Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 7 junho 2023 editado

# 881

Colocado por: spvaleO meu negócio do meu pai sofreu aumentos por tudo que é lado devido ao aumento da electricidade e gasóleo por exemplo..

No início da Guerra, de facto o custo do gás natural e da eletricidade disparou.

Mas neste momento, o preço do diesel está "normal"e o gás natural e a eletricidade estão mais baratos que antes da Guerra.
  1.  # 882

Colocado por: euNeste momento, o preço do gasóleo está "normal" e a eletricidade está mais barata que antes da Guerra.
    pois mas não está a considerar o efeito de "cenas" e "coiso e tal" bem como o "efeito de aquilo e aqueloutro" que também são determinantes para a evolução da inflação uma vê que são referidos amiúde pelas empresas de diversas áreas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, eu
  2.  # 883

Colocado por: Joseba
    Não creio.
    Os 4.25% serão suficientes.
    A inflação já está controlada na América e já dá sinais de estar quase sob controle aqui na Zona Euro...

reserva federal ja anunciou nova subida dos juros, BCE vai a trás. Ate ao final do ano é contar com mais duas ou 3 subidas, falta saber de que valor cada uma delas.
  3.  # 884

Colocado por: RCF
    Sim, a guerra tem provocado, diretamente, a inflação. E, infelizmente, vai continuar a provocar. A destruição da barragem, nestes últimos dias, por exemplo, terá impacto na economia. Vai contribuir para o aumento do preço dos cereais, porque estes vão escassear ainda mais, pois aquela água, primeiro e no imediato, vai destruir alguns cultivos. Depois, a água vai fazer falta para regar o que não foi destruído.
    No entanto, e talvez seja aí que o "eu" quis chegar, a guerra não é o único fator a provocar a inflação e não deixa de haver aproveitamento. Não deixa de haver quem, "à boleia da guerra", aproveite para aumentar preços e ganhar mais um bocadinho...

a guerra pesou na inflação enquanto não arranjaram alternativas ao gás russo, neste momento pesa pouco ou quase nada na inflação.
    • RCF
    • 7 junho 2023

# 885

Colocado por: Sasapo

a guerra pesou na inflação enquanto não arranjaram alternativas ao gás russo, neste momento pesa pouco ou quase nada na inflação.

e alternativas aos cereais ucranianos...?
    e o custo direto da guerra, para que muitos países estão a contribuir, através de armamento e outras ajudas à Ucrânia...? Todos os dias se estoira dinheiro em bombas e naquilo que as bombas destroem...
    Por isso, repito, haverá aproveitamento e há quem esteja a ganhar dinheiro "à boleia" da guerra, mas que ela cria inflação, é inegável.
  4.  # 886

Colocado por: RCFe alternativas aos cereais ucranianos...?

Parece-me que é mesmo aos cereais russos.
    • RCF
    • 7 junho 2023

# 887

Colocado por: AMVP
    Parece-me que é mesmo aos cereais russos.

na verdade, atualmente, não se sabe bem onde começa uma e acaba a outra (Rússia e Ucrânia)...
    Concordam com este comentário: AMVP
  5.  # 888

Colocado por: RCFTodos os dias se estoira dinheiro em bombas e naquilo que as bombas destroem...

isso não gera inflação, bem pelo contrario.

quanto aos cereais, é ver o valor deles nos mercados internacionais, nada que justifique a inflação.
    • RCF
    • 7 junho 2023 editado

# 889

isso não gera inflação, bem pelo contrario.

para alguns, particularmente para os países com indústria militar, não obstante o custo, aumenta a produção. Mas, para os que não têm indústria militar e são chamados a comparticipar, como é o caso de Portugal e muitos outros, fica apenas o custo... e muita da matéria prima com que se faz material militar, também se fazem outros produtos. Ora, havendo maior procura dessas matérias primas, o preço aumenta...
    Por isso, compreendo o seu ponto de vista, mas não creio que tal deixe de gerar inflação...
    • eu
    • 7 junho 2023

# 890

Colocado por: RCFMas, para os que não têm indústria militar e são chamados a comparticipar, como é o caso de Portugal e muitos outros, fica apenas o custo.

Mas Portugal tem contribuído alguma coisa de jeito para o esforço de Guerra ?
  6.  # 891

Colocado por: eu

Mas Portugal tem contribuído alguma coisa de jeito para o esforço de Guerra ?

Não, mas vamos ter o custo no futuro e não esramos a pensar nisso agora
  7.  # 892

Colocado por: eu

No início da Guerra, de facto o custo do gás natural e da eletricidade disparou.

Mas neste momento, o preço do diesel está "normal"e o gás natural e a eletricidade estão mais baratos que antes da Guerra.

O problema é que o material que subiu nunca mais desceu...
  8.  # 893

Colocado por: spvale

O problema é que o material que subiu nunca mais desceu...
    nao é verdade, va ver o preço do ferro
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 894

Estou a falar na área do meu pai, o que subiu ficou pelo mesmo valor por estes factores todos da treta
  10.  # 895

reserva federal ja anunciou nova subida dos juros, BCE vai a trás. Ate ao final do ano é contar com mais duas ou 3 subidas, falta saber de que valor cada uma delas.

O FED subiu os juros pela ultima vez no inicio de Maio.
    Para Junho (e resto do ano) a previsão é de manter os juros actuais (5.25%).

Fonte: https://tradingeconomics.com/united-states/interest-rate
  11.  # 896

Colocado por: RCF
    para alguns, particularmente para os países com indústria militar, não obstante o custo, aumenta a produção. Mas, para os que não têm indústria militar e são chamados a comparticipar, como é o caso de Portugal e muitos outros, fica apenas o custo... e muita da matéria prima com que se faz material militar, também se fazem outros produtos. Ora, havendo maior procura dessas matérias primas, o preço aumenta...
    Por isso, compreendo o seu ponto de vista, mas não creio que tal deixe de gerar inflação...

mais uma vez, isso não gera inflação, bem pelo contrario, ao tirar dinheiro da economia para a defesa, reduz a inflação.
  12.  # 897

Colocado por: AMVP
    Não, mas vamos ter o custo no futuro e não esramos a pensar nisso agora

de qualquer maneira, isso não gera inflação. Parece-me que há muito confusão sobre o que realmente provoca inflação.
  13.  # 898

de qualquer maneira, isso não gera inflação. Parece-me que há muito confusão sobre o que realmente provoca inflação.

Ah, mas o meu comentário nada tinha haver com inflação.
  14.  # 899

O FED subiu os juros pela ultima vez no inicio de Maio.
    Para Junho (e resto do ano) a previsão é de manter os juros actuais (5.25%).

Fonte:https://tradingeconomics.com/united-states/interest-rate

eu aposto em mais uma subida, desemprego em minimos historicos e inflação alta... em breve vamos saber.
  15.  # 900

Não creio.
    Os 4.25% serão suficientes.
    A inflação já está controlada na América e já dá sinais de estar quase sob controle aqui na Zona Euro...

Para a inflação estar controlada teria de estar nos 2%, ainda está acima.

Ter parado de subir não é estar controlada.

0.3314 seg. NEW