Colocado por: AMG1
Portanto você também concorda que sem alguma "disciplina" (não será o melhor termo, mas nao encontro outro) da procura dificilmente conseguiremos trazer os preços para baixo, ou pelo menos esperar que parem de subir?
Colocado por: MLopes_
Quem começou a discussão com uma afirmação que considero errada (e está), foi você. Com esta afirmação muito simples "O problema do preço dos imoveis é só um. Falta de oferta. Mais nada. Economia básica. Lei da oferta e procura."
Não é esse o problema, é apenas uma condição que justifica parte do problema, e não é por aumentar a oferta (que ainda não soube explicar como vai fazer isso sem aumentar o custo dos novos imóveis construídos), que irá resolver o problema dos preços altos dos imóveis.
Quando foi confrontado com a minha opinião, devidamente fundamentada em vários pontos e em vários posts, apresentou uns conceitos completamente errados sobre economia (como falar de elasticidades quando nem sequer percebe o conceito), rendimentos do povo, e outras tretas sem nexo.
Depois amuou durante o resto do dia e voltou para escrever outras coisas sem nexo, sem responder concretamente ao que lhe foi perguntado.
Lança ideias sem sentido e mistura tudo entre oferta e procura.
Quer debater como gente crescida, mas na realidade, não debate nada.
E porque a conversa já vai longa e não vai dar a lado nenhum, ficarei por aqui, e desejo-lhe boa sorte no tal aumento de oferta que permita baixar os preços dos imóveis.
Quando conseguir explicar como vai construir mais imóveis a preços mais baixos, quando todos os factores relacionados com a construção estão elevados, estarei cá para ler.
De resto, poupe-nos as suas afirmações simplistas, erradas, e sobre assuntos que não domina.
Colocado por: MLopes_Há 5 anos, um imóvel novo custava a construir 1000€/m2. Hoje custa 2000€/m2 ou mais.
Colocado por: Zé MeirinhoTambém é bom relembrar que o dinheiro (financiamento) ficou mais caro (e de que maneira) nos últimos anos.
As empresas também recorrem ao financiamento para investir.
Colocado por: pedrodmsousa
Se for nas grandes cidades, recorrem a financiamento 0 com os 50% adiantados em CPCV dos promitentes compradores e o terreno ainda nem o compraram... EHEH
Colocado por: carlosj39A ideia que tenho ( sem base estatistica ) é que a grande maioria dos imoveis sejam urbanos suburbanos ou rurais são comprados com recurso a credito bancario.
Colocado por: Pickaxe3 incógnitas, a oferta, a procura e as taxas de juroAinda falta aí o quinhão dos impostos...De entre eles o tal que é o “mais estúpido do mundo”. Não deixam de ser relevantes para o valor final da habitação. As câmaras municipais que o digam que nos últimos anos até esfregam as mãos de alegria.
Colocado por: PJ2022e agora pensem no motivo que leva a "minha" empresa a não atualizar tabelas já vai no segundo ano consecutivo...Continua a encontrar patos que paguem a madeira ao preço inflaccionado.
Colocado por: euFala-se muito no custo dos materiais, mas os preços já estabilizaram outra vez. Alguns materiais estão quase ao mesmo preço de há 5 anos atrás. O custo da mão de obra também não duplicou.Por outro lado seria interessante ver a evolução do lucro das empresas de construção.
Colocado por: HAL_9000Por outro lado seria interessante ver a evolução do lucro das empresas de construção.
Não que a empresa não deva ter lucros, mas ao menos que os reflita nos salários que paga....
Colocado por: Zé MeirinhoExercício interessante é ver também a evolução da receita que o Estado recolhe.Ah mas essa é pública (apesar de não contabilizar ainda o boom dos últimos 5 anos)
Colocado por: HAL_9000Continua a encontrar patos que paguem a madeira ao preço inflaccionado.
Quando vou buscar cimento e ferro penso nisso mesmo...eu sou o pato...
A alternativa é não os comprar...até o preço refletir a baixa de preço dos fatores de produção.
Colocado por: eu
Não confunda o custo do m2 em venda, com o custo de construção.
O custo de construção não duplicou nos últimos 5 anos, nem pensar.
Fala-se muito no custo dos materiais, mas os preços já estabilizaram outra vez. Alguns materiais estão quase ao mesmo preço de há 5 anos atrás. O custo da mão de obra também não duplicou.
Colocado por: PJ2022
O que que posso responder na minha área de negócio é que a tendência é crescente perante a matéria prima que trabalho.
Para contextualizar, compramos bastante matéria prima vinda da Estónia e Ucrânia, e desde inicio deste ano temos nos deparado com ligeiro aumento percentual (na ordem dos 5% e tendência a aumentar).
Como mencionei anteriormente que certas matérias primas já regrediram para valores de à 3 anos, a minha resposta à sua pergunta é claramente que a tendência será para o aumento dos materiais nos próximos anos, e por esse motivo digo que o real problema para os valores praticados na construção/habitação neste momento, no meu entender, deve-se a fatores bem mais complexos do que o custo da matéria prima.
Aproveito para deixar aqui uma das últimas publicações do INE a propósito do índice medio dos preços de construção.
Notem que os preços médios de construção têm vindo a subir gradualmente todos os anos.
Note-se também que, mesmo face ao suposto aumento exagerado de preços dos materiais em 2021/2022 nos pós COVID e guerra da Ucrânia, nunca tivemos desde 2021 um peso tão grande do custo da mão de obra no custo da construção.
O índice dos materiais tem-se mantido estável ou até abaixo desde 2023, já o custo da mão de obra está sempre a subir.
Com atualização de vencimentos no início do ano, é provavelmente que aumente mais um pouco, e assim sucessivamente.
Por isso, não só os preços não vão descer, como vão continuar a subir. A menos que venha por aí uma crise monumental, e mesmo aí tenho as minhas dúvidas
Ao valor de referência publicado pelo INE, deverá haver ajustes conforme a obra, a localização, a gama de materiais.
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp%3Flook_parentBoui%3D670805449%26att_display%3Dn%26att_download%3Dy&ved=2ahUKEwir4fvM2aSHAxXexQIHHbHsBdIQFnoECCEQAQ&usg=AOvVaw2LyqeE2vpA_oy1Mn9FpdBg
E fica também o documento com o índice de preços da habitação
https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=673300885&att_display=n&att_download=y
Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://www.idealista.pt/imovel/33480349/
Acho que já vi esta casa aqui pelo fórum... Alguém conhece?