Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Carvai
    Apoiado, nem produtos alimentares. nem medicamentos, etc. Nada deve dar lucro pois isso é a exploração do povo.
    Prontes, se não há lucro não há saque fiscal e vivemos todos felizes para sempre...
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,Pickaxe,4por1

Percebeste muito mal o meu ponto.

Quem produz valor para a sociedade deve ser recompensado por tal. É essa a base do capitalismo.

O problema não é lucrar com o imobiliário quando constróis uma casa e vendes, ou recuperas e vendes, ou arrendas.

Aí deves ter lucro, porque estás a criar valor para a sociedade.

O problema é quando tens fundos a usar o imobiliário como ativo especulativo, tal como quem compra barras de ouro.

A partir do momento que permites isso, o imobiliário passa a ser uma forma de, quem tem muito capital, metê-lo a render, sem criar valor.
  2. Esta vontade de mandar no que é dos outros no dia que chegar ao cú quero ver...
  3. Aliás já li pontos interessantes sobre dinheiro depositado na mesma lógica... tem algum?

Não devia esse estar na economia ao invés de guardado a capitalizar?
  4. Colocado por: ferreiraj125

Percebeste muito mal o meu ponto.

Quem produz valor para a sociedade deve ser recompensado por tal. É essa a base do capitalismo.

O problema não é lucrar com o imobiliário quando constróis uma casa e vendes, ou recuperas e vendes, ou arrendas.

Aí deves ter lucro, porque estás a criar valor para a sociedade.

O problema é quando tens fundos a usar o imobiliário como ativo especulativo, tal como quem compra barras de ouro.

A partir do momento que permites isso, o imobiliário passa a ser uma forma de, quem tem muito capital, metê-lo a render, sem criar valor.

Nunca foi de forma diferente...
  5. Colocado por: N Miguel Oliveira

Sem lucro, ninguém faz nada. Ou você trabalha para aquecer?
    Sem lucro, nem casas haveria, quanto mais que fossem acessíveis...
    Concordam com este comentário:Pickaxe

Repito: refiro-me a TER LUCRO SEM CRIAR VALOR.

Tenho um milhãozito para investir, já tenho investimentos bastante diversificados, e por isso opto por comprar vários imóveis em Lisboa em zonas apetecíveis com perspetivas de valorizar.

Como não me apetece ter chatices com arrendamentos e quero ter a facilidade de vender a qualquer altura sem ter um contrato de arrendamento atrelado, deixo as casas vazias.

Passados 5 anos, com as casas vazias, decido vender e tenho meio milhão de euros de lucro.

Que valor criei para a sociedade?

Para que é que precisamos que haja incentivo para isto?
  6. As mais valias já são brutalmente tributadas.

Que se construa mais para que a guarda dos ativos crie menos valor e não penalizando quem possui.

A ideia de tudo controlar pelo "castigo"...
  7. Aliás, parece-me que estais com a impressão que eu estou a tentar prejudicar o cidadão comum quando é precisamente o oposto.

O cidadão comum não lucra com a especulação do imobiliário, antes pelo contrário, sofre com esta.

Sim, posso vender a minha casa por 300k quando a comprei por 200k, tenho 100k de lucro, mas vou viver para a rua?

Não, a maior parte das pessoas não tem casa, ou tem no máximo a sua habitação e nada beneficia com a especulação porque se vender mais caro, também vai comprar mais caro.

Quem beneficia com a especulação é quem anda a brincar ao capital. Quem mete uns milhões aqui, uns milhões ali, agora valorizou aqui vou passar uns milhões daqui para ali, etc
  8. Colocado por: ferreiraj125Repito: refiro-me aTER LUCRO SEM CRIAR VALOR.

Tenho um milhãozito para investir, já tenho investimentos bastante diversificados, e por isso opto por comprar vários imóveis em Lisboa em zonas apetecíveis com perspetivas de valorizar.

Como não me apetece ter chatices com arrendamentos e quero ter a facilidade de vender a qualquer altura sem ter um contrato de arrendamento atrelado, deixo as casas vazias.

Passados 5 anos, com as casas vazias, decido vender e tenho meio milhão de euros de lucro.

Que valor criei para a sociedade?

Para que é que precisamos que haja incentivo para isto?

Então fica com um milhão empatados... e nem sequer pondera ganhar algum ao colocá-lo no mercado de arrendamento?
    É que para vender por 1.5M€ 5 anos depois, precisa que haja quem compre também.
  9. Colocado por: ferreiraj125Que valor criei para a sociedade?

28% sobre meio milhão de euros, são 140K de valor criado para a sociedade.
  10. Colocado por: Pickaxe
    28% sobre meio milhão de euros, são 140K de valor criado para a sociedade.

Então é taxar a 100%, ainda mais valor criado para a sociedade. Concordas?

Agora a sério, acho que percebes que não houve valor nenhum criado para a sociedade, certo?

O dinheiro mudar de mãos não significa haver criação de valor.
  11. Colocado por: N Miguel Oliveira

Então fica com um milhão empatados... e nem sequer pondera ganhar algum ao colocá-lo no mercado de arrendamento?

Eu não disse que não pode, disse que lucrar com imobiliário ao arrendá-lo é uma forma de criar valor para a sociedade.

Lucrar com especulação, não.

Peço um esforço honesto em entender...
    • eu
    • 24 setembro 2024
    Colocado por: ferreiraj125O dinheiro mudar de mãos não significa haver criação de valor.

Olhe, mas é assim que o PIB (GDP) é medido ;)
  12. Colocado por: Bruno.AlvesBom, nestes dias fiquei chocado que parecia um ovo...
    Na minha urbanização, os apartamentos custavam em novo (2003-2006) entre os 115 e os 130k€. Anos mais tarde (2010-2014) vizinhos meus mudaram-se e alguns foram vendidos entre os 90k€ (achados incríveis) e os 110-115k€.
    Já recentemente foi vendido um que estava anunciado na imobiliária por 160k€ 😲 (não sei o valor real de venda)
    E vi ontem anunciado outro a 230k€ 😲😲😲

Está tudo doidinho?!

Eu comprei em Vialonga há quase 5 anos e custou-me 115k.

Entretanto já vejo apartamentos iguais a 240k.

E como está caso certamente há iguais ou piores mas Vialonga foi evoluindo bastante e nem toda a subida está ligada à inflação. Existiu efetivamente uma valorização da zona no que toca a mercados e mesmo fábricas/emprego.
    • AMG1
    • 24 setembro 2024
    Colocado por: ferreiraj125

Lucrar com especulação, não.

Peço um esforço honesto em entender...

Eu acho que percebo o que quer dizer, mas parece-me que também percebe que o que propõe é uma contradição evidente com a forma como a nossa vida economica está organizada. Os ganhos provenientes da mera especulação podem parecer imorais, mas são em boa parte a essência dessa organização, em que tudo está mercantilizado, mesmo aquilo que é essencial para a vida de cada um, como é o caso da habitação, ou mais grave ainda a propria comida, porque certamente não desconhece que também há quem ganhe muito dinheiro especulando com bens alimentares.
    Os ganhos provenientes da mera compra e venda de qualquer tipo de bens é tida como legitima e tributada como qualquer outro rendimento e eu não vejo razão especial para excluir as casas desse universo.
    É certo que os estados têm particulares responsabilidades em criar condições para que a população consiga aceder a esses bens essenciais, mas isso pod3 co seguir-se intervindo no mercado, desde logo com uma regulação que garanta a real liberdade e justa concorrencia e depois até mesmo como actor participando no mercado seja comprando ou vendendo, conforme se afigure necessario a prossecução dos objectivos.
    Mas esqueça qualquer serviço publico de habitação para substituir o mercado imobiliário livre, porque isso seguramente que seria muito pior para quem precisa de casa e não a consegue pagar.
    Concordam com este comentário: m0j
  13. Colocado por: CarvaiPode não ser mau negócio. Tenho um T2 que "vale" 230K arrendado há 2 anos por 750€ e estou satisfeito - rendimento liquido de 2%.
    Neste caso o IMI deve ser baixo, não há condomínio e o risco está dividido por 6.

Por isso que o ser humano é magnífico.
    Cada um tem as suas preferências.
    Mas eu por 2% líquidos anuais prefiro um ETF qualquer americano que garante muito mais que isso, e quando quiser o dinheiro basta clicar num botão de computador e não há chatices nenhumas.....
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  14. Colocado por: ferreiraj125No entanto, é altamente prejudicial para a sociedade, e por isso deve ser legislado.
    Não era o Ferreiraj125 que na altura em que os juros dispararam dizia basicamente “é o mercado estúpido” apesar de aparentemente ser prejudicial para uma parte da sociedade.

Pois bem, com as casas deve ser a mesma coisa.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • eu
    • 24 setembro 2024
    Colocado por: JosebaMas eu por 2% líquidos anuais prefiro um ETF qualquer americano

Até as ações da REN dão dividendos líquidos superiores a 3 %
  15. Colocado por: ferreiraj125Como não me apetece ter chatices com arrendamentos e quero ter a facilidade de vender a qualquer altura sem ter um contrato de arrendamento atrelado, deixo as casas vazias.

Ahhh o mito dos fundos que compras casas para as ter vazias!

Melhor! Fazer uma 'aposta' arriscadissima que e apostar que dali a 5 anos vao valorizar o suficiente para compensar o investimento :)

E incrivel como a propaganda da extrema esquerda relativamente a habitacao consegue fazer tanto sucesso porque cumpre perfeitamente a navalha de Occam - uma explicacao simples, para um problema complexo!

Nao interesse para nada que os fundos imobiliarios tenham um investimento completamente residual na habitacao em Portugal! Ou que ai 80% do seu portfolio sejam espacos comerciais e nao habitacionais. Como o exemplo que relata pode eventualmente ter acontecido em 2 ou 3 predios no centro de Lisboa, ja serve como desculpa para os totos irem todas atras dessa teoria bacoca.

Alias... um dos problemas de Portugal durante bastante tempo foi precisamente o oposto. No pos troika, a banca cortou quase que totalmente o financiamento bancario para construcao, os fundos nao metiam dinheiro na construcao e renovacao para espacos habitacionais e dai a quebra gigante que existiu na construcao. O que Portugal precisava era precisamente que esses tais fundos imobiliarios malvados, que atualmente alocam todo o seu dinheiro a investir em hoteis e espacos comerciais, decidissem investir no mercado imobiliario para venda e arrendamento. Basicamente, o unico investimento por parte de fundos imobiliarios no mercado habitacional nos ultimos anos quase que se resume a situacoes estilo a do Robbles. Negocios de ocasiao onde se consegue realmente ganhar muito dinheiro.

Colocado por: N Miguel OliveiraEntão fica com um milhão empatados... e nem sequer pondera ganhar algum ao colocá-lo no mercado de arrendamento?

Exato... e nenhum fundo funciona assim. Pois na prestacao de contas ao nao vender tem impacto na contabilidade, podendo ate gerar menos-valias pois e um 'custo' sem ter nenhum rendimento. A malta que cai nesta balelas desconhece por completo como funciona um fundo que tem de prestar contas a quem para ele contribui e espera um rendimento.

Colocado por: ferreiraj125O dinheiro mudar de mãos não significa haver criação de valor.

Tambem nao significa que exista criacao de valor. Qual foi a inflacao acumulada dos ultimos 3 anos? Se eu vender um apartamento 20% acima do valor a que o comprei, estou a ganhar ou perder dinheiro real?

Alem de que a sua logica parte de uma perspectiva completamente bacoca, muito tradicional dos partidos da esquerda radical, que e a moralizacao do negocio. E uma logica completamente bacoca pois e contra-natura. A natureza humana nao funciona assim. E por isso e que depois aparecem os Robbles a fazer 'especulacao imobiliaria', as Mortaguas a receber indevidamente dinheiro por comentariado, ou o PCP a ganhar rios de dinheiro no imobiliario.

Se voce tiver um ativo, vai vende-lo abaixo do preco de mercado apenas porque nao esta a 'criar valor para a sociedade'?
    Isto faz-me lembrar aquelas discussoes online sempre que aparece alguem a perguntar como pode acabar um contrato com um inquilino que paga 200e de renda e tem 70 anos, e na zona os apartamentos iguais arrendam-se por 700. Ha sempre uma maioria que ataca o OP porque nao tem escrupulos e vai despejar uma pessoa 'so para ganhar mais dinheiro'. Como se as pessoas fossem obrigadas a fazer caridade por desconhecidos ou reduzir a sua qualidade de vida em detrimento de um desconhecido. Ou ate podem ser boas pessoas, e preferirem dar 500e a Unicef que subsidiarem um desconhecido.

Essas medidas que voces propoem nao fazem qualquer sentido. Vamos imaginar que o governo agora pensava como o Ferreiraj125 e proibia estas vendas que nao criam valor. A partir de hoje ninguem pode vender imoveis acima do preco de aquisicao. Ponto! O que e que ia acontecer?

a) o mercado ia ser inundado de imoveis baratos
    b) o mercado de imoveis usados ia colapsar e praticamente ninguem ia colocar imoveis em 2a mao para venda

Com um bonus... grande parte das aquisicoes sao aquisicoes de troca. Malta que vende uma casa para comprar outra nova. Esta fantastica medida ia permitir baixar substancialmente os precos da construcao. Porque iamos eliminar enormemente a procura por nova construcao! :)
    Enfim, eu adorava entrar na cabeca da malta de extrema esquerda para perceber certas logicas. Principalmente na daqueles que estudaram economia.

Colocado por: JosebaMas eu por 2% líquidos anuais prefiro um ETF qualquer americano que garante muito mais que isso, e quando quiser o dinheiro basta clicar num botão de computador e não há chatices nenhumas.....

Ora... um qualquer ETF de gestao passiva garante uma rentabilidade a volta de 6/7% sem qualquer chatice. Carrega-se no botao, faz-se a subscricao mensal, anual ou do que quisermos, e quando se precisa do dinheiro retira-se, paga-se 28% pelas mais valias e siga pra bingo. O unico 'risco' que corro e precisar do dinheiro numa fase de quebra do mercado.

Por outro lado, investir no imobiliario e uma valente bosta. As rentabilidades sao inferiores e tens de contar com a valorizacao do ativo (imovel) para nao ficares no vermelho depois de descontares a manutencao que um imovel tem. O pessoal fica maravilhado pois quem comprou um apartamento em Lisboa em 2014 viu o preco duplicar. Se tivesse investido o mesmo dinheiro num lump sum do SP500 tinha visto o seu dinheiro triplicar. Ahhh, mas eu conheco alguem que comprou em 2014 um apartamento que foi um 'achado' por 120 mil euros, renovou, e agora vendeu por quase 1 milhao de euros!! Agora imagina que essa mesma pessoa tinha comprado acoes da Tesla, Amazon ou Apple!

Enfim... por um lado, a nossa sorte e que a falta de literacia financeira faz com que em Portugal ainda muita gente mais velha continue a ver o imobiliario como o investimento seguro. Entao ha muito velhote, principalmente ex-emigrantes, que ainda metem dinheiro no imobiliario. Caso contrario o mercado do arrendamento seria 10x pior do que aquilo que ja e.
    • eu
    • 25 setembro 2024
    Colocado por: dmanteigasAgora imagina que essa mesma pessoa tinha comprado acoes da Tesla, Amazon ou Apple!

Isso também não é bem assim, pois comprar ações individuais no momento errado também pode ser um desastre.

Olhe por exemplo quem comprou ações da tesla em finais dw 2021 ...
  16. Colocado por: euIsso também não é bem assim, pois comprar ações individuais no momento errado também pode ser um desastre.

Da mesma forma que comprar imobiliario na altura errada tambem e um desastre.
    Olhem quem comprou em 2009 e precisou de vender em 2012.

O meu exemplo era so a mesma 'logica' relativamente a malta que acha que o imobiliario e um 'excelente negocio' devido a evidencia anedotica. Foi so para demonstrar que evidencia anedotica vale o que vale.
    E que temos de nos guiar e pela 'media'. E a media diz que clicar num botao, fazer uma subscricao de um ETF e esperar da mais rentabilidade e menos chatices que qualquer investimento imobiliario. E aqui nem contamos o 'tempo de trabalho' de gerir um investimento imobiliario.

2.9438 seg. NEW