Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pedrodmsousa

    É preciso ler que após esse prazo, spread sobe para 1,75% :) E incluí ter aquelas opções todas (domiciliação ordenado, débitos diretos, seguros...)


    Ahh, ainda há quem perceba do assunto... logo, um ano de spread 0 e os restantes com spread brutal...
    Valor total do spread a pagar? MUITO!!!

    É só olhar para a TAEG...
    Concordam com este comentário: pedrodmsousa
  2. Colocado por: xiripitiSe de hoje para amanhã ninguém quiser comprar ações das empresas deles acredite que vão passar muita fominha mas isso a si já não lhe preocupa
    Qual é o problema? aí deixam de pagar esses impostos. Simples não é?



    Colocado por: xiripitio menos ler a porra da história desta gente que agora está bem da vida, pelo menos o Musk
    EU tirei-lhe o mérito no que conquistou e construiu, ou apenas disse que a fortuna daquela dimensão deveria ser taxada?


    Colocado por: xiripitiO que é que você fez na sua vida para sequer ter algum?
    Nunca fiz nada, toda a minha vida vivi de subsídios, e espero continuar a viver. Por isso é que quero que se taxem as fortunas, para o cosnta me dar algum para ru ir comprar o BMW.

    Colocado por: Sasaponão fui eu que disse isso.
    Tem razão. Nem vi que era outra pessoa. As minhas desculpas.
    • AMG1
    • 23 junho 2023
    Colocado por: NB_Viseu

    E sabe se podiam construir 20 processos ao invés de 1...?
    Não se esqueça que a lei processual penal é pensada e aprovada pelos deputados da III República...


    Na verdade percebo algua coisa de lógica e quase nada de direito, mas não falta quem, com muito maior propriedade do que eu, que era possivel e desejável, se o objectivo fosse mesmo aplicar a justiça e não o justicialismo.
    Depois quanto aos legisladores, estes são os que temos, mas se conseguir ressuscitar os da I ou II república, também nao creio que fique melhor servido.
    • eu
    • 23 junho 2023
    Colocado por: NB_Viseu
    Ahh, ainda há quem perceba do assunto... logo, um ano de spread 0 e os restantes com spread brutal...


    Os Portugueses são totós, por isso é que as empresas fazem este tipo de aldrabices.

    Se a NOS, MEO e vodafone agora anunciam preços baixos... durante 4 meses, porque é que os bancos não deveriam fazer o mesmo ?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, NB_Viseu
  3. Colocado por: Casa da Horta
    Comigo foi o BPI. Cliente de muitos anos e há uns atrás inventaram uma conta para cobrar comissões. Deu trabalho mas nem hesitei. Fui na altura para o CTT mas também se lembraram há pouco tempo das comissões. Deixei-os no instante e fiz nova conta no Activobank (onde já tinha uma conjunta). Tem um homebanking excelente e até ver livre de qualquer custo, se mudarem de ideias pois também mudarei.


    Também lá tenho conta mas é o banco menos seguro em Portugal... dos bancos de internet (e sou cliente do BIGonline desde 1999) é o único com quem já tive problemas por tentativas de acesso à conta (e isto em 3 meses de conta e sem nunca ter usado o cartão que foi logo raspado no dia em que o recebi), nem nunca aceder a redes públicas de internet.
  4. Colocado por: NB_ViseuMas para isso é preciso que a ideia da Euribor nos anos seguintes seja inferior a 2%... qual o banco que vai apostar nisso nos próximos 4 ou 5 anos?
    Eu disse que ele conseguia fixar nos próximos 4 ou 5 anos a esse valor? Disse que não valia a pena fixar a com uma TAN de 7,5%.
    Eu apenas disse ao user em que condições é que eu consideraria fixar, pelo menos por periodos mais ou menos longos.

    Colocado por: NB_ViseuO meu conselho: para fixar taxa agora já não vale a pena.
    Aliás conselho que o especialista repetiu logo a seguir
    • eu
    • 23 junho 2023
    Colocado por: HAL_9000EU tirei-lhe o mérito no que conquistou e construiu, ou apenas disse que a fortuna daquela dimensão deveria ser taxada?


    Aquelas "grandes fortunas" são quase sempre virtuais, são ações, que só serão transformadas em dinheiro se eles as venderem.

    No dia em que venderem as ações, pagam impostos, e de que maneira !
  5. Colocado por: PedroNunes24A Argentina já supera os 100% de inflação e recentemente até uma nova nota de 2000 pesos lançou.

    Segue um vídeo bastante interessante da situação local:

    https://www.youtube.com/watch?v=NRGc405tdeo
    ´
    Mas... mas...

    Eles não nacionalizaram tudo o que era da REPSOL em território argentino. Sempre pensei que isso lhes desse para gastar durante mais uma década...

    Bem, agora vão ter de nacionalizar outras coisas.

    É assim, quem não produz, quem não sabe gerir o OE, nacionaliza, isto é, vai buscar o dinheiro de quem investiu e trabalhou.
    Concordam com este comentário: eu
  6. Colocado por: NB_ViseuSe quiserem emigrar, que emigrem.
    E emigram...A questão é o futuro do país, a mim pelo menso que queria continuar por cá interessa-me.
    Se o NB_Viseu não vê mal quem todos emigrem e o país fique cada vez mais pobre, ok, é a sua opinião. Só não concordo.

    Colocado por: NB_Viseucontinuaram a estudar com bolsas da FCT :)
    Praia não gosto, mas fui um dos que estudou com uma bolsa da FCT (ao mesmo tempo que abri uma empresa). Quer desenvolver a sua opinião, ou só queria dizer isso?
  7. Colocado por: spvale
    Já tinha falado da Argentina e mesmo com essa nota nada muda, basicamente muita gente paga com dólares já.
    Viram hoje na TVI a falar sobre sermos o 5 país da Europa com a maior carga fiscal.
    E o mercado paralelo é equivalente a 35% do PIB, pagava 6 X o gasto do SNS



    Não percebo como... o gasto do SNS e demais contribuições para o sector da saúde e SS em Portugal é equivalente ligeiramente mais de metade do Orçamento de Estado...

    Sim, eu sei que os médicos fazem muita fita e os enfermeiros também (agora os farmacêuticos hospitalares também). Mas é sempre possível passar a gastar 2/3 do Orçamento de Estado em saúde... o restante 1/3 com a FENPROF :):)
  8. Colocado por: AMG1

    O que diz é que se um banco (da zona euro) cair, o BCE não faz nada quanto a isso?
    Desde, salvo erro, 2012, que a supervisão prudencial de cerca de 100 dos maiores bancos da zona euro está nas mãos do BCE (em Portugal são 5), se um desses cair o BCE nao faz nada?
    Quem é que ditou o fim do BES, naquilo que se veio a verificar não passar de uma solução experimental, que nunca mais foi tentada, mas que nos custou a nós contribuites e investidores portugueses quase 10 mil de milhoes de euros.
    Se não foi o BCE que "mandou" o governo português proceder à dissolução do BES essa decisão foi de quem?
    E não venha com a conversa de que não havia alternativa, porque havia. Na altura até houve gente insuspeita (p.e. Vítor Bento, que dirigia o banco) que a apresentou de forma clara.
    Mas sim é capaz de ter alguma razão, se tivesse sido um banco alemão ou francês provavelmente fariam de outra forma e fizeram mesmo!

    claramente leu na transversal e saltou para as suas proprias conclusões, convem ir ler o resto.
  9. Colocado por: eu

    A culpa é de Bruxelas e dos burocratas da União Europeia. Só pode... porque depois do Brexit era só flores e prosperidade.


    A verdade é que eles já se safaram da UE... e nós ainda por a temos. E muitos querem nela continuar... afinal, só é obrigatório colocar a placa com as estrelas sobre o azul quando entra dinheiro da UE... não quando saí!
  10. Colocado por: NB_Viseu

    A verdade é que eles já se safaram da UE... e nós ainda por a temos. E muitos querem nela continuar... afinal, só é obrigatório colocar a placa com as estrelas sobre o azul quando entra dinheiro da UE... não quando saí!


    tanto safaram que neste momento segundo a ultima sondagem, 65% da população votaria para voltar para a EU.
  11. Colocado por: HAL_9000Penso que decorre do sistema de amortização francês usado na maior parte dos empréstimos (pelo menos nos mais recentes-precisamente os mais afetados pela subida dos juros) em que no início do empréstimo amortizam-se mais juros e menos capital, situação que se inverte no final do empréstimo.
    Ora com este aumento de juros, as prestações sobem e praticamente são constituidas apenas por juros, sendo que a fração de amortização é reduzida ao mínimo. Ou seja enquanto em 2020 uma prestação de 300 euros, consistia em 70 euros de juros e 230 de amortização (valores exemplificativos, não fiz contas), a mesma prestação agora sobre para os 650 euros, sendo uns 580 de juros e os retantes 80 de amortização.

    Estarei errado?


    Sim, o sistema francês é o usado pela maioria (senão por todos) os bancos em Portugal. Serve para os bancos ganharem mais dinheiro e os portugueses aplaudirem a possibilidade de pagarem só juros os primeiros anos, não amortizando capital nenhum e assim conseguirem ter o CH aprovado para a habitação que não conseguem pagar :)
    Os investidores imobiliários, construtores, mediadoras e Estado também gostam disso porque assim conseguem manter os preços da habitação elevados e todos a ganharem com o português deseducado.

    Mas quando me referi à amortização pensei que estava a referir-se a amortizações parciais. Sim, na componente de prestação, a parte dos juros aumenta face ao aumento do capital amortizado (em proporção) com o aumento da taxa de juro. Mas estando o crédito já aprovado, o capital amortizado (em termos absolutos) mantém-se idêntico (o que faz que em termos relativos seja menor... mas o que interessa é a parte em absoluto).
    Ou seja, no final de 10 anos, o capital que tem a amortizar será esse que vai amortizar (por exemplo, 30.000 euros). Só que em fez de ter pago 60.000 euros de prestação, acabou por pagar 100.000 euros.
    Concordam com este comentário: palmstroke
    • AMG1
    • 23 junho 2023
    Colocado por: eu

    No dia em que venderem as ações, pagam impostos, e de que maneira !


    Deve ser mais ou menos naesma proporção que as empresas deles os pagam hoje.
  12. Colocado por: HAL_9000Onde é que posso por as minhas poupanças a render 3,75 % que o BCE paga aos bancos?


    BNI Europa, 3.6% 12 meses. Deve estar cheio de "ses"...
    • AMG1
    • 23 junho 2023
    Colocado por: Sasapo
    claramente leu na transversal e saltou para as suas proprias conclusões, convem ir ler o resto.


    Não me parece que tenha lido na transversal, mas limitei-me a comentar o facto do Sasapo afirmar quo o BCE é alheio às soluções que os governos encontrem para lidar com a queda dos bancos. Porque, debacto não só nao é alheio, como é actor principal.
    Quanto ao resto, até concordo em grande parte consigo.
    • AMG1
    • 23 junho 2023
    Colocado por: NB_Viseu

    A verdade é que eles já se safaram da UE... e nós ainda por a temos. E muitos querem nela continuar... afinal, só é obrigatório colocar a placa com as estrelas sobre o azul quando entra dinheiro da UE... não quando saí!


    Está a dizer que Portugal é um contribuite (e não beneficiário) liquido da UE?
    Imagino que tenha dados que demonstrem isso. Porque não o estou a imaginar a repetir a velha lenga lenga do PCP sobre a "destruição do tecido produtivo nacional" ou outras tiradas deste tipo, para procurarem mostrar-nos o colossal desastre que foi a adesao à UE, mas que só eles vêm?
  13. Colocado por: AMG1

    Não me parece que tenha lido na transversal, mas limitei-me a comentar o facto do Sasapo afirmar quo o BCE é alheio às soluções que os governos encontrem para lidar com a queda dos bancos. Porque, debacto não só nao é alheio, como é actor principal.
    Quanto ao resto, até concordo em grande parte consigo.

    não foi nada disso que eu disse ou estava em discussão.
  14. Colocado por: HAL_9000Onde é que posso por as minhas poupanças a render 3,75 % que o BCE paga aos bancos?


    Os bancos é que têm de pagar ao BCE.

    Colocado por: HAL_9000Isso é com os economistas. Não vejo ninguém a perguntar a um cirurgião como é que se faz um transplante.


    Sempre a mesma conversa.

    A resposta é: aumentando os juros.

    Os cirurgiões dizem que é preciso amputar o dedo por causa da gangrena, mas o HAL responde "ah e tal, não se pode amputar os dedos", ok, então como é que o HAL sugere fazer em relação à gangrena do dedo? "não sei, os cirurgiões é que sabem".

    Colocado por: HAL_9000Mas o facto de eu não lhe indicar o caminho técnico não quer dizer que não perceba que têm de haver alternativas e soluções, até porque quando os calos apertam em determinados sectores, essas alternativas e soluções aparecem. Imagino que em 1900 alguém dissesse deveria haver um subsídio de desemprego ou uma reforma para a velhice, muitos economistas diriam também : isso é impossível, não há alternativa.


    Achas que isso faz sentido?

    Se um medico diz que é preciso fazer uma coisa, pedes uma segunda opinião, diz a mesma coisa, pedes uma terceira, diz o mesmo...

    Se calhar tens de acreditar nos especialistas?

    Colocado por: HAL_9000Esta inflação não foi provocada por excesso de procura, e não será resolvida por aumento de oferta. Neste momento ela é persistente precisamente porque existe um aproveitamento dos agentes económicos para aumentar margens em áreas onde a procura é pouco elástica.


    Isso é treta.

    Os agentes do mercado tentam sempre vender ao preço que lhes maximiza os lucros.

    Percebes porque é que aumentam, por exemplo, 10%, em vez de 50%?

    Eles tentam sempre praticar o preço maximo que conseguem praticar sem que haja uma diminuição das vendas que anule o lucro extra causado pelo aumento da margem de lucro.

    Se houve um aumento dos preços é porque tal permitiu aumentar os lucros, logo, é porque houve alterações ao nivel da procura e da oferta.

    Colocado por: HAL_9000Aqui só me questiono uma coisa, se os juros resolvesse a inflação assim de forma tão direta, os países onde o CH indexado à taxa variável é mais alta deveriam a este momento ter niveis de inflação bastante inferiores aqueles onde a taxa fixa é prevalente.


    Não, porque há outros fatores que fazem com que o nivel de inflação não seja igual para todos os paises.

    De qualquer das formas estamos abaixo da media europeia:

 
0.4335 seg. NEW