Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eu tenho a 51.º no Inverno. Mas ela só trabalha até 3 horas nunca mais do que isso. Ontem até foram só 2.
  2.  # 2

    Colocado por: DacepaEu tenho a 51.º no Inverno. Mas ela só trabalha até 3 horas nunca mais do que isso. Ontem até foram só 2.


    Gastam pouca água quente, ter água a 51°C no máximo às 17h, no final da noite já tinha a água morna certamente.
  3.  # 3

    Colocado por: DacepaEu tenho a 51.º no Inverno. Mas ela só trabalha até 3 horas nunca mais do que isso. Ontem até foram só 2.


    Tem bomba de recirculação de água?
  4.  # 4

    Colocado por: Varejote

    Tem bomba de recirculação de água?


    Não.



    Colocado por: Varejote

    Gastam pouca água quente, ter água a 51°C no máximo às 17h, no final da noite já tinha a água morna certamente.


    Gasto a necessária. Não a ando a contar mas como já se disse por aqui, não canto Ópera no duche.

    E a água quente a 51º fica pelas 12H00. Miúdo toma banho pelas 18H30, lava-se a loiça que não pode ir à máquina depois do jantar, e eu e esposa o banho é pelas 07H30.

    Ainda não a apanhei fria ou "desconfortável" que seja. Se assim fosse punha a 55º.


    Agora o que tenho e não consigo contabilizar a sua eficácia, é que o término da instalação do aquecimento central (aquecido por recuperador) passa pela Bomba de Calor. Uso o recuperador todas as noites pelo menos 5 a 6 horas. Mas como uso Carvalho maioritariamente, as temperaturas de saída da água não passam dos 50º em média.
    Sempre achei que isto não fazia nada mas se calhar até impede que não arrefeça tão rápido a água da BC. Digo isto porque a água tem que passar por ?74? ou ?76? elementos e toalheiro e só depois chega à bomba.
    Não sei a que temperatura água volta a entrar no recuperador.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesdeverá ser efectuado semanalmente


    Jorge, todas as bombas de calor montadas e configuradas por profissionais têm o ciclo antilegionela configurado para ser efectuado todas as semanas?
  6.  # 6

    Colocado por: Masterful

    Jorge, todas as bombas de calor montadas e configuradas por profissionais têm o ciclo antilegionela configurado para ser efectuado todas as semanas?
    evidentemente que não faço a minima se sim ou não e algumas nem precisam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Masterful
  7.  # 7

    Bom dia.

    Entre a versão de 200 L e a versão de 270 L da VAILLANT AROSTOR, tirando obviamente a questão do preço do equipamento, há mais algum ponto menos positivo em escolher a versão de 270 L? Falo de consumos significativos a mais de um modelo para outro, ruído, etc.

    O porquê desta dúvida. Como será uma bomba de calor para fornecer água para três pessoas (podendo em algumas alturas ser quatro pessoas), com duches seguidos, cozinha, o normal, daria talvez a versáo de 200 L, mas a de 270 L não faria mal, digo eu.

    Outra questão. Não seria melhor instalar as bombas de calor ligeiramente levantadas do pavimento, recorrendo a uma estrutura para o efeito? Ficaria facilitada a limpeza do pavimento e a parte inferior da bomba um pouco mais protegida.

    Já agora, existe este tipo de estruturas com qualidade de construção â venda? Recomendam alguma?

    Obrigado.
  8.  # 8

    Não sou expert são só os meus 2 centavos:

    Tenho a de 200 litros da para 3 pessoas (sem cantar ópera no banho)e lavagem de indispensável quanto a loica. So a deixo aquecer uma vez ao dia por isso os 200 litros de água quente é o que tenho ao dispôr.

    Se a deixar aquecer água quando necessário, da para os banhos e depois a noite para a loiça. Salvo erro elas arrancam 5° abaixo da temperatura que colocar.


    Os DB são os mesmos.

    É mais alta.

    Deve gastar um pouco mais mas deve ser marginal.

    Elas são de pousar no chão nunca ouvi pessoal a querer eleva las. Não esquece que são perto de 300 kg. Se quiser apoio pense nisso.
  9.  # 9

    Colocado por: DacepaNão sou expert são só os meus 2 centavos:

    Tenho a de 200 litros da para 3 pessoas (sem cantar ópera no banho)e lavagem de indispensável quanto a loica. So a deixo aquecer uma vez ao dia por isso os 200 litros de água quente é o que tenho ao dispôr.

    Se a deixar aquecer água quando necessário, da para os banhos e depois a noite para a loiça. Salvo erro elas arrancam 5° abaixo da temperatura que colocar.


    Os DB são os mesmos.

    É mais alta.

    Deve gastar um pouco mais mas deve ser marginal.

    Elas são de pousar no chão nunca ouvi pessoal a querer eleva las. Não esquece que são perto de 300 kg. Se quiser apoio pense nisso.


    Boas. Obrigado pela preciosa resposta.

    Ou seja, se bem entendi os 200 L podem chegar, mas se forem 300 L não irá ser nada contraproducente, tirando ocupar mais uns 30 cm em altura e um gasto, eventualmente, marginal.

    Sim, relativamente a levantá-las, obviamente que tinha de ser algo adequado à forma e peso, mas se calhar iria criar problemas de garantia, no caso de acontecer algo.
  10.  # 10

    Tenho uma BC de 270l, para 5 pessoas. A BC está regulada para aquecer até aos 50°, sendo que entra em funcionamento aos 45°.

    Tenho ainda associado uma válvula termostática regulada a 42°

    Neste dois anos e alguns meses, nunca faltou água quente. Em 2022 gaste 403kWh e em 2023 foi 428kWh.

    Relativamente ao local onde irá ser instalada, recomendo em deixar um rebaixo com ligação ao esgoto.
  11.  # 11

    Eu tenho a Arostor 270L, se fosse deixar trabalhar uma vez por dia, posso dizer que no dia seguinte até voltar a arrancar ia tomar banho de água praticamente fria, somos 4.
    Tem termostática regulada a 42°C e bomba recirculação Grundfos comfort autoadapt.


    Portanto para mim 200L teria certamente de colocar ela a produzir com temperatura mais alta, costuma estar regulada para 52°C e não tem nenhuma programação, trabalha à vontade dela com os 5 graus de arranque em relação ao setpoint.
    A zona está rebaixada, tem ralo e descarga de condensados.

    A BC tem 180cm mais de 300kg de peso, com os tubos de ventilação vai aos 240cm altura total.

    Para que quero um cavalete, com os pés de origem fica afastada uns 3cm do pavimento como um frigorífico.
  12.  # 12

    Muito obrigado, Bigmouse e Varejote.

    Preciosos testemunhos, pois será muito parecida a configuração da bomba de calor, incluindo a bomba de recirculação, a GRUNDFOS COMFORT 15-14 BA PM AUTOADAPT.

    Agora surgiu uma dúvida. A bomba não tem recolha de condensados e tubo para os direccionar para um esgoto? Para quê rebaixar o local e ter um ralo?
  13.  # 13

    Colocado por: MasterfulMuito obrigado, Bigmouse e Varejote.

    Preciosos testemunhos, pois será muito parecida a configuração da bomba de calor, incluindo a bomba de recirculação, a GRUNDFOS COMFORT 15-14 BA PM AUTOADAPT.

    Agora surgiu uma dúvida. A bomba não tem recolha de condensados e tubo para os direccionar para um esgoto? Para quê rebaixar o local e ter um ralo?


    A BC tem tubo de condensados e vai ligar a um tubo de esgoto sifonado.

    O espaço(arrumos) onde está instalada tem cerca de 1,5m x 1.5m, essa zona mandei rebaixar cerca de 3cm e colocar ralo sifonado.

    Caso o grupo de segurança atue a água vai para o chão/ralo, alguma avaria, intervenção, ou esvaziar a BC, tenho o ralo e o espaço rebaixado como se fosse um base de duche.

    Assim caso aconteça algo, não tenho nenhuma inundação.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, Masterful
  14.  # 14

    Colocado por: Varejotecom os pés de origem fica afastada uns 3cm do pavimento como um frigorífico.

    A tua tem pés?
    Acho que a minha não tem nenhuns pés está assente no chão diretamente.
  15.  # 15

    Colocado por: fpacardoso
    A tua tem pés?
    Acho que a minha não tem nenhuns pés está assente no chão diretamente.


    Tem 3 pés borracha com afinação fica afastada 2/3cm, para deixar a BC nivelada.

    As fotos na net ela não está encostada ao chão tem folga.
  16.  # 16

    Colocado por: Varejote

    Tem 3 pés borracha com afinação fica afastada 2/3cm, para deixar a BC nivelada.

    As fotos na net ela não está encostada ao chão tem folga.


    Nunca reparei em tal...
  17.  # 17

    Colocado por: Dacepa

    Nunca reparei em tal...


    Eu sei porque na instalação eu ajustei os pés para ficar de nívelada.
  18.  # 18

    Colocado por: Varejote

    Eu sei porque na instalação eu ajustei os pés para ficar de nívelada.

    Infelizmente não consegui acompanhar a instalação do principio ao fim e já me tinha perguntado porque raio não fizeram uns pés afinal estão lá...
    Quando esvaziar tenho de os nivelar.
  19.  # 19

    Boas,

    Vou mudar de apartamento para moradia nos próximos meses, de Lisboa para a margem Sul.

    Somos um núcleo familiar de 4 (2 crianças 4 e 16 anos) e sempre tivemos gás canalizado, esquentador e fogão a gás.

    A moradia, de 2015, está preparada para gás natural mas sempre foi utilizada com termoacumulador de 50L e placa de vitrocerâmica.

    Ora eu estou a considerar 3 opções.

    1) Ligar o gás e comprar esquentador termostático e placa a gás;

    2) Comprar termoacumulador inteligente de 100L com duas cubas, estilo Fleck 7 duo, placa de indução e colocar painéis FV com gestor de excedente para o termo;

    3) Comprar bomba de água 200L ligado a painéis FV, e placa de indução.

    Ora todas as opções apresentam vantagens e desvantagens. Sendo o investimento inicial do mais barato para o mais caro mas também do menos económico, em termos de despesas mensais, para o mais económico.

    A questão, para considerar o gás, é que estamos habituados a não nos preocuparmos com a água quente e será sempre uma preocupação com as outras soluções. E quanto menos preocupação quisermos que seja mais investimento terá que ser feito no valor do equipamento.

    A nível de espaço também, o gás seria o mais fácil. O termo de 100L já não cabe onde está o de 50L atualmente e então a bomba de calor teria que ter um espaço à parte e tudo isso implica novas ligações, ou seja, como leigo que sou nem faço ideia onde poderia ser colocado e que investimento significa para além da compra de equipamento e instalação simples habituais.

    Sinceramente não sei bem o que fazer. Os fundos ainda não abriram em 2024 e ninguém sabe ainda como vai ser. Sem estes, a bomba de calor e Paineis seria uma fraca opção pelo valor do investimento e os anos que demoraria a obter qualquer retorno. Nesse caso a opção do Termo com painéis seria o mais lógico, não considerando o gás, mas também o que menos nos coloca à vontade em termos de gestão da água quente.

    Por último, encontrar alguém de confiança para nos ajudar no "terreno" vendo a casa e dando o seu parecer para depois orçamentar e instalar, seria fulcral para avançar para estas "novas" soluções com as quais estou pouco familiarizado.

    Já tentei contactar alguém, via email, que costuma ser muito ativo aqui no fórum e que está ligado a esta área, pelo menos na área de Lisboa e Loures, pelo que depreendi, mas sem sucesso. Talvez tenha ido para o spam ou simplesmente não está interessado em serviços na margem sul.

    Questiono se conhecem um bom profissional que possa implementar estes sistemas, sobretudo o ponto 3, que é o mais sensível e o que menos confiança me dá sem ter alguém referenciado para o fazer.

    Espero não ter sido demasiado confuso mas acaba por ser também o espelho de como me sinto neste momento, confuso e totalmente indeciso sobre que caminho tomar.

    Obrigado.
 
0.0300 seg. NEW