe... como ja disse morei 12 anos numa grande cidade no continente, num apartamento, depois mudei para a minha terra nos acores e sabe que notei uma mudanca grande na minha filha pequenita. Primeiro nao esta tao fechada, vive na rua, com vizinhos e amigos/familia, o mar esta a 300mts, ninguem a tira da praia agora, tem o parque infantil a 200mts, ou seja o que e preciso e espaco exterior!
    Eu percebo que quase ninguem, vivendo de capitais proprios e sem "ajudas" pode pagar uma casa com as suas poupancas, eu nao sou contra os creditos, acho que e bom, desde que seja com cabeca, agora ninguem me tira da cabeca que as pessoas em Portugal vivem um sonho, alias durante os 12 anos que vivi no continente fiz muitos amigos, ao mostrar o.projeto da minha casa, ninguem gosta... todos dizem k falta isto e aquilo, mesmo aqueles que nao tem nada!
    Concordo, normalmente os que não tem nada são os que mais criticam em tudo!
    Nos optamos por fazer 2 suites pequenas precisamente para quando os filhos nao tiverem em casa, para caso forem para longe e queiram ir passar os fins de semana ou férias à terrinha.
    Como tambem podem ficar por perto e as suites ficarem às moscas daqui a uns anos, mas isso nao temos como saber, só perguntando à Maya :)
    Concordo com a questão do espaço exterior, alias é precisamente o que mais sentimos falta, em casa da avó por exemplo a minha filha anda muito mais entretida e dá-nos muito mais descanso.
    Eu atualmente fora de Portugal vivo em 40m2 e se pudesse trocava os 40m2 pelo bungalow que vivi com 16m2(4x4) ha uns anos num campismo precisamente pelo espaço exterior, mas tambem digo isso porque na verdade fora é Quase como uma casa de férias, para casa principal Ja acho que da jeito ter espaço, sinceramente acho que preciso de cada um dos 200m2 uteis que queremos construir
    • Faja
    • 24 julho 2022

     # 20

    Colocado por: DR1982Concordo, normalmente os que não tem nada são os que mais criticam em tudo!
    Nos optamos por fazer 2 suites pequenas precisamente para quando os filhos nao tiverem em casa, para caso forem para longe e queiram ir passar os fins de semana ou férias à terrinha.
    Como tambem podem ficar por perto e as suites ficarem às moscas daqui a uns anos, mas isso nao temos como saber, só perguntando à Maya :)
    Concordo com a questão do espaço exterior, alias é precisamente o que mais sentimos falta, em casa da avó por exemplo a minha filha anda muito mais entretida e dá-nos muito mais descanso.
    Eu atualmente fora de Portugal vivo em 40m2 e se pudesse trocava os 40m2 pelo bungalow que vivi com 16m2(4x4) ha uns anos num campismo precisamente pelo espaço exterior, mas tambem digo isso porque na verdade fora é Quase como uma casa de férias, para casa principal Ja acho que da jeito ter espaço, sinceramente acho que preciso de cada um dos 200m2 uteis que queremos construir

    Eu concordo em tudo csg... mas vejamos... pelo aquilo que tenho visto nos seus comentarios, voce e uma pessoa que trabalha a alguns anos no estrangeiro, sacrificando muitas coisas em prol de uma vida melhor para a sua familia,o seu irs nao ser igual ao comum trabalhador em Portugal mesmo com mais "formacao". Talvez esteja muito mais confortavel em contruir a casa que vai construir do que a genarilidade das pessoas, ainda assim "anda conssumido da vida em otimizar tudo", mas tem de concordar que andam por aqui muitas pessoas completamente desfazadas da realidade!
    Quando temos pessoas que precisam pedir credito pessoal para dar os 10% que o banco nao financia, temos aqui o coktail perfeito para a desgraca!
 
0.3587 seg. NEW