Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Vejo a noticia e vejo os "luxos" que não estavam disponíveis na geração anterior, muito por culpa do papel das mulheres na sociedade em terem a vida ligada maioritariamente às lides domésticas e cuidar dos filhos. Esta geração (a anterior) era a geração que saía da escola com o 9º ou 12º ano e ía trabalhar 8 horas por dia 5,5 dias por semana...

    Mas se comparar com outros países esses luxos existem mas infelizmente a nossa capacidade nacional diminui...
    a nossa produtividade/PIB está adecrescente e estamos a ser ultrapassados por países como a Roménia
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 2

    Então noutro tópico o julinhos escreveu que o seu pai era médico psiquiatra militar e agora vem dizer-nos que é um fracassado?

    Colocado por: julinhosO meu pai por mais que eu me esforça-se achava sempre que não era suficiente e que eu não valia nada. Era como algumas pessoas aqui. Que só sabem me criticar.

    O problema do meu pai é que é uma pessoa que fracassou totalmente e nunca teve coragem de fazer tudo o que queria e odeia-me por não ser medíocre como ele
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Depende da geração anterior que esteja a considerar.

    Ainda assim havia perspectivas de melhoria...algo mais fácil de lidar do que a falta de perspectivas ou a perspetiva de não conseguir dar aos filhos pelo menos as mesmas oportunidades que teve.

    Dito isto tb n tenho problema nenhum em reconhecer que a minha geração (millenial) foi das que teve melhores condições e oportunidades (saúde, educação, etc) até à entrada no mercado de trabalho

    Refiro-me à geração que teve filhos em 1995. Nessa altura era eu adolescente e já era bastante comum a via do ensino superior.
    Não pretendo desculpar a falta de condições atuais e alguma falta de sentido de responsabilidade por parte de gerações atuais, assim como não acredito que o estado atual seja por culpa maioritariamente das gerações anteriores.
  4.  # 4

    o futuro de Portugal?
    o cenário não é nada animador, por exemplo na construção civil e trabalhos de especialidades não há mão de obra, há apenas biscateiros ( maus na maioria) e muitos poucos. Hoje em dia é "tudo informático" programadores etc...
    quem quiser algum trabalho para obras no interior é uma aventura.
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor Magalhãesque o estado atual seja por culpa maioritariamente das gerações anteriores.
    Mais ou menos, a evasão fiscal, o aproveitar os subsidios europeus para destino diferente do pretendido, o viver acima das possibilidades, o usar e abusar dos direitos adquiridos, foi apanágio nos anos 90, início dos anos 2000, e isso obviamente que deixa marcas.

    MAs a minha geração também tem as suas culpas no país que deixa para as seguintes. Só que custa o continuar a insistir no erro.

    Quanto à falta de responsabilidade por parte das gerações actuais, a culpa é dos pais. Depois este pessoal posto à prova não tem respondido mal. Não se pode afirmar que as gerações atuais têm falta de responsabilidade e ao mesmo tempo representarem mão de obra cobiçada em países mais ricos que o nosso.
  6.  # 6

    Nas gerações anteriores quem imigrava procurava melhores salários independentemente do esforço e condições existentes, atualmente procura-se melhores salários aliado a melhores condições e sentido de evolução, ambas praticamente inexistentes por cá para os padrões de muitas pessoas motivados pela maior exigência e formação.
    É certo e sabido que nem todos podemos ser doutores e engenheiros quer pelo custo que isso implica quer pela falta de ambição e um certo comodismo, e vai-se ficando por cá. Depois temos um país com duas realidades em que grande parte da população vai ficando cada vez mais esquecida. As politicas seguidas são as de um país prospero e a realidade é um país medíocre perto do limiar da pobreza.
    Concordam com este comentário: sisu
  7.  # 7

    Colocado por: marco1o futuro de Portugal?
    o cenário não é nada animador, por exemplo na construção civil e trabalhos de especialidades não há mão de obra, há apenas biscateiros ( maus na maioria) e muitos poucos. Hoje em dia é "tudo informático" programadores etc...
    quem quiser algum trabalho para obras no interior é uma aventura.

    Porque atualmente é tudo muito mais descartável e as pessoas querem o ganho imediato e não ter de esperar vários anos para acumular capital e investir naquilo que realmente traz retorno.
    Hoje em dia monta-se uma empresa em poucas horas, faz-se um leasing de algumas viaturas e já se espera ter retorno para ir passar duas semanas de férias para as Maldivas em TI duas vezes por ano.



    Colocado por: HAL_9000Mais ou menos, a evasão fiscal, o aproveitar os subsidios europeus para destino diferente do pretendido, o viver acima das possibilidades, o usar e abusar dos direitos adquiridos, foi apanágio nos anos 90, início dos anos 2000, e isso obviamente que deixa marcas.

    MAs a minha geração também tem as suas culpas no país que deixa para as seguintes. Só que custa o continuar a insistir no erro.

    Quanto à falta de responsabilidade por parte das gerações atuais, a culpa é dos pais. Depois este pessoal posto à prova não tem respondido mal. Não se pode afirmar que as gerações atuais têm falta de responsabilidade e ao mesmo tempo representarem mão de obra cobiçada em países mais ricos que o nosso.

    Acha que a evasão fiscal estava no auge nos anos 90 e 2000? Isso eram trocos para a atualidade, diria que entrou numa escala estratosférica atualmente, idem para os subsídios europeus. Viver acima das possibilidades já entramos no sec. XXI e hoje mais do que nunca, quando são as próprias instituições de crédito e as grandes cadeias a fomentar essa prática, nunca foi tão fácil comprar a crédito bens e serviços não essenciais.
    Quanto à culpa ser dos pais, concordo quase em absoluto, aliás ainda há dias se viu por aqui uma noticia sobre os país cada vez interferirem mais na vida dos filhos inclusive na vida académica.

    O que mais me custa em tudo é que os jovens são cada vez mais independentes para umas coisas e mais "tapados" para outras...
    • AMVP
    • 14 novembro 2023

     # 8

    Colocado por: marco1Hoje em dia é "tudo informático" programadores etc...

    Se assim não fosse então a situação seria ainda pior, é que tb não há profissionais dessa área.

    Eu tenho para mim que a Covid "engoliu" os trabalhadores, e não foi só em Portugal.
    • AMVP
    • 14 novembro 2023

     # 9

    Colocado por: spvalehttps://expresso.pt/opiniao/2023-09-07-Exportar-o-futuro-a0d90ddb?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR2azbgO_1FvKVZoPKU9JQTGayufA6mPe6zScljRiJdJWW3rvOq2sDgGfME#Echobox=1699958403

    Boa leitura para quem acha que esta geração que entra no mercado está mal habituada...

    Eu considero que está "mal habituada sim", mas a dos 20 tb.
  8.  # 10

    Colocado por: AMVPEu considero que está "mal habituada sim",
    Alguns estão, e volto a dizer que a culpa é dos paizinhos, não é de mais ninguém.

    Na geração dos 30s não noto tanto, mas agora na geração dos 18-2Os há muita gente que é muito sensível, ofendem-se facilmente, pouquíssimo poder de encaixe, e tendem a optar sempre pelo caminho mais fácil ( esta última nem é má se aparecerem com soluções inovadoras: "work Smart, not hard/". O problema é que geralmente sai uma cagada e nota-se que só não quiseram estar com trabalho.

    Ainda assim continuo a achar que a maioria não faz parte desta casta hipermimada e sabe que a vida não são só facilidades.

    É de facto castradora a entrada no mercado de trabalho destas gerações: salários baixos, instabilidade e não raras vezes exploração completa. Mas o mais grave de tudo é mesmo a falta de perspectivas de melhoria ou evolução. E isto é grave porque? Porque apesar de se sujeitarem as estas condições, não conseguem ser independentes, morar sozinhos, pagar as suas próprias contas ou ter um rendimento condizente com a constituição de família.
    Concordam com este comentário: sisu
  9.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesAcha que a evasão fiscal estava no auge nos anos 90 e 2000? Isso eram trocos para a atualidade
    Em termos de valor absoluto até pode ser verdade. Eu pelo menos nunca consegui declarar valor diferente do que ganho, continuo sem saber como é que nos dias de hoje isso continua a ser possível.

    Quanto ao viver acima das possibilidades, no caso da pessoa enquanto ser individual até pode ser verdade, cada um terá de se responsabilizar pelas suas dividas. Mas no caso do estado, as contas estão mais equilibradas (e ainda bem). Em vez de beneficios injustificados e direitos adquiridos o estado oferece agora a conta para pagar e uma carga fiscal de que não há memória.
  10.  # 12

    Colocado por: HAL_9000É de facto castradora a entrada no mercado de trabalho destas gerações: salários baixos, instabilidade e não raras vezes exploração completa. Mas o mais grave de tudo é mesmo a falta de perspectivas de melhoria ou evolução

    ó hall, deixe-me dizer-lhe que isso sempre se passou com todas as anteriores gerações, portanto não encaremos a coisa como se agora é que fossem uns coitadinhos, tanto mais que até hoje em dia há mais oferta de emprego.
    • AMVP
    • 14 novembro 2023

     # 13

    Colocado por: HAL_9000Alguns estão, e volto a dizer que a culpa é dos paizinhos, não é de mais ninguém.

    Na geração dos 30s não noto tanto, mas agora na geração dos 18-2Os há muita gente que é muito sensível, ofendem-se facilmente, pouquíssimo poder de encaixe, e tendem a optar sempre pelo caminho mais fácil ( esta última nem é má se aparecerem com soluções inovadoras: "work Smart, not hard/". O problema é que geralmente sai uma cagada e nota-se que só não quiseram estar com trabalho.

    Ainda assim continuo a achar que a maioria não faz parte desta casta hipermimada e sabe que a vida não são só facilidades.

    É de facto castradora a entrada no mercado de trabalho destas gerações: salários baixos, instabilidade e não raras vezes exploração completa. Mas o mais grave de tudo é mesmo a falta de perspectivas de melhoria ou evolução. E isto é grave porque? Porque apesar de se sujeitarem as estas condições, não conseguem ser independentes, morar sozinhos, pagar as suas próprias contas ou ter um rendimento condizente com a constituição de família.

    E tenho a dizer-lhe que quanto mais se afastar da geração que está a avaliar mais vai notar.
    Claro que a culpa é dos paizinhos, mas tb é dos pais daqueles que hoje têm 30 ou 40 anos.
    Eu não vejo os "jovens" de 30 ou 40 anos serem assim tão miseráveis.
  11.  # 14

    Colocado por: marco1sempre se passou com todas as anteriores gerações,
    Passou? Vai-me dizer que alguém que entrasse no mercado de trabalho em 1995 ou até em 2005 tinha uma perspectiva de melhoria que tendia para zero? Acredita mesmo nisso.

    Por exemplo compare o início da sua atividade profissional com a de um colega seu que aceda à profissão hoje, e respectivas perspectivas de evolução.

    O que não falta são profissionais que hoje estão na casa dos 45, 50, e que têm a perfeita noção que os colegas que estão a entrar com 20s nunca na vida vão ter as mesmas condições, muito menos igualar o poder de compra que estes tinham quando entraram (e que entretanto também foram perdendo, mas pelo menos tiveram poder de compra a dada altura).

    Olhe eu uso a Administração pública como referencial. Em 2003, um TS em início de carreira, ganhava 4 salários minimos e tinha a progressão na carreira mais ou menos assegurada pelo tempo de serviço. Hoje em dia ganham 1,5 salários mínimos e tem de trabalhar 120 anos, para com avaliações na média chegar ao topo da carreira. Um professor Universitário ganhava uns 8 SMN, hoje ganha 4. "ah, mas a falta de perspectivas sempre se passou em todas as anteriores gerações", desculpe, mas não compro isso.

    Obviamente não vou comparar esta geração com a dos seus avós. Essa sim, com um início de vida bem mais complicado.
    • AMVP
    • 14 novembro 2023

     # 15

    Quanto a perspectivas de futuro, tenho a certeza que serão maravilhosas, pois há quase uma década que ouço falar da geração mais bem preparada de sempre, a bono da verdade o termo agora foi adaptado mais andando, como tal acredito que estamos a recolher os resultados de tal facto.
  12.  # 16

    Colocado por: AMVPEu não vejo os "jovens" de 30 ou 40 anos serem assim tão miseráveis.
    Não? 40 não digo, mas de 30, posso-lhe dar imensos exemplos de "jovens" que nem têm possibilidade de ter casa, nem constituir familia.

    Dá para férias, sair à noite e para um bom carro? Pois dá, tendo em conta que moram num quarto ou com os pais, e não têm um projeto de vida familiar sólido.
    Poderia ser uma opção de vida, e não teria mal nenhum. Mas os casos que conheço, são imposições de vida, e são pessoas que se vêm no dilema de aguentar estas condições de vida, ou emigrar.

    Tb conheço muitos exemplos têm vida financeira e pessoal bastante estável, mas não tantos quanto seria desejável num país inserido na UE.
    Concordam com este comentário: sisu
  13.  # 17

    Colocado por: AMVPfalar da geração mais bem preparada de sempre,
    Factualmente é das que tem mais qualificações.
    Pergunte aos alemães, franceses, belgas, holandeses, ingleses, etc se são bem qualificados ou não, uma vez que nós por cá pouco os aproveitamos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
      raf,360x360,075,t,fafafa_ca443f4786.jpg
  14.  # 18

    Eu a iniciar agora penso que a nível salarial andava pouco inferior mas secalhar andava a recibos verdes, á 10 anos ia ganhar bem mais que o SMN e comprar casa era mais fácil mesmo.
    Tenhovamigosnpor diversas razões só agora andam á procura de casa e é impossível pelos valores, tenho outros que foram logo para um t3 ou casa e as prestações andam entre os mil euros no mínimo.
    Olho para as gerações anteriores á minha e vida mais expectativas...
    Reconheço que é universal e independente á geração a culpa também é dos pais
  15.  # 19

    Colocado por: HAL_9000É de facto castradora a entrada no mercado de trabalho destas gerações: salários baixos, instabilidade e não raras vezes exploração completa.

    Então, mas há falta ou excedente de mão-de-obra?
  16.  # 20

    Colocado por: carlosj39Então noutro tópico o julinhos escreveu que o seu pai era médico psiquiatra militar e agora vem dizer-nos que é um fracassado?



    Os antepassados da minha mãe eram belgas e os do meu pai eram franceses, por isso eram muito diferentes. Por isso se separam antes de eu sair de casa e não vivíamos na mesma csaa e foi vice um tempo na França. O fato do meu ter uma profissão superior não o faz uma pessoa melhor. Mas ele nem é má pessoa. Só que é muito mulherengo e só pensa em sexo e mulheres. Eu sou demasiado independente por isso nunca nos demos bem
 
0.1782 seg. NEW