Colocado por: HAL_9000Qual é que é a agenda que esses 21 deputados defendem perante os 96 deputados alemães, 81 franceses, 76 italianos, etc? que me interessa a mim que sejam preciso mais votos alemães que portugueses para eleger um deputado quando na prática existem 4x mais deputados alemães que portugueses?
Colocado por: HAL_9000Mas estamos a falar do preço da habitação em Portugal, e o Miguel rebate com as eleições americanas.Não, não estava. Estava a dizer que "não se sentia europeu porque recebe menos" (e não sobre habitação). Também desde já lhe digo. Não é a pensar assim que chega lá. Pode ir tirando esse cavalinho da chuva...
Colocado por: HAL_9000Não me diga que o que a maior parte dos europeus faz é emigrar para fora do seu pais de origem para poderem viver condignamente, é isso? A raíz do sucesso dos paises europeus com melhor qualidade de vida é essa?
Colocado por: HAL_9000Hoje vou dormir com a sensação de dever cumprido.
Colocado por: HAL_9000Outro user que percebeu exatamente a minha mensagem.
Basicamente é a velha máxima do pessoal da IL: os pobres são pobres porque querem ser pobres e porque não fazem nada para deixar de ser pobres.
Hoje vou dormir com a sensação de dever cumprido.
Colocado por: N Miguel OliveiraEstava a dizer que "não se sentia europeu porque recebe menos" (e não sobre habitação).claro que era. É habitação, é comida, é o que quiser. No fim do dia o que interessa é o esforço que faz para comparar o que precisa, e o que sobra no fim.
Colocado por: N Miguel OliveiraTambém desde já lhe digo. Não é a pensar assim que chega lá. Pode ir tirando esse cavalinho da chuva...Tem razão, devo pensar que o mercado e global e mais n sei o quê. A questão é precisamente essa o mercado europeu é aberto, mas a convergência da UE não atenuou de forma eficiente as diferenças na qualidade de vida sentida nos diversos países que a compõem. É perfeitamente legítimo eu querer fazer a minha vida no país em que nasci, e questionar as políticas que o mantêm atrasado em relação a diversos outros países da comunidade a que pertence. Não entendo porque lhe faz isto tanta comichão.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão Hal. É ver que na Europa não há fronteiras no momento de negociar.E o que é que isso tem a ver com o facto de a forca produtiva da alemanha nao ter de emigrar, contribuindo assim para o PIB alemão, ao contrário da portuguesa, que na verdade tb deve ir contribuir para o PIB alemão.
Colocado por: N Miguel OliveiraE dependendo do que faz, nem precisa de emigrar para "trabalhar" com a economia europeia, CPLP, resto do mundo...O Miguel é um chato do caraças. Mas eu algum dia disse que essa possibilidade não existiam? Eu só disse que o país deixar sair a mão de obra que forma é mau para a sua economia, e por arrasto é mau para toda gente que vive neste canto da Europa e não noutro qualquer.
Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que parte do nosso problema (baixos salários) advém também da ténue relação com os nossos parceiros europeus... na esperança de resolvermos tudo sozinhos.Aqui não discordo.
Colocado por: N Miguel OliveiraQualquer relação com a arte do desenrascanso e a mania autodidacta é mera coincidência.diga logo que o que o chateia é a relação dos portugueses com os arquitectos homem. Deixe já o desenrascanso. o desenrascanso, o autodidata, o DIY é uma característica inerente aos pobres. A questão é se são pobres por serem autodidatas ,ou se tem de ser autodidatas por serem pobres
Colocado por: N Miguel OliveiraE com uma dívida no banco :)Deixe la a minha divida ao banco que se tudo correr bem estará paga antes de atingir a maturidade de 15 anos.
(não leve a mal, estou a pegar consigo, eu até gosto de sí)
Colocado por: N Miguel OliveiraSe são a única opção? Não, longe disso.e onde é que eu disse que eram a única? O que referi é que tendo em conta a taxa de esforço atual para pagar as rendas em Portugal, são provavelmente a melhor opção. No meu caso foi, tendo em conta o que eu pagava de renda, a casa onde moro actualmente ficava paga em 7 anos.
Colocado por: N Miguel OliveiraHá quem durma descansado por não dever nada a ninguém.Se viver em casa arrendada, em princípio deve ao senhorio.
Colocado por: N Miguel OliveiraPorque pagou a pronto depois de ter vivido de aluguer,E se fazendo empréstimo conseguir pagar a casa mais rápido do que conseguiria ao arrendar e juntar dinheiro para pagar a pronto. É legítimo também? Ou nem por isso?
Colocado por: HAL_9000E o que é que isso tem a ver com o facto de a forca produtiva da alemanha nao ter de emigrar, contribuindo assim para o PIB alemão, ao contrário da portuguesa, que na verdade tb deve ir contribuir para o PIB alemão.
Colocado por: HAL_9000É perfeitamente legítimo eu querer fazer a minha vida no país em que nasci
Colocado por: HAL_9000O Miguel é um chato do caraças. Mas eu algum dia disse que essa possibilidade não existiam? Eu só disse que o país deixar sair a mão de obra que forma é mau para a sua economia, e por arrasto é mau para toda gente que vive neste canto da Europa e não noutro qualquer.
Colocado por: HAL_9000diga logo que o que o chateia é a relação dos portugueses com os arquitectos homem. Deixe já o desenrascanso. o desenrascanso, o autodidata, o DIY é uma característica inerente aos pobres. A questão é se são pobres por serem autodidatas ,ou se tem de ser autodidatas por serem pobres
Colocado por: HAL_9000Só não percebo porque assume que quem arrenda tem o foco no que ganhava (salário, remuneração, rendimentos, etc), e quem recorre a CH tem o foco no que se gastava (prestação vs renda).
Colocado por: HAL_9000e onde é que eu disse que eram a única?
Colocado por: HAL_9000É precisamente essa divida que me permite dormir descansado a noite.
Colocado por: HAL_9000No caso de outra pessoa pode ser completamente diferente.
Colocado por: N Miguel OliveiraE já sabe porque é que são pouco produtivos, não sabe?porque a nossa economia não consegue reter a mão de obra qualificada que o país forma, a qual necessaria para transformar a economia.
Colocado por: N Miguel Oliveiranão sou eu que ando chateado nem preocupado com nada, nem com imigrantes, nem com o país, nem com a Euribor...e no entanto não ha tópico que toque nesses assuntos que o Miguel nao esteja lá batido.
Colocado por: N Miguel OliveiraAmbas opções existem e são válidas.
Colocado por: AMG1Não seria muito mais simples assumir que é assim porque os clientes prtugueses aceitam e ponto final!
Colocado por: Soliva2. A pouca oferta de Habitação/ construção para a classe média , vai alimentar a especulação.
Colocado por: dmanteigasEntao agora a culpa da esmagadora maioria dos creditos a habitacao serem feitos com taxa variavel.... e dos bancos? :)Relativamente a esta questão, o meu ponto foi só um: a oferta comercial dos bancos portugueses no que concerne a taxas fixas, é no mínimo ridicula (por comparação com os congeneres europeus). Tão só isto.
Colocado por: HAL_9000Relativamente a esta questão, o meu ponto foi só um: a oferta comercial dos bancos portugueses no que concerne a taxas fixas, é no mínimo ridicula (por comparação com os congeneres europeus). Tão só isto.
Colocado por: HAL_9000Quanto à necessidade do estado papá, olhe que não são só os clientes dos bancos que precisam dele quando se vêm apertados :)
Colocado por: dmanteigasEu conheco nao 1 mas varios casos de malta que fez Credito HPP nessa altura em taxa fixa a 30 anos que conseguiu fixar a taxa em valores na ordem dos 1.5 a 2%.No caso do crédito a construção não faziam fixa ( pelo menos no Santander). Isso tb eu fui ver nessa altura.
Colocado por: dmanteigasAgora para 'proteger' dos aumentos das taxas de juro quem faz creditos com taxa variavel?Pelo menos a mim nunca me viu a defender isso. O que eu disse na altura e continuo a dizer é que gostaria que o estado me desse a possibilidade de deduzir no meu IRS parte dos juros que pago, tal como permite a quem fez CH antes de 2011. É que assim discrimina-me simplesmente por ser novo de mais.
Colocado por: dmanteigas
Sabe que aquilo que voce deseja ja existiu no passado e teve resultados fantasticos!
Os bancos emprestavam tudo a toda a gente, todos eram bem recebidos e bem tratados.
Diz-se por ai que essa falta de controlo levou a um pequeno inconveniente onde tivemos que meter uns cobres valentes nos bancos para nao falirem todos e inclusive alguns faliram mesmo.
Deixem estar os bancos como estao agora. A emprestar com criterio, a terem lucros e com racios que nos deixam descansados enquanto contribuintes. E preferencialmente, a evoluir no sentido de um problema num banco sistemico, deixar de ser um problema do contribuinte.
Colocado por: lots_jokert1 fresquinho em Fânzeres por 180k.
https://www.youtube.com/watch?v=26PfPzL4ys4&ab_channel=epsy