Iniciar sessão ou registar-se
  1. O cliente paga, o cliente manda! Desde que seja vontade do DO e aceite pelo empreiteiro, siga para a frente.

no meu caso quando comecei a pedir orçamentos o aço estava nos píncaros.. >1500€/ton. Apostei na queda do mercado, arrisquei e tal como foi aqui dito, comprei na ordem dos 600-700€/ton... em 25 toneladas de aço, é fazer as contas. O que poupei no aço, gastei com outros fornecimentos para a obra e a própria execução do empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
  2. Colocado por: rpmmsantosO cliente paga, o cliente manda!

Pelos tópicos aqui criados, creio que não seja bem assim.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3. Sei dum caso em que a brilhante gestão do Dono de Obra, resultou num atraso tal, que a grua teve que ser novamente montada. A grua saiu na data prevista, mas como não concluiu as tarefas todas por falta de material. Foi para outra obra... e só voltou no final disso. Além dos meses à espera, o custo duma segunda utilização, absorveu qualquer poupança feita no material.

Do mesmo modo, que também há Donos de Obra com melhores noções de gestão que os próprios empreiteiros.

O detalhe aqui, é cada um saber onde se mete. Na construção participam facilmente centenas de pessoas, entre orçamentistas, fornecedores, transportistas, etc... é muito comum algum destes elos falhar por qualquer motivo. Pelo que se lhe dizem que 2a feira está na obra, conte que só com o alinhamento de todas as estrelas isso acontecerá de facto.

No caso das betonagens, é muito ingrato gerir uma equipa para estarem em determinada obra... e o betão não chegar. Porque há gente especializada em certas tarefas... não basta pensar, "oh que vão fazendo outra coisa qualquer". Isto não funciona assim. Mas não é o mesmo, se quem mandou vir o betão foi o empreiteiro ou o dono de obra.

Sinceramente, eu se desse orçamentos numa empresa de construção, se visse demasiada interferencia em pontos fulcrais da obra, provavelmente diria logo que "não obrigado".

E mesmo aqueles que digam que sim... não ganham ali, vão buscá-lo noutro lado, seja cobrando a mais, seja fazendo de menos...

Há coisas que não vejo mal ser o Dono de Obra a tratar, azulejos, loiças, etc... Outras que nem tanto.
  4. O mal disto tudo é não haver transparência de preços, o ferro segundo dizem por ai esta a 700€ tonelada mais iva mas se falar com muito empreito ha e tal o ferro esta a 1200-1300 tonelada, o betao esta a 110/120m3 e bla bla, claro que o DO com os preços reais na mão tenta ganhar uns trocos.
    Se houvesse transparência, eram os preços certos e pronto quer quer nao quer passa a frente, mas o empreiteiro parece que tem medo de falar na sua margem de lucro, depois da nestas saladas.
  5. Colocado por: DR1982mas o empreiteiro parece que tem medo de falar na sua margem de lucro

O que é a margem de lucro?
    Qual é o negócio em que os intervenientes publicam a sua margem de lucro?
  6. Se o empreiteiro ao orçamentar não souber a margem de lucro estimada algo está mal.
    Mas o que que queria dizer é que se os valores forem expostos as claras a coisa é mais facil pra todos.
  7. Colocado por: PickaxeQual é o negócio em que os intervenientes publicam a sua margem de lucro?

Há empresas de manutenção de edifícios (algumas provenientes de grandes construtoras) que fazem o procurement de prestadores de serviço (incluindo obras) e metem uma margem contratual (a % depende de muitos fatores, mas digamos que é por volta de 20%), tudo explicito, tudo claro.
  8. Mas isso é relativamente fácil de resolver.
    O DO pode combinar com o empreiteiro o que quer ser ele a comprar e passar na mesma pelo empreiteiro com X de margem para ele.
    Como já disse num post anterior fiz estou envolvido num pequeno edifício de habitação e somos nós DO que compramos e negociamos uma grande parte dos materiais e equipamentos e negociamos que passaria tudo na mesma pelo empreiteiro sendo que neste caso ele fica com uma margem de 7% e com todas as garantias.
    E já há grandes entidades a fazer isto.
  9. Colocado por: DR1982Se o empreiteiro ao orçamentar não souber a margem de lucro estimada algo está mal.

Nem as grandes empresas, com departamentos de orçamentação sabem exatamente a margem de lucro, tem uma estimativa, que nem sempre bate certo. Os pequenos empreiteiros, não tem ideia do valor que ganham numa obra, daí atirarem valores para cima. Agora que há muito trabalho, vão fazendo alguns bons negócios, quando começa a faltar trabalho começam a baixar os preços, mas não sabem até onde podem baixar, depois começam a cair como tordos.
    Eu já fiz muito orçamento, e em muitos casos tenho muita dificuldade em estimar o custo da mão de obra, por não saber o tempo que determinado trabalho vai demorar, umas vezes corre bem, outras nem por isso.
  10. Para receber, somos todos capitalistas adeptos da meritocracia. Para pagar, o melhor sistema é ter tudo tabelado.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11. Colocado por: Pickaxepor não saber o tempo que determinado trabalho vai demorar, umas vezes corre bem, outras nem por isso.
    mas isso exatamente o mesmo trabalho nem sempre corre igual, mas pode colocar no orçamento o valor real que está a atribuir à mão de obra
  12. Tenho um amigo que diz de boca cheia que ganha no material senão 0 obras que ganha, tem pessoas que para terem preços mais atrativos enganam os DOs com a mão de obra mais barata e material mais caro e fazendo as contas no final perdes dinheiro
  13. Nos casos em que pedi para colocar o ferro por minha conta estranhamente o valor era mais alto e ainda tinha de ser eu a fornecer o ferro 🤣

Acho que o truque é vir o orçamento normal com o valor do aço discriminado e depois tentar tirar , mas é difícil... É como nas oficinas que qualquer mortal compra as peças com desconto e a malta ganha na mão de obra e não dá o desconto da peça..
  14. Colocado por: P@rAdiS3Nos casos em que pedi para colocar o ferro por minha conta

Como é que sabe as quantidades de ferro a encomendar?
  15. Colocado por: P@rAdiS3É como nas oficinas que qualquer mortal compra as peças com desconto e a malta ganha na mão de obra e não dá o desconto da peça..

O meu pai é mecânico.
    Quando faz biscates em casa, para os amigos, eles é que vão às peças e não há nenhum dinheiro envolvido, é um favor. Metade da vezes, ou a peça é meio rafeira, ou veio a esquerda e era a direita, ou faltam os acessórios, ou ou ou... Mas como o meu pai não perdeu esse tempo nem deslocação. O dono do carro vai de novo às peças e assunto arrumado. O chato é quando teve que abrir o motor para tirar a peça velha, e com essa o amigo foi às peças mais que uma vez... e depois atrasa tudo, e vai dormir tarde para não prender o carro ao amigo.

Para outras coisas, de maior responsabilidade, que pode pôr em causa a segurança na estrada, é melhor ir mesmo o meu pai, e escolher o melhor material, custe o que custar. Em vez de ser o cliente a achar que é tudo o mesmo e opta pelo mais barato.

Quando não é "amigo", e teve que ir ele tratar das compras... o valor da peça é o que lhe custou mesmo, indo o tempo e deslocação na parte da mão de obra. Porém, não me choca nada que outros mecânicos ou noutras profissões, metam menos na mão de obra, e cobrem o valor do material com o seu preço sem desconto. No final, vai dar ao mesmo.

Se por cada placa de pladur, vamos a decompor o seu valor unitário... os orçamentos tinham 500 páginas.
    - placa de pladur, custo do material X€/m2
    - placa de pladur, tempo para encomendar a placa X€/m2
    - placa de pladur, deslocação para ir buscar a placa, gasóleo X€/m2
    - placa de pladur, deslocação para ir buscar a placa, seguro do camião X€/m2
    - placa de pladur, deslocação, desgaste do camião X€/m2
    - placa de pladur, subsidio de férias do Sr. que corta a relva do escritório X€/m2, etc etc...
    - placa de pladur, gastos com papel higiénico do estaleiro X/m2...

Enfim, havia de ser bonito...

- colas, parafusos, barramentos, redes, perfis metâlicos, neoprene, etc etc... devem haver dezenas de pequenas coisas que vão no sistema de pladur por exemplo... além dos tempos para limpar, acomodar as peças, etc etc etc... Fora todos os gastos indirectos que serão refletidos no valor total.

Claro que tudo isso pode ir refletido em "material" vs "mão de obra"... mas basta que o cliente compre ele certas coisas, que impliquem o instalador a trabalhar doutro modo, com outros acessórios, ferramentas, etc etc... para que esse valor de "mão de obra" não seja realista. Pelo que, ao menos, se fôr ele a tratar disso, não tem desculpa.
  16. Colocado por: Pickaxe
    Como é que sabe as quantidades de ferro a encomendar?

Eu paguei 50€ a um medidor, mediu o ferro e o betão, sobrou menos de 100kg (certamente foi o ferro que o gajo da estrutura roubou de outra obra, porque lhe dava mais jeito trazer umas vigas já feitas em vez de mandar pessoal para moldar o ferro)
  17. Colocado por: RUIOLIEu paguei 50€ a um medidor,

Ainda há gente a trabalhar de borla?
  18. Colocado por: Pickaxe
    Ainda há gente a trabalhar de borla?

Foi o preço que ele me pediu, como ele trabalha com o projetista de estruturas, acredito que tenha uma elevada produtividade.
  19. Colocado por: RUIOLIacredito que tenha uma elevada produtividade.

por 50€, deve ter ido ver as medições do programa de cálculo.
  20. Havia um tipo que dizia, enriquece os teus amigos, que é para dizeres que tens amigos ricos.

0.2759 seg. NEW