Colocado por: spvaleO meu negócio do meu pai sofreu aumentos por tudo que é lado devido ao aumento da electricidade e gasóleo por exemplo..
Colocado por: euNeste momento, o preço do gasóleo está "normal" e a eletricidade está mais barata que antes da Guerra.pois mas não está a considerar o efeito de "cenas" e "coiso e tal" bem como o "efeito de aquilo e aqueloutro" que também são determinantes para a evolução da inflação uma vê que são referidos amiúde pelas empresas de diversas áreas.
Colocado por: Joseba
Não creio.
Os 4.25% serão suficientes.
A inflação já está controlada na América e já dá sinais de estar quase sob controle aqui na Zona Euro...
Colocado por: RCF
Sim, a guerra tem provocado, diretamente, a inflação. E, infelizmente, vai continuar a provocar. A destruição da barragem, nestes últimos dias, por exemplo, terá impacto na economia. Vai contribuir para o aumento do preço dos cereais, porque estes vão escassear ainda mais, pois aquela água, primeiro e no imediato, vai destruir alguns cultivos. Depois, a água vai fazer falta para regar o que não foi destruído.
No entanto, e talvez seja aí que o "eu" quis chegar, a guerra não é o único fator a provocar a inflação e não deixa de haver aproveitamento. Não deixa de haver quem, "à boleia da guerra", aproveite para aumentar preços e ganhar mais um bocadinho...
Colocado por: Sasapo
a guerra pesou na inflação enquanto não arranjaram alternativas ao gás russo, neste momento pesa pouco ou quase nada na inflação.
Colocado por: RCFe alternativas aos cereais ucranianos...?
Colocado por: AMVP
Parece-me que é mesmo aos cereais russos.
Colocado por: RCFTodos os dias se estoira dinheiro em bombas e naquilo que as bombas destroem...
isso não gera inflação, bem pelo contrario.
Colocado por: RCFMas, para os que não têm indústria militar e são chamados a comparticipar, como é o caso de Portugal e muitos outros, fica apenas o custo.
Colocado por: eu
Mas Portugal tem contribuído alguma coisa de jeito para o esforço de Guerra ?
Colocado por: eu
No início da Guerra, de facto o custo do gás natural e da eletricidade disparou.
Mas neste momento, o preço do diesel está "normal"e o gás natural e a eletricidade estão mais baratos que antes da Guerra.
Colocado por: spvalenao é verdade, va ver o preço do ferro
O problema é que o material que subiu nunca mais desceu...
reserva federal ja anunciou nova subida dos juros, BCE vai a trás. Ate ao final do ano é contar com mais duas ou 3 subidas, falta saber de que valor cada uma delas.
Colocado por: RCF
para alguns, particularmente para os países com indústria militar, não obstante o custo, aumenta a produção. Mas, para os que não têm indústria militar e são chamados a comparticipar, como é o caso de Portugal e muitos outros, fica apenas o custo... e muita da matéria prima com que se faz material militar, também se fazem outros produtos. Ora, havendo maior procura dessas matérias primas, o preço aumenta...
Por isso, compreendo o seu ponto de vista, mas não creio que tal deixe de gerar inflação...
Colocado por: AMVP
Não, mas vamos ter o custo no futuro e não esramos a pensar nisso agora
de qualquer maneira, isso não gera inflação. Parece-me que há muito confusão sobre o que realmente provoca inflação.
O FED subiu os juros pela ultima vez no inicio de Maio.
Para Junho (e resto do ano) a previsão é de manter os juros actuais (5.25%).
Fonte:https://tradingeconomics.com/united-states/interest-rate
Não creio.
Os 4.25% serão suficientes.
A inflação já está controlada na América e já dá sinais de estar quase sob controle aqui na Zona Euro...