Colocado por: MLopes_Actualmente, estima-se que faltam 80.000 trabalhadores para a construção.
Mas a solução é aumentar a oferta de imóveis que o preço dos imóveis vem por aí abaixo...
Economia básica.
Falta é explicar quem é que vai construir, e a que preço...
Colocado por: SarrapilheiroAgora que ja estamos numa base de entedimento de que é feio ser desagradavel, e satisfaz-me que tenha percebido isso, vou voltar a explicar o que expliquei atras.
- o preco das casas novas será sempre alto, mas quando os novos empreendimentos dirigidos a classe media sao vendidos antes de começar a obra, os preços das casas usadas vao a reboque.
Simples?
Pode discordar, nao venha é com o rame rame da econonima avançada pf
Colocado por: Sarrapilheiro
Noto que fugiste completamente ao meu ultimo post. Para quem esteve tao empenhado em escalpelizar o que tenho escrito é curioso...
Acabaste de dar uma das muitas causas para a falta de imoveis, mas em nada contrariaste o meu post. Uma outra abordagem. Uma casa foi comprada a 5 anos por 100 000 euros. Hoje é vendida por 200 000. Porque?
Colocado por: SarrapilheiroMlopes seu malandro... estas a concordar que o problema afinal é mesmo falta de casas no mercado? Afinal o que defendes é que nao faltam casas... faltam é MUITAS casas...
Colocado por: Sarrapilheiro
...
Nao viveste claramente a antítese dos dias de hoje. Em que o excessos de casas levou a uma crise enorme na construção, em que os imóveis perderam metade do valor em 2 ou 3 anos porque o mercado estava inundado.
....
Colocado por: carlosj39não se ouve uma palavra sobre o papel fulcral da banca e das taxas de juro no mercado imobiliário..
Colocado por: SarrapilheiroAs duas coisas estao sempre relacionadas. O mercado estava desiquilibrado no sentido de excesso de oferta. Fosse pelo aumento da oferta ou pela redução da procura. O preço só começou a subir quando a procura retomou, ate para AL
Colocado por: PJ2022agora pensem no motivo que leva a "minha" empresa a não atualizar tabelas já vai no segundo ano consecutivo...
Colocado por: SarrapilheiroEstas muito inflamado rapaz. Calma
Nao estas a concordar ou a discordar... por isso é que é uma conversa de tolos. Deve ser tecnica de debate avancado. Ganhas sempre porque nao concordas nem discordas.
Enfim
Mas ja percebi. Tu admites uma falta de grande de casas. Tirando a construcao nova, achas que isso nao afeta grandemente o preço das casas usadas. Resumindo: existe um bem muito procurado mas a escassez desse bem nao se reflete no preço . Ou seja, os proprietários das casas nao estao a tentar maximizar o lucro, porque somos todos amigos.
Ou seja, aumentar grandemente o n° de casas novas nao impacta o valor das casas usadas.
Quando em 2010 o mercado foi inundado pelas casas de credito mal parado e os preços cairam brutalmente, foi tudo uma ilusao, porque o valor das casas nao é, na globalidade, afetado pela procura.
Epah isso nao é economia avançada. É mesmo estratosferica. Se estivesse por ca em 2008 n dirias isso.
Mas paz. Tens uma visao que é tao complexa que te esqueces de algumas coisas basicas.
Nao viveste claramente a antítese dos dias de hoje. Em que o excessos de casas levou a uma crise enorme na construção, em que os imóveis perderam metade do valor em 2 ou 3 anos porque o mercado estava inundado.
Que o problema é complexo ng o nega, e respeito que aches que oferta nao resolve o.problema. Mas isso nao é economia avançada, é simplesmente a tua opinião que vale tanto como a de qualquer marreco deste forum
Colocado por: Pickaxe
Pode significar que o preço estabilizou, ou não, por exemplo no aço em varão já vi o preço de tabela descer e o preço de venda a subir, diminuem os descontos.
Colocado por: carlosj39Tantos doutorados em imobiliário e em economia avançada ( tb. há a economia avençada, que escreve artigos sob encomenda em jornais economicos) e destas doutas bocas não se ouve uma palavra sobre o papel fulcral da banca e das taxas de juro no mercado imobiliário..
Colocado por: AMG1
Portanto você também concorda que sem alguma "disciplina" (não será o melhor termo, mas nao encontro outro) da procura dificilmente conseguiremos trazer os preços para baixo, ou pelo menos esperar que parem de subir?
Colocado por: PJ2022Peço desculpa por me intrometer na conversa, mas o custo das matérias NÃO é na realidade um dos principais fatores para o custo elevado das habitações/construção neste momento.
Concordo que alguns materiais sofreram aumentos de 40/50% no período complicado que passamos, mas passado este tempo posso assegurar que a maioria dos mesmos estabilizaram e podem acreditar que alguns até estão mais baixos do que estavam no período que iniciou esta escalada.
Falo com experiencia de causa que trabalho numa empresa onde a matéria prima é a madeira, e agora pensem no motivo que leva a "minha" empresa a não atualizar tabelas já vai no segundo ano consecutivo...
Penso que os motivos são muito mais complexos do que os materiais.
Deixo aqui os meus "10 cêntimos".
Colocado por: PJ2022
Mais do que estabilizou, voltou a valores praticados antes destes aumentos bruscos, e como as tabelas foram atualizadas quando a compra estava no "pico", agora que voltou a valores antes praticados, temos uma "almofada" percentual que nos leva a conseguir manter as tabelas atualizadas...
Colocado por: MLopes_
Deixe-me fazer-lhe 1 pergunta:
O que acha que vai acontecer no seu ramo de negócio, se começar a existir um acréscimo de procura de materiais, para construção de novos imóveis? Os materiais vão aumentar, manter ou diminuir de preço?