Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: CarvaiGanhou 19.000€ dos quais 5000€ vão para impostos. Em 6 anos 14K€ não parece grande negócio.
    Com um arrendamento de 250€/mês ganhava o mesmo e a casa continuava sua.

Não vão 5.000€ em impostos. Muito, muito menos. Menos de metade pelo que calculei com o meu TOC

O imóvel já esteve em AL durante estes 6 anos e tinha uma hipoteca de um parcial que pedi ao banco (45.000€, que entretanto já só são 40.000€).
  2. Colocado por: ferreiraj125

Porque vendeste?

Era manter mais uns anos e vender ainda mais caro, e ainda ir lucrando com rendas.

O imóvel já está a precisar de renovações (5.000€ sensivelmente de renovações) que não me apetece pagar e que é um factor muitas vezes esquecido nesse cálculo de rentabilidade...

Além disso, o juro do parcial que pedi ao banco subiu expressivamente, o que encurtou a minha rentabilidade.

Tudo somado e como o imóvel foi rentável durante os 6 anos que o tive, a venda rápida é vantajosa.

Se podia ser melhor?? Claro, quando realizamos a venda pensamos que podíamos sempre obter mais, mas vender tão rápido é bom e não ter que fazer renovação, que ia custar uns 5000€ também é poupança.
  3. Colocado por: NLuzVendeu mal.

Não era essa a questão.
    Concordam com este comentário: eu
  4. Colocado por: pguilherme

Com 5% de crescimento ao ano, embora expressivo, não é indicador de possível bolha.
    E se descontar a inflação que tivemos nesse período, a valorização efectiva do imóvel foi muito menor.

Sendo honesta, o imóvel é horrível, estava remodelado (fracamente), e inserido numa ilha muito degradada. Se o visse duvido que o adquirisse.

A única coisa positiva deste imóvel é a sua localização, foi exclusivamente esse o factor que me levou a comprá-lo.
    • eu
    • 24 junho 2024
    Colocado por: Sandra_ccA única coisa positiva deste imóvel é a sua localização, foi exclusivamente esse o factor que me levou a comprá-lo.

É só o fator mais importante.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  5. Colocado por: CarvaiGanhou 19.000€ dos quais 5000€ vão para impostos. Em 6 anos 14K€ não parece grande negócio.
    Com um arrendamento de 250€/mês ganhava o mesmo e a casa continuava sua.

Não sei de onde tiram estas contas. Em 41mil euros paga-se cerca de 5mil em mais valias....
  6. O problema das mais valias do imobiliário é que são obrigatóriamente englobadas nos rendimentos totais, não paga simplesmente os 28%. Os rendimentos de trabalho vão certamente ser esticados até ao ultimo escalão do IRS.

Tendo em conta que pretendo vender a habitação secundária que me resta em 2025, estou a pensar tirar uma licença sem vencimento para esse ano.
  7. Colocado por: PedroNunes24O problema das mais valias do imobiliário é que são obrigatóriamente englobadas nos rendimentos totais, não paga simplesmente os 28%. Os rendimentos de trabalho vão certamente ser esticados até ao ultimo escalão do IRS.

Tendo em conta que pretendo vender a habitação secundária que me resta em 2025, estou a pensar tirar uma licença sem vencimento para esse ano.

O meu rendimento é quase na sua globalidade declarado em sede de IRC (sou sócia gerente da minha sociedade por quotas). Em sede de IRS declaro relativamente pouco.
  8. Colocado por: Sandra_ccSendo honesta, o imóvel é horrível, estava remodelado (fracamente), e inserido numa ilha muito degradada. Se o visse duvido que o adquirisse.

A única coisa positiva deste imóvel é a sua localização, foi exclusivamente esse o factor que me levou a comprá-lo.

OK, mas irrelevante para o ponto onde incidi: uma valorização de 5% ao ano não é sinal de bolha e que, considerando a inflação, mais se aproxima de uma estagnação.

Colocado por: CarvaiGanhou 19.000€ dos quais 5000€ vão para impostos. Em 6 anos 14K€ não parece grande negócio.

As mais valias apenas incidem sobre metade do lucro.
  9. Colocado por: pguilhermeAs mais valias apenas incidem sobre metade do lucro.

Pois mas depois somados aos rendimentos normais facilmente atingem o escalão máximo de IRS. Claro que há muitas exceções principalmente quando há divida ao Banco.
  10. Colocado por: pguilherme
    OK, mas irrelevante para o ponto onde incidi: uma valorização de 5% ao ano não é sinal de bolha e que, considerando a inflação, mais se aproxima de uma estagnação.

As mais valias apenas incidem sobre metade do lucro.

Quanto tivemos de inflação nos últimos 6 anos?

Há ainda que levar em conta que o imóvel teve desgaste em 6 anos, de tal forma que já precisa de obras, expressivas para a sua dimensão.

Eu sou da opinião que não há bolha e que os valores vão continuar a aumentar.
  11. Colocado por: Sandra_cc

Quanto tivemos de inflação nos últimos 6 anos?

Há ainda que levar em conta que o imóvel teve desgaste em 6 anos, de tal forma que já precisa de obras, expressivas para a sua dimensão.

As casas antigas, e em mau estado, estão muito caras, quase ao preço das novas.

Mas o problema mesmo são as rendas.

As casas novas são caras mas concordo que não acho que tenham subido assim tanto.
  12. Colocado por: Sandra_ccQuanto tivemos de inflação nos últimos 6 anos?

Tendo em conta o mercado dos últimos 6 anos não foi nada de especial, mas pode já ter sido comprada cara. Os negócios que vou tendo conhecimento, nesse hiato temporal foi tudo para duplicar ou mais.

De qq forma, sendo vendida em 2 semanas, tb pode ter pedido abaixo do valor de mercado.

Mas se a vontade era vender....
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  13. Colocado por: NTORION

Tendo em conta o mercado dos últimos 6 anos não foi nada de especial, mas pode já ter sido comprada cara. Os negócios que vou tendo conhecimento, nesse hiato temporal foi tudo para duplicar ou mais.

De qq forma, sendo vendida em 2 semanas, tb pode ter pedido abaixo do valor de mercado.

Mas se a vontade era vender....

Vai desculpar mas esses negócios de duplicar valor em 6 anos cheiram a treta gabarolice de quem lhe conta. Duplicar valor em 10 anos...alguns imóveis específicos em zonas de eleição...isso está bem. Agora em 6...só excepções raras.

A vontade era vender, sem dúvida e sem fazer obras.

A casa tem problemas de origem (ex: entope a caixa de saneamento externa ciclicamente, ganha imensas humidades, devia ser estúdio mas é T2, está numa ilha extremamente degrada nas áreas comuns, tem uma isolamento inexistente,teve várias pragas durante a rentabilizacao de AL, etc). Pedi orçamentos, recebi 3, todos na casa dos 5.000€ + IVA.

Foi bem vendida.
  14. Colocado por: Sandra_ccVai desculpar mas esses negócios de duplicar valor em 6 anos cheiram a treta gabarolice de quem lhe conta

Não, eu só falo do que conheço, felizmente ou infelizmente, é como está o mercado.

Colocado por: Sandra_ccFoi bem vendida.

É o seu ponto de vista, pq atingiu o valor que pretendia, mas possivelmente não atingiu o valor de reserva do potencial comprador.

Mas o que interessa é que está satisfeita.
  15. Colocado por: CarvaiPois mas depois somados aos rendimentos normais facilmente atingem o escalão máximo de IRS. Claro que há muitas exceções principalmente quando há divida ao Banco.

Certo, mas o englobamento é irrelevante para este detalhe: que as mais valias incidem apenas sobre 50% do lucro.

Os 5k€ que referiu, imagino que sejam 28% de 19k€?
    Mesmo se assim fosse, seria apenas sobre 9.5k€.

Colocado por: Sandra_ccQuanto tivemos de inflação nos últimos 6 anos?

Provavelmente pode encontrar essa informação no BdP. Mas seja que valor for, será deduzido à valorização que apresentou.
    De qq forma, serve apenas para referir que o exemplo que deu não sugere bolha, mas sim uma transacção comum.

Colocado por: Sandra_ccEu sou da opinião que não há bolha e que os valores vão continuar a aumentar.

Também acredito que não haja bolha.
    No entanto, é importante esclarecer que, apesar disso, não significa que os preços não possam estabilizar ou baixar. Uma variação negativa não significa "rebentar a bolha".

Pelo que vou vendo, os preços "sobem" mas o volume de vendas tem baixado.
    Isto pode dever-se a um aumento efectivo de preços, sim.
    Mas também pode ser o resultado de menos transacções de imóveis de valor mais baixo, o que altera o valor médio. Se assim for, até é possível que os imóveis mais caros possam ter tido uma redução de preço (embora o preço de transacção continue superior ao valor médio de imóveis transaccionados em períodos anteriores).

Ainda neste seguimento, poderá acontecer que os preço médios baixem justamente numa altura de recuperação, devido à um maior volume de imóveis de valor mais baixo.
    Food for thought.
    • eu
    • 25 junho 2024
    Colocado por: NTORIONÉ o seu ponto de vista, pq atingiu o valor que pretendia, mas possivelmente não atingiu o valor de reserva do potencial comprador.

Vocês nem conhecem a casa; sabem lá se foi bem vendida ou não.
    Concordam com este comentário: Bondi, Sandra_cc
  16. Se vendeu com lucro, foi bem vendida.
    Concordam com este comentário: MiguelSF, Sandra_cc
  17. Falam da especulação, mas dizem que vendeu mal porque podia especular mais um bocado.

Mas quando querem comprar, as casas estão demasiado caras e a bolha devia rebentar. 👌
    Concordam com este comentário: vmontalvao, eu, Sandra_cc, desofiapedro
    • NLuz
    • 25 junho 2024
    Colocado por: VarejoteFalam da especulação, mas dizem que vendeu mal porque podia especular mais um bocado.

Mas quando querem comprar, as casas estão demasiado caras e a bolha devia rebentar. 👌
    Concordam com este comentário:vmontalvao

Toda a gente quer comprar barato e vender caro.
    É o que temos...

2.2411 seg. NEW