Colocado por: HAL_9000Eu já disse e repito. Se a única estratégia do BCE é esta,e "não há alternativa" então mais valia subir já para 7%, igual à inflação e aguentar pelo menos meio ano. Quem aguentar a pancada, aguenta, quem não aguenta sai da frente.
A inflação baixava muito mais rápido. A ter que "matar" ao menos que se tenha a coragem para o fazer rápido e de forma limpa.
Agora assim aos pouquinhos, parece que estão a cozinhar uma lagosta, aos poucos, aos poucos, e quando a lagosta der conta já está a ser servida no prato de algum ricalhaço e ainda lhe dão com um martelo.
Colocado por: PedroNunes24Aquilo que o HAL chama de "subir aos pouquinhos e devagar" foi a subida mais rápida e acentuada de juros desde a década de 80.Sim, mas eu esperaria que os Bancos Centrais tivessem estratégias complementares à subida dos juros para lidar com um fenómeno que está mais que batido. O conceito de inflação não deve ser novidade para nenhum economista digno desse nome . Se a estratégia é subir, por subir, mais vale rebentar logo com a coisa, para acabar com o fenómeno inflacionista. Assim o que se está a fazer mais não é que um processo de transferência de riqueza. Eu não sou de teorias da conspiração, porque se fosse...
Colocado por: PedroNunes24Até os juros estarem pelo menos iguais à inflação, continuamos com juros negativos.
Os EUA conseguiram aguentar-se até aos 5.25 (muito colado com cuspo). Vamos ver até onde vai a Europa.
Colocado por: CarvaiSó faltou lembrar a divida que o Estado tem aos Bancos, qualquer coisa como 70 MIL MILHÔES.
E quem deve ao Fundo de Resolução não são os Bancos todos mas aqueles que foram intervencionados. Os outros servem como garantia. E o valor da divida do FdR são uns trocos no total da divida publica.
Portantes a teoria é que se uma empresa de chouriços dever dinheiro ao Estado toda a industria chouriceira que tiver lucros deve pagar a divida.
Desculpem eu ser daqueles palermas que prefere empresas a dar lucros (e a pagar impostos) do que as empresas que só dão prejuízos ( e mamam dos impostos).
Colocado por: JosebaQuanto mais lucros mais todos nós ganhamos (através do IRC que terão que pagar)
Colocado por: CarvaiA propósito de lucros
https://eco.sapo.pt/2023/05/16/rtp-com-lucro-de-767-mil-euros-contribuicao-publica-aumentou-35-milhoes/
Talvez já seja altura de acabar com o saque a todos os consumidores de eletricidade para este buraco.
Colocado por: AMVPO lucro de um banco é algo tão volátil. Para mim o mais grave, neste momento, não são os lucros obtidos numa fase de taxas de juro altas e em que mantêm todas as comissões que inventaram/subiram para compensarem o período de taxas negativas. O mais grave é a distribuicaode lucros que está a ocorrer quando o sistema financeiro internacional mostra sinais de instabilidade e o poder de compra interno pode conduzir a incumprimento bancário. Isto até não poderia ser grave se quando a coisa complicar os acionistas entrassem com o dinheiro necessário, mas como ainda não vi isso acontecer...
Colocado por: CarvaiDesculpem eu ser daqueles palermas que prefere empresas a dar lucros (e a pagar impostos) do que as empresas que só dão prejuízos ( e mamam dos impostos).Certo, certo. Empresas a dar lucros todos queremos, é sinal de saúde económica. Contudo , pelo menos para o palerma que está deste lado do ecrã, não é indiferente se os lucros históricos de uma dada empresa ocorrem num ano de forte crescimento económico (mas daqueles que efetivamente se sente na carteira), ou se ocorre num ano em que a generalidade dos seus clientes perde poder de compra e qualidade de vida. Repare que não se viu nenhum banco a recuar com as comissões inventadas na altura dos juros negativos, nem sequer o regulador agir nesse sentido.
Colocado por: NTORIONhttps://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/precos-na-producao-industrial-recuam-pela-primeira-vez-em-quase-dois-anos
será?
Colocado por: HAL_9000"Depois do BCE e da Comissão Europeia, também o Banco de Portugal vem dizer que foram as empresas a puxar pela inflação no ano passado. Em Portugal, contribuíram para quase 66% da subida de preços – que foi acentuada nos alimentos e para as famílias mais pobres."
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/margens-de-lucro-responsaveis-por-dois-tercos-da-inflacao
De que forma é que a estratégia do BCE e galopar os juros combate este fenómeno?