Colocado por: N Miguel Oliveiraainda é dos poucos sítios na Europa Ocidental em que pode construir de raíz por um valor razoável face à qualidade da construção.Curiosamente também é dos sítios onde o Miguel constantemente ataca a arte de desenrascar e o facto de os portugueses não recorrerem como deviam aos arquitectos. Espero que seja apenas uma coincidência e que estes factos não estejam relacionados :)
Colocado por: HAL_9000Há sempre suas maneiras de ver o mundo. Pessoas menos propensas ao risco, tendencialmente preferem comprar a arrendar.
Colocado por: HAL_9000Curiosamente também é dos sítios onde o Miguel constantemente ataca a arte de desenrascar e o facto de os portugueses não recorrerem como deviam aos arquitectos. Espero que seja apenas uma coincidência e que estes factos não estejam relacionados :)
Colocado por: N Miguel OliveiraOra, no estrangeiro isto não é tão comum assim. É mais comum a troca de casa ao longo de vida. Então se for alugada, muito mais se vêem camiões de mudanças. Além disso, muitos elementos são partilhados com vizinhos/comunidade, tipo lavandarias, garagens, jardins, piscinas, churrasqueiras, etc etc...
Colocado por: Dias12E, dizem que a casa ninguém leva para a cova. Certo. Mas a sua construção fica para os filhos.
Noutros países se calhar os pais pensam: "nós já nos safamos... agora orientem-se"
Colocado por: N Miguel Oliveiraera bastante barata, ao contrário do que os DO diziam. Agora é "normal". Não acho que seja a loucura que tantos escrevem.Está a entrar em linha de conta com a taxa de esforço, ou apenas com valores absolutos?
Colocado por: HAL_9000Está a entrar em linha de conta com a taxa de esforço, ou apenas com valores absolutos?
Colocado por: N Miguel OliveiraApenas tectónica, construção, materiais, áreas, nada mais.Isso por si só caracteriza a construção em cara, barata ou normal?
Colocado por: HAL_9000Isso por si só caracteriza a construção em cara, barata ou normal?
Colocado por: N Miguel Oliveirauma disponibilidad€ para escolher certos materiais, que seriam um autêntico luxo para um Dono de Obra no estrangeiro com o mesmo nível socio-económicoe isso não tera nada a ver com sistemas de construção típicos de cada zona? Por exemplo em França usa-se muito mais madeira na construção do que cà. Pudera, mesmo ignorando o facto de em Portugal existirem poucas empresas com experiência na aplicação da madeira em construção, já viu o preço da madeira em Portugal? Eu não estranho nada que a escolha recaia no tijolo e no cimento.
Colocado por: HAL_9000e isso não tera nada a ver com sistemas de construção típicos de cada zona? Por exemplo em França usa-se muito mais madeira na construção do que cà. Pudera, mesmo ignorando o facto de em Portugal existirem poucas empresas com experiência na aplicação da madeira em construção, já viu o preço da madeira em Portugal? Eu não estranho nada que a escolha recaia no tijolo e no cimento.
De qualquer maneira quem conhece a pobreza energética no nosso edificado, não diria que
Colocado por: HAL_9000De qualquer maneira quem conhece a pobreza energética no nosso edificado por comparação com outros países europeus, não diria que “ via em Portugal uma disponibilidad€ para escolher certos materiais, que seriam um autêntico luxo para um Dono de Obra no estrangeiro com o mesmo nível socio-económico.”
Colocado por: N Miguel OliveiraQuantas vezes vi portas de 60-65cm em Portugal?Isso é permitido sequer (acessibilidade)?
Colocado por: N Miguel OliveiraCasas com 100m2?Ha imensos também. Ainda que reconheça que quem constrói uma moradia, tende a exagerar de facto nas áreas.
Colocado por: N Miguel OliveiraNa Suíça por exemplo... por vezes o piso duma sala ficava em cimento! Com um verniz e tal... mas em cimento! Aceitavável para muitos por lá... ou um vinilzito em rolo... Um autêntico ultraje em Portugal. Ou gradeamento com rede de galinheiro... lá perfeitamente normal. Em Portugal "esqueça"...Por acaso este ano vou lá. Vou ter em atenção esta conversa a ver se vejo o tal gradeamento com rede de galinheiro. Fiquei curioso.
Colocado por: AMG1Parece que as medidas do governo para facilitar o acesso dos jovens a habitaçãoO preço das rendas também disparou.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu nem me referia a processos de construção como tal. Obviamente terá que ver a zona...
Referia-me mais a coisas que não sendo essenciais, denotam uma "necessidade" dos portugueses, que os estrangeiros relativizavam (por questões de preço)... como acabamentos ou detalhes tipo:
Exemplo... a largura das portas de casa de banho? Quantas vezes vi portas de 60-65cm em Portugal?
Casas com 100m2?
E fora? Betão aparente como revestimento? Piscina? Ilha na cozinha? Revestidas a pedra? Pé-direito de 2.40m?
Já que mencionou a madeira... desde já lhe digo que vejo muitos mais soalhos em madeira maciça nas obras em Portugal que vejo fora. Na Suíça por exemplo... por vezes o piso duma sala ficava em cimento! Com um verniz e tal... mas em cimento! Aceitavável para muitos por lá... ou um vinilzito em rolo... Um autêntico ultraje em Portugal. Ou gradeamento com rede de galinheiro... lá perfeitamente normal. Em Portugal "esqueça"...
Colocado por: AMG1Parece que as medidas do governo para facilitar o acesso dos jovens a habitação, embora ainda sejam apenas um anúncio, ja estão a sortir efeito. É esta a tese destes senhores.
Colocado por: NostradamusE sendo o mercado de trabalho alemão extremamente competitivo e dinâmico, hoje um gajo trabalha em Munique, e daqui a 2 anos é permutado para Berlim. Para quê investir tanto dinheiro num "dormitório" temporário?
Tal como a questão dos carros, a questão das casas é cultural. Nem vale a pena comparar ou importar o modelo deles..
Colocado por: dmanteigas
Mas em parte o Ferreira tem razao quando diz que nao e esse tipo de poupanca que faz a diferenca.
Os meus pais compraram um apartamento em 1995 por 8 mil contos que venderam em 2000 por 19.5 mil contos. Estas subidas malucas de preco nao sao uma 'novidade absoluta'. A diferenca e que em 1995 ias ao banco, pedias 8 mil para a casa, 1000 para o recheio e levavas mais 2000 extra para imprevistos, a ganhares o equivalente atual a 1000e. Hoje em dia, esse mesmo apartamento de 8 mil contos custa 250 a 300 mil. Tens de juntar no 'minimo' entre 50 a 70 mil para entrada e despesas. E depois tens de ganhar mais de 1000e para o banco te aprovar o credito. Se te aprovar...
Sim, eu posso viver uma vida de miseravel e abdicar de ferias, jantar fora, roupas novas, etc e poupo mais rapido... mas a diferenca e que nao e fazer isso um ano. Na maioria dos casos, e fazer isso 10 anos. Nao e aceitavel.
Colocado por: dmanteigas
Mas em parte o Ferreira tem razao quando diz que nao e esse tipo de poupanca que faz a diferenca.
Os meus pais compraram um apartamento em 1995 por 8 mil contos que venderam em 2000 por 19.5 mil contos. Estas subidas malucas de preco nao sao uma 'novidade absoluta'. A diferenca e que em 1995 ias ao banco, pedias 8 mil para a casa, 1000 para o recheio e levavas mais 2000 extra para imprevistos, a ganhares o equivalente atual a 1000e. Hoje em dia, esse mesmo apartamento de 8 mil contos custa 250 a 300 mil. Tens de juntar no 'minimo' entre 50 a 70 mil para entrada e despesas. E depois tens de ganhar mais de 1000e para o banco te aprovar o credito. Se te aprovar...
Sim, eu posso viver uma vida de miseravel e abdicar de ferias, jantar fora, roupas novas, etc e poupo mais rapido... mas a diferenca e que nao e fazer isso um ano. Na maioria dos casos, e fazer isso 10 anos. Nao e aceitavel.