Colocado por: ferreiraj125https://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2022/10/08/dos-pouco-mais-de-500-mil-habitantes-de-portugal-quase-300-mil-sao-imigrantes.ghtml
Colocado por: CarvaiJá agora como explicar que sendo a grande maioria imigrantes económicos conseguem viver em Lisboa e os portugueses não.Vivem 15 num quarto. 20 num T3 :) Ainda que legalmente só lá morem 5.
Colocado por: N Miguel OliveiraTambém vivi 2 anos na baixa do Porto em tempos em que ia à Ribeira para ser assaltado ou levar com uma telha dum prédio devoluto.Provavelmente agora já não corria o risco disso....de viver na baixa do porto digo.
Colocado por: N Miguel Oliveirae choradeira do coitadinho.Você é que fala em choradeira e coitadinhos. Penso eu que referir que um pau é um pau e não uma pedra, não configura choradeira mas apenas constatação de factos. Por mais que diga que se pode colocar o pau na água até ele ficar muito duro, a verdade é que não for substituído por uma pedra, ele nunca vai ser uma pedra.
Colocado por: N Miguel Oliveiraqui quando falo em construir pequeno ou apostar nos T1 ainda levo paulada... para não falar de construções bi-familiares ou vários fogos por terreno.Ninguém deu paulada por falar em construir T1, o que se disse é que são solução para um casal, e não uma família. Como a nossa capacidade de trocar de casa não é muita, as pessoas tendem a preferir tipologias que permitam pelo menos um filho.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pois não percebo. A malta acha normal endividar-se uma vida inteira para comprar um barraco, mas já mete muitas desculpas para se aventurar, empreender e sair da cepa torta. Ou para exigir melhor salário. São opções.
O tabú dos salários começa nos empregados HAL.
Se fazemos tudo resignados pouca vontade de fazer mais e melhor temos, e isso não tem que ver exclusivamente com o patrão. Como disse, funciona para ambos os lados.
Estar aqui a queixar-se que temos um sector que prospera (turismo) é para mim simplesmente ridículo.
Venham mais deles!
Quem dera que os demais sectores estivessem assim.
Colocado por: HAL_9000Eu gosto de ver os turistas na rua, e gosto de ver os prédios bonitos em Lisboa, mas pagar um café a 3 euros, e uma diária a 20 euros, e ter de morar a 1h30 de Lisboa
Colocado por: CarvaiTempos dourados esses, mas não tomava café em pastelarias finas nem almoçava no Grambrinus.Nem eu...Aliás já não tomo café fora de casa desde que em janeiro deste ano subiu de 60 cebt para 70, 75, 80 cet nos sítios ditos normais. Tão pouco uso carro próprio veja lá, uso metro, autocarro, barco, isto para manter a sanidade mental e chegar ao fim do mês com as contas equilibradas. Para lhe dizer a verdade nem sei o que é o Grambrinus, portanto... E o engraçado é que eu hoje moro num 4º andar sem elevador. Isto sou eu que juntamenet com a minha esposa até ganhamos acima da média nacional.
Colocado por: N Miguel OliveiraAqui quando falo em construir pequeno ou apostar nos T1 ainda levo paulada
Colocado por: pribeiro
No entanto eu sou daqueles que acho que empreender vale a pena desde que tenhamos uma ideia com muita potencialidade de sucesso, agora fazer mais do mesmo, copiar outros, por norma não resulta muito bem.
Colocado por: HAL_9000a câmara fez-nos assinar um documento qualquer em como nos comprometíamos a nunca dividir aquele artigo em vários outros artigos.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas então assinou um papel sem perceber o porquê?Eu percebi o porquê: a câmara não quer minifundios e o terreno tem uma parte em reserva agricola. Não percebo é a lógica: O terreno está completamente rodeado de casas e aquela reserva agrícola ali está lá apenas no seguimento de PDMs antigos. Acredito que na próxima revisão passe a zona urbanizável. Mas está perfeitamente claro para mim e para a câmara que aquele terreno nunca mais vai ser afeto à agricultura que não seja agricultura de subsistência (onde ser um minifundio, ou lá como se chama, é irrelevante), daí dizer que não percebi a lógica.
Colocado por: N Miguel OliveiraE construir um edificio com vários fogos? Em conjunto com algum outros casais ou assim, nunca pensou?Pensei, mas ninguém no nosso circulo próximo pretendia tal solução, e com estranhos....tinha reservas quanto aos riscos. Optamos por construir faseado o que pretendíamos, assumindo eu parte dos trabalhos em DIY para cumprir orçamento.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas há muitos outros factores. Priveligiou-se a centralização na capital, o que trouxe muita coisa boa para os locais. E muitas desvantagens também.É verdade também. Nunca quis vir para Lisboa, e no entanto cá estou eu por motivos profissionais.
Colocado por: AMG1a enorme censura social perante o fracasso!
Colocado por: AMG1Nisto até podiamos aprender alguma coisa com os USA...mas enfim, daqueles lados, em Portugal só queremos ver o que e pior por lá existe.
Colocado por: HAL_9000Pensei, mas ninguém no nosso circulo próximo pretendia tal solução, e com estranhos....tinha reservas quanto aos riscos.
Colocado por: Reduto25Lógica primeira cria se o problema vai se aumentando o mesmo depois resolve se a construir t1.
E de nada adianta construir t1 se não são acessíveis monetariamente