Colocado por: RCF
Essa comunidade não representa, certamente, 35% do PIB, nem é responsável por todo, nem sequer por grande parte, do mercado paralelo.
Mas, essa comunidade, são apenas 50.000 pessoas?! Creio serem mais... em Lisboa há bairros (sociais) inteiros deles...
Colocado por: primaveraNeste momento a minha taxa (Spread + Euribor a 12 meses) é de 3,283%;
A Euribor a 12 Meses e a de 6 Meses estão em 4,08% e 3,892% respetivamente;
Neste momento caso pretenda fixar a taxa de juro a 2 Anos (prazo recomendado) a mesma está em 3,75% com spread de “teria de negociar”;
Valor da nossa prestação durante 2 anos: 689,35€
Valor da nossa prestação atual: 649,35€
Mensalidade vai atualizar em Outubro de 2023. Que aconselham: altero já para fixa ou espero para setembro..
Colocado por: Vítor Magalhães
Algo de errado não está certo 🙃
Colocado por: primaveraA Euribor a 12 Meses e a de 6 Meses estão em4,084,111% e3,8923,907% respetivamente;
Colocado por: primaveraQue aconselham: altero já para fixa ou espero para setembro..Penso que neste momento não corre grande risco de perder dinheiro ao fixar já para dois anos, até porque durante 24 meses esquece um pouco a euribor.
Colocado por: AMVP
Se é paralelo, como é que o quantificam?
E se o quantificam pq não é tributável?
Colocado por: spvale
Estudo feito pela FEP faculdade económica do Porto, e ir ler o estudo, a verdade é que muita gente foge agora como chegam a esses valores não sei
Colocado por: AMVPSe é paralelo, como é que o quantificam?
E se o quantificam pq não é tributável?
Colocado por: CarvaiIsto não são boas noticias para quem tem CH
https://eco.sapo.pt/2023/06/22/banco-de-inglaterra-surpreende-e-sobe-juros-em-50-pontos-para-5/
Colocado por: HAL_9000
Se as famílias tiverem folga para acomodar a diferença de 5000 euros anuais, aguentam-se. Mais crítico que isso, é que as amortizações mensais reduzem para valores ridiculos, pelo que a divida prevalece.
A única maneira de atenuar este efeito, terá obviuamente de ser por um aumento de rendimentos que acompanhe minimamente a inflação.
Colocado por: ferreiraj125
Aliás, o facto de a euribor estarem todas abaixo da taxa do BCE significa quem o mercado não acredita em mais subidas.
Colocado por: HAL_9000Excelente argumentação uma vez mais. Sei que o NB_Viseu faz parte da escola do "não há alternativa".
Imagine se as ciências verdadeiras assumissem a mesma postura, ainda hoje se morria de gripe.
Adoro os economistas. São sempre gajos cheios de certezas, mas só depois de ver o resultado
Colocado por: NB_ViseuExplique lá isso: como é que as amortizações mensais (presumo que esteja a referir-se ao capital mutuado) são reduzidas?Penso que decorre do sistema de amortização francês usado na maior parte dos empréstimos (pelo menos nos mais recentes-precisamente os mais afetados pela subida dos juros) em que no início do empréstimo amortizam-se mais juros e menos capital, situação que se inverte no final do empréstimo.
Colocado por: NB_ViseuAumentar rendimentos, por conta do aumento da inflação. E eu a pensar que os rendimentos aumentavam por aumentar a produtividade? Afinal é por conta da inflação.Se as empresas estão a lucrar mais, são mais produtivas.
Colocado por: NB_ViseuNesse caso, as famílias podem continuar a consumir. Oi, espera, o que acontece ao valor da moeda (inflação stricto sensu)se o investimento e o consumo não abrandar?Esqueceu-se daquela parte em que é o aumento das margens de lucro das empresas que está em grande medida a sustentar a inflação, não é o consumo das familias.
Colocado por: NB_ViseuTenha por certo que não faço parte da escola da cartilha,Claro, porque defender com unhas e dentes a transferência dos rendimentos dos dependentes do trabalho, neste caso para a banca, e para o luco das empresas, não é cartilha nenhuma.
Colocado por: NB_ViseuVamos perguntar ao Banco Central de Cuba qual a melhor estratégia? :):)Cuba, venezuela, os argumentos do costume... Quero lá eu saber de cuba, nunca lá estive, não defendo nem o regime cubano nem venezuelano. Interessa-me somente a europa e o contexto europeu, é onde vivo, e onde pretendo continuar a viver.
Colocado por: HAL_9000Os bancos centrais dizem sempre que não há alternativa. Curiosamente quando um banco começa a abanar, arranjam todas as alternativas e mais algumas.
Colocado por: euMas, para conter a inflação, que alternativas existem à subida da taxa diretora ? Preços tabelados como na Venezuela?