Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: BondiConstrução: Quase metade dos pedidos de orçamento fica sem resposta
    Falta de mão de obra e encerramento de empresas para férias está a deixar milhares de portugueses sem solução para as suas obras em casa e remodelações, revela estudo da plataforma de serviços Fixando.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/construcao-quase-metade-dos-pedidos-de-orcamento-ficam-sem-resposta

E ainda querem que os preços baixem, nem de férias os largam.
  2. Estudo da plataforma...
    Não é que discorde mas cada um puxa a brasa á sua sardinha.
    Já é mais que conhecido que Agosto para tudo.
    Estou á espera á mais de 4 semanas para saber quanto tenho que cpahar para iniciar em Setembro e a câmara basicamente não responde, Agosto😅
  3. Colocado por: BondiFalta de mão de obra e encerramento de empresas para férias

Que noticia de caca...

entao se estao fechados iam responder como?
  4. Colocado por: dmanteigas

Que noticia de caca...

entao se estao fechados iam responder como?

Hahahahaha

Pois!
  5. A mim já me obrigaram a responder a um ofício da Câmara com prazo de 10 dias em Agosto!
    Com todos de férias.
    Tive de estar a chatear a minha arquitecta...
  6. Colocado por: PalhavaTive de estar a chatear a minha arquitecta...

Pedia uma prorrogação do prazo.
  7. Colocado por: Pickaxe
    Pedia uma prorrogação do prazo.

Hoje já sei que se pode fazer isso.
    O ofício dizia que "se não responder, caduca o projecto"...
    Vamos ganhando experiência.

E tive de arranjar um gabinete de engenharia aberto em Agosto a 100km para me fazerem um projecto de demolições para entrega e ser anexado.

Foi uma aventura!
    🙈
  8. Passo aqui para dizer que estamos a terminar o período de subida de taxas de juro. Acabamos de viver dois anos com taxas altas e os preços das casas não desceram.

:/
    Concordam com este comentário: Caarabina
  9. Dificilmente as casas vão baixar de preço. Para além dos problemas já muitas vezes debatidos por aqui existe um outro muitas vezes escamoteado - o saque fiscal.
    Uma Empresa que decida comprar um terreno e construir para vender tem de contar com um mínimo de 50% em impostos, taxas e taxinhas. Se considerar-mos um apartamento a ser vendido por 300K 150K vão para o Estado, dos restantes 150 o construtor retira 20% de margem, mas sobre isso vai pagar 20% de IRC e se tirar o dinheiro da empresa fica sem outros 50%.
    Contas de merceeiro 300-150-6-12, isto é sobre uma venda de 300 fica com uma margem liquida de 18. Vale a pena correr riscos a investir?
    O mesmo se passa com casas usadas. Tenho um T2 em Benfica que facilmente venderia por 230K. No entanto iria pagar 42K em mais valias. Vou vender? Não, prefiro arrendar por 750 e depois fica para os meus netos.
  10. Colocado por: CarvaiDificilmente as casas vão baixar de preço. Para além dos problemas já muitas vezes debatidos por aqui existe um outro muitas vezes escamoteado - o saque fiscal.
    Uma Empresa que decida comprar um terreno e construir para vender tem de contar com um mínimo de 50% em impostos, taxas e taxinhas. Se considerar-mos um apartamento a ser vendido por 300K 150K vão para o Estado, dos restantes 150 o construtor retira 20% de margem, mas sobre isso vai pagar 20% de IRC e se tirar o dinheiro da empresa fica sem outros 50%.
    Contas de merceeiro 300-150-6-12, isto é sobre uma venda de 300 fica com uma margem liquida de 18. Vale a pena correr riscos a investir?
    O mesmo se passa com casas usadas. Tenho um T2 em Benfica que facilmente venderia por 230K. No entanto iria pagar 42K em mais valias. Vou vender? Não, prefiro arrendar por 750 e depois fica para os meus netos.

Também pode acontecer que o dinheiro desvalorize de tal forma que a renda do T2 em Benfica só dê para comprar meia-dúzia de laranjas. Goste-se ou não, o Estado tem a faca e o queijo na mão e tanto pode decidir congelar as rendas (já começou, de mansinho) como impor impostos extraordinários como o AIMI, o qual teve oposição do PSD quando não era governo e agora, que o é, já é um imposto para manter. Acho que tem razão, mas há que ter cautela.
  11. Colocado por: palmstrokePasso aqui para dizer que estamos a terminar o período de subida de taxas de juro. Acabamos de viver dois anos com taxas altas e os preços das casas não desceram.

:/

Estava previsto descer?
  12. Colocado por: nunompTambém pode acontecer que o dinheiro desvalorize de tal forma que a renda do T2 em Benfica só dê para comprar meia-dúzia de laranjas.

Sim é sempre um risco mas atualmente e como o imposto baixou para 15% (contratos a mais de 5 anos) estou com uma rentabilidade liquida de 3,7% limpos. Nada mau para um investimento de capital garantido (a casa).
    • AMG1
    • 31 agosto 2024
    Colocado por: CarvaiDificilmente as casas vão baixar de preço. Para além dos problemas já muitas vezes debatidos por aqui existe um outro muitas vezes escamoteado - o saque fiscal.
    ...

Bem sei que escreveu "contas de merceeiro" mas eu até já tirei o lapis de trás da orelha e mesmo assim não consigo lá chegar.

Pode p.f. explicar como é que chega ao minimo de 50% de impostos sobre o preço de venda duma casa acabada de construir?
    • AMG1
    • 31 agosto 2024
    Entretanto estão aí noticias a dar conta de que o sector da construção já entrou em recessão técnica este trimestre. Será que há sinais desta quebra p.e. nas carteiras de encomenda das empresas?
    A ser assim, mais cedo ou mais tarde, isto vai acabar por ter impacto nos preços.
  13. Colocado por: Carvai
    Sim é sempre um risco mas atualmente e como o imposto baixou para 15% (contratos a mais de 5 anos) estou com uma rentabilidade liquida de 3,7% limpos. Nada mau para um investimento de capital garantido (a casa).

"Capital garantido". Quem investiu no arrendamento a 1 de março de 1973 é capaz de não ter a mesma opinião, sobretudo quando o arrendamento passa do avô para o filho, depois para o neto e/ou para a amante do neto :D
  14. Colocado por: nunompQuem investiu no arrendamento a 1 de março de 1973

Em 1973 quem tinha dinheiro no Banco também não tinha qualquer garantia. Hoje existe uma garantia de 100K por depositante mas se todo o sistema falir não serve de nada. Nesta perspetiva a única coisa garantida na vida é a morte...
  15. Colocado por: AMG1Pode p.f. explicar como é que chega ao minimo de 50% de impostos sobre o preço de venda duma casa acabada de construir?

Agora lixou-me, não sei se consigo usar um lápis afiado ou uma borracha para apagar os que não se aplicam á compra de terreno até á venda final de uma casa.
    "Em Portugal são cobradas mais de 4.300 taxas, das quais 2.900 são cobradas pela Administração Central e 600 são “unicamente, da competência da Agência Portuguesa do Ambiente”
    Em matéria de impostos o panorama é semelhante. Só o IVA come 23% mas depois tema uma extensa lista para acrescentar.
    https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/impostos-em-portugal.aspx
    São tantos que ninguém se atreveu a contá-los.
    • AMG1
    • 1 setembro 2024
    Colocado por: Carvai
    Agora lixou-me, não sei se consigo usar um lápis afiado ou uma borracha para apagar os que não se aplicam á compra de terreno até á venda final de uma casa.
    "Em Portugal são cobradas mais de 4.300 taxas, das quais 2.900 são cobradas pela Administração Central e 600 são “unicamente, da competência da Agência Portuguesa do Ambiente”
    Em matéria de impostos o panorama é semelhante. Só o IVA come 23% mas depois tema uma extensa lista para acrescentar.
    https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/impostos-em-portugal.aspx
    São tantos que ninguém se atreveu a contá-los.

Desculpe lá, mas eu não tinha qualquer intenção, até porque para sermos lixados já nos bastam os impostos elevados.
    Mas vamos ao que interessa. Eu não duvido que a carga fiscal sobre o imobiliário, a burocracia e até o tempo necessario para tudo, acabem por ter uma expressao bastante grande no custo final de uma casa. Só que custo, não é exactamente o mesmo que preco de venda, portanto não vamos misturar tudo, só porque é comodo e nos dá jeito culpar o fisco de tudo.
    Por mais que dê uso ao lapis e a borracha e ate ja experimentei com a ardósia e o giz mas, a verdade, é que não consigo aproximar-me desses miticos minimos de 50% do preço, nem sequer do custo e, pelos vistos, você também não.
    Que os impostos e a taxas são muitos (as) isso é um facto, mas não é isso que me chateia, ou o faz a si falar de saque fiscal. São o valor deles que nos incomoda.
    Acho que podemos assumir que nenhum de nós sabe qual a dimensao da carga fiscal no preço final duma casa, mas a falta de melhor opinião, também podemos concluir que não serão os tais 50% desse valor ou sequer algo próximo. Ou melhor, dado o tal número das 4000 e tantas taxas e impostos, esse valor é o que cada um quiser ou lhe der mais jeito para a narrativa que quer defender. Mas isso muito pouca adesão a realidade e consequentemente também pouco valor explicativo quanto ao preco as casas.
  16. Quanto mais mexem...

Afinal subiu
    • AMG1
    • 4 setembro 2024
    Colocado por: VarejoteQuanto mais mexem...

Afinal subiu

Ora bolas, afinal não funcionou. Que maçada!
    A ministra devia ter vindo aqui ao forum, que tinha ficado a saber que podia não funcionar, mas esta gente fecha-se nos gabinetes em vez de ouvir o povo, depois dá nisto.

2.6821 seg. NEW