Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: MLopes_Actualmente, estima-se que faltam 80.000 trabalhadores para a construção.
    Mas a solução é aumentar a oferta de imóveis que o preço dos imóveis vem por aí abaixo...
    Economia básica.

Falta é explicar quem é que vai construir, e a que preço...

Noto que fugiste completamente ao meu ultimo post. Para quem esteve tao empenhado em escalpelizar o que tenho escrito é curioso...

Acabaste de dar uma das muitas causas para a falta de imoveis, mas em nada contrariaste o meu post. Uma outra abordagem. Uma casa foi comprada a 5 anos por 100 000 euros. Hoje é vendida por 200 000. Porque?
  2. Colocado por: SarrapilheiroAgora que ja estamos numa base de entedimento de que é feio ser desagradavel, e satisfaz-me que tenha percebido isso, vou voltar a explicar o que expliquei atras.

- o preco das casas novas será sempre alto, mas quando os novos empreendimentos dirigidos a classe media sao vendidos antes de começar a obra, os preços das casas usadas vao a reboque.

Simples?

Pode discordar, nao venha é com o rame rame da econonima avançada pf

É isto que não conseguem perceber:
    - Primeiro, ninguém está disposto a construir para a "classe média". As margens de lucro são menores, e só compensa construir em quantidade.
    - Segundo, caso pretenda construir em quantidade, precisa de ter capacidade e condições para tal. Há falta de mão de obra, os materiais estão caros (e caso se pretenda construir mais, ainda mais caros podem ficar), e os terrenos disponíveis são cada vez menos (bem notório nas cidades).
    - Terceiro, ao construir para a "classe média", e não havendo qualquer condicionalismo na procura sabe o que vai acontecer? Todos os imóveis serão comprados não pela classe média, mas sim, por quem tenha capacidade para comprar.
    Deixo-lhe um exemplo: Se aparecer um prédio numa cidade como Lisboa ou Porto, com apartamentos à venda por 150.000€ a 200.000€, não é a classe média que compra esses apartamentos, mas sim os fundos imobiliários, e outras entidades (sejam particulares ou empresas, nacionais ou estrangeiras) com dinheiro e acesso a crédito. Nem sequer chegam ao mercado.
    - Se a classe média não compra esses imóveis novos, os imóveis usados irão continuar com preços elevados, porque serão os imóveis disponíveis.
    - Resumindo, aumentou a oferta, mas não resolveu nada no preço dos imóveis...
  3. Colocado por: Sarrapilheiro

Noto que fugiste completamente ao meu ultimo post. Para quem esteve tao empenhado em escalpelizar o que tenho escrito é curioso...

Acabaste de dar uma das muitas causas para a falta de imoveis, mas em nada contrariaste o meu post. Uma outra abordagem. Uma casa foi comprada a 5 anos por 100 000 euros. Hoje é vendida por 200 000. Porque?

Calma, eu não fujo dos posts.
    Ao contrário de si, que ainda não respondeu praticamente nada aos meus posts.
    Dê-me tempo para escrever.

Sobre isto:
    "Acabaste de dar uma das muitas causas para a falta de imoveis, mas em nada contrariaste o meu post. Uma outra abordagem. Uma casa foi comprada a 5 anos por 100 000 euros. Hoje é vendida por 200 000. Porque?"

Está a falar da procura elevada, é isso?

Então vamos lá a falar de coisas concretas sobre a oferta:
    Há 5 anos, um imóvel novo custava a construir 1000€/m2. Hoje custa 2000€/m2 ou mais.
    Porquê?
  4. Mlopes seu malandro... estas a concordar que o problema afinal é mesmo falta de casas no mercado? Afinal o que defendes é que nao faltam casas... faltam é MUITAS casas...
  5. Colocado por: SarrapilheiroMlopes seu malandro... estas a concordar que o problema afinal é mesmo falta de casas no mercado? Afinal o que defendes é que nao faltam casas... faltam é MUITAS casas...

Outra vez arroz? Não estou a concordar ou a discordar com essa afirmação.

Escrevi isto anteriormente:
    "Nunca disse que existe excesso de oferta de imóveis em Portugal! Onde está isso escrito?
    O que eu disse e volto a repetir, o aumento de oferta não implica por si só, a diminuição dos preços dos imóveis.
    E já expliquei o porquê. O problema não se resolve só com o aumento de oferta, porque esse aumento não vai ficar mais barato que anteriormente. É difícil de perceber isto?
    Quem é que está a ser intelectualmente desonesto aqui?"

Nunca disse que há falta ou excesso de casas no mercado.
    O que eu disse e volto a repetir mais uma vez: o aumento de oferta não implica por si só, a diminuição dos preços dos imóveis.

Eu já percebi que gosta de ser selectivo nas respostas que dás ao tópico, e de tomar conclusões muito próprias.
    Responder concretamente aos meus posts é que não.

E ai de quem discorde de si, não vá amuar...
  6. Estas muito inflamado rapaz. Calma

Nao estas a concordar ou a discordar... por isso é que é uma conversa de tolos. Deve ser tecnica de debate avancado. Ganhas sempre porque nao concordas nem discordas.

Enfim

Mas ja percebi. Tu admites uma falta de grande de casas. Tirando a construcao nova, achas que isso nao afeta grandemente o preço das casas usadas. Resumindo: existe um bem muito procurado mas a escassez desse bem nao se reflete no preço . Ou seja, os proprietários das casas nao estao a tentar maximizar o lucro, porque somos todos amigos.

Ou seja, aumentar grandemente o n° de casas novas nao impacta o valor das casas usadas.

Quando em 2010 o mercado foi inundado pelas casas de credito mal parado e os preços cairam brutalmente, foi tudo uma ilusao, porque o valor das casas nao é, na globalidade, afetado pela procura.

Epah isso nao é economia avançada. É mesmo estratosferica. Se estivesse por ca em 2008 n dirias isso.

Mas paz. Tens uma visao que é tao complexa que te esqueces de algumas coisas basicas.
    Nao viveste claramente a antítese dos dias de hoje. Em que o excessos de casas levou a uma crise enorme na construção, em que os imóveis perderam metade do valor em 2 ou 3 anos porque o mercado estava inundado.

Que o problema é complexo ng o nega, e respeito que aches que oferta nao resolve o.problema. Mas isso nao é economia avançada, é simplesmente a tua opinião que vale tanto como a de qualquer marreco deste forum
    • AMG1
    • 16 julho 2024
    Colocado por: Sarrapilheiro
    ...
    Nao viveste claramente a antítese dos dias de hoje. Em que o excessos de casas levou a uma crise enorme na construção, em que os imóveis perderam metade do valor em 2 ou 3 anos porque o mercado estava inundado.
    ....

Nessa altura o que teve mais impacto na descida de preços, o aumento da oferta ("excesso de casas"), ou a drástica redução da procura?
  7. As duas coisas estao sempre relacionadas. O mercado estava desiquilibrado no sentido de excesso de oferta. Fosse pelo aumento da oferta ou pela redução da procura. O preço só começou a subir quando a procura retomou, ate para AL
  8. Tantos doutorados em imobiliário e em economia avançada ( tb. há a economia avençada, que escreve artigos sob encomenda em jornais economicos) e destas doutas bocas não se ouve uma palavra sobre o papel fulcral da banca e das taxas de juro no mercado imobiliário..
  9. Colocado por: carlosj39não se ouve uma palavra sobre o papel fulcral da banca e das taxas de juro no mercado imobiliário..

Isso já é economia super avançada, já fica com 3 incógnitas, a oferta, a procura e as taxas de juro.
  10. Peço desculpa por me intrometer na conversa, mas o custo das matérias NÃO é na realidade um dos principais fatores para o custo elevado das habitações/construção neste momento.
    Concordo que alguns materiais sofreram aumentos de 40/50% no período complicado que passamos, mas passado este tempo posso assegurar que a maioria dos mesmos estabilizaram e podem acreditar que alguns até estão mais baixos do que estavam no período que iniciou esta escalada.
    Falo com experiencia de causa que trabalho numa empresa onde a matéria prima é a madeira, e agora pensem no motivo que leva a "minha" empresa a não atualizar tabelas já vai no segundo ano consecutivo...
    Penso que os motivos são muito mais complexos do que os materiais.
    Deixo aqui os meus "10 cêntimos".
    Concordam com este comentário: jg231
  11. Assisti ontem a um stream do canal Legal Factor no Youtube e um dos temas era o novo apoio do governo ao garantir o valor da entrada.
    Se compararmos com o que aconteceu com o help to buy em Inglaterra, prevejo um aumento de transacções ali próximo nos 300k.

A grande diferença é que em Inglaterra era apenas para casas novas (recuperar o sector) e o empréstimo era do governo e nao dos bancos como vai ser cá abrangendo tambem usadas.

Vale o que vale mas prevejo um aumento geral de 10% no preço pedido e muito casal jovem a arriscar (e bem) a compra porque na prática só precisam de uns 3/5k para avançar.

Mais 10 centimos da minha parte..
    • AMG1
    • 17 julho 2024
    Colocado por: SarrapilheiroAs duas coisas estao sempre relacionadas. O mercado estava desiquilibrado no sentido de excesso de oferta. Fosse pelo aumento da oferta ou pela redução da procura. O preço só começou a subir quando a procura retomou, ate para AL

Portanto você também concorda que sem alguma "disciplina" (não será o melhor termo, mas nao encontro outro) da procura dificilmente conseguiremos trazer os preços para baixo, ou pelo menos esperar que parem de subir?
    Concordam com este comentário: Sarrapilheiro
  12. Colocado por: PJ2022agora pensem no motivo que leva a "minha" empresa a não atualizar tabelas já vai no segundo ano consecutivo...

Pode significar que o preço estabilizou, ou não, por exemplo no aço em varão já vi o preço de tabela descer e o preço de venda a subir, diminuem os descontos.
  13. Colocado por: SarrapilheiroEstas muito inflamado rapaz. Calma

Nao estas a concordar ou a discordar... por isso é que é uma conversa de tolos. Deve ser tecnica de debate avancado. Ganhas sempre porque nao concordas nem discordas.

Enfim

Mas ja percebi. Tu admites uma falta de grande de casas. Tirando a construcao nova, achas que isso nao afeta grandemente o preço das casas usadas. Resumindo: existe um bem muito procurado mas a escassez desse bem nao se reflete no preço . Ou seja, os proprietários das casas nao estao a tentar maximizar o lucro, porque somos todos amigos.

Ou seja, aumentar grandemente o n° de casas novas nao impacta o valor das casas usadas.

Quando em 2010 o mercado foi inundado pelas casas de credito mal parado e os preços cairam brutalmente, foi tudo uma ilusao, porque o valor das casas nao é, na globalidade, afetado pela procura.

Epah isso nao é economia avançada. É mesmo estratosferica. Se estivesse por ca em 2008 n dirias isso.

Mas paz. Tens uma visao que é tao complexa que te esqueces de algumas coisas basicas.

Que o problema é complexo ng o nega, e respeito que aches que oferta nao resolve o.problema. Mas isso nao é economia avançada, é simplesmente a tua opinião que vale tanto como a de qualquer marreco deste forum

Quem começou a discussão com uma afirmação que considero errada (e está), foi você. Com esta afirmação muito simples "O problema do preço dos imoveis é só um. Falta de oferta. Mais nada. Economia básica. Lei da oferta e procura."
    Não é esse o problema, é apenas uma condição que justifica parte do problema, e não é por aumentar a oferta (que ainda não soube explicar como vai fazer isso sem aumentar o custo dos novos imóveis construídos), que irá resolver o problema dos preços altos dos imóveis.

Quando foi confrontado com a minha opinião, devidamente fundamentada em vários pontos e em vários posts, apresentou uns conceitos completamente errados sobre economia (como falar de elasticidades quando nem sequer percebe o conceito), rendimentos do povo, e outras tretas sem nexo.
    Depois amuou durante o resto do dia e voltou para escrever outras coisas sem nexo, sem responder concretamente ao que lhe foi perguntado.
    Lança ideias sem sentido e mistura tudo entre oferta e procura.
    Quer debater como gente crescida, mas na realidade, não debate nada.

E porque a conversa já vai longa e não vai dar a lado nenhum, ficarei por aqui, e desejo-lhe boa sorte no tal aumento de oferta que permita baixar os preços dos imóveis.
    Quando conseguir explicar como vai construir mais imóveis a preços mais baixos, quando todos os factores relacionados com a construção estão elevados, estarei cá para ler.

De resto, poupe-nos as suas afirmações simplistas, erradas, e sobre assuntos que não domina.
  14. Colocado por: Pickaxe
    Pode significar que o preço estabilizou, ou não, por exemplo no aço em varão já vi o preço de tabela descer e o preço de venda a subir, diminuem os descontos.

Mais do que estabilizou, voltou a valores praticados antes destes aumentos bruscos, e como as tabelas foram atualizadas quando a compra estava no "pico", agora que voltou a valores antes praticados, temos uma "almofada" percentual que nos leva a conseguir manter as tabelas atualizadas...
  15. Colocado por: carlosj39Tantos doutorados em imobiliário e em economia avançada ( tb. há a economia avençada, que escreve artigos sob encomenda em jornais economicos) e destas doutas bocas não se ouve uma palavra sobre o papel fulcral da banca e das taxas de juro no mercado imobiliário..

Claro que a banca tem um papel fundamental no preço dos imóveis. É outra parte que justifica o problema dos preços altos.
    Anos e anos de taxas de juro baixas, e injecções massivas de capital no sistema financeiro e na economia, contribuiu para a situação que vivemos hoje.

Toda a discussão foi baseada numa afirmação (errada) sobre o aumento da oferta de imóveis para baixar o preço dos mesmos.
  16. Colocado por: AMG1

Portanto você também concorda que sem alguma "disciplina" (não será o melhor termo, mas nao encontro outro) da procura dificilmente conseguiremos trazer os preços para baixo, ou pelo menos esperar que parem de subir?

Aí está, sem condicionalismos ou limitações da procura, os preços continuarão elevados.
    Quem procura a sua primeira casa, está no mesmo mercado de quem procura a sua "enésima" casa...
  17. Colocado por: PJ2022Peço desculpa por me intrometer na conversa, mas o custo das matérias NÃO é na realidade um dos principais fatores para o custo elevado das habitações/construção neste momento.
    Concordo que alguns materiais sofreram aumentos de 40/50% no período complicado que passamos, mas passado este tempo posso assegurar que a maioria dos mesmos estabilizaram e podem acreditar que alguns até estão mais baixos do que estavam no período que iniciou esta escalada.
    Falo com experiencia de causa que trabalho numa empresa onde a matéria prima é a madeira, e agora pensem no motivo que leva a "minha" empresa a não atualizar tabelas já vai no segundo ano consecutivo...
    Penso que os motivos são muito mais complexos do que os materiais.
    Deixo aqui os meus "10 cêntimos".
    Concordam com este comentário:jg231

Colocado por: PJ2022
    Mais do que estabilizou, voltou a valores praticados antes destes aumentos bruscos, e como as tabelas foram atualizadas quando a compra estava no "pico", agora que voltou a valores antes praticados, temos uma "almofada" percentual que nos leva a conseguir manter as tabelas atualizadas...

Deixe-me fazer-lhe 1 pergunta:

O que acha que vai acontecer no seu ramo de negócio, se começar a existir um acréscimo de procura de materiais, para construção de novos imóveis? Os materiais vão aumentar, manter ou diminuir de preço?
  18. Colocado por: MLopes_

Deixe-me fazer-lhe 1 pergunta:

O que acha que vai acontecer no seu ramo de negócio, se começar a existir um acréscimo de procura de materiais, para construção de novos imóveis? Os materiais vão aumentar, manter ou diminuir de preço?

O que que posso responder na minha área de negócio é que a tendência é crescente perante a matéria prima que trabalho.
    Para contextualizar, compramos bastante matéria prima vinda da Estónia e Ucrânia, e desde inicio deste ano temos nos deparado com ligeiro aumento percentual (na ordem dos 5% e tendência a aumentar).
    Como mencionei anteriormente que certas matérias primas já regrediram para valores de à 3 anos, a minha resposta à sua pergunta é claramente que a tendência será para o aumento dos materiais nos próximos anos, e por esse motivo digo que o real problema para os valores praticados na construção/habitação neste momento, no meu entender, deve-se a fatores bem mais complexos do que o custo da matéria prima.

2.7597 seg. NEW