Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: RCF
    Essa comunidade não representa, certamente, 35% do PIB, nem é responsável por todo, nem sequer por grande parte, do mercado paralelo.
    Mas, essa comunidade, são apenas 50.000 pessoas?! Creio serem mais... em Lisboa há bairros (sociais) inteiros deles...

E vivem como selvagens, é só ver o que se passou em Torres Vedras e ninguém passou na comunicação social, são uns coitadinhos.. aqui ao meu lado é vê-los nos seus audis novinhos e BMW, eu tenho de andar num corsa de 96 para ter alguma coisa na vida, querem casas de graça mas andar de pópó de 50k não se queixam.. o que poderem ter de graça vão sempre procurar ter esse de graça, metem-se em terrenos que não são deles e lá montam a barraca, depois vão reclamar que não tem casas em condições mas o carrinho de luxo nunca falha
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • RCF
    • 22 junho 2023
    Não é bem essa a ideia que tenho quanto aos carros... é verdade que alguns andam em bons carros, mas isso será para aí um em cada dez. Os restantes nove são chanados velhos, que nem sei como passam na inspeção (se é que a fazem).
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2. Neste momento a minha taxa (Spread + Euribor a 12 meses) é de 3,283%;
    A Euribor a 12 Meses e a de 6 Meses estão em 4,08% e 3,892% respetivamente;
    Neste momento caso pretenda fixar a taxa de juro a 2 Anos (prazo recomendado) a mesma está em 3,75% com spread de “teria de negociar”;
    Valor da nossa prestação durante 2 anos: 689,35€
    Valor da nossa prestação atual: 649,35€

Mensalidade vai atualizar em Outubro de 2023. Que aconselham: altero já para fixa ou espero para setembro..
  3. Colocado por: primaveraNeste momento a minha taxa (Spread + Euribor a 12 meses) é de 3,283%;
    A Euribor a 12 Meses e a de 6 Meses estão em 4,08% e 3,892% respetivamente;
    Neste momento caso pretenda fixar a taxa de juro a 2 Anos (prazo recomendado) a mesma está em 3,75% com spread de “teria de negociar”;
    Valor da nossa prestação durante 2 anos: 689,35€
    Valor da nossa prestação atual: 649,35€

Mensalidade vai atualizar em Outubro de 2023. Que aconselham: altero já para fixa ou espero para setembro..

Algo de errado não está certo 🙃

Edit: Já percebi, considera o spread + euribor de outubro 2022.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  4. Colocado por: Vítor Magalhães
    Algo de errado não está certo 🙃

Era o que havia em Outubro 2022
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  5. Tem fixa a 2 anos nos 3% no Bankinter. (Agora não sei se com os produtos extra etc no final fique mais baixa que essa 3.75, mas é comparar.
  6. Colocado por: primaveraA Euribor a 12 Meses e a de 6 Meses estão em 4,08 4,111% e 3,892 3,907% respetivamente;

Colocado por: primaveraQue aconselham: altero já para fixa ou espero para setembro..
    Penso que neste momento não corre grande risco de perder dinheiro ao fixar já para dois anos, até porque durante 24 meses esquece um pouco a euribor.
    Concordam com este comentário: primavera
  7. Colocado por: AMVP
    Se é paralelo, como é que o quantificam?
    E se o quantificam pq não é tributável?

Estudo feito pela FEP faculdade económica do Porto, e ir ler o estudo, a verdade é que muita gente foge agora como chegam a esses valores não sei
  8. Colocado por: spvale
    Estudo feito pela FEP faculdade económica do Porto, e ir ler o estudo, a verdade é que muita gente foge agora como chegam a esses valores não sei

Por inquérito interno...
    Agora a sério acho um exagero esses números. Por exemplo aqui na área da construção sobretudo na reconstrução reparação devem existir uns milhares de biscateiros (se calhar mais que a tal etnia). Se contabilizarem o que eles não faturam deve dar muitos milhões. Mas na realidade apenas a mão de obra não é tributada porque hoje em dia não existem produtos ou equipamentos que não sejam tributados em alguma fase do processo. O mesmo com mecânicos auto ou industria hoteleira.
    Mas este pessoal ainda produz alguma coisa.
    • eu
    • 22 junho 2023
    Colocado por: AMVPSe é paralelo, como é que o quantificam?
    E se o quantificam pq não é tributável?

Ora nem mais.

Se for como nos estudos que estimam os níveis da corrupção, fazem inquéritos para obter a "perceção" que as pessoas têm. Ou seja, especulação pura...
    • eu
    • 23 junho 2023 editado
    Colocado por: CarvaiIsto não são boas noticias para quem tem CH
    https://eco.sapo.pt/2023/06/22/banco-de-inglaterra-surpreende-e-sobe-juros-em-50-pontos-para-5/

A culpa é de Bruxelas e dos burocratas da União Europeia. Só pode... porque depois do Brexit era só flores e prosperidade.
  9. Colocado por: HAL_9000
    Se as famílias tiverem folga para acomodar a diferença de 5000 euros anuais, aguentam-se. Mais crítico que isso, é que as amortizações mensais reduzem para valores ridiculos, pelo que a divida prevalece.

A única maneira de atenuar este efeito, terá obviuamente de ser por um aumento de rendimentos que acompanhe minimamente a inflação.
    Concordam com este comentário:NB_Viseu

Explique lá isso: como é que as amortizações mensais (presumo que esteja a referir-se ao capital mutuado) são reduzidas?

Aumentar rendimentos, por conta do aumento da inflação. E eu a pensar que os rendimentos aumentavam por aumentar a produtividade? Afinal é por conta da inflação.
    Boa ideia: a inflação é de 5%, vamos aumentar os rendimentos em 5%. Nesse caso, as famílias podem continuar a consumir. Oi, espera, o que acontece ao valor da moeda (inflação stricto sensu)se o investimento e o consumo não abrandar?
  10. Colocado por: ferreiraj125
    Aliás, o facto de a euribor estarem todas abaixo da taxa do BCE significa quem o mercado não acredita em mais subidas.

Ah, mas vão existir... não se duvide que vão voltar a subir. Têm de o fazer, senão o BCE perde totalmente a sua "cara".

Estamos muitíssimo longe da inflação dos 2% que eles querem e estamos com taxas abaixo do resto do mercado (Reserva Federal, Banco de Inglaterra, etc...).

E é bom que continuem a subir. Por se assim não for, vamos entrar num período de inflação escondida, com o EURO a cair ainda mais face às restantes moedas (logo, maior custo nas importações, especialmente, no petróleo que é cotado em USD). Se a Reserva Federal continuar a fazer o seu trabalho sem dar ouvidos ao Biden e o BCE abandonar a meio a sua estratégia de reduzir a inflação, vamos voltar a ter paridade entre o EUR e USD. Ou seja, vamos voltar a Setembro do ano passado e por lá vamos ficar...
  11. Colocado por: HAL_9000Excelente argumentação uma vez mais. Sei que o NB_Viseu faz parte da escola do "não há alternativa".

Imagine se as ciências verdadeiras assumissem a mesma postura, ainda hoje se morria de gripe.

Adoro os economistas. São sempre gajos cheios de certezas, mas só depois de ver o resultado

Você lá deve saber de que escola faço parte... Tenha por certo que não faço parte da escola da cartilha, isso não faço certamente :):):)

Vamos perguntar ao Banco Central de Cuba qual a melhor estratégia? :):)
  12. Colocado por: NB_ViseuExplique lá isso: como é que as amortizações mensais (presumo que esteja a referir-se ao capital mutuado) são reduzidas?
    Penso que decorre do sistema de amortização francês usado na maior parte dos empréstimos (pelo menos nos mais recentes-precisamente os mais afetados pela subida dos juros) em que no início do empréstimo amortizam-se mais juros e menos capital, situação que se inverte no final do empréstimo.
    Ora com este aumento de juros, as prestações sobem e praticamente são constituidas apenas por juros, sendo que a fração de amortização é reduzida ao mínimo. Ou seja enquanto em 2020 uma prestação de 300 euros, consistia em 70 euros de juros e 230 de amortização (valores exemplificativos, não fiz contas), a mesma prestação agora sobre para os 650 euros, sendo uns 580 de juros e os retantes 80 de amortização.

Estarei errado?

Colocado por: NB_ViseuAumentar rendimentos, por conta do aumento da inflação. E eu a pensar que os rendimentos aumentavam por aumentar a produtividade? Afinal é por conta da inflação.
    Se as empresas estão a lucrar mais, são mais produtivas.

Colocado por: NB_ViseuNesse caso, as famílias podem continuar a consumir. Oi, espera, o que acontece ao valor da moeda (inflação stricto sensu)se o investimento e o consumo não abrandar?
    Esqueceu-se daquela parte em que é o aumento das margens de lucro das empresas que está em grande medida a sustentar a inflação, não é o consumo das familias.

Depois os sectores que mais contribuiram para a infção foi a energia e a alimentação. A não ser que o NB nos ensine a todos a viver sem comida e sem energia, castrar a procura não vai resolver nada, porque nesses sectores a procura é muito pouco elástica. As empresas da área sabem isso muito bem por isso é que podem aumentar as margens de lucro e vender na mesma.

É muito fácil ser economista assim, a solução é só uma, é repeti-la até À exaustão e dizer que não há alternativas. Fui um grande burro a escolher a minha carreira, ia para economista e estava 50 anos sem ter de me actualizar cientificamente :)
  13. Colocado por: NB_ViseuTenha por certo que não faço parte da escola da cartilha,
    Claro, porque defender com unhas e dentes a transferência dos rendimentos dos dependentes do trabalho, neste caso para a banca, e para o luco das empresas, não é cartilha nenhuma.

Eu é que ainda não percebi muito bem, a função de uma politica económica que não está ao serviço da sociedade. Mas devo ser eu.

Os bancos centrais dizem sempre que não há alternativa. Curiosamente quando um banco começa a abanar, arranjam todas as alternativas e mais algumas.

Colocado por: NB_ViseuVamos perguntar ao Banco Central de Cuba qual a melhor estratégia? :):)
    Cuba, venezuela, os argumentos do costume... Quero lá eu saber de cuba, nunca lá estive, não defendo nem o regime cubano nem venezuelano. Interessa-me somente a europa e o contexto europeu, é onde vivo, e onde pretendo continuar a viver.

Os cubanossão outros que não vêm alternativas, tal e qual como os que por cá alardeiam a ausência das mesmas, simplesmente apontam em outra direção.
  14. Colocado por: HAL_9000Os bancos centrais dizem sempre que não há alternativa. Curiosamente quando um banco começa a abanar, arranjam todas as alternativas e mais algumas.

É isso; se os bancos abanam o estado segura via impostos do povo. Se o povo abana por causa da inflação, impostos, juros altos, salários baixos, que se contenha... No fim de contas é uma via de direção única, dos muitos com pouco para os poucos com muito.
    Concordam com este comentário: AMVP
    • eu
    • 23 junho 2023 editado
    Mas, para conter a inflação, que alternativas existem à subida da taxa diretora ? Preços tabelados como na Venezuela?
  15. Colocado por: euMas, para conter a inflação, que alternativas existem à subida da taxa diretora ? Preços tabelados como na Venezuela?

Reduzir o incentivo ao consumo.

0.4357 seg. NEW