Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: rafaelisidorovocê vive em Portugal ?


    Braga, no norte.
    Entre outros países também.

    Que tem que ver isso?

    Sei que a situação em Lisboa é diferente. Azar, é uma das consequências do país centralizado que temos.
  2.  # 2

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Catalogar a questão da imigração de Esquerda ou de Direita, a meu ver é um erro.

    Nem entendo porque se vê o pró-imigração como sendo algo de Esquerda... quando, em teoria, é a Direita que se vira mais para a economia e as empresas, na minha percepção.


    A emigração tem multiplas dimensões e muito poucas são de cariz puramente ideológico. Existem dimensoes economicas, culturais, sociais e até de pura compaixão humana.
    Quem puxa por este tema, não tem qualquer proposito económico, apenas lhe interessa acentuar o que separa e para isso o papão do outro, do desconhecido e do diferente é sempre um bom caminho.
    Que a extrema direita cavalgue esta onda, até é compreensivel, porque o que verdadeiramente pretendem é semear o caos e a discórdia, para depois apontar a receita.
    Vejo com alguma perplexidade que alguma direita mais moderada esteja disponível para debater o tema, nos termos em que a extrema direita o coloca.
    Obviamente que esta perplexidade também se estende a certas posições oriundas de alguns sectores da esquerda, que parece ignorar que qualquer pais tem limites para a sua capacidade de aceitar e integrar quem pretende vir.
    No fundo, o que está a ocorrer é o estreitar do espaço para posições moderadas em detrimento de quem se está borrifando para qualquer ideia de consenso que sirva a todos e o tema da imigração, dadas as paixoes que convoca é ótimo para isso.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 3

    Colocado por: N Miguel OliveiraCaramba, então agora a culpa das filas enormes e dos meses à espera é do requerente?

    Não, a culpa é de quem permite filas com milhares de requerentes.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 4

    Colocado por: Reduto25O Miguel e a favor do dumping salarial para os tugas e como resposta diz se queres pagar mais abre tu a empresa e paga do teu bolso e eu respondo se não conseguem pagar aos tugas fechem portas.

    Não consegue perceber a correlação entre dumping salarial aumento das rendas e os estrangeiros para ele são coisas distintas , basta andar por Lisboa , andar de transportes para perceber que algo esta muito errado.

    Quando isto estiver já rebentar também já estou fora daqui


    Não sou a favor de nada do que escreveu.
    Tem que entender que Portugal não é só Lisboa. E aquilo que para si é uma praga (imigrantes), noutras regiões são a força de trabalho.
    Se não entende que um nortenho que vai fazer de trolha na capital é um migrante também... é problema seu.
    Como mencionei antes, concordo com certas medidas deste governo neste tema... agora não confundo de quem é responsabilidade.

    Andar a bater em imigrantes, ou ficar frustrado com eles por fazerem filas AIMA que dobram a esquina... é próprio de alguém sem a menor noção, a meu ver.
  5.  # 5

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Braga, no norte.
    Entre outros países também.

    Que tem que ver isso?

    Sei que a situação em Lisboa é diferente. Azar, é uma das consequências do país centralizado que temos.
    não te preocupes com a centralização , eu até sou desmembrado de Portugal ! Agora há informação a circular de fácil acesso , Portugal é um país difícil de entender !
  6.  # 6

    Colocado por: rafaelisidoronão te preocupes com a centralização


    Ai eu não acredite.
    Lisboa sempre sugou tudo... o que era de bom... e agora suga também o resto. Que quer fazer? Criar fronteiras e regras especiais para Lisboa?

    Descentralizem o emprego, as oportunidades, os tachos... que a imigração também se irá diluir pelo resto do território.

    Basta por a AIMA noutros lados, embaixadas, consulados, etc... e já não vê filas nenhumas nem tendas.
  7.  # 7

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Não sou a favor de nada do que escreveu.
    Tem que entender que Portugal não é só Lisboa. E aquilo que para si é uma praga (imigrantes), noutras regiões são a força de trabalho.
    Se não entende que um nortenho que vai fazer de trolha na capital é um migrante também... é problema seu.
    Como mencionei antes, concordo com certas medidas deste governo neste tema... agora não confundo de quem é responsabilidade.

    Andar a bater em imigrantes, ou ficar frustrado com eles por fazerem filas AIMA que dobram a esquina... é próprio de alguém sem a menor noção, a meu ver.
    trolha ? 😂 Sabe por acaso que a maioria dos emigrantes portugueses são formados e não são trolhas ? Sabe que o nosso governo gasta milhões para formar jovens e estes vão embora em busca de oportunidades de trabalho com melhores condições do que na terra que gastou milhões para os formar ? Tem a noção disso? Ainda hoje creio que na RTP1 deu uma peça sobre isso ... Não lhe assusta ? Não lhe mete medo que não há solução para combater o desemprego , a habitação ... Vem eles com descontos de IRS para segurar jovens 😂😂😂😂 bela terra !
  8.  # 8

    Eles estão em todo o lado não e só em Lisboa , as rendas dispararam.em todo o país eles metem 20 pessoas na mesma casa como e que vai competir com isto
  9.  # 9

    Colocado por: rafaelisidorotrolha ? 😂 Sabe por acaso que a maioria dos emigrantes portugueses são formados e não são trolhas ? Sabe que o nosso governo gasta milhões para formar jovens e estes vão embora em busca de oportunidades de trabalho com melhores condições do que na terra que gastou milhões para os formar ? Tem a noção disso? Ainda hoje creio que na RTP1 deu uma peça sobre isso ... Não lhe assusta ? Não lhe mete medo que não há solução para combater o desemprego , a habitação ... Vem eles com descontos de IRS para segurar jovens 😂😂😂😂 bela terra !



    Mencionei trolha, porque a julgar por este fórum, parece que não há muitos em Lisboa, vêm todos do Norte.

    Mas podia usar qualquer outra profissão...
    Os milhares de professores, engenheiros, etc... do norte, centro, ilhas, que rumam à capital em busca do El Dorado... Esses quantos são? Esses não causam pressão imobiliária? Que % da população lisboeta nasceu em Lisboa?
    Nunca vi ninguem minimamente preocupado com isso.
    Agora, quando é gente que nasceu noutro país... ui... é tudo culpa desses desgraçados...
  10.  # 10

    Colocado por: N Miguel OliveiraCaramba, então agora a culpa das filas enormes e dos meses à espera é do requerente?

    A culpa é de quem, sabendo que não tem capacidade de legalizar acima de certo número de imigrantes, os deixa entrar sem o mínimo de controlo, sem querer saber se têm contrato de trabalho, se têm meios de subsistência, sem se importar que andem por aqui ilegais, em biscates, alguns a viver na rua, durantes meses ou anos a fio.
    Concordam com este comentário: Dias12, desofiapedro
  11.  # 11

    Colocado por: N Miguel OliveiraAgora, quando é gente que nasceu noutro país... ui... é tudo culpa desses desgraçados...

    Quem defende o que se tem passado nos últimos tempos com a entrada descontrolada de imigrantes, com tantos a acabar na indigência e no sem-abrigo, acaba por ser o pior inimigo destas pessoas, porque isto cria um sentimento anti-imigração na população e dá trunfos a ideologias nacionalistas anti-imigrantes.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, treker666
  12.  # 12

    Colocado por: J.FernandesA culpa é de quem, sabendo que não tem capacidade de legalizar acima de certo número de imigrantes, os deixa entrar sem o mínimo de controlo, sem querer saber se têm contrato de trabalho, se têm meios de subsistência, sem se importar que andem por aqui ilegais, em biscates, alguns a viver na rua, durantes meses ou anos a fio.


    Dos imigrantes não há-de ser... para que sejam vítimas de agressões, insultos e/ou xenofobia.
  13.  # 13

    Colocado por: N Miguel Oliveiraou ficar frustrado com eles por fazerem filas AIMA que dobram a esquina... é próprio de alguém sem a menor noção, a meu ver.

    Não ficar frustado com as filas na AIMA e com as cenas tristes de tendas no largo de uma certa Igreja, é que é próprio de alguém sem a menor noção.
  14.  # 14

    Colocado por: J.FernandesNão ficar frustado com as filas na AIMA e com as cenas tristes de tendas no largo de uma certa Igreja, é que é próprio de alguém sem a menor noção.


    Devia prestar mais atenção ao que comenta...
    Entendo perfeitamente a frustração para com as filas e a situação causada pelos nossos governos, o que não entendo é a frustação/indignação para com os imigrantes que estão nessas filas (que foi o que escrevi).
  15.  # 15

    Colocado por: N Miguel OliveiraEntendo perfeitamente a frustração para com as filas e a situação causada pelos nossos governos, o que não entendo é a frustação/indignação para com os imigrantes que estão nessas filas (que foi o que escrevi).

    Aí está o que afirmei num comentário atrás, quem não trata de filtrar devidamente quem quer entrar no país, deixando entrar milhares a mais do que os que cá deviam estar, não está a ajudar os imigrantes, está a prejudicá-los, porque para além de não haver condições condignas para todos, cria-se um sentimento anti-imigrantes na população residente.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 16

    Colocado por: J.Fernandesporque para além de não haver condições condignas para todos, cria-se um sentimento anti-imigrantes na população residente.


    Com a parte das condições condignas concordo... pois de tanta espera, os recursos que trazem acabam por esgotar-se... e ficam em situação de sem-abrigo.

    Quanto ao sentimento anti-imigrantes, não entendo porquê. Sobretudo quando chega ao ponto de existir agressão ou insulto. A culpa da demora e pouca agilização dos processos leva à indignação para com o governo e serviços do Estado (AIMA). Não percebo o porquê de insultar ou tratar mal um imigrante, quando este não tem culpa alguma. Se há parte da população xenofoba, isso é outra coisa. É a tal coisa do ser-se forte para com os fracos (imigrante)... e fraco para com os fortes (estado)...


    Existirá um sentimento anti-nortenho? Anti-açoriano? Anti-alentejano? É que esses também chegam a Lisboa e precisam de casa e trabalho... Não vão é para as filas porque não precisam.
  17.  # 17

    Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto ao sentimento anti-imigrantes, não entendo porquê.

    Não há que entender, podemos não concordar com quem culpa os imigrantes, mas o que é facto é que quanto mais imigrantes em filas e a dormir na rua houver, mais gente se vai virar contra eles e votar em quem prometer fechar a torneira de entrada.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, treker666
  18.  # 18

    Esses não vivem 20 por apartamento queres igualar duas coisas distintas
  19.  # 19

    Colocado por: Reduto25Esses não vivem 20 por apartamento queres igualar duas coisas distintas



    Ora, se 20 minhotos vão para Lisboa e ocupam 6 ou 7 apartamentos, provavelmente causam maior impacto na "procura" que os 20 imigrantes que só ocupam um, digo eu.
  20.  # 20

    Colocado por: N Miguel OliveiraExistirá um sentimento anti-nortenho? Anti-açoriano? Anti-transmontano? É que esses também chegam a Lisboa e precisam de casa e trabalho... Não vão é para as filas porque não precisam.

    Claro que pode acontecer com nacionais também. Sempre que de repente temos mais uns milhares de pessoas nas nossas ruas em condições precárias, mesmo que num momento inicial se tente compreender a sua situação, no dia a seguir muitos de nós já os querem ver pelas costas. Em 1975, 1976, 1977, tanta gente a queixar-se dos retornados...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, treker666
 
0.3234 seg. NEW