Colocado por: RicardoAVDEstar à 5 anos a sobreviver para pagar e amortizar a casa permitiu-me de uma casa de 240k dever 83k. Espero em mais 4 anos ter a casa toda paga. Não é facil ter um ordenado razoável e abdicar de quase tudo para ter a casa paga. Mas ainda só tenho 30 anos e tenho tempo de aproveitar.
Colocado por: ruimesquitaEnquanto custar 3 ou 4 vezes mais arrendar uma casa do que comprar, a maioria das pessoas vai comprar e este é o principal problema do arrendamento.
Colocado por: ferreiraj125Em Portugal deu-se cabo do mercado de arrendamento, de várias formas.
Arrendar não compensa em relação a comprar, é só mesmo para quem não tem opção ou tem muito dinheiro e não se importa do custo extra de arrendar casa.
Colocado por: RicardoAVDEspero em mais 4 anos ter a casa toda paga. Não é facil ter um ordenado razoável e abdicar de quase tudo para ter a casa paga. Mas ainda só tenho 30 anos e tenho tempo de aproveitar.Eu acho muito bem que dedique parte das suas poupanças a amortizar a casa. Mas atenção a esse sobreviver, também não vale a pena ser restritivo ao ponto de não aproveitar a vida. Nunca mais volta a ter 30 anos, e está naquela idade em que tem também de aproveitar o qb.
Colocado por: dmanteigas
Provavelmente tambem foram essas medidas que conduziram a isto:
Colocado por: pribeiroA titulo pessoal, recordo-me que para comprar um apartamento de 150k em 2005, tive que andar a poupar 50%/60% do meu ordenado para dar de entrada já que na altura só me emprestavam 90% e tinha que pagar do meu bolso todos os custos adicionais.O problema é que essa casa que em 2005 custava 150K, hoje custa uns 300K.
Colocado por: pribeiroFelizmente o meu ordenado para a altura era considerado alto (embora eu o considerasse baixo) e vivia na casa dos meus pais.O salário para a mesma funcão queo pribeiro exercia na altura e com os mesmos anos de experiência, provavelmente estagnou (se é que não baixou- quando corrigido pela inflação), e mesmo que tenha aumentado, aumentou sempre numa proporção muito inferior ao aumento do preço da habitação.
Colocado por: AMG1Mas não é habitual a variação das rendas acompanhar a variação do preço das casas e vv.?
Colocado por: AMG1Já percebi que tem a mesma fé que eu, quanto as medidas do governo para facilitar o acesso dos jovens a habitação.
Colocado por: HAL_9000Tem de haver equilibrio em tudo. No meu caso opto por amortizar 7-10k ao ano (extra prestações). Se conseguir fazer isso já me dou por feliz, e vou conseguindo aproveitar a vida tb.
Colocado por: Vítor MagalhãesQue advém do risco por parte dos senhorios.
Colocado por: HAL_9000O problema é que essa casa que em 2005 custava 150K, hoje custa uns 300K.
Colocado por: HAL_9000O salário para a mesma funcão queo pribeiro exercia na altura e com os mesmos anos de experiência, provavelmente estagnou (se é que não baixou- quando corrigido pela inflação), e mesmo que tenha aumentado, aumentou sempre numa proporção muito inferior ao aumento do preço da habitação.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Basicamente é isto. Se puder vender, liquidar o crédito, e ainda lhe sobrar dinheiro, já pode pagar a próxima casa dando uma entrada maior... logo menos juros a "deitar ao lixo" ou até comprar a pronto caso faça um downgrade... (quando os filhos saem de casa por exemplo).
Porém, por alguma razão emocional, em Portugal não costumámos fazer isso com a casa própria... acabando com "acarinharmo-nos" e investindo muito tempo, dinheiro e dedidação naquela casa em particular. Pelo que planeamos uma casa "para a vida", para todas as situações possíveis... para quando os filhos são pequenos, quando são grandes, quando chegam os netos... etc... Para quando temos visitas, para quando vem o compasso na Páscoa, espaço extra para guardar tralha, etc... E está "bem"...
Ora, no estrangeiro isto não é tão comum assim. É mais comum a troca de casa ao longo de vida. Então se for alugada, muito mais se vêem camiões de mudanças. Além disso, muitos elementos são partilhados com vizinhos/comunidade, tipo lavandarias, garagens, jardins, piscinas, churrasqueiras, etc etc...
Como disse antes, não acho que haja opões correctas ou incorrectas. Vai de cada um. E está tudo bem :)
Colocado por: pribeiroPor acaso devo ser uma excepção á regra, o meu salário em 19 anos quase que triplicouNão me referia seu salário atual. Passaram 19 anos, é normal que tenha aumentado (mesmo com uma crise pelo meio). Quando a crise surgiu o pribeiro já estava consolidado no mercado de trabalho, e tendo em conta esse aumento provavelmente adquiriu novas qualificações.
Colocado por: dmanteigas
Se e isso que lhe da felicidade, tudo bem.
Mas lembre-se que o tempo nao anda para tras.
Eu tenho 32 anos e sei que isto ja nao funciona como quando tinha 22.
Nao me arrependo nada de ter decidido aos 26 anos comprar uma mota de alta cilindrada e gastar uns milhares valentes em viagens, ao inves de fazer sacrificios para ter a casa. Porque se esperasse pelos 40... ja nao ia usufruir da mota da mesma maneira.
Mas cada um com a sua. Sao formas de ver a vida. Nao se criticam, aceitam-se.
Colocado por: HAL_9000Não me referia seu salário atual. Passaram 19 anos, é normal que tenha aumentado (mesmo com uma crise pelo meio). Quando a crise surgiu o primeiro já estava consolidado no mercado de trabalho.
O que eu me referia era ao salário atual para a função e nível de experiência que o primeiro exercia na altura.
Imagine que em 2005 era um engenheiro civil com experiência de 3 anos e ganhava x. Quanto ganha hoje um engenheiro civil com os mesmos 3 anos de experiência?
Colocado por: HAL_9000Não me referia seu salário atual. Passaram 19 anos, é normal que tenha aumentado (mesmo com uma crise pelo meio). Quando a crise surgiu o primeiro já estava consolidado no mercado de trabalho.
O que eu me referia era ao salário atual para a função e nível de experiência que o primeiro exercia na altura.
Imagine que em 2005 era um engenheiro civil com experiência de 3 anos e ganhava x. Quanto ganha hoje um engenheiro civil com os mesmos 3 anos de experiência?
Colocado por: Telhadoque tem 14 eng me disse que só 3 deles passam dos 2k por mês sendo um o director de produção que ganha quase 6k dois rondam os 2.5k e os restantes não chegam aos 2k isto tudo salários brutos ainda têm descontos.Eu até diria que isso são salários altos quando considerado o panorama geral. Um eng civil a ganhar 2,5k ao fim de 3 anos, ou de facto se destaca dos demais, ou trabalha na empresa do pai.