Iniciar sessão ou registar-se
  1. A localização não era certamente na AML.
  2. Colocado por: VarejoteA localização não era certamente na AML.

Centro de Lisboa, junto ao metro.
  3. https://www.olx.pt/d/anuncio/moradia-t2-para-venda-IDIpwh2.html

Moradia T2 para venda

Está á venda 38/56 da propriedade total, sedo que os restantes 18/56 são detidos por 7 proprietários. Estes 18/56 não estão á venda.

Tem um inquilino sem contrato de arrendamento e sem pagar qualquer tipo de renda.

Estou disponivel para esclarecimentos.

4. Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://www.olx.pt/d/anuncio/moradia-t2-para-venda-IDIpwh2.html

Sincero pelo menos...
    Gostava de ser inquilino assim sem pagar
  5. Colocado por: dmanteigasIsto e uma autentica selva, tenho acompanhado o mercado 'online' aqui na zona (cidade do centro) e isto anda entregue aos bichos. O mais engracado e que se criou na cabeca das pessoas uma ideia de que isto so anda para cima e que ha uma procura tremenda e que vale tudo quando chega a hora de meter preco nas coisas. A verdade e que a CM aqui da zona ja meteu as contas de 2023 e foi 'so' uma quebra de menos 1 milhao de euros de IMT, 15% de queda quando se compara com 2022. Em cima disso nas plataformas online ha sensivelmente mais 20 a 30% de oferta que ha 1 ano atras. No entanto os precos estao mais absurdos hoje que ha 1 ano atras.
    Na minha opiniao, a 'raiz' de todos os problemas sao as imobiliarias. O meu vizinho tem aqui o duplex a venda ha mais de 2 anos. Comecou por 380mil, agora esta em 340 mil. Obviamente, ninguem lhe pega. No entanto quando alguem mete uma casa a venda, parece que acham que devem nivelar o preco pelo que esta disponivel online, mesmo que a maior parte dos casos sejam precos completamente irrealistas. E a malta das imobiliarias ainda ajuda a festa. Todos os dias abro o IG ou outra rede social e levo com publicidade do agente imobiliario X ou Y a dizer que a procura por imoveis com jardim aumentou 300%, a procura de casas com 3 casas de banho aumentou 40953%, que as casa valorizaram 847234% desde a pandemia, que a procura nunca esteve tao forte... e no entanto a camara em 2023 tem uma quebra no unico dado objetivo (IMT) de 15%. Aqui ha tempos uma bateu a porta do meu pai e diz-lhe que tinha compradores interessados em comprar casas naquela zona e facilmente conseguia vender por mais de 400 mil euros (uma moradia de 2021 na aldeia com 3 pisos, 150m2 por piso, com cozinha, churraqueira e anexos atras de 80m2). Obviamente que nao passava de uma treta da agente pois quando o meu pai lhe disse para trazer os compradores primeiro e falarem em valores depois comecou logo a desconversar.
    Eu que ando agora a ver terrenos tambem nao consigo fazer sentido dos precos. A disparidade de valores nao faz sentido. Terrenos que sao mais cancros que terrenos (sem infraestruturas, sem PIP aprovado, sem nada basicamente, so terra, arvores e o vendedor a dizer que supostamente se pode construir la porque ha uma moradia a 300m) a pedirem fortunas (70/80mil). Depois temos aqui uma urbanizacao a 2km do centro com terrenos para moradias em banda a pedirem 30 mil euros, e terrenos a 4km da cidade para moradias em banda a pedirem 50 mil. O problema e que nao da sequer para ter nocao se estamos ou nao a fazer um bom negocio... pois nao ha qualquer logica. Vai-se do 8 ao 80. Nem e um problema de falta de oferta porque ha muita oferta... mas uma grande parte da oferta parece eu com o anuncio de venda da minha mota. Esta la a um preco altinho a ver se alguem pega, mas a vontade de vender tambem e pouca. E imobiliarias nem vale a pena falar... os discursos sao todos de vendedores da banha da cobra que tiraram cursos de venda nos anos 80. E que acham que todos os clientes e malta que tirou o 12o ano a noite pq nao conseguiu fazer a matematica no ensino regular.
    Concordam com este comentário:NLuz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:desofiapedro

As imobiliárias têm o dom de inflacionar qualquer palheiro e fazer o cliente acreditar que esse palheiro é uma casa de luxo e que já tem dezenas de pessoas interessadas.

Basta ir ao "Tiktok" para ver como determinados agentes imobiliários se comportam. Alguns, autênticos selvagens.

Que me desculpem os agentes imobiliários íntegros e corretos. Mas comprar e vender casas não são só números! Há um fator humano em que compra... mas também vende!

Imaginar um tipo chegar a minha casa (onde moro/sempre morei com a minha família) e dizer "olhe, tenho um comprador para a sua casa e pode valer XXXX". Dá-me agonia... (não queria dizer nojo... mas... está dito!)
    Concordam com este comentário: marize
  6. Colocado por: joaoreis

As imobiliárias têm o dom de inflacionar qualquer palheiro e fazer o cliente acreditar que esse palheiro é uma casa de luxo e que já tem dezenas de pessoas interessadas.

Basta ir ao "Tiktok" para ver como determinados agentes imobiliários se comportam. Alguns, autênticos selvagens.

Que me desculpem os agentes imobiliários íntegros e corretos. Mas comprar e vender casas não são só números! Há um fator humano em que compra... mas também vende!

Imaginar um tipo chegar a minha casa (onde moro/sempre morei com a minha família) e dizer "olhe, tenho um comprador para a sua casa e pode valer XXXX". Dá-me agonia... (não queria dizer nojo... mas... está dito!)

Estas ideias são tão engraçadas e egoístas, quanto podem ser ingénuas e infantis.
  7. Colocado por: Vítor MagalhãesEstá á venda 38/56 da propriedade total, sedo que os restantes 18/56 são detidos por 7 proprietários. Estes 18/56 não estão á venda.

Isto é uma casa ou uma cooperativa?
    Concordam com este comentário: marize
  8. Colocado por: N Miguel OliveiraEntão você pode e eles não?

Obvio que podem... eu coloquei aquilo em jeito de 'piada'. O preco esta altinho mas razoavel. Estou a pedir 10k (que seria um negocio 'normal), quem comprasse por 9.5k faria um bom negocio e por 9k um excelente negocio (valor que me andam sempre a oferecer e que eu recuso).

Foi mais no sentido de explicar que muitos dos anuncios parecem seguir esta logica do 'vou meter a venda mas com pouca vontade' e isso explica o estado em que esta o mercado. Existem muitas assimetrias regionais. Onde eu moro nota-se que nao ha falta de anuncios, mas tambem se nota que o tempo medio de permanencia de um anuncio deve ser superior a 1 ano. Deve ser tipo o meu anuncio. A casa esta a venda por esta valor, se aparecer alguem otimo, se nao aparecer otimo na mesma. O problema do mercado na minha opiniao e mais grande parte da oferta ser este tipo de oferta mais do que falta de oferta em si. Isto distorce o mercado e cria a tao famosa 'especulacao', porque depois se eu tenho o meu imovel para vender e ate tenho urgencia, vou olhar para os precos do que ja esta a venda e 'nivelar' por ai.
  9. Colocado por: joaoreisBasta ir ao "Tiktok" para ver como determinados agentes imobiliários se comportam. Alguns, autênticos selvagens.

Epa... depois os 'algoritmos' sao tramados. Como acompanho estes sites de imobiliario todos, e impossivel abrir um Facebook, Instagram ou qualquer outro site sem um 'video patrocinado' de um qualquer agente da Remax (ou outra imobiliaria) que parece que usam todos o mesmo 'template'.

Depois foi como disse no outro post... e so teorias que nao 'casam' com os numeros. Venderam-se menos 20% de casas o ano passado, mas '2023 foi mais um ano onde a procura esteve forte no distrito X e em media cada imovel disponivel na sua zona demorou 3 meses desde a angariacao ate a escritura. Clique no formulario abaixo para encontrar o seu imovel de sonho ou obter uma avaliacao gratuira do seu imovel'.
  10. atençao que o facto de o imt de um ano para o outro ter baixado não permite grandes extrapolaçoes, até pode ter acontecido que no

anterior se tenham vendido menos imoveis, mas em que houve bastantes imoveis de luxo a gerar receita..

neste momento quem seja investidor e surfa a onda do imobiliario como comprador, lamento mas o seu desporto indicado não é
    o surf, mas sim a pesca..

Colocado por: dmanteigas

Epa... depois os 'algoritmos' sao tramados. Como acompanho estes sites de imobiliario todos, e impossivel abrir um Facebook, Instagram ou qualquer outro site sem um 'video patrocinado' de um qualquer agente da Remax (ou outra imobiliaria) que parece que usam todos o mesmo 'template'.

Depois

foi como disse no outro post... e so teorias que nao 'casam' com os numeros. Venderam-se menos 20% de casas o ano passado, mas '2023 foi mais um ano onde a procura esteve forte no distrito X e em media cada imovel disponivel na sua zona demorou 3 meses desde a angariacao ate a escritura. Clique no formulario abaixo para encontrar o seu imovel de sonho ou obter uma avaliacao gratuira do seu imovel'.
  11. a malta gosta de culpar os imobiliários pelo preço das casas. Acho isso errado. Já trabalhei como imobiliário a uns anos e o que malta mais desesperava com os donos era tentar convence-los a baixar os preços da casa.. Nunca vi um agente a tentar convencer alguém a subir preço.

Preço alto não faz venda e desgasta a parceria imobiliário/dono. Um preço alto torna os imoveis pouco líquidos. Com preço alto os imoveis ficam imenso tempo a ocupar espaço (pago) no idealista e afins, e entretanto começa o dono a perguntar porque não se vende. No fim de todo o desgaste, o proprietário decide baixar o preço.... e mudar de imobiliária...

Mas os donos tem o direito de colocar o preço que querem à venda. Ng lhes pode retirar esse direito. E tenho certeza que 99% da malta que os critica se tivesse uma casa à venda também tentaria maximizar o lucro.

O problema do preço dos imoveis é só um. Falta de oferta. Mais nada. Economia básica. Lei da oferta e procura.
  12. Colocado por: Sarrapilheiroa malta gosta de culpar os imobiliários pelo preço das casas. Acho isso errado. Já trabalhei como imobiliário a uns anos e o que malta mais desesperava com os donos era tentar convence-los a baixar os preços da casa.. Nunca vi um agente a tentar convencer alguém a subir preço.

Preço alto não faz venda e desgasta a parceria imobiliário/dono. Um preço alto torna os imoveis pouco líquidos. Com preço alto os imoveis ficam imenso tempo a ocupar espaço (pago) no idealista e afins, e entretanto começa o dono a perguntar porque não se vende. No fim de todo o desgaste, o proprietário decide baixar o preço.... e mudar de imobiliária...

Mas os donos tem o direito de colocar o preço que querem à venda. Ng lhes pode retirar esse direito. E tenho certeza que 99% da malta que os critica se tivesse uma casa à venda também tentaria maximizar o lucro.

O problema do preço dos imoveis é só um. Falta de oferta. Mais nada. Economia básica. Lei da oferta e procura.

alguns

ainda no outro dia vi terrenos de 30k vendidos pelo proprio, 33% mais caros na imobiliária...

já várias vezes vi a remax a puxar os preços para cima, anunciados em vários lados e lá mais caros, o último foi engraçado, terreno supostamente vende numa imobiliaria, aparece no dia seguir anunciado noutra ao dobro do preço, pura especulação, fiquei com dúvidas se o terreno tinha vendido mesmo como simplesmente desapareceu do site mas disseram-me que sim
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  13. Colocado por: jg231

alguns

ainda no outro dia vi terrenos de 30k vendidos pelo proprio, 33% mais caros na imobiliária...

já várias vezes vi a remax a puxar os preços para cima, anunciados em vários lados e lá mais caros, o último foi engraçado, terreno supostamente vende numa imobiliaria, aparece no dia seguir anunciado noutra ao dobro do preço, pura especulação, fiquei com dúvidas se o terreno tinha vendido mesmo como simplesmente desapareceu do site mas disseram-me que sim

vou dar um exemplo, passou um agente imobiliário por aqui a dizer que consegue arranjar clientes para comprar a casa por mais de 300 mil, a casa não tem nada que se diga que vale esse valor, há casas aqui a volta novas mais baratas, o que é que acham que ia acontecer quando os vizinhos vissem esta casa a esse preço?
  14. Colocado por: carlosj39atençao que o facto de o imt de um ano para o outro ter baixado não permite grandes extrapolaçoes, até pode ter acontecido que no

anterior se tenham vendido menos imoveis, mas em que houve bastantes imoveis de luxo a gerar receita..

No Pais o ano passado, venderam-se menos 20% de imoveis e as receitas com IMI das camaras municipais baixaram 15%. O que aconteceu em 2023 foi precisamente o oposto do que reporta... vendeu-se menos, mas mais caro que em 2022.

Isto sao dados factuais, objetivos e que nao da pra refutar ao contrario dos dados que as imobiliarias e plataformas de imobiliario passam. Cujo objetivo e passar precisamente a imagem de que o mercado imobiliario e como 'ir a pesca'.
    Tambem quem acompanha o mercado 'online' nao pode deixar de anotar que o numero de anuncios e mais elevado hoje que ha 2 anos atras. Mas isto ja nao sao dados assim tao objetivos portanto...

Colocado por: jg231ainda no outro dia vi terrenos de 30k vendidos pelo proprio, 33% mais caros na imobiliária...

Para aqueles que acham que as imobiliarias, essas sim que andam a pesca, nao inflacionam precos deve viver numa realidade paralela. Faz a angariacao quem promete vender pelo preco mais caro. A minha mae vendeu um terreno em 2013 por 29 mil euros a titulo particular, depois de ter estado anunciado em varias imobiliarias com valores a oscilar entre os 40k e 45k durante mais de 6 anos porque 'era o preco justo para aquela zona com base nas bases de dados e analises ultra exclusivas que cada imobiliaria fazia'.
    A experiencia mais triste foi uma imobiliaria que apareceu com um 'comprador pelo preco anunciado' que estava disposto a esperar que acabassem os 2 meses de exclusividade mas era preciso assinar um novo contrato de exclusividade com a imobiliaria para segurar o negocio. Ela ainda puxou para saber quem era, para ter mais garantias, etc etc etc mas la acabou (estupidamente) a assinar o contrato.... para depois quando acabou o de exclusividade da anterior imobiliaria afinal o 'comprador' ja nao estava disponivel porque tinha optado por outra solucao.

E que de tanta gente que eu conheco, nao sei de um que tenha boas historias para comprar de imobiliarias... eu proprio agora na fase da procura sinto sempre que me estao a tentar meter o dedo no **** a forca toda... e sempre 'negocios exclusivos', se acha muito caro e o 'mas se fizer proposta de valor X e capaz de aceitar'... e como disse ai atras. Nao da para ter nocao se se esta a fazer um bom ou mau negocio pois isto e so aldraboes.

Colocado por: xiripitivou dar um exemplo, passou um agente imobiliário por aqui a dizer que consegue arranjar clientes para comprar a casa por mais de 300 mil,

E o que fazem constantemente ao meu pai. Todos os meses leva com panfletos, malta a tocar a campainha, etc com essa lenga lenga do ha muita gente a procurar esta zona para morar, nao quer vender o seu imovel? O preco e X.
  15. Colocado por: Sarrapilheiro

E se eu lhe disser que está errado?
    Quando o pessoal só sabe o básico da lei da oferta e da procura, atira-se com este tipo de comentários.
    O aumento da oferta não implica obrigatoriamente, nem vai provocar directamente a redução do preço dos imóveis.
    Quando muito, justifica apenas uma pequena parte do problema.
    Mas isto não é economia básica, é um pouco mais avançado.
  16. Colocado por: MLopes_

E se eu lhe disser que está errado?
    Quando o pessoal só sabe o básico da lei da oferta e da procura, atira-se com este tipo de comentários.
    O aumento da oferta não implica obrigatoriamente, nem vai provocar directamente a redução do preço dos imóveis.
    Quando muito, justifica apenas uma pequena parte do problema.
    Mas isto não é economia básica, é um pouco mais avançado.

Se me disser que estou errado saúdo a diferença de opinião democrática, mas acho que não estou
    Neste caso é mesmo uma questão de oferta.

O preço da construção é muito alto e o preço das casas novas inevitavelmente será sempre alto, é um preço inelástico. Mas nada justifica que um apartamento de 20 anos com exatamente as mesmas características de espaço e localização de um apartamento novo seja vendidos com o mesmo preço. Isso só acontece porque os novos são vendido como paezinhos quentes, o que cria espaço para os apartamentos velhos serem vendidos como se fossem novos. Se aumentar a oferta de novos quem tem os apartamentos mais velhos se não querem perder clientes para os imoveis mais novos vão ter de baixar preço. Os imoveis usados tem um preço elástico.

Agora claro que há mais questões, como o rendimento do povo. Mas se o rendimento aumentar sem aumento da oferta, os promotores de edifícios novos vão capitalizar esse aumento no aumento do seu próprio lucro (obviamente, eu faria o mesmo). Os apartamentos novos vão continuar a ser vendidos como paezinhos quentes e quem tem casas com 20 anos vai acompanhar o preço para maximizar o seu lucro (mais uma vez, eu faria o mesmo).

Simplex do processo urbanístico, redução de impostos, facilidade de resposta na camara, uso dos imoveis do estado para habitação social... tudo isto resulta em mais imoveis, levando a menor preço dos usados.

O mesmo se passa no arrendamento. Neste momento quem arrenda é tratado como lixo pelo estado e pela sociedade. Para arrendar é necessário ter um estomago e uma coragem que tem de ser premiada. Logo, não há oferta e quem tem estomago capitaliza o risco que corre em arrendar casas. Mais uma vez.... faltam casas para arrendar.

Mais proteção do proprietário, facilidade de despejo em caso de incumprimento, menos impostos sobre rendimento predial... tudo isto levaria a mais casas no mercado de arrendamento e à diminuição do preço do arrendamento.

Claro que tudo isto tem um limite, e chega a um ponto em que excesso de oferta não reduz preço. Mas estamos a léguas desse ponto.
    • reg
    • 15 julho 2024
    Colocado por: SarrapilheiroMais proteção do proprietário, facilidade de despejo em caso de incumprimento, menos impostos sobre rendimento predial... tudo isto levaria a mais casas no mercado de arrendamento e à diminuição do preço do arrendamento.

O que descreve é verdade, no entanto é um grande dilema para os mais pobres, para terem acesso às rendas mais baixas têm de aceitar ir para a rua em caso de falha de pagamento de renda.
    Preços das casas sejam elas compra ou arrendamento é um problema sério que nenhum governo poderá resolver a curto prazo.
  17. Colocado por: Sarrapilheiro
    Se me disser que estou errado saúdo a diferença de opinião democrática, mas acho que não estou
    Neste caso é mesmo uma questão de oferta.

O preço da construção é muito alto e o preço das casas novas inevitavelmente será sempre alto, é um preço inelástico. Mas nada justifica que um apartamento de 20 anos com exatamente as mesmas características de espaço e localização de um apartamento novo seja vendidos com o mesmo preço. Isso só acontece porque os novos são vendido como paezinhos quentes, o que cria espaço para os apartamentos velhos serem vendidos como se fossem novos. Se aumentar a oferta de novos quem tem os apartamentos mais velhos se não querem perder clientes para os imoveis mais novos vão ter de baixar preço. Os imoveis usados tem um preço elástico.

Agora claro que há mais questões, como o rendimento do povo. Mas se o rendimento aumentar sem aumento da oferta, os promotores de edifícios novos vão capitalizar esse aumento no aumento do seu próprio lucro (obviamente, eu faria o mesmo). Os apartamentos novos vão continuar a ser vendidos como paezinhos quentes e quem tem casas com 20 anos vai acompanhar o preço para maximizar o seu lucro (mais uma vez, eu faria o mesmo).

Simplex do processo urbanístico, redução de impostos, facilidade de resposta na camara, uso dos imoveis do estado para habitação social... tudo isto resulta em mais imoveis, levando a menor preço dos usados.

O mesmo se passa no arrendamento. Neste momento quem arrenda é tratado como lixo pelo estado e pela sociedade. Para arrendar é necessário ter um estomago e uma coragem que tem de ser premiada. Logo, não há oferta e quem tem estomago capitaliza o risco que corre em arrendar casas. Mais uma vez.... faltam casas para arrendar.

Mais proteção do proprietário, facilidade de despejo em caso de incumprimento, menos impostos sobre rendimento predial... tudo isto levaria a mais casas no mercado de arrendamento e à diminuição do preço do arrendamento.

Claro que tudo isto tem um limite, e chega a um ponto em que excesso de oferta não reduz preço. Mas estamos a léguas desse ponto.

Vai aí uma confusão de ideias e conceitos de economia, que até se torna difícil de perceber o seu post.

O problema da habitação em Portugal não é novo, nem sequer é recente. Já noutras gerações anteriores existia este problema, que teve alturas que foram menos visíveis que agora.

É certo que existe uma procura elevada de imóveis, seja para habitação própria permanente, seja para habitação secundária, seja para colocar no mercado de arrendamento, seja para investimento futuro, seja somente por falta de alternativas mais rentáveis, etc... Ou seja há muitas razões para que a procura seja e se mantenha elevada.
    Já repararam que não existe qualquer restrição ou condicionalismo que permita combater a elevada procura?
    Há pessoal que não consegue comprar a 1ª casa, sejam mais jovens ou menos jovens, sejam portugueses ou estrangeiros, e que estão no mesmo mercado de pessoas ou entidades que procuram comprar habitações secundárias, ou imóveis para investimento...

Recordo-lhe o que escreveu no seu post anterior, que lhe disse que está errado:
    "O problema do preço dos imoveis é só um. Falta de oferta. Mais nada. Economia básica. Lei da oferta e procura."

Claro que a solução mais simples será dizer "basta aumentar a oferta", mas que tipo de oferta?
    Casas para todos ou só para alguns? Toda a gente pode continuar a comprar, a sua 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, enésima casa? Os estrangeiros podem vir a Portugal comprar as suas casas e nunca cá meter os pés? Construir só imóveis de luxo ou para segmentos mais baixos? E quem os constrói para segmentos mais baixos? Temos mão de obra suficiente para aumentar a oferta?

Nós podemos chegar ao ridículo de aumentar o parque habitacional em Portugal para números nunca vistos, e mesmo assim irão faltar casas para habitar.

E não esquecer que, para aumentar a oferta, será necessário haver condições para construir. E quanto mais se quer construir, mais procura factores produtivos (terrenos, materiais, mão de obra, que vão do simples servente, até ao arquitecto e engenheiro), que fará aumentar os custos de construção.
    Se a construção de um imóvel custa hoje um determinado valor, ao existir a necessidade de construir cada vez mais, significa que o custo para construir esse imóvel poderá subir. (A não ser que se consiga umas economias de escala que permita combater esse aumento, o que acho muito díficil).

E já nem quero falar da especulação nem de margens de negócio.
    Ninguém anda nisto com o objectivo de perder dinheiro...

Resumindo, o problema do preço dos imóveis vai muito além da simples falta de oferta.
    O aumento da oferta pode ter um efeito quase residual no preço dos imóveis...
    Nada disto é economia básica, nem a solução será simples.
    Concordam com este comentário: Wilsoooon
  18. https://www.idealista.pt/imovel/30114601/

T11 alugado por 6500€/mês em Alcobaça :)
    Dá para 22 ou mais emigrantes, 300€ cada.
  19. Colocado por: MLopes_

Vai aí uma confusão de ideias e conceitos de economia, que até se torna difícil de perceber o seu post.

O problema da habitação em Portugal não é novo, nem sequer é recente. Já noutras gerações anteriores existia este problema, que teve alturas que foram menos visíveis que agora.

É certo que existe uma procura elevada de imóveis, seja para habitação própria permanente, seja para habitação secundária, seja para colocar no mercado de arrendamento, seja para investimento futuro, seja somente por falta de alternativas mais rentáveis, etc... Ou seja há muitas razões para que a procura seja e se mantenha elevada.
    Já repararam que não existe qualquer restrição ou condicionalismo que permita combater a elevada procura?
    Há pessoal que não consegue comprar a 1ª casa, sejam mais jovens ou menos jovens, sejam portugueses ou estrangeiros, e que estão no mesmo mercado de pessoas ou entidades que procuram comprar habitações secundárias, ou imóveis para investimento...

Recordo-lhe o que escreveu no seu post anterior, que lhe disse que está errado:
    "O problema do preço dos imoveis é só um. Falta de oferta. Mais nada. Economia básica. Lei da oferta e procura."

Claro que a solução mais simples será dizer "basta aumentar a oferta", mas que tipo de oferta?
    Casas para todos ou só para alguns? Toda a gente pode continuar a comprar, a sua 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, enésima casa? Os estrangeiros podem vir a Portugal comprar as suas casas e nunca cá meter os pés? Construir só imóveis de luxo ou para segmentos mais baixos? E quem os constrói para segmentos mais baixos? Temos mão de obra suficiente para aumentar a oferta?

Nós podemos chegar ao ridículo de aumentar o parque habitacional em Portugal para números nunca vistos, e mesmo assim irão faltar casas para habitar.

E não esquecer que, para aumentar a oferta, será necessário haver condições para construir. E quanto mais se quer construir, mais procura factores produtivos (terrenos, materiais, mão de obra, que vão do simples servente, até ao arquitecto e engenheiro), que fará aumentar os custos de construção.
    Se a construção de um imóvel custa hoje um determinado valor, ao existir a necessidade de construir cada vez mais, significa que o custo para construir esse imóvel poderá subir. (A não ser que se consiga umas economias de escala que permita combater esse aumento, o que acho muito díficil).

E já nem quero falar da especulação nem de margens de negócio.
    Ninguém anda nisto com o objectivo de perder dinheiro...

Resumindo, o problema do preço dos imóveis vai muito além da simples falta de oferta.
    O aumento da oferta pode ter um efeito quase residual no preço dos imóveis...
    Nada disto é economia básica, nem a solução será simples.

Eu podia começar a resposta com um "que grande confusão que voce faz, nota-se bem que você é um calhau" mas seria deselegante.

Como é a segunda vez que responde ao meu post com uma consideracao pessoal logo ao inicio nao li mais nada a partir dai. Seguramente que perdi palavras de sabedoria ponderada de uma pessoa moderada e respeitadora... nunca saberei... :)

Ate pq claramente n venho aqui para lidar com trols mas sim com adultos. Mas força
    Mlopes, continue a espalhar sabedoria e a comecar qualquer intervencao sua com considerações inuteis e prepotentes. Esta no seu direito. Eu tb estou no meu direito a n voltar a entrar neste topico. :*
    Concordam com este comentário: ferreiraj125

1.9010 seg. NEW