Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

    Colocado por: Bragas V

    Isso, as taxas de esforço máximas, as idades e prazos máximos..



    Tanto quanto sei, o ALD também configura uma responsabilidade e é centralizada no Mapa de Responsabilidades, como os Leasings, CHabitacao, C individual..


    ALD não aparece como responsabilidade pois é um Aluguer não um credito
  2.  # 342

    Colocado por: Bragas VIsso, as taxas de esforço máximas, as idades e prazos máximos..

    A taxa de esforço é a mesma para qualquer crédito.
    Esta é o rácio entre a soma da mensalidade de todos os empréstimos e o rendimento líquido médio.

    A maturidade máxima para automóvel são 8 anos em vez dos 35, e a idade maxima são 72 e não os 75 que vemos no credito habitação.

    No entanto, como se trata de um bem altamente depreciável, tanto a maturidade como a idade visam apenas proteger o banco e a sua exposição ao risco. Não servem para protecção do cliente nem a da sua saúde financeira.

    Se alguém quiser, pode usar toda a sua taxa de esforço num crédito automóvel ou até num credito pessoal.
    Como é tão conhecido, há até quem exceda significativamente a taxa de esforço quando pedem um crédito pessoal para pagar os 10% da habitação.
    No entanto, o facto destas coisas serem possíveis (embora esta última esteja a roçar fraude), não significa que sejam saudáveis e recomendadas.

    Cada um deve ter liberdade e autonomia de decidir por si. Não devemos deixar de vender cordas pq as pessoas se podem enforcar...
  3.  # 343

    Colocado por: AMG1

    Bom o que estava em causa era a valorização nos ultimos 6 meses, não era em 2021, senao ja estamos a falar de 2 anos e aí é outfa coisa diferente.
    Quanto à valorização dos aprtentos em Lisboa estou mesmo a acompanhar ate porque estou a ponderar vender um e garanto-lhe que a euforia já não é tão grande, mesmo nos de valor elevado e não. Não se valizaram 100k nos últimos 6 meses. Nenhum indice o mostra, nem recolho essa conclusão dos contactos que tenho feito, ate porque nao queria avançar para a venda sem ter uma ideia clara do valor em causa.
    Anda por aí muita conversa sobre ganhos colossais, que se calhar até foram bons, mas talvez nao tão bons quanto se apregoa.

    Claro que depende das zonas, os exemplos que lhe dei são reais e não exageros. E certamente haverá muitos mais.
    Uma das zonas onde se fizeram grandes negócios , conheço alguns, foi por exemplo Alfama. Muito á custa de investimento estrangeiro é certo, mas negócio é negócio.
    Agora é óbvio que não é uma amostra para levar á letra para todo o mercado.
    Mas só dei como exemplo porque vejo por aqui muitos relatos de calamidade.
    Aliás, eu gosto pouco de extremismo. Nem acho que isto está uma maravilha, aliás, já não acho que esteja desde 2020 por causa do covid, nem acho que estejamos perante uma crise profunda (pelo menos não para já).
    Repito o que tenho dito, vai abrandar? Seguramente que sim, praticamente parar como em 2010… não me parece. Esperemos que eu tenha razão porque ao contrário do que alguns iluminados pensam, uma crise profunda no sector da construção em Portugal, tão perto da anterior, seria nefasto para o Pais!
    Concordam com este comentário: Palmix
  4.  # 344

    Colocado por: Telhado

    ALD não aparece como responsabilidade pois é um Aluguer não um credito


    Isso é falso..

    Colocado por: pguilherme
    A taxa de esforço é a mesma para qualquer crédito.
    Esta é o rácio entre a soma da mensalidade de todos os empréstimos e o rendimento líquido médio.

    A maturidade máxima para automóvel são 8 anos em vez dos 35, e a idade maxima são 72 e não os 75 que vemos no credito habitação.

    No entanto, como se trata de um bem altamente depreciável, tanto a maturidade como a idade visam apenas proteger o banco e a sua exposição ao risco. Não servem para protecção do cliente nem a da sua saúde financeira.

    Se alguém quiser, pode usar toda a sua taxa de esforço num crédito automóvel ou até num credito pessoal.
    Como é tão conhecido, há até quem exceda significativamente a taxa de esforço quando pedem um crédito pessoal para pagar os 10% da habitação.
    No entanto, o facto destas coisas serem possíveis (embora esta última esteja a roçar fraude), não significa que sejam saudáveis e recomendadas.

    Cada um deve ter liberdade e autonomia de decidir por si. Não devemos deixar de vender cordas pq as pessoas se podem enforcar...


    MAs ha limite imposto para a taxa de esforço nos créditos pessoais?
    Há cálculo de taxa de stress para os créditos pessoais?

    Esses 8 anos que fala são relativos.. no caso do crédito pessoal, pode por exemplo ir até aos 120 meses, que é uma verdadeira barbaridade..

    Vou comprar um Mercedes de 2002 em 10 anos.. já tem 15 anos mas é um Mercedes.. quando acabar de o pagar tem 30 anos..
  5.  # 345

    Voltando aqui ao tópico da discussão.
    Ferro comprado esta semana na AML:
    preço tabela 1190€/tonelada (ferro A500 diâmetro 12) + 12% desconto (e no final mais iva claro)
    Portanto, o preço do ferro é tipo montanha-russa.

    Agora estou curioso para a próxima etapa. Telhado e alvenarias térmicas.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  6.  # 346

    Um bom resumo...
  7.  # 347

    Colocado por: Bragas VMAs ha limite imposto para a taxa de esforço nos créditos pessoais?
    Há cálculo de taxa de stress para os créditos pessoais?

    Esses 8 anos que fala são relativos.. no caso do crédito pessoal, pode por exemplo ir até aos 120 meses, que é uma verdadeira barbaridade..

    Só para colmatar, muito sucintamente:

    A taxa de esforço é medida em TODOS os empréstimos, incluindo nos créditos pessoais, obviamente, e limita a capacidade de endividamento do cliente.

    8 anos para Crédito Automóvel, que, como disse, é um produto completamente distinto do Crédito Pessoal.
    As taxas são muito mais baixas no Crédito Automóvel, em parte pq existe a locação do bem, o que reduz o risco do banco.

    Creio que muitos Créditos Pessoais são limitados a 7 anos de maturidade e a 75k€ de montante, mas pode variar pois são regras de cada banco e não do BdP. Talvez hajam diretrizes do BdP, mas não estou assim tão por dentro do assunto.

    O Crédito Automóvel tb apenas é válido quando, no final da maturidade, o veículo tenha menos de 8 anos.
    Ou seja, só pode pagar a 8 anos (maturidade máxima) se o carro for novo.

    Se pedir Crédito Pessoal, pode contornar estes limites e comprar um carro com 20 anos, mas a mensalidade será significativamente mais cara para o mesmo montante. E por ser mais caro, vai asfixiar a taxa de esforço.

    De qualquer forma, é isso mesmo que diz: há opções que são claramente barbaridades. Ainda assim, devem continuar a ser possíveis para não minarmos a liberdade de cada um. O banco fará o necessário para tentar assegurar o menor risco possível para o seu lado, mas a partir daí, o cliente é que sabe de si e das suas finanças.
  8.  # 348

    Colocado por: paulovalenteVoltando aqui ao tópico da discussão.
    Ferro comprado esta semana na AML:
    preço tabela 1190€/tonelada (ferro A500 diâmetro 12) + 12% desconto (e no final mais iva claro)
    Portanto, o preço do ferro é tipo montanha-russa.

    Agora estou curioso para a próxima etapa. Telhado e alvenarias térmicas.

    Fui ver agora as tabelas (emitidas ontem) e os preços baixaram ~25%.
    Mas os descontos é que ditam a coisa, que agora tb serão menores, creio.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  9.  # 349

    Eu tenho uma racional meio "parvo" talvez, mas custa-me ver um agregado familiar com valor de "parque automóvel" superior a 20/25% do valor do património imobiliário/financeiro...

    Mas como tudo são opções e formas de viver a vida.
  10.  # 350

    Colocado por: pguilherme
    Só para colmatar, muito sucintamente:

    A taxa de esforço é medida em TODOS os empréstimos, incluindo nos créditos pessoais, obviamente, e limita a capacidade de endividamento do cliente.

    8 anos para Crédito Automóvel, que, como disse, é um produto completamente distinto do Crédito Pessoal.
    As taxas são muito mais baixas no Crédito Automóvel, em parte pq existe a locação do bem, o que reduz o risco do banco.

    Creio que muitos Créditos Pessoais são limitados a 7 anos de maturidade e a 75k€ de montante, mas pode variar pois são regras de cada banco e não do BdP. Talvez hajam diretrizes do BdP, mas não estou assim tão por dentro do assunto.

    O Crédito Automóvel tb apenas é válido quando, no final da maturidade, o veículo tenha menos de 8 anos.
    Ou seja, só pode pagar a 8 anos (maturidade máxima) se o carro for novo.

    Se pedir Crédito Pessoal, pode contornar estes limites e comprar um carro com 20 anos, mas a mensalidade será significativamente mais cara para o mesmo montante. E por ser mais caro, vai asfixiar a taxa de esforço.

    De qualquer forma, é isso mesmo que diz: há opções que são claramente barbaridades. Ainda assim, devem continuar a ser possíveis para não minarmos a liberdade de cada um. O banco fará o necessário para tentar assegurar o menor risco possível para o seu lado, mas a partir daí, o cliente é que sabe de si e das suas finanças.


    pguilherme, sei bem o que é a taxa de esforço.. acredite..

    O meu ponto de vista é só em relação à quase ausência de diretivas no que diz respeito a todo o crédito que não seja CH..
  11.  # 351

    Colocado por: Bragas V

    Isso é falso..

    Não diga asneiras.
    Quando tinha empresa tinha 16 viaturas em ALD e nenhuma me aparecia no mapa de responsabilidades!



    MAs ha limite imposto para a taxa de esforço nos créditos pessoais?
    Há cálculo de taxa de stress para os créditos pessoais?

    Esses 8 anos que fala são relativos.. no caso do crédito pessoal, pode por exemplo ir até aos 120 meses, que é uma verdadeira barbaridade..

    Vou comprar um Mercedes de 2002 em 10 anos.. já tem 15 anos mas é um Mercedes.. quando acabar de o pagar tem 30 anos..
  12.  # 352

    Colocado por: pguilhermeMas os descontos é que ditam a coisa, que agora tb serão menores, creio.

    Exactamente o que disse o armazém de ferro.
    • AMG1
    • 16 novembro 2022

     # 353

    Colocado por: Bragas V

    Isso é falso..



    Num ALD operacional, ou seja aquele em que nao existe compromisso (formal) de compra da viatura no final do contrato, de que que modo é encontrado o valor da responsabilidade, se o conceito de capital em divida nao pode ser aplicado.

    Somatorios dos alugueres?
    Rendas-caução?
  13.  # 354

    Colocado por: AMG1

    Num ALD operacional, ou seja aquele em que nao existe compromisso (formal) de compra da viatura no final do contrato, de que que modo é encontrado o valor da responsabilidade, se o conceito de capital em divida nao pode ser aplicado.

    Somatorios dos alugueres?
    Rendas-caução?


    Como já disse o ALD não consta no mapa de responsabilidades nem tao pouco existe o compromisso de compra da viatura no final.
    No final a entidade em causa vende a viatura pelo valor comercial da mesma e se quiser compra nada mais.
    • AMG1
    • 16 novembro 2022

     # 355

    Colocado por: Telhado

    Como já disse o ALD não consta no mapa de responsabilidades nem tao pouco existe o compromisso de compra da viatura no final.
    No final a entidade em causa vende a viatura pelo valor comercial da mesma e se quiser compra nada mais.


    A minha questão foi na sequência do.centario do user Bragas V.
    O que descreve é o que ocorre no ALD operacional daí a minha duvida sobre de que forma e que essa "suposta" responsabilidade era inscrita na BD de responsabiidades do BdP.
    Mas ja agora no caso do aluguer financeito, ou seja quando o valor de venda esta pré-definido no inicio do contrato e inclusive e alvo de contrato entre as partes. Mesmo nesses casos também nao há comunicação ao BdP?
  14.  # 356

    Colocado por: AMG1

    A minha questão foi na sequência do.centario do user Bragas V.
    O que descreve é o que ocorre no ALD operacional daí a minha duvida sobre de que forma e que essa "suposta" responsabilidade era inscrita na BD de responsabiidades do BdP.
    Mas ja agora no caso do aluguer financeito, ou seja quando o valor de venda esta pré-definido no inicio do contrato e inclusive e alvo de contrato entre as partes. Mesmo nesses casos também nao há comunicação ao BdP?


    Isso já não é ALD será renting, leasing etc.
  15.  # 357

    O Renting não comunica responsabilidades, a versão de ALD que nomeadamente as financeiras utilizam, com definição de um valor residual, comunica a responsabilidade.

    Finque conhecia, as financeiras utilizam o produto ALD porque permite diferir uma grande parte do capital para o final do prazo.. mas os casos que conheço, constam da CRBdP.

    Será que não está a falar de uma espécie de Renting sem serviços?

    O Leasing também comunica..
    Concordam com este comentário: Palmix
  16.  # 358

    Colocado por: Joao DiasE de inacreditável não tem nada, se quiser ir constatar ao vivo ligue-me que eu mostro-lhe. E não é um bairro isolado. Existem muitos casos assim na zona da Abóboda, Albarraque, S. Domingos de Rana, etc, etc
    Não lhe vou dizer nem q sim nem que não. Só lhe vou dizer q não sei quem são os iluminados que têm investido ali no bairro entre a abóboda e a conceição da abóboda, abóboda e até mesmo em polima são claramente iluminados q não conhecem o que têm como vizinhos. E para quem não sabe os vizinhos que tem eu enumero uma pedreira q não liberta propriamente ar puro, liberta pós em boas quantidades e tem uma lixeira que não tem fedido em grandes quantidades mas quando fede todas as localidades num raio de kilomentros levam um óptimo aroma a lixo podre nas roupas e em casa, e aquilo é tão bom q nem se pode abrir as janelas no verão. E acredite q eu sei pq grande parte da minha vida vivi em Talaide q fica mesmo ali ao lado. Talaide é outra não percebo quem são os iluminados dispostos a enterrar 400k-600k numa moradia numa localidade parada no tempo sem praticamente comercio à excepção de uns cafes, retalhada em 3 concelhos onde cada um se esforça por fazer menos q o outro. Afim são daqueles q enterram o dinheiro e pessoalmente vão demorar muitos e longos anos a recuperar... quanto a comprar terrenos, das duas uma ou se contrata uns camiões para lá levar uma boa terra para plantar batatas ou então aquilo são inclusive solos pobres e não percebo os preços que pedem por solos onde até as batatas teriam dificuldade em crescer... Resumindo espero que a lixeira continue a libertar aromas suaves para ver a cara dos iluminados daqui a uns tempos.
  17.  # 359

    Colocado por: paulovalenteVoltando aqui ao tópico da discussão.
    Ferro comprado esta semana na AML:
    preço tabela 1190€/tonelada (ferro A500 diâmetro 12) + 12% desconto (e no final mais iva claro)
    Portanto, o preço do ferro é tipo montanha-russa.

    Agora estou curioso para a próxima etapa. Telhado e alvenarias térmicas.
    Concordam com este comentário:rpmmsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pguilherme


    Grande queda, estou certo??
  18.  # 360

    Colocado por: TroinoGrande queda, estou certo??

    Já teve nos 1600, desceu aos 1000 e qualquer coisa, subiu aos 1500 e desceu agora.
    Não ajuda nada ter assim o preço. Também não sei explicar bem porquê acontece.
 
0.0829 seg. NEW