Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: HAL_9000Qual é que é a agenda que esses 21 deputados defendem perante os 96 deputados alemães, 81 franceses, 76 italianos, etc? que me interessa a mim que sejam preciso mais votos alemães que portugueses para eleger um deputado quando na prática existem 4x mais deputados alemães que portugueses?

Precisamente por isso que votámos como votámos. Porque achámos que o voto nada vale. E que pouco importámos.
    Então, é bem melhor resignarmo-nos ao nosso triste fado à espera dum D. Sebastião qualquer ou por arte de magia.

Colocado por: HAL_9000Mas estamos a falar do preço da habitação em Portugal, e o Miguel rebate com as eleições americanas.
    Não, não estava. Estava a dizer que "não se sentia europeu porque recebe menos" (e não sobre habitação). Também desde já lhe digo. Não é a pensar assim que chega lá. Pode ir tirando esse cavalinho da chuva...
  2. Colocado por: HAL_9000Não me diga que o que a maior parte dos europeus faz é emigrar para fora do seu pais de origem para poderem viver condignamente, é isso? A raíz do sucesso dos paises europeus com melhor qualidade de vida é essa?

Não Hal. É ver que na Europa não há fronteiras no momento de negociar. E aquilo que você chama "emigrar" só existe na sua cabeça, porque não há fronteiras físicas na UE (nas zonas mais afortunadas) e por vezes nem com países com acordos diplomáticos... como não as há entre a terrinha e Lisboa. O facto de Portugal estar geograficamente encostado a um canto deveria ser uma adversidade mais do que suficiente, para ainda estarmos nós próprios a atirar pedras para o caminho. E sim, o que menos faltam são "migrantes" por essa Europa fora, pois não é por um napolitano viver em Turim... que vive mais perto (ou se sente mais adaptado) que provavelmente o Hal estaria da terrinha se vivesse em Madrid.

E dependendo do que faz, nem precisa de emigrar para "trabalhar" com a economia europeia, CPLP, resto do mundo...
    Pode ir a Berlim em negócios e em passeio em simultâneo. Não precisa de ver o estrangeiro apenas como destino turístico, nem ver tudo a preto e branco ou com fatalidade.

Acho que parte do nosso problema (baixos salários) advém também da ténue relação com os nossos parceiros europeus... na esperança de resolvermos tudo sozinhos. Qualquer relação com a arte do desenrascanso e a mania autodidacta é mera coincidência.
  3. Colocado por: HAL_9000Hoje vou dormir com a sensação de dever cumprido.

E com uma dívida no banco :)
    (não leve a mal, estou a pegar consigo, eu até gosto de sí)

O que quero dizer é o mesmo desde ínicio.
    Os bancos são uma óptima ferramenta e ainda bem que existem.
    Se são a única opção? Não, longe disso.

Há quem durma descansado por não dever nada a ninguém.
    Porque pagou a pronto depois de ter vivido de aluguer, porque o foco estava no que se ganhava (salário, remuneração, rendimentos, etc), e não no que se gastava (prestação vs renda).

Ambas opções existem e são válidas.
    • AMG1
    • 1 outubro 2024
    Colocado por: HAL_9000Outro user que percebeu exatamente a minha mensagem.
    Basicamente é a velha máxima do pessoal da IL: os pobres são pobres porque querem ser pobres e porque não fazem nada para deixar de ser pobres.

Hoje vou dormir com a sensação de dever cumprido.

Em contrapartida eu vou passar uma noite de insónias, a pensar onde é que eu me enganei para alguém confundir as minhas opiniões com a doutrina da IL.
    O que vale é que o HAL_9000 é um tipo divertido e isto foi só a ultima laracha da noite.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  4. Colocado por: N Miguel OliveiraEstava a dizer que "não se sentia europeu porque recebe menos" (e não sobre habitação).
    claro que era. É habitação, é comida, é o que quiser. No fim do dia o que interessa é o esforço que faz para comparar o que precisa, e o que sobra no fim.

Colocado por: N Miguel OliveiraTambém desde já lhe digo. Não é a pensar assim que chega lá. Pode ir tirando esse cavalinho da chuva...
    Tem razão, devo pensar que o mercado e global e mais n sei o quê. A questão é precisamente essa o mercado europeu é aberto, mas a convergência da UE não atenuou de forma eficiente as diferenças na qualidade de vida sentida nos diversos países que a compõem. É perfeitamente legítimo eu querer fazer a minha vida no país em que nasci, e questionar as políticas que o mantêm atrasado em relação a diversos outros países da comunidade a que pertence. Não entendo porque lhe faz isto tanta comichão.

Colocado por: N Miguel OliveiraNão Hal. É ver que na Europa não há fronteiras no momento de negociar.
    E o que é que isso tem a ver com o facto de a forca produtiva da alemanha nao ter de emigrar, contribuindo assim para o PIB alemão, ao contrário da portuguesa, que na verdade tb deve ir contribuir para o PIB alemão.

Colocado por: N Miguel OliveiraE dependendo do que faz, nem precisa de emigrar para "trabalhar" com a economia europeia, CPLP, resto do mundo...
    O Miguel é um chato do caraças. Mas eu algum dia disse que essa possibilidade não existiam? Eu só disse que o país deixar sair a mão de obra que forma é mau para a sua economia, e por arrasto é mau para toda gente que vive neste canto da Europa e não noutro qualquer.

Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que parte do nosso problema (baixos salários) advém também da ténue relação com os nossos parceiros europeus... na esperança de resolvermos tudo sozinhos.
    Aqui não discordo.

Colocado por: N Miguel OliveiraQualquer relação com a arte do desenrascanso e a mania autodidacta é mera coincidência.
    diga logo que o que o chateia é a relação dos portugueses com os arquitectos homem. Deixe já o desenrascanso. o desenrascanso, o autodidata, o DIY é uma característica inerente aos pobres. A questão é se são pobres por serem autodidatas ,ou se tem de ser autodidatas por serem pobres
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  5. Colocado por: N Miguel OliveiraE com uma dívida no banco :)
    (não leve a mal, estou a pegar consigo, eu até gosto de sí)
    Deixe la a minha divida ao banco que se tudo correr bem estará paga antes de atingir a maturidade de 15 anos.
    É precisamente essa divida que me permite dormir descansado a noite.

Colocado por: N Miguel OliveiraSe são a única opção? Não, longe disso.
    e onde é que eu disse que eram a única? O que referi é que tendo em conta a taxa de esforço atual para pagar as rendas em Portugal, são provavelmente a melhor opção. No meu caso foi, tendo em conta o que eu pagava de renda, a casa onde moro actualmente ficava paga em 7 anos.
    No caso de outra pessoa pode ser completamente diferente.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  6. Colocado por: N Miguel OliveiraHá quem durma descansado por não dever nada a ninguém.
    Se viver em casa arrendada, em princípio deve ao senhorio.

Colocado por: N Miguel OliveiraPorque pagou a pronto depois de ter vivido de aluguer,
    E se fazendo empréstimo conseguir pagar a casa mais rápido do que conseguiria ao arrendar e juntar dinheiro para pagar a pronto. É legítimo também? Ou nem por isso?

Só não percebo porque assume que quem arrenda tem o foco no que ganhava (salário, remuneração, rendimentos, etc), e quem recorre a CH tem o foco no que se gastava (prestação vs renda).
  7. Colocado por: HAL_9000E o que é que isso tem a ver com o facto de a forca produtiva da alemanha nao ter de emigrar, contribuindo assim para o PIB alemão, ao contrário da portuguesa, que na verdade tb deve ir contribuir para o PIB alemão.

Mas porque toda e qualquer interação que o Hal vislumbra para com o estrangeiro é a emigração?
    Há vida além disso, sobretudo hoje em dia com os meios digitais e tudo mais.
    Não precisa de ver um alemão na sua rua, para ver muitos carros alemães por exemplo.

Colocado por: HAL_9000É perfeitamente legítimo eu querer fazer a minha vida no país em que nasci

Perfeitamente. É o mais natural até.
  8. Colocado por: HAL_9000O Miguel é um chato do caraças. Mas eu algum dia disse que essa possibilidade não existiam? Eu só disse que o país deixar sair a mão de obra que forma é mau para a sua economia, e por arrasto é mau para toda gente que vive neste canto da Europa e não noutro qualquer.

Pois sou. Encontro outro que me dá trela e só se queixa ehehhe

Com o que diz, creio que ninguém deve discordar. Óbvio que perdemos todos como país ao perder mão de obra, à excepção eventualmente do próprio tipo que emigrou.
  9. Colocado por: HAL_9000diga logo que o que o chateia é a relação dos portugueses com os arquitectos homem. Deixe já o desenrascanso. o desenrascanso, o autodidata, o DIY é uma característica inerente aos pobres. A questão é se são pobres por serem autodidatas ,ou se tem de ser autodidatas por serem pobres

Não. São pobres por serem pouco productivos.
    E já sabe porque é que são pouco productivos, não sabe?

Que humor Hal.
    Vá dormir eheheh, vê-se que não sou eu que ando chateado nem preocupado com nada, nem com imigrantes, nem com o país, nem com a Euribor...
    Está tudo pago deste lado :) Nem banco, nem senhorios.
  10. Colocado por: HAL_9000Só não percebo porque assume que quem arrenda tem o foco no que ganhava (salário, remuneração, rendimentos, etc), e quem recorre a CH tem o foco no que se gastava (prestação vs renda).

Não viu os comentários para trás pois não?
    Esse foi precisamente o desencadear destes comentários todos.
    Do rudimentar argumento do "pago mais de prestação que de renda" como que se a discussão acabasse aí.

Colocado por: HAL_9000e onde é que eu disse que eram a única?

Idem.
  11. Colocado por: HAL_9000É precisamente essa divida que me permite dormir descansado a noite.

No final isso é o mais importante.

E como bem disse,
    Colocado por: HAL_9000No caso de outra pessoa pode ser completamente diferente.
  12. Colocado por: N Miguel OliveiraE já sabe porque é que são pouco produtivos, não sabe?
    porque a nossa economia não consegue reter a mão de obra qualificada que o país forma, a qual necessaria para transformar a economia.

Colocado por: N Miguel Oliveiranão sou eu que ando chateado nem preocupado com nada, nem com imigrantes, nem com o país, nem com a Euribor...
    e no entanto não ha tópico que toque nesses assuntos que o Miguel nao esteja lá batido.
  13. Quando se le certos comentarios, nao e dificil perceber porque motivo Portugal sempre foi um pais maioritariamente de esquerda.

Entao agora a culpa da esmagadora maioria dos creditos a habitacao serem feitos com taxa variavel.... e dos bancos? :)
    Em Portugal ha esta tendencia de achar que a culpa e sempre dos outros e o estado tem sempre a obrigacao de ser o Papa que guia a nossa vida. Houve um incendio, fiquei sem casa e nao tenho seguro? O Estado Papa tem de suportar a despesa. Fiz um contrato de credito a taxa variavel e surprise surprise as taxas subiram e agora a prestacao aumentou 400e/mes? O Estado Papa tem de ter medidas para me ajudar a lidar com as consequencias da decisao que eu tomei. Nao consigo fazer poupanca para as ferias e prendas de natal? O estado papa tem de distribuir o meu rendimento anual por 14 meses para receber mais no verao e no natal :)

Vamos la ver uma coisa... com base em dados historicos, a taxa variavel compensa sempre mais na vida toda do credito que a taxa fixa. Desde que em periodos de flutuacao da taxa de juro, eu tenha capacidade para absorver aumentos do credito. E um bocado a historia da cigarra e da formiga... Agora a verdade e que uma grande parte da populacao devia ter optado por taxa fixa antes de 2021 para se proteger destas flutuacoes. As pessoas nunca tomam as melhores decisoes, porque ha sempre o estado Papa a cobrir tudo. Nao fazem seguros porque se correr mal o estado paga, nao fazem taxa fixa porque se a taxa subir o estado ajuda. Mas nao vamos inverter as 'culpas'. A culpa e do cidadao que toma as decisoes. No limite, aceito que o cidadao culpe o Estado pela baixa literacia financeira geral. Porque em PT, em 2024, e perfeitamente possivel um aluno fazer 12 anos de escolaridade obrigatoria e saber identificar corretamente 17 identidades de genero e 23 preferencias sexuais, mas nao saber como se apura o IRS, como ler uma FINE de um credito ou sequer os basicos de legislacao laboral para perceber os pontos chave de um contrato de trabalho. Mas isso e outra discussao...

Colocado por: N Miguel OliveiraAmbas opções existem e são válidas.

Ora... e como eu tenho repetido insistentemente. Estas discussoes nao podem ser tidas com base no ciclo economico atual. Taxa de juro 0 durante quase uma decada e subidas medias dos precos das casas na ordem dos 7 a 10% ano nao sao o 'normal'.
    Se entrassemos na maquina do tempo e regressassemos a 2013 toda a gente ia achar absurdo o que se defende por aqui relativamente ao debate aquisicao vs arrendamento.

Colocado por: AMG1Não seria muito mais simples assumir que é assim porque os clientes prtugueses aceitam e ponto final!

Sabe que aquilo que voce deseja ja existiu no passado e teve resultados fantasticos!
    Os bancos emprestavam tudo a toda a gente, todos eram bem recebidos e bem tratados.

Diz-se por ai que essa falta de controlo levou a um pequeno inconveniente onde tivemos que meter uns cobres valentes nos bancos para nao falirem todos e inclusive alguns faliram mesmo.

Deixem estar os bancos como estao agora. A emprestar com criterio, a terem lucros e com racios que nos deixam descansados enquanto contribuintes. E preferencialmente, a evoluir no sentido de um problema num banco sistemico, deixar de ser um problema do contribuinte.

Colocado por: Soliva2. A pouca oferta de Habitação/ construção para a classe média , vai alimentar a especulação.

Acho que era capaz de concordar integralmente com tudo o que escreveu o Soliva, excepto com esta afirmacao que eu acho extremamente importante desmontar nao aqui, mas na sociedade portuguesa.

Porque ao criar essa ideia de que existe 'especulacao' no mercado imobiliario, cria-se tambem outra ideia de que existe uma bolha imobiliaria. O que nao e verdade... e se identificamos mal o problema, nunca poderemos apresentar boas solucoes, como diz muitas vezes o Jorge Marrao. Nao existe qualquer especulacao no mercado imobiliario para a classe media (ou ate qualquer outra classe). Ninguem anda a reter imoveis na expectativa de os vender mais caros no futuro. E precisamente o oposto. Um construtor comeca um predio hoje que vai estar pronto no final de 2026, e chega ao final do primeiro semestre de 2025 com 70% dos fogos com CPCV. Porque e que os precos crescem? Nao e um fenomeno da natureza. E apenas uma consequencia muito pratica da lei da oferta e da procura. Se eu em 2024 comecei um predio, a meio de 2025 tenho-o 70% vendido, o que acontece aos precos dos restantes 30%? Vou continuar a vender a 100? Ou vou pedir 110? E se no final de 2025 tenho 100% do predio vendido, no proximo predio continuo a pedir 110 ou 120? Nao ha aqui nada de especulativo.

Eu em 2016 conseguia comprar uma gamebox para os jogos do Sporting por 59e. Hoje em dia a mais barata custa ai 150. Tambem ha especulacao nos bilhetes anuais para jogos do Sporting?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, sirius86
  14. Colocado por: dmanteigasEntao agora a culpa da esmagadora maioria dos creditos a habitacao serem feitos com taxa variavel.... e dos bancos? :)
    Relativamente a esta questão, o meu ponto foi só um: a oferta comercial dos bancos portugueses no que concerne a taxas fixas, é no mínimo ridicula (por comparação com os congeneres europeus). Tão só isto.

Perante isto, obviamente que cada um deve assumir a responsabilidade das decisões que toma, mesmo tendo em conta a recente condenação por ter ficado provado que os bancos falsearam a concorrência (penso que também já todos percebemos que no que concerne a concorrência,Portugal é um regabofe).

Quanto à necessidade do estado papá, olhe que não são só os clientes dos bancos que precisam dele quando se vêm apertados :)
  15. Colocado por: HAL_9000Relativamente a esta questão, o meu ponto foi só um: a oferta comercial dos bancos portugueses no que concerne a taxas fixas, é no mínimo ridicula (por comparação com os congeneres europeus). Tão só isto.

Isto e uma daquelas mentiras bem contadas para desresponsabilizar as pessoas.
    Havia muita oferta de taxa fixa pre-2021.

Agora e obvio que com Euribor negativa, para o 'tuga comum' uma 'taxa fixa' que mete a prestacao 150e/mes mais cara e so para quem e burro! Eu conheco nao 1 mas varios casos de malta que fez Credito HPP nessa altura em taxa fixa a 30 anos que conseguiu fixar a taxa em valores na ordem dos 1.5 a 2%.

Pode dizer que o banco nao promovia isto, obviamente, pois que banco e que conquista clientes a dizer 'temos aqui uma oferta fantastica de taxa fixa que mete a prestaca mais cara que a variavel!'.

Colocado por: HAL_9000Quanto à necessidade do estado papá, olhe que não são só os clientes dos bancos que precisam dele quando se vêm apertados :)

Pois nao, e o Estado deve estar la para quando realmente precisamos dele. Como saude, educacao, justica, seguranca...

Agora para 'proteger' dos aumentos das taxas de juro quem faz creditos com taxa variavel? Poupem-me
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16. Colocado por: dmanteigasEu conheco nao 1 mas varios casos de malta que fez Credito HPP nessa altura em taxa fixa a 30 anos que conseguiu fixar a taxa em valores na ordem dos 1.5 a 2%.
    No caso do crédito a construção não faziam fixa ( pelo menos no Santander). Isso tb eu fui ver nessa altura.

Mas é um facto que nessa altura houve oferta (não sei se em linha com o que se praticava por essa Europa fora ou não). De resto, considera que a oferta de condições de taxa fixa esta alinhada com o restante mercado europeu? Para além de não a promoverem, mas isso já são outros 500, não teriam de o fazer, as pessoas é que deveriam estar educadas para o fazer.

Nada disto tira responsabilidade a quem contrata os CH, é simplesmente um reflexo do mercado que temos. Tal como o é também o preço das telecomunicações ou da alimentação.

Colocado por: dmanteigasAgora para 'proteger' dos aumentos das taxas de juro quem faz creditos com taxa variavel?
    Pelo menos a mim nunca me viu a defender isso. O que eu disse na altura e continuo a dizer é que gostaria que o estado me desse a possibilidade de deduzir no meu IRS parte dos juros que pago, tal como permite a quem fez CH antes de 2011. É que assim discrimina-me simplesmente por ser novo de mais.

Quando falei do estado papa na citação acima referia-me aos bancos mesmo que na última crise também fizeram o seu choradinho para o papa dar uma mãozinha. Como vê não são só os clientes dos bancos que estão a espera do paizinho.
    • AMG1
    • 1 outubro 2024
    Colocado por: dmanteigas

Sabe que aquilo que voce deseja ja existiu no passado e teve resultados fantasticos!
    Os bancos emprestavam tudo a toda a gente, todos eram bem recebidos e bem tratados.

Diz-se por ai que essa falta de controlo levou a um pequeno inconveniente onde tivemos que meter uns cobres valentes nos bancos para nao falirem todos e inclusive alguns faliram mesmo.

Deixem estar os bancos como estao agora. A emprestar com criterio, a terem lucros e com racios que nos deixam descansados enquanto contribuintes. E preferencialmente, a evoluir no sentido de um problema num banco sistemico, deixar de ser um problema do contribuinte.

Então mas você agora tambem se dedica a adivinhar os desejos alheios. Ainda por cima sem necessidade disso. Basta ler (leu mesmo?) O que eu escrevi para perceber que eu não tenho nada nem contra os bancos nem contra o que eles ganham ou deixam de ganhar. Apenas fiz referência ao óbvio, para muita gente, embora não para todos, que o custo do credito à habitação (mas não só) é, em geral, mais elevado no resto da europa, porque os clientes aceitam.
    Vê nisto alguma coisa contra os bancos?
    Depois o que aconteceu na ultima crise aos bancos, pouco teve que ver com a concorrência e se teve, então mostra que o problema existiu porque os bancos foram incompetentes a lidar com um ambiente mais concorrêncial, nomeadamente porque a resposta que deram ao aumento da concorrencia foi descurar o risco.
    Eu não tenho nada contra os bancos, o que no meu caso até seria um absurdo, mas sei que, nalguns segmentos de mercado, a relação entre clientes e bancos esta fortemente desequilibrada, só que reconhecer isto não é ser contra a concorrencia, muito pelo contrario é querer que ela funcione em favor de todos.
    O estranho é que isto tenha de ser dito a alguém que se vê a si próprio como um liberal, ou será que o liberalismo, tal como a tal treta da destruição criativa, também é só para aplicar quando dá jeito ou nao houver problemas em aplicar?
    Quanto a gestão actual dos bancos, a questão não é se me deixam a mim ou a si descansados, mas sim se deixam os seus acionistas descansados, você sabe isso?
    Aquando da outra crise, teve alguma indicação sobre o que pensavam os acionistas sobre o que se passava enquanto a asneira andava a ser feita, seria que estavam preocupados, ou pelo contrario estavam apenas felizes e contentes, porque a cada trimestre os resultados eram sempre melhores e as suas acções não paravam de valorizar?
    A verdade é que nem você, nem muita gente sabe se não estamos ou não a caminhar para outra situação parecida. O que não é de estranhar, porque para tratar disso existe a regulação que deverá estar a zelar para que não aconteça. Só que regulação já existia e ...
    Se consegue adivinhar os meus desejos, então também sabe que prezo bastante que os resultados dos bancos sejam os melhores e que sejam sustentáveis, até porque suspeito que a minha qualidade de vida futura, talvez dependa mais disso do que sua.
  17. Colocado por: lots_jokert1 fresquinho em Fânzeres por 180k.

https://www.youtube.com/watch?v=26PfPzL4ys4&ab_channel=epsy

Gostei deste comentário...

"Nao se metam em creditos agora , isto vai arrebentar nao falta muito".

0.1053 seg. NEW