Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: AMG1

Portanto você também concorda que sem alguma "disciplina" (não será o melhor termo, mas nao encontro outro) da procura dificilmente conseguiremos trazer os preços para baixo, ou pelo menos esperar que parem de subir?
    Concordam com este comentário:Sarrapilheiro

Percebo o que quer dizer e ate concordo. E sem dúvida que atuar sobre os rendimentos tb é fundamental. Ng nega que o.problema é complexo. Mas por exemplo, se os rendimentos triplicam sem aumentar a oferta, (imagina que mantem os rendimentos de quem constroi), o que achas que vai acontecer aos precos das casas ?
  2. Colocado por: MLopes_

Quem começou a discussão com uma afirmação que considero errada (e está), foi você. Com esta afirmação muito simples "O problema do preço dos imoveis é só um. Falta de oferta. Mais nada. Economia básica. Lei da oferta e procura."
    Não é esse o problema, é apenas uma condição que justifica parte do problema, e não é por aumentar a oferta (que ainda não soube explicar como vai fazer isso sem aumentar o custo dos novos imóveis construídos), que irá resolver o problema dos preços altos dos imóveis.

Quando foi confrontado com a minha opinião, devidamente fundamentada em vários pontos e em vários posts, apresentou uns conceitos completamente errados sobre economia (como falar de elasticidades quando nem sequer percebe o conceito), rendimentos do povo, e outras tretas sem nexo.
    Depois amuou durante o resto do dia e voltou para escrever outras coisas sem nexo, sem responder concretamente ao que lhe foi perguntado.
    Lança ideias sem sentido e mistura tudo entre oferta e procura.
    Quer debater como gente crescida, mas na realidade, não debate nada.

E porque a conversa já vai longa e não vai dar a lado nenhum, ficarei por aqui, e desejo-lhe boa sorte no tal aumento de oferta que permita baixar os preços dos imóveis.
    Quando conseguir explicar como vai construir mais imóveis a preços mais baixos, quando todos os factores relacionados com a construção estão elevados, estarei cá para ler.

De resto, poupe-nos as suas afirmações simplistas, erradas, e sobre assuntos que não domina.

Eu vou responder uma ultima vez mas nem é para ti, é para quem nos leu. O meu problema ctg não é discordares de mim. Até reconheço que ao dizer que o problema é só um simplifiquei demais um problema que não é simples.

O meu problema ctg é mesmo humano. Pela tua prepotência, arrogância, bazófia com escreves e queres diminuir os outros.

O teu primeiro post foi este

"E se eu lhe disser que está errado?
    Quando o pessoal só sabe o básico da lei da oferta e da procura, atira-se com este tipo de comentários.
    O aumento da oferta não implica obrigatoriamente, nem vai provocar directamente a redução do preço dos imóveis.
    Quando muito, justifica apenas uma pequena parte do problema.
    Mas isto não é economia básica, é um pouco mais avançado."

Se não notas a bazófia , a ironia barata, a prepotência, a falta de respeito é porque não dás para mais.

Podias ter escrito só "O aumento da oferta não implica obrigatoriamente, nem vai provocar directamente a redução do preço dos imóveis.
    Quando muito, justifica apenas uma pequena parte do problema." e seguíamos discussão. Mas não, quiseste-te armar em elefante. Só que para ladrão, ladrão e meio.

Obviamente que não espero mudar a tua mentalidade de troll, só não tenho é de pactuar com ela.

Este post não é sobre economia, nem básica, nem avançada, é mesmo sobre humanidade, cordialidade e elegância. Portanto, não é para ti, porque de ti não espero mais do que espero de um calhau avançado. Só quero é que o resto da malta perceba, e a todos peço desculpa se escalei um pouco tema.

Perante todos reconheço que dei importância a mais a um fedelho que não a justificava. Não fui feito para estas lides claramente. Perdoem-me alguma imaturidade eletrónica, não tenho nem face nem insta, nem me envolvo em comentários de jornais. E as minhas conversas são feitas olhos nos olhos, em que as pessoas são obrigadas a manter-se adultas ou levar com as respostas adequadas.

A todos que conseguiram manter o nível (que na vdd foram todos menos 2) o meu muito obrigado.
    • eu
    • 17 julho 2024 editado
    Colocado por: MLopes_Há 5 anos, um imóvel novo custava a construir 1000€/m2. Hoje custa 2000€/m2 ou mais.

Não confunda o custo do m2 em venda, com o custo de construção.

O custo de construção não duplicou nos últimos 5 anos, nem pensar.

Fala-se muito no custo dos materiais, mas os preços já estabilizaram outra vez. Alguns materiais estão quase ao mesmo preço de há 5 anos atrás. O custo da mão de obra também não duplicou.
  3. Também é bom relembrar que o dinheiro (financiamento) ficou mais caro (e de que maneira) nos últimos anos.
    As empresas também recorrem ao financiamento para investir.
  4. Colocado por: Zé MeirinhoTambém é bom relembrar que o dinheiro (financiamento) ficou mais caro (e de que maneira) nos últimos anos.
    As empresas também recorrem ao financiamento para investir.

Se for nas grandes cidades, recorrem a financiamento 0 com os 50% adiantados em CPCV dos promitentes compradores e o terreno ainda nem o compraram... EHEH
  5. A ideia que tenho ( sem base estatistica ) é que a grande maioria dos imoveis sejam urbanos suburbanos ou rurais são comprados com recurso a credito bancario.

Colocado por: pedrodmsousa

Se for nas grandes cidades, recorrem a financiamento 0 com os 50% adiantados em CPCV dos promitentes compradores e o terreno ainda nem o compraram... EHEH
  6. Colocado por: carlosj39A ideia que tenho ( sem base estatistica ) é que a grande maioria dos imoveis sejam urbanos suburbanos ou rurais são comprados com recurso a credito bancario.

Fazem o crédito para os outros 50% se for para HPP...

Muitos investidores compram logo 2,3,4 fogos no empreendimento para obter 10/15% desconto para depois ceder posição de compra. E aí, têm de dar logo à cabeça, 20%, mais 10%, mais 10%... etc
  7. Colocado por: Pickaxe3 incógnitas, a oferta, a procura e as taxas de juro
    Ainda falta aí o quinhão dos impostos...De entre eles o tal que é o “mais estúpido do mundo”. Não deixam de ser relevantes para o valor final da habitação. As câmaras municipais que o digam que nos últimos anos até esfregam as mãos de alegria.
  8. Colocado por: PJ2022e agora pensem no motivo que leva a "minha" empresa a não atualizar tabelas já vai no segundo ano consecutivo...
    Continua a encontrar patos que paguem a madeira ao preço inflaccionado.

Quando vou buscar cimento e ferro penso nisso mesmo...eu sou o pato...

A alternativa é não os comprar...até o preço refletir a baixa de preço dos fatores de produção.
    Concordam com este comentário: PJ2022
  9. Colocado por: euFala-se muito no custo dos materiais, mas os preços já estabilizaram outra vez. Alguns materiais estão quase ao mesmo preço de há 5 anos atrás. O custo da mão de obra também não duplicou.
    Por outro lado seria interessante ver a evolução do lucro das empresas de construção.

Não que a empresa não deva ter lucros, mas ao menos que os reflita nos salários que paga....

Mas se formos a ver bm, com o aumento de mão de obra imigrante a entrar no sector da construção, diria que os salários não aumentaram assim muito...
    Concordam com este comentário: marize
  10. Colocado por: HAL_9000Por outro lado seria interessante ver a evolução do lucro das empresas de construção.

Não que a empresa não deva ter lucros, mas ao menos que os reflita nos salários que paga....

Exercício interessante é ver também a evolução da receita que o Estado recolhe.
    Concordam com este comentário: ricardomcm
  11. Colocado por: Zé MeirinhoExercício interessante é ver também a evolução da receita que o Estado recolhe.
    Ah mas essa é pública (apesar de não contabilizar ainda o boom dos últimos 5 anos)

https://www.pordata.pt/Municipios/Receitas+de+impostos+das+c%C3%A2maras+municipais+per+capita-565-2731

Tem crescido a olhos vistos daí a minha afirmação acima "As câmaras municipais que o digam que nos últimos anos até esfregam as mãos de alegria."
  12. Colocado por: HAL_9000Continua a encontrar patos que paguem a madeira ao preço inflaccionado.

Quando vou buscar cimento e ferro penso nisso mesmo...eu sou o pato...

A alternativa é não os comprar...até o preço refletir a baixa de preço dos fatores de produção.
    Concordam com este comentário:PJ2022

Mas não tem solução...aliás, até tem: ou paga ou fica parado!
    Mas diga-me, neste momento qual a empresa (salvo raras exceções) que não pratica preços inflacionados nas matérias primas???
  13. Colocado por: eu

Não confunda o custo do m2 em venda, com o custo de construção.

O custo de construção não duplicou nos últimos 5 anos, nem pensar.

Fala-se muito no custo dos materiais, mas os preços já estabilizaram outra vez. Alguns materiais estão quase ao mesmo preço de há 5 anos atrás. O custo da mão de obra também não duplicou.

Pelo que tenho visto e lido por vários fóruns, o custo de construção aumentou imenso, tendo duplicado em várias zonas do país.
    Claro que depende do tipo de construção e da zona em questão.

Na notícia que colocou há umas páginas atrás, sobre aquele concurso adjudicado em Coimbra, o Estado vai pagar quase 1500€/m2 para construir habitação social. Um apartamento T2 com 80m2, vai ficar à volta de 130.000€. Um T3 com 110m3 ficará por volta dos 160.000€.

Agora imagine noutras zonas com construção para segmentos mais elevados, o quanto custa actualmente construir um imóvel que não seja habitação social...

Se lhe juntar a margem de lucro pretendida pelos construtores ou promotores imobiliários, aliada a uma certa especulação a surfar a onda da procura existente, será díficil obter imóveis a preços mais baixos.
  14. Colocado por: PJ2022
    O que que posso responder na minha área de negócio é que a tendência é crescente perante a matéria prima que trabalho.
    Para contextualizar, compramos bastante matéria prima vinda da Estónia e Ucrânia, e desde inicio deste ano temos nos deparado com ligeiro aumento percentual (na ordem dos 5% e tendência a aumentar).
    Como mencionei anteriormente que certas matérias primas já regrediram para valores de à 3 anos, a minha resposta à sua pergunta é claramente que a tendência será para o aumento dos materiais nos próximos anos, e por esse motivo digo que o real problema para os valores praticados na construção/habitação neste momento, no meu entender, deve-se a fatores bem mais complexos do que o custo da matéria prima.

Ora aí está.
    Ao aumentar a oferta de imóveis através da construção, remodelação ou reabilitação, haverá uma procura crescente de matérias primas.
    A tendência expectável será o aumento do custo das matérias-primas, assim como da mão de obra, como dos terrenos, e de tudo o que seja necessário para construir os imóveis.
    Junte a isso, a margens de lucro pretendidas e também uma certa especulação associada à procura existente.

Mesmo que queiramos diminuir o valor dos imóveis através do aumento da oferta, será bastante difícil que isso aconteça...
    Concordam com este comentário: PJ2022, ricardomcm
  15. (retirado de um outro fórum)

Aproveito para deixar aqui uma das últimas publicações do INE a propósito do índice medio dos preços de construção.

Notem que os preços médios de construção têm vindo a subir gradualmente todos os anos.

Note-se também que, mesmo face ao suposto aumento exagerado de preços dos materiais em 2021/2022 nos pós COVID e guerra da Ucrânia, nunca tivemos desde 2021 um peso tão grande do custo da mão de obra no custo da construção.
    O índice dos materiais tem-se mantido estável ou até abaixo desde 2023, já o custo da mão de obra está sempre a subir.

Com atualização de vencimentos no início do ano, é provavelmente que aumente mais um pouco, e assim sucessivamente.

Por isso, não só os preços não vão descer, como vão continuar a subir. A menos que venha por aí uma crise monumental, e mesmo aí tenho as minhas dúvidas

Ao valor de referência publicado pelo INE, deverá haver ajustes conforme a obra, a localização, a gama de materiais.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp%3Flook_parentBoui%3D670805449%26att_display%3Dn%26att_download%3Dy&ved=2ahUKEwir4fvM2aSHAxXexQIHHbHsBdIQFnoECCEQAQ&usg=AOvVaw2LyqeE2vpA_oy1Mn9FpdBg

E fica também o documento com o índice de preços da habitação
    https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=673300885&att_display=n&att_download=y

Confirma-se que os preços dos materiais estabilizaram (conforme relatado por vários users aqui no fórum), mas o custo da mão de obra continua a aumentar.

Se para a oferta actual já é díficil evitar o aumento do custo da construção, será muito complicado obter imóveis novos a preços mais baixos que os actuais...
  16. https://www.idealista.pt/imovel/33480349/

Acho que já vi esta casa aqui pelo fórum... Alguém conhece?
  17. Por acaso é o tipo de reconstrução que até gostava de saber quem aplicou porcelanatos/azulejos, para nunca os chamar.

Jesus ****** Mary.

Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://www.idealista.pt/imovel/33480349/

Acho que já vi esta casa aqui pelo fórum... Alguém conhece?
      Sem título.jpg
      Sem título2.jpg
  18. Também acho que faltou algum planeamento/ cuidado com alguns detalhes.
    Esse poliban provavelmente nunca levou um compartimento porque retira o acesso à sanita.
    No segundo wc (foto 25) vejo um batente para a porta que abre para o lado oposto (posso estar a ver mal).
    • AMG1
    • 5 agosto 2024
    Tendo em conta o preço, depois de deduzido o valor do terreno, isso deve ser o que se consegue construir com os famosos €1000+IVA.

0.0470 seg. NEW