Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: rjmsilvaO mundo em que você vive não existe.
    E contudo o mundo real só se mantém enquanto o Zé povo pagar e calar. O problema é se deixa de pagar, ou se não ficar cá ninguém para pagar.

Colocado por: N Miguel OliveiraNum contrato feito entre dois privados (banco e cliente), não sei porque o Estado tem que vir meter-se.
    correcto, concordo. O problema é meter-se ou ter-se metido numas situações e não se meter nas outras. Afinal o horário público é de todos.

Colocado por: N Miguel Oliveirareplicar um bocado aquilo que vemos fora, construir mais simples e pequeno e esquecer um pouco a nossa "cultura latina" das casas com 200-300m2, janelões e um só fogo por terreno.
    E entretanto cria-se aqui uma situação esquisofrenica em que temos o boomers com várias casas de 200-300m2 e os millenials sem capital para mandar construir um galinheiro independentemente do tamanho.

O aumento do preço da construção/habitação sem que tenha havido ajuste de salarios, não vai levar a que as pessoas construam mais pequeno e mais racional, vai levar a que não se construa é nada. Nos últimos anos já se construiu pouco e mesmo assim grande parte estava alavancada em dinheiro barato.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, AMG1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Reduto25
    • AMVP
    • 16 outubro 2022

# 162

Colocado por: HAL_9000entretanto cria-se aqui uma situação esquisofrenica em que temos o boomers com várias casas de 200-300m2 e os millenials sem capital para mandar construir um galinheiro independentemente do tamanho.

Ao tempo que anda a queixar - se disso ainda nao teve qualquer iniciativa para alterar a situacao? Ainda nao viu que as supostas vitimas tb foram beneficiadas noutros aspetos?
    Ja agora, o tempo foi e vai passando e ja ha outras geracoes piores do que a sua,daqui a pouco la vem alguem com a sua forma de pensar a dizer que é uma vitima quando comparado com a sua geracao.
    Nao sei se tem nocao, mas ha pessoas que chegam a maioridade este ano que ja levaram com uma crise financeira, com uma assistencia financeira ao pais, com a internacionalizacao do imobiliario, com uma pandemia, fecho de escolas, agora com uma crise energetica, alimentar é uma financeira a caminho. Ja viu tudo aquilo de que tem para se queixar?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 163

Acha mesmo que reduzir a carga fiscal as empresas aumenta os salários?

Eu cá acho que iriam a continuar a pagar o mínimo , maximizar lucros .
    Concordam com este comentário: Samuscas
  3.  # 164

Colocado por: HAL_9000E contudo o mundo real só se mantém enquanto o Zé povo pagar e calar. O problema é se deixa de pagar, ou se não ficar cá ninguém para pagar.

Mantém-se enquanto cada um pagar aquilo que concordou em pagar, quando foi pedir dinheiro.
  4.  # 165

Colocado por: HAL_9000correcto, concordo. O problema é meter-se ou ter-se metido numas situações e não se meter nas outras. Afinal o horário público é de todos.

Não, o problema para sí é não ajudá-lo a sí e ver que ajudou outros.
    O problema para mim é ele ajudar quem quer que seja que se meteu em problemas e eu ser chamado a ajudar sem culpa alguma.
  5.  # 166

Colocado por: Reduto25Acha mesmo que reduzir a carga fiscal as empresas aumenta os salários?

O mesmo que achar que aumentar a carga fiscal melhora os serviços públicos e não as regalias dos que nos governam e respetiva família.
  6.  # 167

Colocado por: Reduto25Acha mesmo que reduzir a carga fiscal as empresas aumenta os salários?

O Reduto25 é senhorio. Se o Estado lhe cobrasse metade do imposto que cobra, você não consideraria baixar o preço do aluguer?

Porque acha que um empresário faria diferente?
  7.  # 168

Colocado por: HAL_9000O aumento do preço da construção/habitação sem que tenha havido ajuste de salarios, não vai levar a que as pessoas construam mais pequeno e mais racional, vai levar a que não se construa é nada.

Deixe o mercado funcionar.
    Quando ninguém puder pagar o que quer que seja, você vai ver se os preços se ajustam um bocado para baixo ou não.

A coisa não é a preto e branco, não é tudo ou nada, não é sempre ou nunca... com o mesmo orçamento construir-se-á mais contido, sem grandes esquisitices. A definição de luxo tomará outro significado.

De resto, o apocalipse só virá para alguns, que sem terem trabalhado para isso, constroem ou compram muito mais do que precisam.
  8.  # 169

Colocado por: HAL_9000E entretanto cria-se aqui uma situação esquisofrenica em que temos o boomers com várias casas de 200-300m2 e os millenials sem capital para mandar construir um galinheiro independentemente do tamanho.

Pois, você vê isso assim.
    Já eu acho bem as pessoas preferirem gastar em educação, em lazer, em viagens, em aproveitar a vida, em vez de construir mais m2 como que se a felicidade estivesse no tamanho da casa, para no final deixar para herdar sem ter disfrutado verdadeiramente do tempo que por cá temos.
  9.  # 170

Colocado por: N Miguel Oliveira

O Reduto25 é senhorio. Se o Estado lhe cobrasse metade do imposto que cobra, você não consideraria baixar o preço do aluguer?

Porque acha que um empresário faria diferente?

Basta olhar para as gasolineiras.

Eu arrendo não alugo , e sim descia .

Daí eu defender o aumento por decreto
  10.  # 171

Por alguma razão o processo do acordo de concertação foi tão célere.

As empresas têm alívio fiscal sem obrigação de aumentar salários , e meramente um factor indicatorio
  11.  # 172

Colocado por: Reduto25sim descia

Você descia porque é alguém sensato, e porque acha que os demais não desciam também? Porque cataloga todos os patrões como gente gananciosa?
  12.  # 173

Colocado por: AMVPAo tempo que anda a queixar - se disso ainda nao teve qualquer iniciativa para alterar a situacao?
    Então mas eu sou primeiro ministro ou ministro das Finanças e não sei? Eu quanto muito posso mudar a minha situação. Eu já comprei uma casa e já construiu outra, não pretendo fazer mais investimentos.
    Saiu-me tudo do corpo e estou a paga-la, nas condições que acordei.

Isso não invalida que eu não veja a injustiça da situação. Não são supostas vítimas, são mesmo vítimas geracionais que estão a pagar, e vão pagar uma dívida que não criaram por uma geração que não soube aproveitar os tempos de bonança para colocar o país a crescer, por uma geração que adoptava a fuga ao fisco como modo se vida, que fazia empréstimos para a casa a 130% (e com juros bonificados) e ia comprar um jipe também. Uma geração que pedia subsídios para semear milho e ia comprar um Mercedes. Uma geração que usava fundos europeus para construir estradas em que era meio/meio: meio para a estrada, meio para distribuir.

Mais grave que eu me queixar é a AMVP ver o mundo com uns óculos especiais em que só vê o seu mundo, e acha que todos os outros são piegas.

Mas você acha que eu não penso nas gerações mais novas que eu? Pois é dessas mesmo que estou a falar, quanto as crises eu apanhei logo uma mal comecei a trabalhar e numa área que foi duplamente penalizada. E adivinhe, vem aí outra sem que eu tenha sequer recuperado o.poder de compra que tinha antes da primeira. Deixe-se lá paternalismos que de crises não terá grande novidade para me dar.
  13.  # 174

Colocado por: rjmsilvaMantém-se enquanto cada um pagar aquilo que concordou em pagar, quando foi pedir dinheiro.
    no que me diz respeito não tenho problema nenhum em pagar aquilo que concordei quando fui pedir dinheiro. O meu problema é, para além de ter encontrado um mercado inflacionado, ainda ter de ajudar a pagar benefícios fiscais a quem deles beneficia quando ninguém me perguntou nada se eu concordava ou não pagar.
  14.  # 175

Colocado por: N Miguel Oliveira

Não, o problema para sí é não ajudá-lo a sí e ver que ajudou outros.
    O problema para mim é ele ajudar quem quer que seja que se meteu em problemas e eu ser chamado a ajudar sem culpa alguma.
    certo, o seu problema é o mesmo que o meu. Entao que se retire a ajuda toda. Sempre sobra mais dinheiro para o que é preciso, por exemplo reduzir os impostos sobre os combustíveis ( não há transportes públicos à porta de toda a gente, e nem todos temos dinheiro para comprar o elétrico da moda), ou para pagar as creches como prometeram (e que até é uma boa medida para um país envelhecido), baixar o IVa dos produtos essenciais. Há tanto onde investir e com maior benefício para a sociedade.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  15.  # 176

Colocado por: N Miguel OliveiraDeixe o mercado funcionar.
    Quando ninguém puder pagar o que quer que seja, você vai ver se os preços se ajustam um bocado para baixo ou não.
    deixe o mercado funcionar. Quando o Zé nao tiver dinheiro para comprar as batatas e o pão, morre e deixa de dar despesa.

Adoro esta política de deixar o mercado funcionar. O mercado a funcionar, quando totalmente desregulados, é o responsável por criar as maiores assimetrias sociais já vista na história da humanidade. Pessoas que teem mais dinheiro e mais poder que muitos países. Nem o Miguel acredita nessa só "deixem o mercado funcionar". É o mesmo que não dar assistência médica a ninguém : " deixem a seleção natural funcionar"que
  16.  # 177

Colocado por: N Miguel OliveiraVocê descia porque é alguém sensato, e porque acha que os demais não desciam também?
    sei là! porque os salários nem sequer têm acompanhado os aumentos de produtividade. Porque os únicos salários que aumentam ( em termos gerais) é o salário mínimo e porque aumenta por decreto.
  17.  # 178

Não adianta descer o ISP ou o IVA sobre os combustíveis elas aumentam o preço vai dar aí mesmo tem que ser regularizado com tetos .

E tudo farinha do mesmo saco , sanguessugas
    • AMVP
    • 16 outubro 2022

# 179

Colocado por: HAL_9000Então mas eu sou primeiro ministro ou ministro das Finanças e não sei?

Se nao tem intensao de fazer nada, entao é so mesmo tipo calimero,tem esse direito.
    • AMVP
    • 16 outubro 2022

# 180

Colocado por: N Miguel OliveiraQuando ninguém puder pagar o que quer que seja, você vai ver se os preços se ajustam um bocado para baixo ou não.

O problema, é que continuamos a pensar no tuga normal, no que encontramos no cafe onde vamos. Mas a verdade é que o imobiliario nao é só para o tuga que encontramos no cafe.
    Temos o turismo, os estrangeiros é temos uma fatia que nao se fala mt mas em mt locais tem bastante peso que sao pessoas de nacionalidade portuguesa mas cuja familia sempre viveu de comerciar. Por exemplo, onde vive ha mt mulcumanos que sao portugueses e que ha varias geracoes viverem do comercio é cujo nivel de vida é superior ao comum tuga que vai ao cafe, embora alguns destes também ja vao ao cafe.

0.0866 seg. NEW