Colocado por: HAL_9000não admira que os jovens emigrem todos, sempre que se discute habitação em Portugal, tarde ou cedo lá surge a sugestão de emigrar.
Colocado por: HAL_9000Não pode é comprar um galinheiro a preço inflacionado, o que tendo em conta os preços que vejo anunciados diria que acontece mais do que seria desejável.
Colocado por: spvaleOs senhorios agradecem que continuem a pagar rendas...
Colocado por: N Miguel Oliveira
Quem agradece são os bancos, cada vez mais ricos. E os abutres do imobiliário se a economia cair um bocado.
Os senhorios coitados... são sempre os vilões para o Estado. E é em parte por isso que temos o mercado de arrendamento como temos.
Colocado por: N Miguel OliveiraA sua casa por exemplo, é facilmente colocada no mercado de arrendamento, com as características que tem?Sim, com uma renda que representaria o dobro do que me custa a prestação.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão percebo qual o problema com este tema.O problema é que quando eu falo neste tema, penso no país, no futuro do país e no futuro da sociedade que nele habita. O miguel quando fala neste tema, pensa apenas no futuro do jovem que emigra.
Como bracarense, Lisboa fica-me bastante mais longe que Vigo por exemplo.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe vir a Europa como o seu país, não lhe causaria tanta confusão.Não me causa confusão no setido de me mover para Lisboa ou para berlim, mas causa-me confusão pelo que elenquei anteriormente.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão há verdades absolutas. Aquilo que vale para um, pode não resultar com o vizinho.Obviamente que não há verdades absolutas. Se eu questiono a flexibilidade que as rendas permitem, é porque as rendas atualmente são completamente disparatadas face ao rendimento que se aufere. Tenho uma colega minha que paga 2200 euros de renda por um T2 perfeitamente banal em Alcântara. Se isto é flexibilidade, então eu prefiro a prisão do CH.
Colocado por: N Miguel Oliveiratodos vimos a quantidade de "nervosismos" com as taxas variáveis contratadasEu fui uma das pessoas com esses nervosismos, mas eu tinha a certeza que, a não ser que as taxas de juro fossem para valores completamente estratosféricos, nunca estaria em causa a minha capacidade de pagar a prestação. As pessoas têm é de ter disciplina financeira na hora de contrair os créditos e não irem ao limite da sua taxa de esforço.
Colocado por: N Miguel Oliveira2011-2013 não foi assim há tanto tempo para que nos tenhamos esquecido de tudo o que aconteceu.Certo, mas o Miguel também sabe quem em 2011-2013 muitas das pessoas que se viram obrigas a vender em baixa tinham pedido de empréstimo 100% do valor da casa, + um extra para a mobília, carro e férias.
Colocado por: spvale
Os bancos ganham quer o mercado suba quer desça, basicamente ou lucram com os juros ou lucram os os imóveis perdidos pelas pessoas...
Colocado por: AMG1Os bancos em Portugal descobriram como passar para muitos clientes um dos maiores riscos do seu negócio: o risco de variaçãoEssa descoberta não tem nada de genial, é só fazer ofertas da treta em termos de taxa fixa, ou não as fazer de todo :).
da tx de juro.
Colocado por: HAL_9000Essa descoberta não tem nada de genial, é só fazer ofertas da treta em termos de taxa fixa, ou não as fazer de todo :).
Mas sim, é como diz, a culpa é dos clientes, não aceitassem eles essas condições e eventualmente as ofertas teriam de mudar.
Colocado por: AMG1A grande maioria dos seus congeneres europeus não o conseguem fazer.A maioria dos seus congéneres europeus não opera num país de pobretanas que vivem de estivar o lençol, quando cobrem a cabeça, descobrem os pés, etc. E depois já se sabe com os pés frios, não se pensa em condições.
Colocado por: AMG1não quis ser ainda mais deselegante para quem ia ler.Penso que ninguém neste momento já questiona a falta de literacia financeira, misturada com burrice pura, que grassa no nosso país.
Colocado por: dmanteigasIsto so para dar mais uma perspectiva relativamente a tal 'flexibilidade'. Nao quer dizer que este tipo de ligacao emocional tambem nao se crie numa casa arrendada, mas e certamente mais facil ser objetivo.
Colocado por: AMG1Não tem nada de genial?De facto não, é só dizer: Tu ganhas mal, as tuas poupanças são miseráveis, a casa que queres comprar é cara, só te empresto se aceitares estas condições.
Colocado por: spvalepode até investir em acções e ter uma melhor rentabilidade mas no final de contas o que interessa é ter o dinheiro a trabalhar para si e dinheiro faz dinheiro é preciso tempo e paciência.
Colocado por: N Miguel OliveiraComo o Hal bem diz "neste momento"... as coisas estão assim.
Porém, com crédito de 20-40 anos, é normal que esse crédito atravesse ciclos diferentes também.
Colocado por: HAL_9000O problema é que quando eu falo neste tema, penso no país, no futuro do país e no futuro da sociedade que nele habita. O miguel quando fala neste tema, pensa apenas no futuro do jovem que emigra.
Colocado por: ferreiraj125Há uma diferança fundamental entre pagar uma renda e pagar uma prestação.
Uma prestação dum credito a taxa variavel pode subir com a subida dos juros, mas essa subida está sempre associada ao valor em divida, que está associado ao preço da casa no momento em que foi comprada, e que vai diminuindo ao longo da duração do emprestimo.
Já uma renda tende a ter uma subida acumulativa com os anos, acompanhando a inflação.
Quem viu a prestação subir por causa da subida dos juros, quando os juros voltarem a valores anteriores vai voltar a pagar a prestação que pagava há uns anos. Já as rendas, podem baixar, mas nunca voltam a valores de muitos anos antes, pois a tendencia é ser uma subida acumulativa.
Uma pessoa com um credito há 10 anos, está a pagar juros sobre um valor em divida que é inferior àquilo que a casa custava há 10 anos (ou seja, muito menos do que custaria hoje em dia).
Mesmo com juros elevados, provavelmente paga menos do que uma renda para um imovel equivalente, porque os preços há 10 anos eram muito mais baixos.
Colocado por: Solivaporque não haveria alguém de se aproveitar de tempos de incerteza para adquirir em época alta de penhor
Colocado por: HAL_9000No fundo esse nervosismo deve ser o mesmo que quem arrenda experimenta sempre que um contrato não é renovado e a renda tem um aumento significativo. Comprar não é isento de risco, no entanto fica com algo palpável após liquidar o empréstimo.