Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: palmstrokePasso aqui para dizer que estamos a terminar o período de subida de taxas de juro. Acabamos de viver dois anos com taxas altas e os preços das casas não desceram.

:/
    Concordam com este comentário:Caarabina

Os juros não foram altos.

Não houve coragem para fazer o que era necessario para impedir a desvalorização do dinheiro.

Bom para quem tem dividas e patrimonio, não tão bom para os restantes.

Colocado por: AMG1Entretanto estão aí noticias a dar conta de que o sector da construção já entrou em recessão técnica este trimestre. Será que há sinais desta quebra p.e. nas carteiras de encomenda das empresas?
    A ser assim, mais cedo ou mais tarde, isto vai acabar por ter impacto nos preços.

Para haver chances de haver uma redução dos preços era preciso haver uma correção economica a nivel geral.

Essa correção não está a acontecer, pois normalmente nessa situação a taxa de desemprego é elevada, o turismo sofre quebras significativas, muitos portugueses emigram, deixamos de receber tantos imigrantes e muitos voltam para os países de origem.
  2. Colocado por: VarejoteQuanto mais mexem...

Afinal subiu

Toda a gente sabia que isto iria acontecer.
  3. Ser o estado a suportar a insustentabilidade do mercado (e a piorar ainda mais a situação) é um sinal clássico de fim da linha.

A minha aposta mantém-se: Time in the market beats timing the market. . Meados de 2025 começa a correção. Em Dezembro o meu inquilino termina o contrato de arrendamento e vendo a ultima propriedade de investimento que resta.
  4. Eu não faço apostas, até porque os politicos têm feito de tudo para continuar a alimentar a bolha.

Não ficarei espantado que um dia a bolha rebente, e quanto mais tarde, com mais força, mas não sei quando isso irá acontecer.

Além de que o rebentar da bolha nem sequer se vai traduzir necessariamente numa baixa dos preços nominais das casas, podemos apenas passar por um momento de estagnação de valores nominais enquanto a desvalorização do dinheiro (= inflação) trata de corrigir as coisas.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  5. Se há bolha ou não, não me interessa. Só me baseio em numeros. O imobiliário é um mercado com um longo histório e tende a valorizar 5-6% ao ano. O imóvel que comprei em 2019 valorizou 120% entretanto. Não é normal e está na hora de o vender para diversificar.

Colocado por: ferreiraj125Além de que o rebentar da bolha nem sequer se vai traduzir necessariamente numa baixa dos preços nominais das casas, podemos apenas passar por um momento de estagnação de valores nominais enquanto a desvalorização do dinheiro (= inflação) trata de corrigir as coisas.
    Concordam com este comentário:dmanteigas

Totalmente de acordo. No meu portfólio o que compensa a desvalorização do dinheiro é o ouro e a bitcoin. O imobiliário já passou da fase do investimento e agora é uma questão de se conseguir preservar aquilo que se conseguiu construir.
  6. Há estatísticas para todos os gostos...
    https://expresso.pt/economia/economia_imobiliario/2024-09-05-mercado-imobiliario-as-casas-estao-a-demorar-mais-tempo-a-serem-vendidas-a02ed957
  7. Colocado por: CarvaiHá estatísticas para todos os gostos...
    https://expresso.pt/economia/economia_imobiliario/2024-09-05-mercado-imobiliario-as-casas-estao-a-demorar-mais-tempo-a-serem-vendidas-a02ed957

A meu ver as casas estão a demorar mais tempo a serem vendidas unica e exclusivamente por causa das garantias do estado e isenções que somente agora começam em força.

Eu comprei agora mis um imovel, e só o consegui comprar porque o tempo do CPCV que tinham anteriormente (estavam á espera da tal isenção e garantia) passou.

Tive um pouco de sorte aqui.

À conversa com o consultor, ele afirma que tem dezenas de clientes com CPCV assinados e creditos pré aprovados, que estão à espera desta conjuntura para escriturarem.
    Eu, como já não posso beneficiar disso, avancei...
  8. Colocado por: sfamoreiraA meu ver as casas estão a demorar mais tempo a serem vendidas unica e exclusivamente por causa das garantias do estado e isenções que somente agora começam em força.

O que nao se aplica aqui, pois isto e para casas anunciadas no Imovirtual...

E apenas um reflexo do mercado. Venderam-se menos casas em 2023 e isso e factual. Em 2024 o mercado nao esta muito mais dinamico, e nao e dificil perceber porque. As casas estao a um valor tal, que a propria procura e substancialmente menor que em 2021 por exemplo. Se em 2021 compravas numa cidade um T3 por 200 mil euros com um credito de 600e/mes, agora em 2024 o mesmo T3 custa 300 mil e o credito vai para cima de 1000e/mes. E depois tambem sinto que nos ultimos anos assistimos a um fenomeno que tambem deve contribuir, que e a entrada em cena de muito vendedor que vai pelo 'diz que disse'. Eu tenho um duplex aqui no predio a venda ha 2 anos, a pedirem a modica quantia de 540 mil euros. Obviamente que aquilo nao vale sequer 400 mil. Mas como toda a gente disse ao vizinho que nos tempos que correm aquele duplex na cobertura vale para cima de meio milhao de euros, ele deve acreditar mesmo e la esta o anuncio.

Nao e caso unico. Com a subida dos juros conheco muita malta que meteu as casas a venda porque alguem lhes disse que valem X e entao la vao elas para os imovirtuais desta vida com a premissa 'porque ate pode aparecer um maluco que chegue e pague mesmo o que estou a pedir'. A questao e que esse maluco nao existe, pois as pessoas nao sao estupidas e ninguem larga meio milhao de euros por um imovel que vale 70% disso.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  9. Euribor 12M abaixo dos 3%.
    Pelos vistos não foi desta que os imóveis vão "corrigir"....
  10. Colocado por: JosebaEuribor 12M abaixo dos 3%.
    Pelos vistos não foi desta que os imóveis vão "corrigir"....

Na semana passada houve prognósticos aqui no fórum, que vai corrigir meados do próximo ano.
  11. Colocado por: Varejote

Na semana passada houve prognósticos aqui no fórum, que vai corrigir meados do próximo ano.

Vi algures esta tabela em dezembro de 2023...
      euribor forecast.jpg
    • MS_11
    • 9 setembro 2024 editado
    Colocado por: Vítor Magalhães
    Vi algures esta tabela em dezembro de 2023...
      euribor forecast.jpg

Onde já vai isso...

agora estamos assim:

Month Open Low-High,%% Rate,% Tot.Ch
    2024
    Sep 3.088 2.703-3.177 2.915 -0.173
    Oct 2.915 2.640-3.112 2.809 -0.279
    Nov 2.809 2.482-2.809 2.640 -0.448
    Dec 2.640 2.351-2.651 2.501 -0.587
    2025
    Jan 2.501 2.266-2.556 2.411 -0.677
    Feb 2.411 2.276-2.566 2.421 -0.667
    Mar 2.421 2.293-2.585 2.439 -0.649
    Apr 2.439 2.244-2.530 2.387 -0.701
    May 2.387 2.216-2.498 2.357 -0.731
    Jun 2.357 2.253-2.541 2.397 -0.691
    Jul 2.397 2.118-2.397 2.253 -0.835
    Aug 2.253 2.052-2.314 2.183 -0.905
    Sep 2.183 1.966-2.218 2.092 -0.996
    Oct 2.092 1.951-2.201 2.076 -1.012
    Nov 2.076 1.969-2.221 2.095 -0.993
    Dec 2.095 1.936-2.184 2.060 -1.028
  12. Não consigo colar a imagem, mas a info é proveniente deste site, pela imagem o mesmo da informação que partilhou:

https://longforecast.com/euribor-forecast-2017-2018-2019

Desconsiderem os anos no Link que a informação que depois é apresentada é para os 3 anos seguintes ao da data de consulta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  13. Colocado por: MS_11Não consigo colar a imagem, mas a info é proveniente deste site, pela imagem o mesmo da informação que partilhou:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MS_11
      forecast.png
  14. Colocado por: PedroNunes24Ser o estado a suportar a insustentabilidade do mercado (e a piorar ainda mais a situação) é um sinal clássico de fim da linha.

A minha aposta mantém-se:Time in the market beats timing the market.. Meados de 2025 começa a correção. Em Dezembro o meu inquilino termina o contrato de arrendamento e vendo a ultima propriedade de investimento que resta.

Mantém a aposta.
  15. Mantenho sim. Uma previsão de descida da Euribor e que "o pior já passou" só me dá ainda mais motivação.

Para os que acreditam no sempre a subir, tenho um apartamento para vender a partir de Janeiro na Charneca da Caparica. Até está com boa rentabilidade. Aproveitem, se os preços no pior dos casos só vão estabilizar, não têm nada a perder.
  16. Colocado por: MS_11Onde já vai isso...

agora estamos assim:

Eu acho que se essa previsao se confirmar, sera relativamente mau sinal... estamos a falar de taxas euribor abaixo dos 2% o que pressupoe que foi necessario baixar as taxas para um valor realmente negativo ou quase porque a economia necessita de estimulo.

Eu se tivesse que apostar entre subida/descida/manutencao para 2025, apostava num cenario de manutencao.
  17. Colocado por: dmanteigasEu acho que se essa previsao se confirmar, sera relativamente mau sinal... estamos a falar de taxas euribor abaixo dos 2% o que pressupoe que foi necessario baixar as taxas para um valor realmente negativo ou quase porque a economia necessita de estimulo.

O que estamos a a acreditar nessa tabela que a inflação vai cair mais do que X....

O que não creio, imagino a inflação abaixo de 2%, 1,5 a 1,7% e a euribor a estabilizar próximo de 2% não devendo baixar disso para bem de todos.
  18. Colocado por: MS_11O que não creio, imagino a inflação abaixo de 2%, 1,5 a 1,7% e a euribor a estabilizar próximo de 2% não devendo baixar disso para bem de todos.

Pois, eu nao sou tao 'otimista'. Meter a inflacao outra vez abaixo dos 2% nao sera nada facil.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125

2.3789 seg. NEW