Iniciar sessão ou registar-se
    • marize
    • 8 agosto 2024 editado
    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Pois, mas numa casa de 265'000€, o que a malta foi criticar foi logo o detalhezinho dos azulejos.

Se hipoteticamente o Miguel levar o seu filho a um barbeiro e lhe pedir para descolorar, fazer uma crista corte de rosa e um corte de cabelo da treta, a responsabilidade do gozo que a criança vai receber é toda sua?

Pode parecer que sim, mas da minha visão não é.

É exatamente porque alguns profissionais não se negam a determinados serviços que temos alguns resultados semelhantes, da mesma maneira que é porque algumas empresas põe qualquer pessoa a fazer qualquer coisa sem supervisão que temos resultados semelhantes.

Por isso não sr arquitecto, insisto que o que aqui faltou não foi um desenho, mas sim boa comunicação e par de olhos, entre todas as partes, para que em vez de estarmos a falar do óbvio, pudéssemos estar a discutir cores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  1. Colocado por: marizeentre todas as partes

Agora sim, escreveu direito.
    "Entre todas as partes."
    Mas não foi isso que você comentou incialmente. Atacou logo o desgraçado que veio em último assentar as peças, sem nenhum contexto.

Colocado por: marizePor acaso é o tipo de reconstrução que até gostava de saber quem aplicou porcelanatos/azulejos, para nunca os chamar.

Jesus ****** Mary.

Um desenho é uma prevenção, uma visão a futuro. É mais fácil desenhar que explicar verbalmente. Repare que mesmo tendo a obra já sido feita, e o resultado à vista, você poderia tão simplesmente ter usado palavras para salientar a falha dos azulejos... mas curiosamente sentiu a necessidade de postar as fotografias e apontar o que de errado tinha nelas.
  2. Não tenho paciência para discutir consigo Miguel, juro que tento mas ultrapassa-me 😅
    Uma altura ia lançar-lhe uma estátua numa rotunda na serra da estrela, agora é um crachá do Miguel o salvador dos ladrilhadores acusados injustamente, por incompetência de vários, incluindo da dele 😅
  3. Que classe!

Entendo perfeitamente que lhe seja complicado argumentar contra aquilo que é óbvio, quando até você precisou duma imagem para se fazer entender.
  4. Colocado por: marizeincluindo da dele
    se activou o modo ofendido pela questão de incompetência, estava-me a referir ao de trabalho de ladrilhador, o seu a nível de arquitectura não duvido que seja exemplar! Só não lhe gabo a comunicação (com ou sem desenho).
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5. Colocado por: marizese activou o modo ofendido

Mas não você não viu nenhuma ofensa naquilo que você escreveu sobre o ladrilhador no seu primeiro comentário? Sem saber sequer o contexto da obra.

Eu vejo as mesmas fotos e penso, há gente sem brio/gosto nenhum. A começar pelo tipo que escolheu e comprou o azulejo. Não atribuo automáticamente a culpa ao tipo que assentou o azulejo nem escrevo no tom que você o fez. Quem sabe se até não se trata de mais um caso em que foi o próprio dono a assentá-lo?
    Eu também já assentei alguns m2 e não sou ladrilhador nenhum.

Veja lá quem é que anda como o modo "ofender gratuitamente" activado.

Quanto à comunicação, não percebi. Muito menos de alguém que os argumentos que traz é "vou-lhe fazer uma estátua"... ou que critica a existencia de suporte gráfico mas fez isso para se explicar...

Fez-me lembrar aquele sktech do "pessoas que começam as frases por "não" mesmo que concordem com o que se está a dizer".
  6. Oh Miguel, se tu assentas ceramica, passas a ser tu o assentador/ladrilhador!
    Se fazes uma comida, passas a ser o cozinheiro.

O trabalho está terrível e a menos que tenhas sido tu a recomendar o profissional para aquele serviço não percebo a tua necessidade em estar sempre a falar do mesmo!
    Uma coisa é teres uma opinião, outra coisa é seres de tal maneira chato que a vontade de te responder ou de ler o que tu escreves passa a ser nenhuma!
    Se é o que pretendes, está conseguido!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7. Outro extraordinário argumento!
    Que classe de facto!

É chato, passe à frente.
    Para quem diz não ter paciência, parece ter muita, para dar tantas voltas a responder em vez de simplemente parar para pensar sobre aquilo que está contra e que tenta rebater.

Acaso não é a user que cria multiplas discussões sem nenhum interesse num fórum sobre construção? Para mim se é chato e sem nenhum interesse, passo à frente. Não vou lá minar o tópico para remoer com coisas sem nenhuma conexão com o que se está a dizer ou com o tema do fórum. Simplesmente ignoro, faça o mesmo.
  8. Entretanto mandei o bitaite dos 50 ou 60 eur a ver se algum arquitecto daqui dizia quanto é que levava pelos 5 minutos de desenho, mas curiosamente nenhum quis informar ou não, e dizer tipo "eu o minimo que cobro é uma hora de consulta"

Acontece que tenho várias casas a precisar deste tipo de desenhos e dicas, mas não estou disposto a pagar fortunas pelas dicas..
  9. Colocado por: carlosj39mas curiosamente nenhum quis informar ou não

Esse é o problema.
    Ver o projecto às prestações.

Dependendo do grau de detalhe da fase do projecto e das ferramentas que se usa, a esterotomia pode até já estar presente nos desenhos sem representar nenhum custo adicional.

Outra coisa diferente é fazer isso numa remodelação por exemplo. Em que só se vai mudar o piso. Aí implica ir, medir, desenhar, etc etc... criar ficheiros, deslocações. Não é o mesmo que já ter uma base digital e o formato do azulejo previamente definido.

Ou seja, tanto lhe pode custar 0€ como algumas centenas dependendo dos casos, do tamanho da casa, do formato do espaço, ou das peças.

Mas insisto. Não vejo que tal serviço tenha que ser feito pelo Arquitecto forçosamente. Está ao alcance de qualquer um que goste de pensar antes de fazer e saiba usar uma régua.

Ou alguma APP como mencionou o HAL. Além de poder controlar e poupar a quantidade de material e desperdicio, pode fazer algo mais bonito e rápido de executar.

Agora se se assume de ante mão que este exercicio será sempre um gasto, um dinheiro que não volta mais... aí de pouco adianta. Vai achar sempre isso com tudo. Como que perder tempo a pensar desse sempre prejuízo.
  10. https://www.instagram.com/reel/C-G1Lcvx5tD/?igsh=bHFoeHBvbWhseDF3

Nem de propósito :)
    Concordam com este comentário: ricardomcm
  11. Hoje trago esta pérola de negócio que ainda estou para compreender.
    https://www.easygest.com.pt/imovel/excelente-moradia-t6-com-1-800-m2-de-terreno-em-carvicais/19661291

Casa à venda pelo menos à 15 anos (vista de rua de 2009 mostra o edifício com o cartaz afixado no guarda corpo da varanda.

Em 2020 estava à venda por 90K
    Até junho/julho estava à venda por 120K.
    Agora encontra-se à venda por 143K
    ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  12. Excelente moradia, para "reconstrução" por apenas 8K
    https://www.idealista.pt/imovel/32888998/

Um verdadeiro diamante em bruto... 😐😐😐😐😐😐😐
  13. Colocado por: Vítor MagalhãesExcelente moradia, para "reconstrução" por apenas 8K
    https://www.idealista.pt/imovel/32888998/

Um verdadeiro diamante em bruto... 😐😐😐😐😐😐😐

reconstruir sim.. deve servir para meter ali umas cabras :D
  14. Colocado por: Vítor MagalhãesHoje trago esta pérola de negócio que ainda estou para compreender.
    https://www.easygest.com.pt/imovel/excelente-moradia-t6-com-1-800-m2-de-terreno-em-carvicais/19661291

Casa à venda pelo menos à 15 anos (vista de rua de 2009 mostra o edifício com o cartaz afixado no guarda corpo da varanda.

...

Terá mudado de dono ao longo desses anos?
  15. Tenho sérias duvidas, principalmente pelo local onde se encontra o imovel.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  16. Colocado por: Vítor MagalhãesTenho sérias duvidas, principalmente pelo local onde se encontra o imovel.
    Concordam com este comentário:vmontalvao

Acredito. Só estava a tentar uma explicação para o aumento dos preços durante esses anos.
    Outra justificação seria a de que o dono esteve sempre a fazer obras de melhoramento na casa, mas se calhar é só pancada do dono, mesmo! :)
  17. Colocado por: Vítor MagalhãesHoje trago esta pérola de negócio que ainda estou para compreender.

...

Epá, ó amigo.... esse palacete é como o vinho, fica mais valioso com o tempo! E olhando bem para a garrafeira e para as obras de arte nas paredes, o preço até deve ser uma verdadeira pechincha ;)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  18. Colocado por: dmanteigasIsto e uma autentica selva, tenho acompanhado o mercado 'online' aqui na zona (cidade do centro) e isto anda entregue aos bichos. O mais engracado e que se criou na cabeca das pessoas uma ideia de que isto so anda para cima e que ha uma procura tremenda e que vale tudo quando chega a hora de meter preco nas coisas. A verdade e que a CM aqui da zona ja meteu as contas de 2023 e foi 'so' uma quebra de menos 1 milhao de euros de IMT, 15% de queda quando se compara com 2022. Em cima disso nas plataformas online ha sensivelmente mais 20 a 30% de oferta que ha 1 ano atras. No entanto os precos estao mais absurdos hoje que ha 1 ano atras.
    Na minha opiniao, a 'raiz' de todos os problemas sao as imobiliarias. O meu vizinho tem aqui o duplex a venda ha mais de 2 anos. Comecou por 380mil, agora esta em 340 mil. Obviamente, ninguem lhe pega. No entanto quando alguem mete uma casa a venda, parece que acham que devem nivelar o preco pelo que esta disponivel online, mesmo que a maior parte dos casos sejam precos completamente irrealistas. E a malta das imobiliarias ainda ajuda a festa. Todos os dias abro o IG ou outra rede social e levo com publicidade do agente imobiliario X ou Y a dizer que a procura por imoveis com jardim aumentou 300%, a procura de casas com 3 casas de banho aumentou 40953%, que as casa valorizaram 847234% desde a pandemia, que a procura nunca esteve tao forte... e no entanto a camara em 2023 tem uma quebra no unico dado objetivo (IMT) de 15%. Aqui ha tempos uma bateu a porta do meu pai e diz-lhe que tinha compradores interessados em comprar casas naquela zona e facilmente conseguia vender por mais de 400 mil euros (uma moradia de 2021 na aldeia com 3 pisos, 150m2 por piso, com cozinha, churraqueira e anexos atras de 80m2). Obviamente que nao passava de uma treta da agente pois quando o meu pai lhe disse para trazer os compradores primeiro e falarem em valores depois comecou logo a desconversar.
    Eu que ando agora a ver terrenos tambem nao consigo fazer sentido dos precos. A disparidade de valores nao faz sentido. Terrenos que sao mais cancros que terrenos (sem infraestruturas, sem PIP aprovado, sem nada basicamente, so terra, arvores e o vendedor a dizer que supostamente se pode construir la porque ha uma moradia a 300m) a pedirem fortunas (70/80mil). Depois temos aqui uma urbanizacao a 2km do centro com terrenos para moradias em banda a pedirem 30 mil euros, e terrenos a 4km da cidade para moradias em banda a pedirem 50 mil. O problema e que nao da sequer para ter nocao se estamos ou nao a fazer um bom negocio... pois nao ha qualquer logica. Vai-se do 8 ao 80. Nem e um problema de falta de oferta porque ha muita oferta... mas uma grande parte da oferta parece eu com o anuncio de venda da minha mota. Esta la a um preco altinho a ver se alguem pega, mas a vontade de vender tambem e pouca. E imobiliarias nem vale a pena falar... os discursos sao todos de vendedores da banha da cobra que tiraram cursos de venda nos anos 80. E que acham que todos os clientes e malta que tirou o 12o ano a noite pq nao conseguiu fazer a matematica no ensino regular.
    Concordam com este comentário:NLuz,John Doe
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize,desofiapedro

Você está a esquecer-se de uma coisa: localização, localização e localização.

Você pode ter dois terrenos com a mesma área e infra estruturas e um deles ter melhor exposição solar e isso faz toda a diferença. Ou pode ter um terrnos nivelado e outro com o nível muito abaixo da cota da estrada e isso pode ser um factor de grande peso.
  19. Colocado por: vmontalvaouma explicação para o aumento dos preços durante esses anos.

Questão:

Alguém conhece aquele index ou rácio price-to-rent a 20 anos para Portugal? Ou não existe? Em que se compara o preço da casa média, com a soma das rendas num período de 20 anos?

É que costuma ser um bom indicador da fraca vontade em construir lá fora. Por outro lado, o mercado de arrendamento em Portugal está de tal modo "estranho"... que parece que não temos "vontade" nem de construir (preços), nem de arrendar (pelo que vinha acontecendo antes).

2.9124 seg. NEW