Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

    Colocado por: HAL_9000O pai estado paga ou tira? Meu pai pelo menos não parece ser, só ser for um pai parasita.

    "Carga fiscal sobe para 36,4% do PIB, o valor mais alto desde 1995"
    https://www.publico.pt/2023/04/13/economia/noticia/carga-fiscal-sobe-364-pib-valor-alto-desde-1995-2045978


    Exactamente. Estado paizinho...há malta que vive numa bolha. O estado chupa os ossinhos todos ao tuga, há aí muito empresário a lamber os dedinhos e depois dizem que o tuga é burro e que quer tudo do estado. Saúde está como está, educação está como está, justiça está como está, transportes estão como estão....e habitação está como está! E o estado é paizinho! Escondam-se
  2.  # 462

    A quem supostamente não tem nada o estado socialista actual é bem amigo.
    Quem paga contas é têm um trabalho é roubado até não poder mais.
    Dou o exmplo de um casal que paga um t3 da câmara 30 euros mensais e recebe apoios através de formações/RSI/Banco alimentar/EDP tarifa social.
    Conclusão juntos sacam 1200 e a comida é de borla, além de na formação receberem o almoço...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, pedrovil, ANC
  3.  # 463

    Pois, e eu que fiz pela vida a vida inteira para estar onde estou (e me andei a "esfalfar" a trabalhar, como se diz), pago mais do que esses 1200€ todos os meses para manter quem muitas vezes nem quer trabalhar... Isso e encher a mama gorda de gestores à esquerda e à direita. Se houvesse tanta falta de trabalho, como é que tanto Brasileiro - não discriminando - arranja emprego??? Eu vou à loja da vodafone e metade das funcionárias são brasileiras; telefone para apoios a cliente, idem; nas caixas de supermercado já começa a ser o caso também. Mais uma vez, nada contra quem arranja trabalho, mas sim contra quem não o quer e prefere viver à custa dos outros... Pago quase tantos impostos em Portugal como pagava na Dinamarca... fosga-se que algo anda mal...

    E depois vejo malta a queixar-se que "a vida tá difícil" mas tem carro melhor que o meu, vão comer para cafés e fumam dois maços de cigarros por dia! E é malta com salários inferiores...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, HAL_9000
  4.  # 464

    Colocado por: pcspinheiroPago quase tantos impostos em Portugal como pagava na Dinamarca... fosga-se que algo anda mal...
    Aposto que na Dinamarca sobrava mais após impostos
  5.  # 465

    Sim...
    • RCF
    • 20 abril 2023

     # 466

    Colocado por: HAL_9000O pai estado paga ou tira?

    tira a uns para pagar a outros
  6.  # 467

    Colocado por: DuarteM

    O seu comentário revela um dos principais problemas dos portugueses. O Típico "o problema é dos outros" e os outros é que deveriam ter de resolver.

    Tivemos durante muito tempo taxas fixas de 1-1.5%.
    Mas não o que interessa o valor da prestação. Se o máximo que posso pagar é 500 por mês, que venha lá isso, se os juros estão a 0 ou negativos pouco interessa, afinal o problema é dos outros!

    Quem paga é que tem de se por á defensiva. FIM


    Mas os bancos também têm culpa de andarem a vender dinheiro á grande e sem vergonha, ignorando futuras subidas da euribor. Isto aliado a taxas fixas muito desajustadas.


    Exato, taxas fixas abaixo da media historica da euribor, mas o pessoal preferiu pagar -0.5% como se essas taxas fossem durar para sempre.

    As pessoas não sabem pensar no longo prazo. Querem o beneficio imediato. E no futuro, o estado que nos safe.
  7.  # 468

    se formos sinceros muita gente com empréstimos só aprendeu o que é a euribor em 2023.. até fiquei chocado com algumas perguntas que fui vendo por aí.
    por outro lado os bancos ofereciam taxa fixa mas era sempre com um prazo máximo de alguns anos, depois era re-negociada ou passava a variável. na realidade acaba por ser uma taxa variável... mas também nunca vi ninguém a queixar-se da falta de oferta nem o BdP pareceu muito preocupado.

    é como tenho dito, na crise de 2008 portugal não estava com bolha no imob. apesar de ter sofrido as consequências, ninguém aprendeu com os erros de especulação excessiva porque isso simplesmente não aconteceu.
    • AMG1
    • 21 abril 2023

     # 469

    Colocado por: HAL_9000Aposto que na Dinamarca sobrava mais após impostos


    Isto deve ser o chamado milagre dinamarquês;
    Carga fiscal na Dinamarca >48% do PIB
    Carga fiscal em Portugal 36,4% do PIB
    A Dinamarca tem desde ha muitos anos a maior carga fiscal da UE.
    Quem ganha pouco, mesmo na Dinamarca também paga pouco. Cá também nao é diferente.
    A diferença está no que se ganha e não nos impostos.
    A carga fiscal em Portugal é baixa se comparada com os restantes oarceiros europeus, ja o esforço fiscal e dos mais elevados, por uma razão muito simples a carga fiscal está brutalmente mal distribuida,
    • AMVP
    • 21 abril 2023

     # 470

    Colocado por: MoleiroSLBE o estado é paizinho! Escondam-se

    Volto a repetir, é o que o tuga quer. Se é pai de todos, claro que não é pois alguém tem de pagar pwra tantos filhos. Mas sim, é o que a generalidade do tuga quer, sejam particulares ou empresas.
    • AMVP
    • 21 abril 2023

     # 471

    Quanto aos serviços públicos, não se preocupem pois, a meu ver, vão pior ainda. Mais, suspeito que a propria a at se vá degradar mt nos próximos anos, esta não sei se vão considerar que seja bom ao mau mas é a minha percepção, ah e tenho razões estatísticas para tal, antes que me venham acusar de não as ter.
  8.  # 472

    Colocado por: AMG1
    Isto deve ser o chamado milagre dinamarquês;
    Não é nada, compare lá salários médios e vai ver que mesmo após pagar 48% de impostos sobra mais salário que cá após pagar 37%. Até porque lá investe-se bem os impostos e depois não tem de andar a gastar dinheiro em colégios, creches, infantários, explicações, hospitais privados, etc....
  9.  # 473

    Colocado por: AMVPMais, suspeito que a propria a at se vá degradar mt nos próximos anos, esta não sei se vão considerar que seja bom ao mau mas é a minha percepção, ah e tenho razões estatísticas para tal, antes que me venham acusar de não as ter.

    Os dados estatísticos que refere são maus, mas não são piores que os dos professores por exemplo... Ninguém no seu perfeito juízo hoje em dia quer ingressar no público.
  10.  # 474

    Colocado por: NTORIONNinguém no seu perfeito juízo hoje em dia quer ingressar no público.
    Exacto. O estado ao precarizar os jovens que contrata, ao pagar-lhes iam miséria por comparação com os colegas mais velhos e com o que eles podem ganhar em outros locais, ao bloquear-lhes a carreira com um sistema de avaliação que é incapaz de distinguir os que produzem dos que se encostam, não vai de modo algum conseguir atrair os melhores, nem sequer os que são mais ou menos.

    Quando se reformar a geração que tem actualmente 55-65 anos, que tudo decide e tudo bloqueia na administração pública, ainda quero ver quem fica.
    Óbvio que os serviços se vão degradar fortemente se não houver uma mudança de mentalidade nos próximos tempos.

    O estado deveria apostar na qualidade e não no número dos seus funcionários. Apostando na qualidade, conseguiria pagar decentemente. Apostando nos números, temos os serviços públicos que temos.
    • snob
    • 21 abril 2023 editado

     # 475

    Colocado por: HAL_9000O estado deveria apostar na qualidade e não no número dos seus funcionários. Apostando na qualidade, conseguiria pagar decentemente. Apostando nos números, temos os serviços públicos que temos.


    Além do vencimento que é cada mais baixo, algumas regalias foram-se dissipando, como a ADSE que cada vez está pior. E depois muitos funcionários do Estado, para poderem progredir na carreira têm de se sujeitar a movimentações para fora da área de residência que muitas vezes não compensam em termos financeiros.

    Também vislumbro um futuro negro para o Estado se não encontrar incentivos para recrutar pessoal com qualidade.
  11.  # 476

    Mais negro ainda? Desculpem mas cada vez que vou a um serviço público venho sempre com uma opinião ainda pior, é uma cambada de incompetentes e malandros, que não se inibem de parar para falar da novela da noite ou da vizinha do lado enquanto as pessoas esperam.
    Mas provavelmente não são todos,eu é que tenho azar nos que me aparecem pela frente!
  12.  # 477

    Colocado por: DR1982Mais negro ainda? Desculpem mas cada vez que vou a um serviço público venho sempre com uma opinião ainda pior, é uma cambada de incompetentes e malandros, que não se inibem de parar para falar da novela da noite ou da vizinha do lado enquanto as pessoas esperam.
    Mas provavelmente não são todos,eu é que tenho azar nos que me aparecem pela frente!
    Não pode ir só à CM e à SS...
    Concordam com este comentário: snob, HAL_9000
  13.  # 478

    Colocado por: NTORIONNão pode ir só à CM e à SS...
    além desses tambem vou ao registo predial, á conservatória, as finanças e até ao centro de saúde, infelizmente a opinião é a mesma!
    Sai-o porta fora sempre com o mesmo pensamento “se fosse no privado, quabto tempo esta pessoa aguentaria o trabalho”
  14.  # 479

    A minha mãe de 84 anos foi a semana passada à câmara entregar cópia das cadernetas prediais A PEDIDO DELES! (vá-se lá saber porquê, devem ter acesso a essa informação). Pois chegou lá e, apesar de aparentemente não haver ninguém à espera, como não fez marcação (que ninguém lhe disse ser preciso) teve que ir embora. Grande serviço ao público...
  15.  # 480

    Colocado por: DR1982além desses tambem vou ao registo predial, á conservatória, as finanças e até ao centro de saúde, infelizmente a opinião é a mesma!

    Por acaso as minhas últimas visitas ao centro de saúde e conservatória têm corrido bastante bem. As finanças é um tiro no escuro, confesso, depende do tema e do funcionário... mas tb já reparei que não atendem toda a gente da mesma forma, o que não deixa de ser discriminatório.
 
0.1587 seg. NEW