Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Vítor Magalhães
    No "centro" do Porto 😂😂😂😂😂

O mal é que há sempre quem compre.

Mesmo assim é barato , se compararmos com Lisboa onde um T1 similar custará no mínimo o dobro do valor.
    • AMG1
    • 5 outubro 2024
    Colocado por: reg

A maltinha tem de parar de colar sempre o Chega, PS e esquerda juntos podem fazer tudo que quiserem, porque têm "maioria" no parlamento, caso o Chega se abstenha.

.....caso o Chega se abstenha...percebe?
    • AMG1
    • 5 outubro 2024
    Colocado por: HAL_9000
    Se não os seguram com os ordenados atuais, vão segura-los com ordenados mais baixos. Está bem abelha.

Neste momento o PNS está basicamente a dizer que aprova o orçamento se o LM baixar as calças e aceitar levar duas xibatadas no rabo.

Para este IRS jovem, proposto pelo PS, mais vale não fazer m**da nenhuma. Para este IRC que o PS propõe, mais vale não mexer. Assim só parece que o estado está a gozar com as empresas em vê se ter uma estratégia.

Por mim a AD punha o orçamento atual a votação e se o PS o quiser chumbar, força.

Se não os seguram com os salários actuais, também nao os vão segurar com os impostos futuros.
    O probleme não é, nem nunca foi, o IRS, mas os salários baixos.
    O IRS jovem do Costa não funcionou, este não vai funcionar e se fosse o inicial da AD seria a mesma coisa.

Como você ja disse, "pagam amendoins contratam macacos" e quem não se vê como macaco só não se raspa daqui para fora se não puder.

São melhores salários e perspectivas de futuro que os jovens vão à procura, não é de menos impostos.

Enquanto nao perceberem, ou não quiserem admitir isto, bem podem andar as voltas, com panaceias e remendinhos, que não saem do mesmo sitio.

O mesmo com o IRC, uma redução de 1 ou 2% para todas as empresas não serve para nada, salvo para as que pagam muito, que também são aquelas que já pagam uma tx efectiva muito abaixo da nominal.
    Curiosamente, até talvez o credito fiscal proposto pelo PS possa ter mais impacto, porque reduz a base de incidência e está concentrado nas empresas que investem. Para essas é que talvez devessem ir mais longe.
    A nova proposta do PS, vem na linha da disponibilidade do PSD para fazer acertos...isto é só encenação para ficarem o melhor possivel junto dos seus eleitorados. Cada um deles tem de poder dizer que "podiamos ir mais longe, mas não foi possivel".
  2. "Porque é que não posso comprar uma casa?"

Curtíssimo podcast sobre a situação "en España tio".

https://open.spotify.com/show/6z2cewLloFTYiBrY84rM7z?si=690c4e3d5fbc4bf7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
    • AMG1
    • 5 outubro 2024
    Colocado por: ferreiraj125

Para mim seria otimo o eleitor português perceber que o PS e o PSD(ois) são a mesma coisa e perceber que se está descontente não é nenhum destes dois partidos que vai fazer diferente daquilo a que estamos habituados desde 1975.

Eu não menosprezava a inteligência dos eleitores. O mais certo é que já tenham percebido isso, afinal já lá vão 50 anos. Pode é dar-se o caso de afinal não estarem assim tão descontentes, ou então não vêem melhor alternativa no que está disponível.
  3. Colocado por: AMG1O probleme não é, nem nunca foi, o IRS, mas os salários baixos.
    Eu sei que o problema são os salários baixos. Agora junte lá aos ssalários baixos o IRS alto. Não melhora pois não?

Uma amiga (quase irmã) da minha esposa trabalha em Espanha, e a minha esposa em Lisboa. Ambas são originárias da mesma vila, à qual retornam de forma frequente, demoram aproximadamente o mesmo tempo.
    Vamos a valores (os valores de ordenado são meramente exemplificativos):
    - A amiga da minha esposa tem um salário bruto de 2500 euros, dos quais leva para casa 1922 euros. Para ir à vila ver os pais faz AE espanhola, e ICs em Portugal, paga 0 de portagens. Paga 300 euros de renda por um T2.
    - A minha esposa tem em Lisboa um salário bruto de 2500 euros, dos quais lev para casa 1694 ( menos 228 euros, 14% a menos). PAra ir à Vila ver os pais, se quiser demorar o mesmo tempo que a amiga, tem de fazer a A1, onde paga 38 euros em portagens de ida e Volta. A última vez que pagou renda em Lisboa (em 2019), pagava 500 euros por um T1 cheio de humidade em Caneças.

Acha que neste caso, o IRS jovem fazia alguma diferença?

Colocado por: AMG1Como você ja disse, "pagam amendoins contratam macacos" e quem não se vê como macaco só não se raspa daqui para fora se não puder.
    Vou reter uma vez mais esta sua classe. O que me espanta é alguém que estava num país evoluido vir gozar a reforma no meio dos macacos.

As vezes juro que não o entendo. Há dias, os portugueses tinham era de arregaçar as mangas, se queriam mudar o estado das coisas, etc, etc. Agora, pela sua soliva, quem eventualmente o poderia fazer, só não se raspa daqui se não puder.

Colocado por: AMG1São melhores salários e perspectivas de futuro que os jovens vão à procura, não é de menos impostos.
    Volto a perguntar Salários baixos + impostos altos é melhor que Salários baixos + Impostos baixos?

Colocado por: AMG1A nova proposta do PS, vem na linha da disponibilidade do PSD para fazer acertos...isto é só encenação para ficarem o melhor possivel junto dos seus eleitorados. Cada um deles tem de poder dizer que "podiamos ir mais longe, mas não foi possivel".
    Uma vez que tanto PS como PSD assumiram claramente a estratégia de fazer os eleitores de parvos, começo a perceber os eleitores que dizem que dizem ter votado chega em protesto. Eu por mim, se fosse agora, em vez de ter votado em branco tinha votado IL, ao menos o PSD negociava medidas à direita e não com este BE travestido de PS. Assim entre o ter é o haver, la nos mantermos no mesmo “rame, rame” poucochinho do Costa.
    • AMG1
    • 5 outubro 2024
    Colocado por: HAL_9000Eu sei que o problema são os salários baixos. Agora junte lá aos ssalários baixos o IRS alto. Não melhora pois não?

Claro que não melhora, mas acha que é uma redução temporária de impostos, que vai alterar alguma coisa?
    Veja pelo exemplo da amiga da sua esposa e depois diga-me que a diferença fundamental entre as duas situações são mesmo os 228€. Tambem se esqueceu de mencionar que os carros, combustiveis, comunicações, ...também são mais baratas em espanha.do que em Portugal.
    O IRS jovem pode aliviar durante um pouco a vida de alguns, mas nao esta a alterar absolutamente nada. Para alem de que esse imposto ou é pago por outros, ou fica a faltar em qualquer lado, ou acha que é o aumento da eficiência do estado que vai resolver isso?
  4. Colocado por: AMG1Veja pelo exemplo da amiga da sua esposa e depois diga-me que a diferença fundamental entre as duas situações são mesmo os 228€.
    Sempre eram mais 3100 euros por ano. Em 10 anos dava para dar entrada numa casa.

Mas então se os 228 euros são irrisórios, porque não dá-los aos jovens? Esses 228 euros podem fazer a diferença para alguns. Se os gastassem mal gastos, sempre era reintroduzidos na economia.

Colocado por: AMG1O IRS jovem pode aliviar durante um pouco a vida de alguns, mas nao esta a alterar absolutamente nada.
    Ou alivia (e isso pode levar a que a pessoa decida não emigrar), ou não altera absolutamente nada. Não pode é fazer as duas coisas em simultâneo.

Colocado por: AMG1Para alem de que esse imposto ou é pago por outros, ou fica a faltar em qualquer lado
    Basicamente é uma questão de mudar de clientela. A clientela até agora eram Reformados, pré-reformados, funcionários públicos....Muda-se para os jovens agora.

Quem paga são os que são novos de mais para fazer patê de uma clientela, e velhos de mais para fazer para da outra. Mas esses a esta altura já se começam a habituar a pagar.

Colocado por: AMG1ou acha que é o aumento da eficiência do estado que vai resolver isso?
    Fico curioso para saber onde se vai arranjar o dinheiro para:
    - Aumento dos subsidios de risco na PJ- 73 Milhões de euros
    - Acordo com os médicos - 90 milhões.
    - Recuperação tempo serviço professores - 400 Milhões
    - Subsudios PSP e GNR- 250 milhões de euros
    - Subsidio condição militar - 120 milhões

Estes 933 milhões (e ainda me estou a esquecer de alguns) não são um problema, mas os 650 m ilhões do IRS jovem já levanta a questão "sse imposto ou é pago por outros, ou fica a faltar em qualquer lado".
    • AMG1
    • 5 outubro 2024
    Colocado por: HAL_9000Vou reter uma vez mais esta sua classe. O que me espanta é alguém que estava num país evoluido vir gozar a reforma no meio dos macacos.

As vezes juro que não o entendo. Há dias, os portugueses tinham era de arregaçar as mangas, se queriam mudar o estado das coisas, etc, etc. Agora, pela sua soliva, quem eventualmente o poderia fazer, só não se raspa daqui se não puder.

Se não gosta do termo macacos, porque o usou? Eu limitei-me, qual macaco, a imita-lo. Depois eu não vim "gozar a reforma" para Portugal. Voltei há mais de 20 anos e para trabalhar. Comigo trouxe o que aprendi fora e aqui e que até foi razoavelmente valorizado por cá, senão não tinha vindo, embora a razão ultima por ter vindo não tenha sido obviamente o rendimento.
    O estado nao financiou a minha formação e mesmo agora reformado, não recebo um centimo da segurança social portuguesa, nem sequer utilizo o SNS e ainda trago para cá parte significativa do que recebo fora. Só que como tive a felicidade de ter cá nascido, o estado portugues tributa-me a mim de forma muito mais gravosa do que faz com o meu vizinho francês que paga menos de um terço do que eu pago.
    Acha que não tenho capital de queixa?
    Agora vejo que o HAL_9000 continua chateado por eu achar que em portugal há demasiada gente com pouca iniciativa ("vontade de arregaçar as mangas") para resolver os problemas que os afecta, mas que estão sempre prontos para colocar a responsabilidade noutros, a começar pelo estado.
    Sim o estado é deficiente em muitos aspectos, mas também não é assim tão mau como o pintam, mas enquanto o culparmos só a ele, somos só vitimas e isso é muito cómodo para muita gente. Isto não tem nada de novo, desde que cá estou que vejo isso, mas pelos relatos que ouço foi sempre assim.
    Depois se um jovem português tem a sua disposição um mercado de trabalho 30 ou 40x superior ao nacional, porque razão é que não deve procurar melhores oportunidades nesse mercado?
    Pois é mau para o pais, pois é, mas para ele é bom. O pais que mude e que se torne atrativo e concorra com todos os outros, pela permanência desse jovem e/ou pela vinda de outros desse grande espaço.
    Portanto, meu caro, já não é o meu tempo, mas não tenho qualquer duvida de que se fosse o caso, muito provavelmente também seria um dos que se raspava daqui para fora.
    • AMG1
    • 5 outubro 2024
    Colocado por: HAL_9000Eu por mim, se fosse agora, em vez de ter votado em branco tinha votado IL, ao menos o PSD negociava medidas à direita e não com este BE travestido de PS. Assim entre o ter é o haver, la nos mantermos no mesmo “rame, rame” poucochinho do Costa.

Pois, eu nunca percebi o "votar em branco", mas se o seu objectivo era ter um governo de direita, não percebo mesmo porque razão não votou na IL, mas com um governo deles, ninguém tem dúvidas que os impostos seriam mais baixos e não eram só para os jovens.
    Claro que haveria uma contrapartida, mas como se diz "não ha bela sem senao".
    Mas se você preferiu votar em branco e agora está preocupado porque o LM se vê forçado a negociar com o PS?
    O coitado do LM está a fazer o que pode fazer. O milhão de votos que foram parar ao Chega não servem para nada a não ser para dar protagonismo ao próprio e os da IL de pouco adiantam, que pode fazer o homem fazer?
    Existe a hipotese de eleições, mas alguem consegue garantir que o resultado se altera significativamente?
    Claro que o PS está a vender o mais caro que pode o seu apoio, qualquer outro faria o mesno. Acha que a IL se tivesse o numero de deputados suficientes para aprovar o orçamento, também não ia exigir nada em troca?
    Talve o HAL_9000 aí já não visse problema nenhum, mas então ainda resulta mais estranho o seu voto em branco.

Gostei da sua ideia de BE travestido de PS, até me puz a imaginar a Mortágua de barbas.
    • AMG1
    • 5 outubro 2024
    Colocado por: HAL_9000Sempre eram mais 3100 euros por ano. Em 10 anos dava para dar entrada numa casa.

Mas então se os 228 euros são irrisórios, porque não dá-los aos jovens? Esses 228 euros podem fazer a diferença para alguns. Se os gastassem mal gastos, sempre era reintroduzidos na economia.

Ou alivia (e isso pode levar a que a pessoa decida não emigrar), ou não altera absolutamente nada. Não pode é fazer as duas coisas em simultâneo.

Basicamente é uma questão de mudar de clientela. A clientela até agora eram Reformados, pré-reformados, funcionários públicos....Muda-se para os jovens agora.

Quem paga são os que são novos de mais para fazer patê de uma clientela, e velhos de mais para fazer para da outra. Mas esses a esta altura já se começam a habituar a pagar.

Fico curioso para saber onde se vai arranjar o dinheiro para:
    - Aumento dos subsidios de risco na PJ- 73 Milhões de euros
    - Acordo com os médicos - 90 milhões.
    - Recuperação tempo serviço professores - 400 Milhões
    - Subsudios PSP e GNR- 250 milhões de euros
    - Subsidio condição militar - 120 milhões

Estes 933 milhões (e ainda me estou a esquecer de alguns) não são um problema, mas os 650 m ilhões do IRS jovem já levanta a questão "sse imposto ou é pago por outros, ou fica a faltar em qualquer lado".

Vamos lá ver. Eu ja aqui disse ontem que com ou sem IRS jovem, se o LM quer distribuir 1000 milhoes pelos jovens até aos 35 anos pode faze-lo sem problema nenhum. Tal como vai dar um bonus aos pensionistas também pode criar um suplemento para a juventude trabalhadora, que reproduza o resultado da aplicação do IRS jovem tal como ele o queria. Um jovem que ganha 1000 euros teria um subsidido de 100 euros, o que ganha 5000 teria um de 500€. Exactamente ao contrário do que fez com os reformados, em que os que recebem 1500€ já não tem direito a bónus.
    Voce ja sabe que eu não concordo com a forma como o Costa tratou os reformados e também não gosto do que Montenegro esta a fazer, que basicamente o mesmo, mas se não gosto dessa clientela, tambem não vejo porque concordar com a criação de outra. Se existe espaço para baixar impostos, então devem baixar para todos. Se o que se pretende é previligiar os jovens nessa descida de impostos, então deve ser uma redução que mantenha a regra da progressividade e não que acabe com ela, porque isso já não é so beneficiar os jovens é criar um método de aplicação do imposto que é diferente do aplicado a todos os outros. O problema da eventual inconstitucionalidade era este, não era que os jovens paguem menos do que os mais velhos, porque isso já acontece agora.
    Claro que o IRS jovem e todos o restante festim dos ultimos meses vai ser pago, seguramente com os impostos dos outros, mas nem os mais jovens se livram desse encargo, porque o que vai acontecer é que a trajectória de redução da dívida vai inevitavelmente abrandar e isso penaliza sobretudo o futuro, que não é dos velhos, mas dos mais novos.
    Se os conflitos que estão activos se desenvolverem para alem do aceitavel, entre outras coisas, quem sabe se mais graves, podenos estar no limiar de mais uma crise energética, com tudo o que lhe vem associado, por isso é bem avisado desbaratinar todos esses milhões sem se saber sequer se vão servir para o fim pretendido.
  5. Colocado por: HAL_9000Isso poderia ser assim se houvesse muita oferta de mão de obra qualificada.

Isso não acontece, neste momento as empresas querem mão de obra qualificada e não a conseguem. Se baixam os salários de entrada e amanha o jovem descobre que começou de uma base mais baixa que o colega do lado, não começa logo à procura de alternativas?

Quem paga amendoins, contrata macacos.

Os salarios atuais já têm essa escassez de oferta "priced in".

Por isso é que os salarios base tenderão a baixar, pois será possivel atingir o mesmo salario liquido, que é o atual equilibrio de mercado atendendo à atual procura e oferta, com um salario base mais baixo.
  6. Colocado por: AMG1O probleme não é, nem nunca foi, o IRS, mas os salários baixos.

Exato, basta ver que a barra inteira para Portugal (liquido+impostos) é mais pequena que a parte liquida de oturos paises.

Ou seja, mesmo com zero impostos, Portugal teria salarios liquidos mais baixos que outros paises da UE.

E isto já são valores ajustados ao custo de vida. Em valores nominais ainda estamos piores.
  7. Colocado por: AMG1Agora vejo que o HAL_9000 continua chateado por eu achar que em portugal há demasiada gente com pouca iniciativa ("vontade de arregaçar as mangas") para resolver os problemas que os afecta, mas que estão sempre prontos para colocar a responsabilidade noutros, a começar pelo estado.
    N estou nada chateado, afinal é o seu diagnóstico. Não percebo é sua lógica. Ou bem que devem "arregaçar as mangas" ou bem que se devem "raspar daqui para fora".

Colocado por: AMG1Depois se um jovem português tem a sua disposição um mercado de trabalho 30 ou 40x superior ao nacional, porque razão é que não deve procurar melhores oportunidades nesse mercado?
    O jovem em si pode fazer o que entender que é melhor para si. O país que não lhe cria as condições necessárias para ele cá fique é que está mal. Penso que era esta última parte que se estava a discutir e não a autodeterminação pessoal.

Colocado por: AMG1enquanto o culparmos só a ele, somos só vitimas e isso é muito cómodo para muita gente. Isto não tem nada de novo, desde que cá estou que vejo isso, mas pelos relatos que ouço foi sempre assim.
    Ninguém culpa só o estado. O facto é que as decisões estratégicas em termos de politica económica, as políticas ficais, as políticas de habitação são definidas pelo estado, de modo tal que influenciam fortemente o mercado onde desenvolve a sua atividade profissional, influenciam a sua qualidade de vida.
    Dirme-à que o estado é o reflexo do povo. Pois é. O problema é que numa sociedade em que grande parte dos jovens emigram e outra parte pouco quer saber de política (em parte porque a política tb se esqueceu deles), quem acaba por fazer valer a sua opinião são as tais "clientelas".

Colocado por: AMG1provavelmente também seria um dos que se raspava daqui para fora.
    e eu a pensar que era dos que ia "arregaçar as mangas" para mudar o estado a que isto chegou.
  8. Colocado por: AMG1Pois, eu nunca percebi o "votar em branco", mas se o seu objectivo era ter um governo de direita, não percebo mesmo porque razão não votou na IL
    Porque não me revia em nenhuma das mensagens dos partidos, não senti confiança em nenhum dos lideres. Então em vez de votar no mal menor, como tinha feito em anos anteriores, optei por não votar em ninguém mesmo.

Não queria um governo da IL, mas para a AD estar a vergar todo o seu programa ao BE2.0, mais valia negociar a direita. Assim continuamos com a lógica do poucochinho.

Colocado por: AMG1Acha que a IL se tivesse o numero de deputados suficientes para aprovar o orçamento, também não ia exigir nada em troca?
    O que eu sei é que nunca vi este segredo em público. O que eu conclui daqui é que o meu pior pesadelo ( em termos políticos) é que um dia o PNS, AL e companhia algum dia consigam formar governo. Se isso algum dia acontecer vou-me ver obrigado a emigrar praticamente com 40 anos.
  9. Colocado por: AMG1Gostei da sua ideia de BE travestido de PS, até me puz a imaginar a Mortágua de barbas.
    a minha ideia era o "lobo (BE) com pele de cordeiro (PS)" por isso era mais imaginar o PNS de cabelo comprido a dizer " Nós temos uma bomba atómica que podemos usar na cara dos alemães e dos franceses. Ou os senhores se põem finos ou nós não pagamos a divida. E se o fizermos, as pernas dos banqueiros alemães até tremem. Estou-me marimbando para o banco alemão que nos emprestou dinheiro nas condições em que nos emprestou. Estou marimbando-me para que nos chamem irresponsáveis."
  10. Colocado por: AMG1Se existe espaço para baixar impostos, então devem baixar para todos. Se o que se pretende é previligiar os jovens nessa descida de impostos, então deve ser uma redução que mantenha a regra da progressividade e não que acabe com ela,
    Daí que a nova proposta do IRS inspirada no PS me pareceu francamente melhor que a anterior. Mas agora o PS quer 7 anos em ve de 13. a AD vai rebater com 9 em vez de 7, e subitamente sinto que estou na feira junto a uma daquelas bancas das famílias numerosas e não a ver a discussão de um orçamento se estado. Ou seja neste momento estão mais a "medir pilinhas" do que a pensar no que é melhor para o país.

Colocado por: AMG1com tudo o que lhe vem associado, por isso é bem avisado desbaratinar todos esses milhões sem se saber sequer se vão servir para o fim pretendido.
    volto a perguntar tosos os outros milhões que a AD ja distribuiu também foram desbaratinados?
  11. E as casas? Estão caras ou baratas?
  12. A bolha está quase a rebentar. Quem puder que espere um pouco mais, que agora é que é.

Isto está bom é para quem investiu em bom tempo e tem inquilinos cumpridores :).
  13. Tenho um conhecido que tem um terreno de 5000m2 arranjou uma empresa que lhe coloca as casas moveis no terreno. Ele ja tem 4 casas. Paga 500€ por cada cada casa à empresa durante 3 anos. E recebe 150€ liquidos de impostos depois de pagar à empresa.
    Tem espaço para mais 4.
    Quando estas estiverem pagas mete mais 4 para ir devagar.
    600€ por mês de lucro agora. Daqui a 3 anos sao 2600€ mês.
    Depois quando tiver 8 instaladas e pagas são mais 5200€ por mês.
    Aquilo vai parecer um bairro.
    Ele tem o cuidado de meter malta compet€nte. Contratos de 1 ano.
    Luz e agua é ele que fornece, caso contrario era impossivel pedir baixadas.
    Como nao há habitacao, a Camara fecha os olhos. Os vizinhos nao reclamam.
    Todos ganham.
    P.s. cada casa tem jardim ou mini horta. Sao T2.

3.4835 seg. NEW